Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Não tem muita margem pros juros caírem num país das bolsas e subsídios pra todo mundo, inclusive pra grandes empresários, e com um BC gozando de uma certa autonomia.

    Responda
  2. José Cardoso

    O Lula não deveria terceirizar a crítica aos juros para o Haddad. Fica feio. Afinal foi ele que escolheu o Galípolo, que assuma o erro.

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    Parece que fora uns pingados, só a turma do Zelis ainda acompanha o Vícius, que vergonha.

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    Parabéns Haddad pela crítica do Vicius, é o mais vendido a Faria Lima da Folha, disparado. erra todas as previsões, religiosamente, agourento que só ele.

    Responda
  5. Zelis Pereira Furlan

    Parece me que foi essa a intenção do Poste e da Simone.

    Responda
  6. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A Faria Lima adora Lula! Quanto mais esse cidadão tomar dinheiro emprestado e gastar, mais os bancos ganham, menos os empresários se arriscam no mercado. Meu Deus, que negócio que dá 15% ao ano lim-po?!

    Responda
  7. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Eu fiz o primeiro comentário, se não apareceu é por que é verdade: se Haddad fosse diretor do banco Central e quisesse baixar os juros ele iria pedir ao seu Inácio que reduzisse a voracidade por tomar empréstimos. Em duas semanas a taxa cairia a 9%.

    Responda
  8. Pery Pedro

    VTF tem essa mania de realidade. Ele vem com numeros, e ao inves de dizer que os juros não caem por culpa do Banco Central, do Campos Neto, que aliás a Gleise esqueceu, insiste em dizer que os juros são na verdade o preço que os investidores poem no seu dinheiro em função da confiança de que serão pagos de volta. Se desistimos de querer que nossa dívida caia, como no governo Temer e Bolso sem pandemia, ou como no Alckmin em SP, que pelo menos pare de cavar o buraco. Que feio VTF. Que vergonha.

    Responda
  9. Antônio Carlos

    Vinicius, comentei na sua coluna de vinte de agosto último, que suas previsões catastrofistas tinham cheiro e gosto de besteira, venho humildemente pedir que a releia e comente sobre o teor daquela coluna. Ao menos um "mea culpa", dizendo que estava num dia ruim quando escreveu aquelas previsões, tinha tido maus sonhos, enfim, um desculpe foi engano. Acho que deveria fazer parte.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ih, se for o Vícius pedir desculpa pelos erros, fica maior que a Bíblia, talvez seja melhor pedir desculpa por ter nascido, engloba tudo.

  10. Plácido Andrade

    O bc não é um bezerro de ouro sagrado que não pode ser analisado e criticado. E composto de pobres coitados que morrem de medo da Faria Lima.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Concordo. Mas não com o "pobres coitados com medo da Faria Lima": são farinha lima do mesmo saco. E ao Pery: não haveria tanta dúvida e crítica se os juros não estivessem entre os maiores do mundo e a inflação em meros quatro e meio por cento. Sacou?

    2. Pery Pedro

      Sim, so Neoliberais malvados. Se quisessem baixariam os juros hoje e subiriam o salário minimo. Mas a direita não deixa. Ainda bem que o Campos Neto vai sair e em seu lugar o Lula coloca o Galipolo, este sim socialista, que vai baixar os juros e a inflação ao mesmo tempo, além de parar de chover aos finais de semana. Esperem só ele tomar posse. A Gleise avisou. O Edorgan fez isso na Turquia, deu super certo. A inflação foi de quinze pra oitenta e cinco. Hoje trinta e cinco.N Argentina deu bom.

  11. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Se Haddad fosse o presidente do BC ele suplicaria ao presidente Inácio para reduzir a vora_cidade por dinheiro emprestado. Em duas semanas as taxas de juros cairiam à 8%, já que a falta de procura por dinheiro levaria o mercado a liqüidar títulos pós fixados o mais rápido possível para não virarem mico.

    Responda
  12. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Se Haddad fosse o presidente do BC ele suplicaria ao presidente Inácio para reduzir a voracidade por dinheiro emprestado. Em duas semanas as taxas de juros cairiam à 8%, já que a falta de procura por dinheiro levaria o mercado a liqüidar títulos pós fixados o mais rápido possível para não virarem mico.

    Responda
  13. Valter Fanini

    Penso eu cá com meus botões, não seria essas críticas do Haddad ao BC um jogo combinado para agradar a esquerda, não foi o ministro que indicou todos os diretores e o Presidente do BC?

    Responda
  14. jose batista

    Taxadd é um equivocado!

    Responda
  15. jose batista

    Taxadd é um equivocado!

    Responda
  16. MARCIO Gionco

    A DIlma caiu, e não entenderam até hoje que juros são consequência. Quer baixá-los, olhe para o umbigo. Também, ele já disse que de economia não entende nada ...

    Responda
  17. Armando MOURA

    Precisa sair da caixinha, é preciso ter um modelo que possa definir parametros para os fatores impulsionadores da inflação. Subir selic abaixar selic parece coisa de dois neuronios. O ministerio da fazenda tem que ter planos para contenção de preços, seja com estoques reguladores, retiradas de isençoes, impostos flexiveis etc. Juros americanos funcionam mais aqui do que os juros brasileiros que só aumentam a divida.

    Responda
  18. Hercilio Silva

    A verdade dói né

    Responda
  19. Edson Badra

    Ai meu Deus, não pode criticar o mercado.

    Responda
  20. fabio lopes

    que texto raso e mal intencionado. Por que vc nao apresenta quanto custa 0,5% de juros ao ano para o País? quem efetivamente paga essa conta?

    Responda
  21. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    o lula/Hadade do natimorto "Calabouço Fiscal" petista conseguiu a proeza de ser pior que Dilma/Mantega de outra gerigonça petista chamada com toda pompa de " Nova matriz Econômica de triste lembrança e lambanças. O rombo nas contas vai cair de novo nas costas dos manés.

    Responda
    1. Edson Badra

      Sei que vcê vive na terra plana, mas volte ao mundo real e veja os numeros da economia ( PIB, desemprego, inflação) e os beneficios sociais que chegam aos mais vulneraveis

  22. NACIB HETTI

    A recíproca é muito mais do que verdadeira. Se o Gabriel Galípolo fosse Ministro da Fazenda não aumentaria os tributos.

    Responda
  23. João Leite Leite

    Normalmente a inflação aumenta quando o povo está consumido de mais. Mas. Isso não é o caso do Brasil agora. O problema é o governo que está gastando demais. Mas há espaço no governo para cortar gastos sem prejudicar nenhum setor da economia. Cabe ao ministro da fazenda indicar onde o governo deve cortar gasto que não vai fazer falta e vai melhorar a administração e trazer ganho político para o governo. O que falta é vontade dos auxiliares do governo para impor medidas sem trazer prejuízos.

    Responda
  24. Guilherme Okasaki de Freitas

    Pq o BC é incriticável? Eles são imunes ao erro? Não são humanos?

    Responda
    1. NACIB HETTI

      São seres gerados no ventre de uma letra do tesouro.

  25. flávio paes

    sobre este debate da taxa de juros correta ou sem viés ou gastador ou da Faria Lima, parece oportuno, ver o que o Trump faz com o FED. O que se vende aqui é que a Selic foi gestada através de fórmulas matemáticas precisas, sem componente político-interesseiro. Por lógica, deveria o FED ser o ápice da precisão matemática, com a taxa precisa matematicamente. Aí vem o Trump e diz não, taxa errada e não é que resolve no grito? Como fica a precisão matemática?

    Responda
  26. CARLOS SANTOS

    Esta política do Bacen é incompatível com a realidade do BR (03 prêmios Nobel de Economia já afirmaram, se sabem mais que eles contestem). Só serve para concentrar renda (ainda mais) e garantir futuros empregos nos bancos privados para diretores da vez.

    Responda
  27. Carlos Amorim

    Curiosidades... o dolar já desvalorizou um bocado, e se sua subida foi a desculpa para jogar os juros pra cima, qual o sentido de não considerar a descida como sinal que os juros deviam cair? O BC comprou a arapuca que o governo armou. Qual a chance de um ajuste fiscal, se a catástrofe não veio (ainda)? Lula conseguiu o que queria e deixou a crise rolar, pronta pra explodir fora do seu mandato. Dá vontade até de votar nele, para ver como vai lidar com a crise que plantou para 27 (ou 28?)

    Responda
  28. José Fernando Marques

    Quando VTF acorda com o pé esquerdo, escreve melhor.

    Responda
  29. Ladislau Leite

    A maioria dos comentaristas econômicos sempre estão do lado das opiniões do mercado, sejam idependentes.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      O mercado sempre está ao lado dos comentaristas econômicos.

  30. Rafael Gallina Delatorre

    O tempo passa e uma coisa sempre é líquida e certa: a fsp e seus colonistas vão levantar bandeira para juros altos. Por que será? Pensam no país, em nós? Acho que não. Outra coisa, sempre vão associar todo o contrário a manobra eleitoreira mesquinha. Acho que mesquinho são outros.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O banqueiro dono da Folha parasita juros, fonte do leitinho do Vícius.

    2. NACIB HETTI

      O tempo passa e uma coisa sempre é sólida e certa, na careca do contribuinte.

  31. maria adélia rodrigues gomes

    : pra onde os donos do dinheiro grosso vão correr se o BC baixar a Selic um pouco? Qual mercado remunera a 10% de juro real? Porque os articulistas da grande mídia defendem os rentistas com tanto ardor ? Essa unanimidade não é burra? Sempre a mesma conversa.

    Responda
  32. Joao Braga

    Não conseguem controlar o déficit público. Sem rumo...

    Responda
  33. Peter Janos Wechsler

    Vamos gastar à vontade e deixar o sifu para depois das eleições.

    Responda
  34. Marcelo Negros

    Parabéns Haddad por ir para cima do Bacen de propriedade do Andrezinho PCC da Farinha Lima. A ordem é sabotar o Brasil, juros altos numa ponta, roubando dinheiro do povo, e esse dinheiro sendo usado para os Parasitas Rentistas irem a Londres conspirar contra o mesmo Povo, festejando a Chacina do Governador Miliciano. Libertarianismo é a única coisa mais à Extrema-Direita que o Nazifascismo!

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      A sua sorte é que estupidez não paga imposto.

  35. Raymundo Itareru

    não pode criticar o santo BC porque os especuladores da Faria Lama e o pcc ficam ofendidos, é só uma crítica pate é tico, não é nenhuma intervenção. manda esses caras tomar no sul

    Responda
  36. vitor da Silva

    Talvez todas decisões do Copom sob Lula3 tenham beneficiado o setor financeiro e prejudicado todos nós. Se o Copom reduzir a Selic agora seria ótimo pra todo mundo exceto o setor financeiro que criaria uma grande crise. Inflaria as expectativas, desvalorizaria o real, e impulsionaria a grande mídia e as redes para depreciar o Copom e o governo. Mas a parceria BC-Mercado parece firme e bem sucedida: dá ganhos financeiros e políticos. Sacrifica o país mas quem liga?

    Responda
  37. Afonso Jorge Ferreira Cardoso

    Se tem uma coisa que odeio é quando articulistas como você falam em CORTE DE GASTOS. Políticos de oposição também adoram falar isso. Será que um de vocês poderia citar onde o governo deveria cortar gastos sem cortar programas sociais? Vamos lá, quem se habilita? Eu começo: corte de TODAS as emendas parlamentares e financiamento de campanhas eleitorais com dinheiro público. Que tal? Esse corte permaneceria até o país se equilibrar e voltaria só se não desequilibrasse novamente.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Reduzir significativamente o numero de ministérios seria um bom começo. Reduzir o tamanho das comitivas que pegam carona nas viagens do Lules seria outra. Mas ha muito mais, e o espaço para lista-las aqui eh curto. Cortar as emendas não da porque sem elas o Lules não governa.

  38. Florentino Fernandes Junior

    Ele adorra subir taxxas e impostos, de falar do trafico em miami, de economia fez um cursinho de ferias

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      É pra tolos Florentinos, que não querem impostos ara bilionários, que o Vício escreve. Brasil é o único país no mundo que não cobra diVividendos, nem do banqueiro dono da Folha, que manipula cabecinha de tolos.

    2. Antonio Rubio

      Kkkk. Boa.

  39. Antonio Carvalho

    O Peso da divida publica remunerada 10% acima da inflação é 3 vezes maior que a soma de todos os programas sociais . Os rentista obrigam o Banco Central a manter esse parasitismo .Juros altosbimpedem que os empresarios aumentem sua atividade e os salarios de seus funcionarios , impedindo uma melhor distribuição da renda . O salario e os beneficios sao mantidos no patamar da inflacao e depois de decadas dessa politica ha necessidade de complementar com programas sociais . SM 30% abaixo Paraguay

    Responda