Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Assustador. Pra mim, alguém que nega a Biologia é tão negacionista quanto os que negam a crise climática e a eficácia das vacinas.

    Responda
  2. José Cardoso

    Criminaliza-se a opinião, enquanto o crime propriamente dito domina amplas áreas do país. É de sentar no meio fio e chorar lágrimas de esguicho como diria o Nélson Rodrigues.

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    Excelente reflexão sobre o comportamento moral-ideológico neste começo de século do terceiro milênio. Esperávamos a era de aquário com total liberdade. A total liberdade vai se mostrando contraditória em si mesma. Sobrevivíamos com os traumas discriminatórios e bulling total no século passado, porém ninguém reclamava direito de ser e estar, submetidos a um conceito rígido comportamental. A liberação dos costumes, por paradoxal, hoje nos divide e oprime.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Não é escolha fácil, seu Wilson, não é *mesmo*. A solução mais simples é aquela que era no passado, adotada na Terra de Sam: pode-se dizer Tudo, doa aonde e em quem doer; já não está mais disponível, revogada como vistos de permanência no país. Uma outra, intermediária, é a "pode-se dizer tudo que não incite a ações criminosas", tipo "jjjuudeu é eixcroto ", mas nunca "morte aos jjjuudeus". Preto ou guei, à escolha. Parece factível, não? Estamos na encruzilhada, tudo deve amadurecer.

    Responda
  5. Devanir A Merengué

    Compreendo. Não vejo, no entanto, como não ter um ponto de vista. Fico com pobres e minorias fragilizadas, sem transformar adversários em inimigos, típico do pensamento ne0fasc1sta vigente.

    Responda
  6. Paolo Valerio Caporuscio

    A causa da intolerância tem suas razões e motivos, as midias colaboram também manipulando e querendo influenciar através de lacrações e provocando desavenças quem recusa e pensa diferente, somos seres livres e pensantes e temos o direito tanto de negar como em aceitar e não o contrário como as midias querem impor.

    Responda
  7. Paolo Valerio Caporuscio

    A causa da intolerância tem suas razões e motivos, as midias colaboram também manipulando e querendo influenciar através de lacrações e provocando desavenças quem recusa e pensa diferente, somos seres livres e pensantes e temos o direito tanto de negar como em aceitar e não o contrário como as midias querem impor.

    Responda
  8. Adalto Fonseca Júnior

    Não entendi o conceito de tolerância do colunista se aplicado ao cenário das escolhas do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, que defende a tese de sucesso na prática de execução sumária substituir sem qualquer pudor a tese de aplicação de penas e encarceramento para criminosos. Como podemos ter tolerância diante de cenários como este? Generalizar desta maneira como se o cenário fosse feito de uniformidades não me pareceu a melhor escolha. Me pareceu vontade de lacrar.

    Responda
  9. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    “ Quando um procurador sustenta que deve ser posta na esfera do intolerável a mais banal e difundida das teses sobre o que é ser mulher, o limite da tolerância política acaba de ser reduzido ao mínimo possível.” O que nos preocupa é como atuará um professor de genética ou de ciências se numa sala de aula, artigo ou palestra se discorrer, à luz da ciência, sobre o HOMO SAPIENS. Ora, a orientação sexual é sentimento e escolha pessoal mesmo diante da realidade científica. Mas o mundo está girando…

    Responda
  10. MARCOS CARVALHO

    Sim, o identitarismo está polarizando o debate e um fenômeno contemporâneo que está respingando na legislação. Mas quando a capoeira e as religiões-afro eram proibidas e a mulher tinha que ter autorização do marido pra fazer uma laqueadura não era também o identitarismo (a identidade do homem, branco e cristão) sendo usado para criar leis e restringir direitos? A tolerância não está recuando, nunca houve tolerância e a lei nunca será imparcial. A questão é: quem precisa da proteção da lei?

    Responda
  11. Fernando Alves

    Ideias se transformam em ações, e em leis. As ideias da Klan eram só ideias até eles virarem maioria e transformar em leis Jim Crow. Ideias semelhantes geraram o Apartheid. Já as ideias de que é abjeto discriminar pessoas pela cor geraram quais leis que permitiam linchamentos, espancamentos, abusos e humilhações? Essa falsa equivalência é a bóia de salvação dos que querem transformar ideias em regime de opressão, e acaba encontrando defensores entre os que eles querem oprimir, como o colunista.

    Responda
  12. Sidney Costa

    É um alento ler os textos de Wilson Gomes, João Pereira Coutinho ,lygia Maria e Pondé! Inteligência e zero militânica !

    Responda
  13. Valdir Teixeira da Silva

    O maior erro da esquerda foi ter deixado a causa identitária ser um dos protagonista do seu discurso. O movimento negro também não deveria ter embarcado no identitarismo.

    Responda
    1. Acacio J K Caldeira

      Marilena Chaui pensa que o identitarismo fragmentou a esquerda.

  14. Alexandre Pereira

    Quando a verdade é proibida, a loucura torna-se normal. Não foi Orwell, mas bem que poderia ter sido. Bem vindos à era da mediocridade, onde ser concede a homúnculos o controle sobre a sociedade, seja pela mídia, seja pela lei, seja pela esquizofrenia do estado. Sonho marxista de uma noite de verão.

    Responda
  15. adilson pedroso

    Quanta intolerância e ignorância amparadas pela própria Justiça! Já não se pode mais chamar um homem de homem quando ele decide se considerar mulher.

    Responda
  16. Acacio J K Caldeira

    Mas E pensar que Freud colecionava piadas de judeus.

    Responda
    1. Acacio J K Caldeira

      É isso mesmo. Ele era judeu, mas escreveu um ensaio sobre chiste. E por isso tinha uma compreensão técnica inovadora sobre piada. Uma abordagem psicanalítica. E sabia da importância do riso, da piada. E não levava para a maledicência. Bom, ele inventou a psicanálise.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro Marcelo ! judeus fazem piadas de judeus; do mesmo modo que carecas, como sou, fazem piadas de carecas. Intolerantes incomodam-se com piadas.

    3. Marcelo Negros

      Freud era Judeu, fundou a Universidade de Jerusalém com Albert Einstein.

  17. Cesar Costa

    O identitarismo está tentando virar o mundo de ponta cabeça. Nem as feministas marxistas aguentam mais. O movimento já rachou e uma parte, a sensata, ficou com a sigla LGB. Em setembro deste ano houve a quinta conferência nacional das mulheres, promovida pelo governo federal. Os grupos que defendem a mulher como Matria e outros grupos regionais foram impedidos de participar por serem contra o movimento trans. É o fim dos tempos. Vão apagar a mulher da sociedade. Acordem meninas.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Calma. O fim dos temps já ocorreu. O apocalipse foi a conquista da América e depois da Oceania.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      César despertando ódio kkkk

    3. Alexandre Pereira

      Sim! Pode!! Mas considere que ele tem dificuldade com adultos.

    4. Cesar Costa

      Poderia chamá-lo de misógino?

    5. Marcelo Negros

      Além de Racista, Transfóbico, parabéns!

  18. Dante Fernandes

    Parabéns, professor! Há algumas semanas um procurador da República ofereceu denúncia contra o Breno Altman por “anti-semitismo” e apologia ao crime. O fato: classificar os atos do Hamas como “resistência”. As opiniões contrárias estão sendo vistas como ameaças, e o medo nos faz querer calá-las, talvez por não estarmos tão convictos da justeza das nossas próprias ideias.

    Responda
  19. Luciano Napoleão de Souza

    Até quando um militante de redação quer acertar e falar a verdade, eles não conseguem. Metem a direita em um falso paralelo com os alienados e não chegam a fazer o “mea culpa”.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Veja só: o sujeito descreveu vc.

  20. Marcelo Negros

    Popper falava do Paradoxo da Tolerância. Opiniões intolerantes, como as da Direita Indecente, não podem ser toleradas. Veja os Donos de Dívida de SUV com Disfunção Erétil, celebrando há uma semana uma Chacina de Pretos feita para o Governador Miliciano evitar sua cassação.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Vc é o protagonista do texto

    2. Alexandre Pereira

      Marcelo, ou você está no Google ou simplesmente não aprendeu nada. O primeiro tem remédio, o segundo…

    3. Marcelo Negros

      Carlos, não cola, eu tenho mais dinheiro, educação e sucesso que essa gente. E desprezo esses SUVs um ponto zero porque prefiro sedãs esportivos, comprados à vista.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Eu pensava que o seu problema era apenas o desejo reprimido de ter um SUV. Mas, pelo visto, há algo mais.

    5. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Marcelo, registro "A Distinção: crítica social do julgamento" autor Pierre Bourdieu, para você entender como funciona esse sistema de domínio social do capital escolar, social e cultural, que por sinal o leitor André tentou exercer superioridade moral com você.

    6. Cesar Costa

      Marcelo, voce fala em tolerância, cita um autor muito importante mas acho que não entendeu o que leu. Sempre colocando quem não compactua com suas ideias como "direita indecente", ou essa coisa adolescente sobre SUV. Melhore seus argumentos.

    7. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Não, André, na verdade vc não aposta sua casa, presumindo que a tenha. Apenas tentou fazer um comentário sardônico, para simular sagacidade. Spoiler: não deu muito certo.

    8. Marcelo Negros

      É uma nota de rodapé na pagina cinco oito um de the Open Society and Its Enemies. A minha edição é da Rourtledge Classics, 1989, livro da minha faculdade. "Less well known is the paradox of tolerance: unlimited tolerance must lead to the disappearance of tolerance."

    9. André Simões

      Eu aposto minha casa que você está citando Popper sem nunca ter lido nada dele.

  21. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Mais um artigo sobre a mesma e cansativa discussão que todo mundo já entendeu e só serve para polarizar. A verdadeira falta de diversidade é de ideias.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Perigosa afirmação!! A turma do ódio do bem vai acusá-la de tudofóbica!! Rsrsrs. O pessoal da diversidade do cercadinho não consegue mudar, Dannielle, pois precisariam estar dispostos a questionar a seita, mas são pasteurizados demais para isso.