Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Igor Cornelsen

    Se for este tipo de resposta do Partido Democrata ao Republicano, sorte para os Republicanos. As políticas de Momdani não têm sustentação fiscal e acabam mal.

    Responda
  2. neli faria

    Bem feito para o trump. Minúsculo em homenagem a sua grandeza! O mais latino-americano americano de todos os presidentes dos EUA em249anos de Democracia!?Ele se acha mais importante do que o país e até golpe quis dar!

    Responda
  3. MARIA CECILIA C SILVA

    Contrapartida: quero ver um cristão se tornar prefeito de Meca!

    Responda
    1. neli faria

      Não precisa ser Meca, pode ser qualquer cidade de um País muçulmano.

    2. Ediney Fortes do Prado

      Primeiro vc tem q implantar a democracia representativa numa feroz ditadura de direita, algo bem difícil.. O bacana da democracia é exatamente minorias conseguirem se representar.

  4. Gustavo Moreira

    Os pobres de direita dos comentários querem trazer de volta o Paulo Guedes para congelar os seus salários, a Tereza Cristina para envenenar a sua comida e o Ricardo Salles para arrancar todas as árvores e fazer todo mundo viver a 50ºC. Enquanto isso, acham que os muçulmanos que mal existem aqui são seus verdadeiros inimigos!

    Responda
  5. Tadêu Santos

    REDAÇÃO e ou MODERAÇÃO Gostaria de saber porque meus comentários nunca são postados no momento em que são postados? Geralmente são publicados qdo reclamo ou apenas durante ou no final do dia. O comentário para esta matéria foi postado às 9 hrs sem difamação CALUNIOSA ou ofensivo à honra de ninguém.

    Responda
  6. Lena Kasler

    A maior contradição política dos nossos tempos é a aliança entre a esquerda progressista e os muçulmanos. Ideologicamente, os dois campos têm valores exatamente opostos. O único ponto em comum entre eles é o antissemitismo o anticapitalismo. Essa aliança já foi feita antes, na revolução iraniana. E vimos como evoluiu. Se forem bem sucedidos, ainda veremos esquerdistas sendo jogados dos prédios de NY.

    Responda
    1. Ediney Fortes do Prado

      Desculpe, seu argumento não tem nenhuma lógica. O islamismo tem tantas correntes internas como o cristianismo e nenhuma delas, que eu conheça, tem nada a ver com esquerda ou direita. Se vc tá associando direita e esquerda com Gaza, isso se deve ao governo Netanyahu ser de extrema direita, mas Israel já teve governos de esquerda também. Ou seja, o judaísmo também não é de direita. Se vc leu isso em algum lugar, ignore.

    2. Rodrigo Flexa

      O seu argumento é de gado nazista e mentiroso.

    3. Gustavo Moreira

      Já a direita segue na coerência de sempre em subordinar o bem-estar ao lucro, defender o colonialismo e manter as hierarquias de classe, gênero e raça a todo custo, seja pelo estelionato eleitoral, seja com "bombas inteligentes".

  7. Andre Santiago

    Logo logo teremos homossexuais jogados do topo dos aranha-céus Nova Yorkinos.

    Responda
    1. Henrique Oliveira

      Mentiroso e irreponsável!

    2. Ediney Fortes do Prado

      Que bobagem! O islã prega convivência e solidariedade.

    3. Rodrigo Flexa

      Gado nazista espalhando mentiras.

  8. Roberto Moreira da Silva

    Comemorem lindinhos, moderninhos , ao saber em breve que Ala proíbe erva , se xô entre manos , e entre minas , e proibir a opção religiosa e , ateu é haram com 90 chiba tas , Cristão é for cá , se xo Grey “ no way” é o famoso “ Ri hiena”

    Responda
    1. Ediney Fortes do Prado

      Bobagem! O Islã prega tolerância. Veja o Líbano ou a Turquia, nem hijab é obrigatório.

    2. Rodrigo Flexa

      Gado nazista não se cansa de espalhar mentiras.

  9. Ivone Patelli

    Parabéns a Mamdani, que tudo seja êxito! Bateu uma invejinha aqui....

    Responda
  10. Ivone Patelli

    E Viva a diversidade, parabéns a MANDANI!

    Responda
  11. IEDA MARIA DE RESENDE

    Golaço!

    Responda
    1. Lena Kasler

      Uma goleada, vide a Europa com a imigração muçulmana

  12. Daisy Santos

    O selo fé religiosa mais uma vez em destaque na notícia. Assim é para a escolha na vaga do supremo. Trump tentou atingir o favorito dos eleitores alegando ser ameaça a ju de us. Estamos no século 21, o estado aqui como lá é laico. Vivemos num mundo cada vez mais assombrado pelo espectro da violência real e simbólica em diderentes dimensões. O que isso nos diz ?

    Responda
  13. Armando MOURA

    NY tem um prefeito muçulmano progressista e socialista, é o mesmo em Londres, com o prefeito paquistanês, já Paris tem uma prefeita socialista e progressista. Tentam redesenhar cidades icônicas com centros distribuídos de negócios e conectividades, reduzir necessidades de mobilidades e desigualdades. Já em SP tem-se uma nulidade total com vereadores dos infernos, desigualdades, água suja, árvores caindo e violência promovida pela polícia. Dois mundos.

    Responda
  14. Petrus Carvalho

    Parabéns, NYC! Que seja um excelente mandato para Mamdani e os novaiorquinos.

    Responda
  15. Enos Mendes

    A) Nova York vai virar uma Califórnia; B) Esqueceram do 11 de Setembro; C) Isso vai virar um Rio de Janeiro gringo...rsrs..

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Gado, vai tomar cloroquina e para de encher o saco.

    2. Gustavo Moreira

      Não parece algo tão abominável assim: a Califórnia é o estado com maior PIB do país. A não ser que o ariano É Nós se incomode com a existência de milhões de filhos de mexicanos. Longe de ser uma acusação, foi apenas um pensamento que me veio à mente...

    3. Fernando Fleury cecchi

      robo eno torce torce contra mas não emplaca uma,é só mais um pobrezinho de direita perdido

    4. Regina Tavares

      Enos, vc sabe que a Califórnia é um estado e a NY das eleições é uma cidade, não? Sendo assim, comparação sem pé nem cabeça, lembrando somente que a Califórnia é o estado mais rico dos EUA.

  16. Marcelo pires

    Laranjão não conseguiu fazer um prefeito na cidade mais importante do país não? O que houve? A sensatez começou a ganhar da estupidez no país do biltre fascista

    Responda
  17. Zelis Pereira Furlan

    Kkkkkkkkk. Hoje já está tendo protesto. Socialista o pai tem quase quinhentos imóveis só em Nova York

    Responda
    1. Carlos Gastal

      Comprados com dinheiro vivo ?

    2. Gustavo Moreira

      O pai dele é professor de Columbia. Deve mesmo ter 500 imóveis na realidade da Terra Plana.

    3. Lena Kasler

      Claro, Regina, esquerda só é contra bilionário que não apoia as causas. Se for apoiador, pode ser tudo que ela odeia, que será relativizado.

    4. Regina Tavares

      Estude, Zelis, ser socialista não é fazer voto de pobreza.

    5. Edailson Monteiro Rodrigues

      Chora mais vovó, o teu mito siphudeu.

  18. Edailson Monteiro Rodrigues

    Eu, eu, eu, o laranjão siphudeu.

    Responda
  19. Raymundo de Lima Lima

    Mamandani socialista? O q ele pensa e atua d modo socialista? Talvez seja um social-democrata, um analista argumentou. Assim como ser liberal nos EUA não é o mesmo q ser liberal no Brasil, vide o PL d Waldemar-Bolsonaro. Como seria ser socialita na administração d Nova York? Ora bolas, a imprensa adora estereotipar/ rotular políticos do Bem. E os comentaristas seguem o rebanho acreditante em palavras-vazias.

    Responda
  20. Fabio Almeida

    As Torres gemeas no chão e a burca serão os símbolos da democracia novaiorquina

    Responda
    1. Enos Mendes

      É por aí, não tão declarado, mas por perto, como tá sendo em Londres...

  21. Camila Falcão Almeida

    espero q nossos políticos esquerdistas aprendam com a excelente campanha q fez Mandani, sem medo de se dizer socialista, sem medo de apoiar a diversidade, pautando o debate por moradia justa e transporte gratuito, mas principalmente, sem debandar para o centro/direita.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Sim, é preciso correr o risco de perder para o Centrão, mas correndo também o risco de ganhar outro país.

  22. César A C Sanchez

    Zohram Mamdani, peçam que Lula pronuncie o nome do Prefeito eleito.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Que seja. Pelo menos ele não vai perguntar quem é a "conje" do Mamdani, nem fazer discurso sobre popcorn.

    2. César A C Sanchez

      Camila aqui embaixo deveria parar de sonhar tanto com o "anterior" e não deveria utilizar livros como parâmetro de comparação. Sim Bozo não parece ser um homem afeito a livros, mas é bom lembrar que o a tal "inteligência" de Lula não comporta a leitura. Ele mesmo já declarou públicamente que ler lhe dá sono. Ainda bem que agora tem Janja para lhe ler alguns parágrafos antes de dormir...

    3. Camila Falcão Almeida

      Lula é safo, inteligente, já lidou com chefes de estado do mundo todo, alguns com nomes mais diferentes q Mandani, não terá a menor dificuldade. mas se fosse o anterior ahahahah q não liga lé com cré e acredita q livros são um amontoado de palavras....passaríamos vergonha certeza

  23. MARIA CECILIA C SILVA

    O filtro aqui da Folha está forte mesmo. Nenhuma comparação consigo fazer com o 11 de Setembro. Cadê a liberdade de expressão?

    Responda
  24. MARIA CECILIA C SILVA

    Para quem viveu o trauma de 2001 em Nova York, é curioso — para não dizer irônico — ver como a memória coletiva some rápido. Vinte e poucos anos depois, a mesma cidade elege prefeito alguém cuja origem, para muitos, ainda suscita debates. Impressionante como o eleitorado local tem uma habilidade única de virar a página… ou simplesmente ignorá-la.

    Responda
  25. Raymundo Itareru

    começou desmoronar a arrogância do zé topete

    Responda
  26. Valter Luiz Peluque

    A crise do capitalismo vai se evidenciando. Quando tudo na vida passa a depender de seu dinheiro no bolso e quando esse dinheiro já não chega para pagar a vida, pois a maior parte dele se concentra em poucos bolsos, vai ficando clara a necessidade do Estado como distribuidor de serviços essenciais. Saudamos a escolha da maior metrópole por Mandani como um primeiro alvísara da transformação estadunidense.

    Responda
  27. César A C Sanchez

    Parabéns, Mamdani. A cidade cosmopolita de Nova York, com sua pujança financeira (tem um PIB maior do que todo o Brasil, kkk), cultural e multicultural não abaixa a cabeça para ninguém, muito menos para um charlatão como Trump. Basta olhar para a,big Apple para entender que previsões catastrofistas, particularmente de latino-americanos como complexo anti-estadounidense, sobre o declínio da grande potência norte-americana são mera torcida de militantes. Congrats!

    Responda
  28. Roberto Moreira da Silva

    Nova York é tão mi dérrrrna , que além de esquerdizar total , ainda colocou no poder , só pra como um adolescente que enfrenta o pai , ele é adversário do Trump , aí o filhinho “ rico e sem noção “ vota no avesso do papi , “ Well “ ao menos vamos ver um que odeia o “ American way” virando algo que ele odeia e se auto explodir , virou um representando do grande Sa tã , rs

    Responda
    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      eu, eu, eu, o teu mito siphudeu

    2. Fernando Fleury cecchi

      comentariozinho tosco típico gadozinho vendo as coisas mudarem

    3. MARIA F LUPORINI

      Chorem e aceitem.

  29. Fabio Almeida

    Nos próximos anos o 9/11 e a vestimenta das novaiorquinas será resignificado.

    Responda
  30. Murilo Belezia

    De que modo o shutdown, que logo terá 40 dias, pode afetar New York e as promessas do novo prefeito? Onde análises econômicas e políticas abrangentes para esclarecer o leitor?

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Ele só toma posse em janeiro. Trump bancará o shutdown por 100 dias?

  31. MARIA F LUPORINI

    Perdeu, Trump!!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Perdeu, Elon Musk!

  32. Josue Oliveira

    Tem coragem, porque, lá como aqui, a extrema direita vai tor pedear sua administração por todos lados. Trump deve suspender todas as verbas destinadas a prefeitura.

    Responda
  33. Moi Versolato Franca

    Yesssssss OüOüOü

    Responda
  34. Marcos Veloso

    Submissão. Michel Houellebecq. A literatura sempre um passo à frente.

    Responda
  35. Thiago Luiz Turibio da Silva

    Que viva o socialismo!

    Responda
  36. Laércio Alves Pugas

    O mundo contemporâneo precisa desinfetar o ambiente político livrando-o de extremistas que ameaçam as democracias e a estabilidade social.

    Responda
  37. Luciano Napoleão de Souza

    É o globalismo esquerdopata, capitaneado por George Soros, minando o ocidente por dentro, feito um Cavalo de Tróia. Qual a chance de um Nova-iorquino ser eleito prefeito de Riad ou Teerã?

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      atenção enfermeiros robo napo de ospicio fugiu pela janela

    2. MARIA F LUPORINI

      É muita cloroquina. Aceita que o Trumm e o Elon perderam. Fato.

    3. Jose Roberto X de Oliveira

      Esse é outra pessoa que deve ser educado por vídeo fake do Brasil Paralelo sobre George Soros.

    4. MARIA F LUPORINI

      Perdeu. E Trump também.

  38. Pedro Rivera

    Uma excelente notícia. Um frescor de renovação.

    Responda
  39. Eduardo Maia

    São propostas simples, de bem-estar social e de empatia pela dor do próximo. Esse “horror” que tentam impor à eleição de um prefeito muçulmano não tem a ver com religião. Tem a ver com desumanização das relações pessoais e hiper exploração das populações mais vulneráveis. A elite não teme a religião que ele professa. Teme a ideia que ele carrega de solidariedade. Se ela contagiar o povo, eles perdem poder.

    Responda
  40. victorio carmo

    Suck this laranjão

    Responda
  41. Antonio Rubio

    Porisso os EUA são o que são, em que outro país um forasteiro de origem africana e muçulmano ( religião dos terroristas) seria eleito? Ainda é uma grande nação, ainda.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      EU é o maior país terr@rist@ do mundo e é de maioria cristã, Israel é um estado judeu....seu comentário só expõe seu preconceito e ignorância

    2. José Bueno

      Engana-se Rubio. Os EUA ainda são uma grande nação porque um cidadão de origem africana, muçulmano, naturalizado aos sete anos, é qualificado e reconhecido pelos cidadãos de Nova York para ser o seu Prefeito. Trump e os cidadãos desqualificados por seus preconceitos perderam esta batalha.

    3. José Bueno

      Engana-se Rubio. Os EUA ainda são uma grande nação porque um cidadão de origem africana, muçulmano, naturalizado aos sete anos, é qualificado evreconhecido pelos cidadãos de Nova York para ser o Prefeito. Trump e os cidadãos desqualificados por seus preconceitos perderam esta batalha.

    4. MARIA F LUPORINI

      Te rr oris ta por causa da mídia ocidental. Tem de todas as religiões atualmente: cris tãos, jud eu s etc.

  42. LUIZ SILVA

    Paraquedista, nao terminara o mandato. Sem experiencia alguma.

    Responda
    1. neli faria

      Respeite o Paraquedista. Fui Paraquedista e tive mais de dez saltos. Fiz curso como dobrar, saltar e chegar na terra. Meus respeitos ao sargento pm Freitas, meu instrutor.

    2. Fernando Fleury cecchi

      gado, gado e mais gado pobre de direita batendo com a cabeça na porta de tanta cegueira,um coitado

    3. MARIA F LUPORINI

      Os mesmos do "não ia tomar posse"; "não ia subir a rampa", sabermos quem são. Derrota para o Laranja e seus sa bu jos.

    4. José Antonio Sales

      Os mesmos que votaram em Bolsonaro sem experiência, vem agora exigir experiência.

    5. Sam Duart

      Falou o puxa-sacos do empresário/presidente americano.

    6. Jose Roberto X de Oliveira

      Talvez lá como aqui toda vez que uma pessoa que se propõe a resolver problemas com soluções coletivas vem os lambe botas de bilionários sabotar o governo. No extremo golpistas!

  43. ERMELINDA SANTANA MATOS

    O Povo de Nova York estão de Parabéns I love New york

    Responda
  44. Marcelo Negros

    Ainda existem bolsões de sanidade nesse povo majoritariamente Neonazista e Excepcionalista. Continuo torcendo por uma Guerra Civil que leve à dissolução desse Império do Mal, como aconteceu com a União Soviética.

    Responda
  45. Antônio Carlos de Paula

    Parabéns ao candidato do partido democrata. Meus pêsames ao Nero da extrema direita americana que sofreu uma derrota estrondosa em Nova York.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Pêsames nada. Ele devia levar um pedala robinho com mão pesada!

  46. Zelis Pereira Furlan

    Tem que dar certo ele é a salvação do partido.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O partido também tinha o Andre Cuomo, democrata, apoiado por Trump. Foi uma derrota de Trumo e de Elon Musk.

  47. Zelis Pereira Furlan

    Boa Sorte! Assim o partido continua.

    Responda
  48. Gabriela Pagani

    Dias melhores virão. Poder e contrapoder da microfisica de Foucault.

    Responda
  49. Emilio Bazzani

    Nova Iorque vai virar um caos. Quem viver verá.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      q.cansativo, mais um pobre de direita torcendo para seus bilionarios de estimação , um pouco de vergonha na cara talvez fizesse bem

    2. José Antonio Sales

      Vocês também diziam que o Brasil iria virar uma Venezuela.

    3. Jose Roberto X de Oliveira

      O Brasil pode não estar ótimo mas melhorou muito! Em Cuba e Venezuela os grandes capitalistas la e no mundo não podem permitir que elas deem certo por isso são sabotadas para que seu povo passe necessidade e se revolte.

    4. Marcelo Negros

      Assim como o Brasil ia virar Venezuela, Gado?

    5. Antônio Carlos de Paula

      A mesma ladainha de sempre. O gado não muda o disco.

  50. Ladislau Leite de Oliveira

    Uma ótima decisão do povo de Nova Iorque!

    Responda