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  1. André Camargos

    Muito bom! Além dos oportunistas como a Micheque, a pastorada e algumas instituições, além os conservadores que querem nos manter aprisionados na família, há um desinteresse na sociedade em promover a inclusão. Ainda lutamos com um contexto que quer manter quem tem deficiência longe, que acha que deveríamos sumir do mundo. Isso só vai mudar abrindo espaços de convivência como nas escolas não segregadas.

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  2. Marcos Benassi

    [ops, continuação] Além do que, como saber dos nossos limites? Por exemplo, eu sou um cccaabeção, e tenho dificuldade em lidar com gente que não tem expressão verbal, como algumas crianças com paralisia cerebral, ou mesmo que não conseguem vocalizar. E aí, como é que eu me viro? Da mesma forma que eu tenho uma crítica à escola básica porque não nos ensina nada da vida, cozinhar e consertar, p ex, ela vai deixar de pelo menos tangenciar essa aprendizagem civilizacional? É duro, hein, irmão?

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  3. Marcos Benassi

    Pô, caríssimo, como é que a gente, os normaizinhos, podemos aprender a lidar com a diferença e a dificuldade dos outros se não convivermos? A primeira vez em que ajudei um cego a atravessar a rua, ele me deu um "sorriso de tangerina" (Guinga e Aldir) lindo e compreensivo, pedindo que eu não o segurasse, apenas desse apoio. Se eu não tivesse saracoteado anos a fio com um amigão cadeirante, como saber o que fazer? A educação inclusiva inclui-nos na vida, também ganhamos à beça.

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  4. Pedro Barbosa Da Silva

    É natural que este tema gere controvérsias, pois, ao longo da história, ele sequer foi pauta de discussão. Inclusão já!

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  5. José Leon Crochík

    Excelente artigo devido ao tema e a forma como é tratado. Triste realidade, na qual, alguns julgam que estudantes com deficiência atrapalham os demais, como se a educação escolar sem esses alunos estivesse cumprindo adequadamente seus objetivos. A educação inclusiva é uma maneira de se (re)pensar uma boa educação para todos, incluindo a possibilidade de todos perceberem a própria fragilidade ao se identificar com o outro, considerado como frágil, mas que, como todos, não é só frágil..

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    1. José Leon Crochík

      De acordo, Marcos, mas acho importante também considerar a fragilidade que é comum a todos nós, e que as pessoas com deficiência permitem que a constatemos; talvez, por isso, haja os contrários ao convívio com elas.

    2. Marcos Benassi

      Pelo contrário, prezado Zé Leon, se a gente olha direito, encontra cada valentia e cada fortaleza que é de cair o queixo...

  6. MATILVANI MOREIRA

    Olá, Jairo! Como secretário municipal de Castro, PR, tenho sentido a complexidade da situação! Diretores de escolas públicas e privadas, professores e pais também são honesta e legitimamente diversos em suas visões de mundo! Seu texto joga luz inteligente nesses desencontros da vida e me faz pensar no meu caminhar como gestor público! Abraço afetuoso!

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    1. Marcos Benassi

      Pô, Matilvani, coisa linda. Se muita divergência já houve, não posso deixar de te congratular pelo posicionamento. Muito grato.

  7. Florentino Fernandes Junior

    A esquerdinha agora querendo socializar as crianças especiais

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    1. André Camargos

      Melhor que a direitinha que tenta matar a gente.

    2. Marcos Benassi

      Ah, "direitinha", quanta delicadeza e humanidade... Uma verdadeira flor de Cambará.

  8. Marcelo Negros

    A maldade da Direita Indecente não tem fim, e as crianças com deficiência são só mais um grupo que eles odeiam.

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  9. DIRCE BUZATO

    O assunto não é tão simples assim. Escolas não preparadas. Professores não são super homens pra dar conta de toda gama de "diferentes" com diferentes dificuldades e níveis de dificuldades e mais os ditos " normais" que também não podem e não devem ser prejudicados na sua evolução acadêmica. Isso tudo sem contar que estas crianças no afã de serem incluidas sofrem sim bullying nas escolas. E isso não é tudo. Assunto MUITO complexo. Ainda não estamos preparados

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    1. André Camargos

      Se formos esperar essa preparação a inclusão nunca vai acontecer. É claro que tem bullying e um monte de outros desafios, mas sem que se promova uma convivência entre pessoas com e sem deficiência ficaremos na mesma. E esse argumento de senso comum de que estudantes sem deficiência serão prejudicados é falacioso, pois não é algo inevitável, a experiência demonstra que dá sim pra conciliar as duas coisas.

    2. Marcos Benassi

      Mmmmm... A evolução "acadêmica" é um treco apartado da evolução da Humanidade das pessoas, Dirce? Nascer humano não é nenhuma garantia de Humanidade, haja vista o Mowgli, o Kaspar Hauser e, porque não, a antítese do termo, Hhhiitler.

    3. Jairo Marques Da Costa

      Como assim, prejudicados?

  10. Pablo Leite

    De novo, relega os melhores interesses dos deficientes porque agora somos nós quem temos que conscientizar os humanos "típicos", às favas com as nossas necessidade.

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    1. Jairo Marques Da Costa

      Não entendi seu ponto... mas obrigado pelo comentário.