-
Jose Norberto Souza
Buscar a cooperação americana na guerra contra o crime oraganizado? Só pode ser brincadeira. Se repetir muito talvez o Tarcísio considere terceirizar a segurança pública, o que não seria de todo mal, uma vez que a especialidade dela em SP atualmente é mostrar estatísticas. Cuidado com seus desejos.
-
Aderval Rossetto
Governador agiu para preservar área de tráfico para os mili/cianos! E se o STE não tivesse demorado três anos para julgar governador inelegível não teria havida chacina, mas correta prisão não letal dos criminosos.
-
silas rodrigues
O colunista demonstra total desconhecimento do Direito ao inferir que, por ter ficha criminal, parte dos mortos deveria estar na prisão. O texto era de difícil leitura até esse ponto, foi o momento em que decidi parar.
-
Rodolfo Rapchan Secchiero
A comparação entre a guerra da Ucrânia com o tráfico não parece muito adequada. Não soa adequada a comparação de uma ideologia de guerra com combate a organizações criminosas. Essas organizações funcionam como empresas, sendo que ali no morro só estão os representantes intermediários delas. É contra os caciques poderosos e que lucram com essa atividade que se tem que combater
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Joel diz que as ações das facções violam a soberania do país. Logo abaixo, diz que uma intervenção com os EUA seria desejável. Ora, os EUA entrarem para "ajudar" nada mais é que ceder a soberania. Ele propõe que o Estado Brasileiro troque a perda de soberania para a máfia por uma perda de soberania para estrangeiros? O argumento de "os americanos fazem o que querem e nada os impedirá" é exatamente o discurso feito pelo traidor Eduardo Bananinha para apoiar as sanções. Nojento.
-
Rubens Souza
Eu concordo com a análise do Joel no que é mais fundamental, o país lida com uma organização paraestatal para a qual possuir base territorial é vital. Isso põe a favela dominada pelo crime em situação de guerra contra o país, pois lá, o monopólio da força é pretensão deles, seja para rechaçar a polícia e outras facções, seja para ampliar a base territorial invadindo outras favelas. A beligerância é tal que o assassinato dos turistas que entram por engano nessas favelas é um tema recorrente
-
Felipe Araújo Braga
Marco Moreira você está fugindo da discussão: eu não disse em nenhum momento que traficante é vítima. Eu afirmo, pelo contrário, que vocês não têm projeto para a população das favelas além de assassinar quando acham necessário. Que vocês não fazem nada para melhorar a vida deles com saúde, educação, moradia e emprego dignos! A proposta de vocês para eles é armas e balas, termina aí!
-
Marco A Moreira
Felipe 05 gestões petistas o que melhorou nas favelas? Me responda. Nenhum partido ou ideologia teve mais governos.
-
-
Reinaldo Silva
Sujeitinho metido a esperto esse Joel. Quem não percebeu que ele quer justificar a operação carnificina do RJ utilizando a guerra na Ucrânia? Essa é base de seu argumento. Joel acredita na ignorância dos leitores(as). Em seguida, cria uma alegoria sobre possíveis críticas, e, o que vem a seguir: pesquisa. Se a população apoia a carnificina, logo a operação, por mais sangrenta que seja, recebe o apoio da população. E Joel está do lado da população. Joel criou o conceito: o populismo jornalístico.
-
Reinaldo Silva
Continuo: Não entende nada do que escreve, nunca subiu e procurou saber das condições materiais, em largo sentido, da população que vive nessas regiões. É um pária vivendo nas melhores condições que a vida lhe ofereceu. Sua mentalidade sobre o que escreve é tosca, e sua percepção sobre o mundo em que vive só merece o menosprezo pelas intenções que alimenta em suas matérias. Você é um inútil com diploma universitário que deve servir para limpar o seu vazo sanitário.
-
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Enquanto as operações contra o crime organizado se restringirem às favelas nada vai mudar. Castro não quis incomodar os grandões que negociam drogas e armas, gerenciam rotas, fornecedores e consumidores do tráfico que estão no Leblon, Barra, Assembleia legislativa fluminense e Palácio Guanabara. Operação enxuga gelo, pois bandido morto na favela é bandido reposto por outras facções ou milicianos.
-
Noel Carvalho
Argumento para combater a "subversao" após a decretacao do AI 5.
-
GUILHERME AVELAR TEIXEIRA DE PAULA MARTINS
A malandragem do colunista é clara: não passa nem perto da comparação entre esse desastre ridículo no Rio e operações muito mais eficazes e muito menos violentas, como a Carbono Oculto. Ele age assim porque, se enfrentar a comparação, vai ficar evidente que não existe justificativa para a carnificina perpetrada por Cláudio Castro, a não ser a exploração eleitoreira da ignorância e do ressentimento da população. Que triste você precisar defender uma excrescência dessas, Joel!
-
Alexandre Marcos Pereira
A guerra contra o crime no Brasil tem cheiro, horário, topografia e protocolo. Tem o timbre das sirenes que recortam a madrugada como ponta de facas, e tem o cansaço nos olhos de quem larga um plantão para descobrir que o dia seguinte já começou - sem anistia para o sono. É uma guerra que se escreve em boletins de ocorrência e se desenha em mapas de calor, que se repete em audiências de custódia, nas salas abafadas dos fóruns, nos corredores de delegacias onde a burocracia coleciona assinaturas.
-
Rodolfo Coelho
Jura Joel? Pensei que fosse sim uma metáfora. Muito obrigado por nos avisar que não é. Agora estou muito mais preocupado com o crime porque descobri que ele é real.
-
Anete Araujo Guedes
Guerra contra o crime é enganação
-
José Cardoso
Nunca pensei que o Castro fosse pautar algum tema político no Brasil. Nada como um dia depois do outro.
-
André Silva de Oliveira
O Joel foi preciso, cirúrgico.
-
Maria Lucia Junqueira Bruno
E melífluo!
-
-
Rafael Gallina Delatorre
Que comparaçãoabsurda. Usar uma guerra legitimar a ação é um argumento fácil. Daí tudo fica explicado. Mortes é o que se espera de uma guerra. Todos são apenas soldados. O demais é apenas efeito colateral. Qualquer semelhança comgaza, vietnã, não é mera coincidência. No caso, qualquer um na favela é um soldado daí? Teve adolescente de 14 anos assassinado na ação. Isso não vai resolver nada, daqui a pouco estes "soldados" estão repostos. Ou outra facção faz a mesma coisa, talvez a milícia.
-
ANTONIO FREITAS
Se o Poder Público seguir o dinheiro e grampear os tubarões que comandam isso tudo, a direita vai convocar uma passeata pelos direitos humanos toda semana.
-
Felipe Araújo Braga
Respondendo ao José Freitas e ao Marco: eu já estive em favelas e eu cresci em uma periferia. Eu fui bolsista no colégio e lutei muito para entrar na USP. Vocês querem dizer aqui que os favelados foram a favor da operação, ok. Agora, vocês não se importam nem um pouco com essa população, desde que ela fique no morro e lhes sirva como mão de obra barata. Por isso defendem discipliná-la através do extermínio quando necessário!
-
Marco A Moreira
Você está me julgando baseado em que? Veja a pesquisa, quantos apoiaram a polícia? Pergunte para um morador de uma das comunidades cariocas o que acharam? Conhece algum? Já participou de alguma obra assistencial, estendeu a mão para algum necessitado, conversou com eles? Primeiro conheça a realidade antes de vir com teoria. Muitos dos que criticam a esquerda vieram ou vivem na periferia onde o crime acontece todos os dias - e nenhum considera traficante vítima, nenhum.
-
-
Felipe Araújo Braga
José Freitas, toma vergonha cara! O lugar que mais tem evangélico pentecostal é nessas favelas, é tudo vota no Bolsonaro, para ser uber e alvo da polícia. Aí você tem uma situação de desigualdade social extrema, pobreza, falta de acesso à saúde, educação, emprego digno, saneamento básico e você vem dizer que a solução é sair matando os favelados? O senhor deveria tomar vergonha nessa cara!
-
luiz augusto guimaraes vilela
Ucrânia, guerra, Trump, pedir auxílio norte-americano, 78% de aprovação... Colunista surfou no nonsense, sobre evento traumático e obviamente complexo. Difícil acreditar que lhe falte educação formal. Pra entender o "público" que assistia as execuções na guilhotina francesa, por exemplo.
-
Felipe Araújo Braga
Muito absurdo aqui nos comentários - e não, eu não estou defendendo traficantes, milicianos ou bandidos - estou dizendo que a direita só sabe propor que a polícia mate a população das favelas. A mesma população que sem instrução, frequenta igrejas evangélicas e se aliena ainda mais. Escola, capacitação profissional, acadêmica e técnica, emprego digno, presença do Estado e saneamento com asfalto não há para os favelados né?!
-
Marco A Moreira
O que a população da favela achou da operação policial? O senhor já entrou em uma favela? Já conversou com um morador?
-
José Freitas
A Policia deve sim agir com a força máxima possivel, letal se necessária, contra quem a enfrenta com armas. As pesquisas de opinião nas favelas dominadas por traficantes confirmam esse entendimento. Não creio que haja muitos frequentadores de igrejas evangélicas ou catolicas entre os mortos e os presos mas, se houver, os padres e pastores estão falhando em sua missão. VC tem alguma informação sobre a religiosidade dos criminosos mortos ou presos ?
-
-
Nilson Oliveira
Joel, ficha criminal não significa condenação judicial com trânsito em julgado. Da mesma forma, alguém que lê a Folha sabe que a objeção ao projeto que tipifica o crime organizado como terror não tem nada a ver com Trump. A possibilidade de ampliar o conceito de terrorismo abre a porta para a arbitrariedade. As FFAA, por exemplo, poderão ser convocadas por governadores para combater traficantes. Isso é subverter a própria Constituição.
-
Valter Luiz Peluque
É mais fácil e conveniente à direita apoiar a ação policial que mata centenas de favelados do que pensar no combate ao crime de cima para baixo. Talvez porque a preserva de incômodos judiciais.
-
João Baptista Laurito Jr
É bizarro ler esse artigo. Já que é para usar a metáfora de guerra, atrair os soldados rasos e, no máximo, os sargentos para uma emboscada, matando todos, não faz o menor sentido, nem mesmo numa guerra. Não ver ideologia nesse artigo é indecente
-
Nasemar Hipólito
Onde vc não vê ideologia neste tema? O texto do Joel é, diferentemente do seu comentário, claro, corajoso e muito bem argumentado.
-
-
José Freitas
Joel que se cuide para não ser o proximo demitido das "organizações globo" embora ele não demonstre esse mesmo entendimento "politico" nos programas televisivos acessados por milhoes de telespectadores. Sabe ele que jornais e redes sociais tem um público diferente e mais bem informado. De qualquer forma se os proprios "favelados" defendem a ação contundente da policia em suas "comunidades" seria bom que ele se adaptasse à essa nova realidade, mesmo correndo o risco de perder o emprego.
-
Rodrigo Flexa
Chega de impunidade, exigimos pena de morte seguida de esquartejamento para o golpista condenado e toda a sua família.
-
-
alonso barros
Joel sendo Joel . Nada
-
José Freitas
A guerra contra o crime jamais será vencida por governos de esquerda que colocam dos direitos dos "manos" acima dos direitos dos humanos pobres que vivem em favelas. Quando um presidente afirma que os traficantes de drogas são vitimas dos usuários entende-se que esse combate à criminalidade jamais será efetivo. Quando se comprovar o elo de ligação entre organizações criminosas e partidos de esquerda e quando de equiparar as facções aos grupos terroristas talvez o Brasil possa ter solução.
-
Bruno Nascimento
Parabéns ao Joel pela coragem e tranquilidade de tocar nos pontos importantes sem recorrer a ideologizacoes reducionistas
-
Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira
Parabéns ao articulista. Quando ele aponta para o fato de que a lei não está dando conta, diz tudo. O governador fluminense já tinha dito: já não tem a ver com segurança pública: foi uma operação de guerra mesmo.
-
Armando MOURA
Quer combater o crime o narcotráfico? Vá fiscalizar estradas portos e aeroportos. A receita em cima de bets fintechs bancos digitais e outros de lavagem de dinheiro, urbanize as favelas desembaraçando o labirinto. Inviabilize economicamente o crime isto não tem nada a ver com execuções, colunista qideameba.
-
Carlos Alberto Komora Vieira
Simples, não? Não. Estamos produzindo armas potentes em MG, SP e sabe-se lá onde mais. Nenhuma comunidade mais assistida deixou de ter criminosos, até onde foi divulgado. Então precisa ter todas as coisas, promoção, atenção, repressão, educação, o que leva tempo e consome recursos volumosos e por período prolongado. Então a solução, se existe, não pode ser uma Utopia que não tenha sido testada. Estudos nesse sentido serão muito bem-vindos.
-
José Freitas
Para que haja um combate efetivo contra as organizações criminosas é preciso sim equipará-las à grupos terroristas para recebermos ajuda externa. Não adianta manter os lideres do CV e do PCC em presidios de segurança máxima no Brasil porque o crime continuará sendo comandado por eles. O ideal seria enviá-los todos para EL SALVADOR deixando as celas livres para os seus gerentes locais, que formam a segunda linha da criminalidade. O gerente virou chefe? Hospedagem vitalicia em EL SALVADOR !
-
FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA
O mais interessante Armando, é que os milicianos não sofrem repressão deste tipo, e todos sabem aqui no Rio que eles dominam as favelas da zona oeste. Será porque foram condecorados pelos Bolsonaros?
-
-
Armando MOURA
Três pontos, um eh que as favelas são entreposto para as drogas cujo destino principal são aeroportos e portos, são emaranhadas e tem mão de obra barata para metralhadoras. Outro combate efetivo eh na logística estradas portos e aeroportos, bets e banco digitais. Finalmente a constituição não permite a execução de meninos pardos pretos e pobres. A operação não combateu o crime, apenas executou meninos que serão rapidamente repostos.
-
Armando MOURA
Quer combater o crime o narcotráfico? Vá fiscalizar estradas portos e aeroportos. A receita em cima de bets fintechs bancos digitais e outros de lavagem de dinheiro, urbanize as favelas desembaraçando o labirinto. Inviabilize economicamente o crime isto não tem nada a ver com execuções, colunista qideameba.
-
-
jose camargo
"...algum nível de coordenação federal...". A constituição federal já prevê que a segurança pública é um dever do Estado,com E grandão. Isso inclui União,estados e municípios.Essa PEC não passa de uma tentativa desse desgoverno de centralizar o "combate " à criminalidade. E a intenção não é para proteger a sociedade.
-
Rodrigo Jofré de Camargo
Se ter ficha criminal fosse requisito para ser assassinado não teríamos um político vivo em Brasília.
-
Lorena Almeida Pardelhas
Antecedentes criminais não significam que alguém está em débito com a lei e o Estado. Alguém que passou pelo sistema prisional está quites. Pequenos delitos como furtos que muitas vezes são cometidos por fome e, sobretudo , os inocentes pego no arrastão da polícia, tornam ainda mais hediondo o que foi feito. Castro e outros devem responder na justiça e desejo que a dura mão da lei pese sobre eles.
-
José Freitas
A pardorelhas pensa como o descondenado achando que os criminosos são vitimas da sociedade. Com tanto desperdicio de comida no Brasil não dá para associar "pequenos delitos" com a fome. Sempre haverá algum tipo de serviço para quem quiser trabalhar. Inocentes pegos nos arrastões da policia são imediatamente soltos quando se comprova que eles não tem antecedentes criminais. O problema esta na soltura nas audiências de custódia de criminosos com antecedentes criminais.
-
-
Rodrigo Jofré de Camargo
A ação da PF em SP contra o PCC foi infinitamente mais efetiva para o desmonte do crime e não disparou uma bala. Esse discursinho furado da violência contra a violência só convence quem tem sede de sangue para extravasar suas frustrações. Em lugar algum do mundo a violência gratuita resolveu a guerra contra o crime organizado. Desde a Chicago do inicio do século passado que a lição está dada. E a inteligência e não a ignorância que tem resultado efetivo. O resto é discursinho eleitoreiro.
-
MARCIO Gionco
Impressionante como os Lulistas querem tapar o sol com a peneira, dizendo que não há problema. A culpa é do PT, que manda no país há mais tempo que qualquer outro partido. Tem que parar de fazer discurso cheio de groselha, e se mexer.
-
André Souto Maior Mussalem
Custa-me acreditar que alguém que tenha passado por uma educação minimamente calcada em filosofia seja capaz de escrever um texto tão raso e falacioso como esse
-
Nasemar Hipólito
O nojinho que vcs tem do texto do Joel é o mesmo que a esquerda brasileira historicamente sempre teve de encarar o crime organizado e combate-lo na ponta, onde ele ocorre. E exatamente por isso, ganham o eleitorado mais pobre os brucutus da extrema direita, Castro, Bolsonaro, etc. Acordem, esquerdossauros!
-
Lorena Almeida Pardelhas
Não apenas raso , o texto beira o monstruoso. Li com atenção e náusea. A educação do colunista foi falha, um pequeno livro - Nada De Novo No Front - poria abaixo a argumentação dele que começa com a absurda comparação de dois países em guerra e já dizendo que jovens russos não merecem ser chorados. Em tudo se pode aprender algo. com a crônica necrófila , sádica, cruel e preconceituosa ,aprendi a nunca mais reincidir no erro de ler esse indivíduo. Emana miasmas.
-
MARCIO Gionco
Mudem de jornal, oras. Vão bater um bolo de coco.
-
Joel Saar
O que vc acha estranho na verdade é o pré-requisito pra escrever na Folha. Quanto mais reacionário com perfume de civilidade melhor para esse jornal!
-
-
Andréa Cristacemos
E quanto aos generais que estão muito bem protegidos na Barra, em Copacabana, em Ipanema e no Leblon? E os fornecedores de armas (que, descobrimos não são externos, mas de São Paulo - Tarcísio e de Minas - Zema)? Como é que ficam?
-
Marco A Moreira
Grande parte das armas são entram através das fronteiras : inteiras ou desmontadas. Os fornecedores são externos, a tal fábrica monta e ajusta as armas, eventualmente podem fabricar alguma peça menor .
-
-
ALVARO ROSSAN B PRIETO SILVA
É importante então que Joel Pinheiro Fonseca explique porquê dos 117 assassinados, 39 não tem antecedentes criminais!
-
FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA
E foram mais mortos do que fuzis apreendidos. Isso é combate? e os mortos a facadas e outro que foi decapitado, isso é combate?
-
-
Wander Panfili
Não sei se por convicção ou só para divergir e aparecer o sr. Joel apresenta esse discurso fascista todo enfeitado, com ares filosóficos. Os assassinados no morro não eram estrangeiros, eram brasileiros, como essa própria folha noticia, de 14 (pasmem 14) a 55 anos. Deveriam ter matado a Zambelli quando empunhou a pistola em praça pública? E o Roberto Jefferson não foi para cova porque? Empunhou fuzil contra a policia. O senhor é um idiota. "Os idiotas vão tomar conta do mundo, são muitos"
-
Andréa Cristacemos
Além dos quatro policiais mortos, quantos dos quarenta mortos sem ficha criminal não eram bandidos? Quando você coloca que eram faccionados, você afirma e julga todos os mortos como se bandidos fossem.
-
Andréa Cristacemos
Então, Vander, recentemente tivemos a prisão do primo da Nicole (com mais de 30 kg de droga), no avião presidencial do Bozo traficavam 39 kg de cocaína e no condomínio do Bozo foram apreendidos 117 fuzis. Todos da patota, ninguém foi morto pela polícia e, também, os defensores dos mata dores de pobres pretos não reclamaram da ação não letal dos policiais.
-
Wander Panfili
Tem líder de partido que compartilha aeronave com membros do PCC, mata esse canalha. E o ex presidente golpista ladrão de relógio que levava traficante no avião presidencial, manda pra cova. O governador do Rio, isso o assassino de preto, ganhou uma mochilinha com 110k, de quem, será que é do vendedor de fuzil? Na duvida mata. Ou o mata e esfola só serve para pretinho da favela. Não mataram o Roberto Jefferson porque, bandido com fuzil atirando na policia. E a Zambeli de pistola em punho? Mata!
-
-
Daniel Vitorazzi
Se for guerra, comecem a mirar nos generais e na cadeia de suprimentos. Matar soldadinhos rapidamente substituídos nas trincheiras é pouco efetivo.
-
mario costa carezzato
Um cara que, entre sofismas, defende buscar a ajuda americana, (do Trump!!!!!), já disse a que veio. Em bom italiano: Vá via!
-
Antonio Ferreira de Castilho
Há outros fatores nas guerra das drogas a analisar; milícias, ninguém fala delas, os consumidores, muitos inclusive da classe alta e média que aliása plaudem as mortes, mas continuam a consumir e até a traficar para o crime, alguns devem ser até filhos de políticos, tanto na milícia quanto no tráfico! É hora de colocar as mãos nas feridas e nos próprios umbigos!!!
-
Alberto Melis Bianconi
Pois é, esqueceram de chacinar as milícias de Jacarepaguá. Será por que? Será que os ucranianos estão em guerra apenas com os Russos da região de Moscou e não de São Petersburgo?
-
-
Jaqueline Mendes de Oliveira
O combate ao crime organizado tem sido negligenciado desde sempre, por "democratas" (uma alusão aos governos petistas, colunista?) e "republicanos" (por analogia condizente com o raciocínio do colunista). Organizações criminosas extrapolaram fronteiras internas e externas. O combate à tais organizações, que ameaçam a ordem pública e vitimizam principalmente, se não exclusivamente, a "periferia" é urgente. Isso é consenso. O que não é consenso é insistir no termo terrorismo. Cabe à impressa escla
-
Thiago dos Santos Molina
Joel, o carioca está mais seguro após a megachacina? As pessoas estão andando felizes e tirando foto no cpx do alemão, da penha, e a zona sul está tocando bossa nova na rua sem se preocupar com o celular? É verdade q os números são de guerra, mas é guerra? Se os criminosos tentaram fugir é pq reconhecem a superioridade do Estado na guerra. Portanto, o estado RJ não gere os territórios porque não sabe o q fazer nas comunidades.
-
JOAO DIAS SOBRINHO FILHO
Que lenga lenga....
-
Marco A Moreira
Uma das mais lúcidas análises da nossa imprensa. Parabéns pelo irretocável texto.
-
Alberto Melis Bianconi
Como era de se esperar: argumento zero.
-
-
Franco Oliveira
Um mestre em filosofia deveria lembrar que "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes." Quantas vezes o governo do RJ fez esse tipo de operação e o que mudou desde então? O que você quer é a mesma coisa que Castro, ou seja, usar politicamente a chacina para dizer que é assim que se resolve a violência, mas isso é papo de gente que não é lá muito inteligente.
-
Wander Panfili
Franco, lá na FFLCH a grande maioria das pessoas tem um pensamento humanista que costumam chamar de "esquerda" se você estuda lá e segue essa linha de pensamento, se não for realmente inteligente e dedicado será mais um, então, alguns despreparados, para poder aparecer se apegam ao oposto do pensamento humanista e tornam-se fascistas, é o caso desse rapaz, do Magnoli e de alguns outros despreparados intelectualmente. Ainda bem que ainda temos a Chaui e o Safatle e outros mestres de gabarito.
-
Alberto Melis Bianconi
Cláudio Castro enfrenta um julgamento no TSE por esses dias. Quer mostrar serviço, dizer a que veio.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.