Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo de Oliveira e Silva

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo de Oliveira e Silva

      hUUUMMMMM...MAGOOU

    2. Rodrigo Costa

      E o velhaco falando M... nunca apareceu nem em propaganda de Ki-Suco e quer desmoralizar quem tá na Estrada há décadas... meu chapa, se liga hein? Revisita a história da dramaturgos negra do seu país e pare de ser idiota.

    3. Hussein Said

      Mau caráter é você e esse seu comentário repugnante.

  2. Adalto Fonseca Júnior

    Nossa! Não vou dormir esta noite por causa dos problemas geopolíticos causados por uma novela da Globo! Preocupadíssimo!

    Responda
  3. Adriana Gomes da Silva

    Mais protagonismo? Ela se torna empresária de sucesso depois de uma série de revezes emocionais e financeiros, encontra maravilhosos amigos pelo caminho, vira capa de revista, casa com um cara gato e de bom caráter e empodera muita gente ao redor. Só assisti alguns dos últimos capítulos da novela, mas ela apareceu em todos com destaque. O que mais a atriz queria???

    Responda
  4. Luzia Marques

    Concordo plenamente com a Tais. A personagem simplesmente perdeu o protagonismo na história a troco de nada. A autora apagou totalmente a Raquel da trama, mudou o foco narrativo para os Roitman e transformou os outros núcleos negros em caricaturas.

    Responda
    1. Marcelo de Oliveira e Silva

      Quem manda na narrativa e desenrolar da trama é a autora. Atores, profissionais, atuam. O resto, dá chilique.

    2. Adriana Gomes da Silva

      Acho que vi outra novela...

  5. Alef Ferreira

    Todo apoio à Taís Araújo. Quanto a essa "autora", parabenizo por ter criado mais ranço do que do elitista Manoel Carlos.

    Responda
  6. neli faria

    Não vi a primeira versão, ou melhor apenas o último capítulo. Meus cumprimentos para a escritora! Não sei que escolhe os atores, mas deixo consignado meus cumprimentos para quem escolheu Débora Bloch. Divina atriz. Meus cumprimentos para os atores e atrizes. Estou vendo a atual, mas com saudades da anterior!

    Responda
  7. Rener Lopes

    Geeentem que assunto mais cansado. Essa coisa de que a classe preta tá sempre sendo desprivilegiada? Sério? Que assunto mais chato. Pelo amor de Deus, vamos falar sobre as famílias que perderam seus filhos, sobre as cidades cujas famílias não têm o que comer, ou sobre as crianças que devido à violência não tem como ir na escola. Essa coisa das classes negras decepcionadas de como uma personagem aconteceu ou deixou de acontecer é um assunto pra lá de chato. Brigar por causa de mistura? Ahhhh não.

    Responda
    1. neli faria

      Aqui é para falar de televisão. Nada mais. Se as famílias, brasileiras estão ao deus-dará deve ser cobrado quem está há mais de dezessete anos no Poder e o dinheiro que era para ser investido em casas decentes, saneamento básico, ele aplica em propagandas autopromocional para a sua, espero que não, reeleição. Aqui se fala de televisão.

  8. neli faria

    Minha irmã Darci não gosta dessa atriz! Passei a novela inteira a elogiando. Deixo meu pensamento.Por que não denunciou no decorrer da novela? Imagino que um roteiro de novela seja como um livro: o escritor escreve o que quiser. O mérito ou demérito da novela , mesmo essa adaptação da do passado, cai no colo do escritor.Deveria ter denunciado no decorrer. O último capítulo: não gostei do casamento hétero, do homo sim! Odete viva? Divina! Gostei da Novela.Parabéns Manuela Dias!

    Responda
  9. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    O identitarismo é a cloroquina da esquerda.

    Responda
  10. Luís Salles

    Mimimimi. Mala

    Responda
  11. José Luiz Bariani

    Tive a oportunidade de estar em um voo de SP a Recife com a atriz e seu marido. No momento do embarque ambos não entraram no ônibus que levou os demais passageiros até o avião. Eles foram, separados, em uma van, só depois que todos os passageiros já estavam acomodados na aeronave. Fossem brancos, seriam chamados de elitisitas e mascarados globais. Seria isso uma forma de protagonismo???

    Responda
  12. TIAGO NEGREIROS

    É justo roteiristas virarem reféns do ego de atrizes? Além de corresponder ao humor da audiência, agora vão precisar satisfazer os desejos do elenco. Complicado.

    Responda
  13. Helio Lobo

    Como é ficção, o folhetim poderia mostrar uma mulher negra numa sociedade racialmente igualitária. Porém, se o intuito da autora fosse emoldurar a realidade, houve até exagero. As pessoas negras, pardas e pobres tem contra elas o peso de uma sociedade cafona e um Estado anacrônico.

    Responda
  14. Aline Viana da Cruz

    Taís Araújo tem uma longa trajetória de protagonismo na comunidade negra brasileira. É triste que a autora da novela tenha dificuldade em encarar de forma profissional a crítica da atriz, mas é sintomático de que Dias não reconheça em si a capacidade de reproduzir preconceitos e vieses negativos à população afrobrasileira. Era pra Raquel ser gigante e não apagada daquela história - só isso diz tudo.

    Responda
  15. JOSE MARIO CORIPIO

    Brasil ladeira abaixo. Brasileiro se merece.

    Responda
  16. José Fernando Marques

    Taís é uma ótima atriz. Manuela, ótima escritora. A discordância entre as duas nada tem a ver com talento ou competência.

    Responda
  17. Luis Otavio Zaneti

    Essa menina sempre foi péssima atriz. E isso não tem nada a ver com a cor da pele dela.

    Responda
    1. Adriana Gomes da Silva

      Concordo. Acho muito fraca. E não acho que ela foi "apagada" nem seu personagem teve um roteiro inapropriado. Pobre Manuela; que chatice a da atriz!!

  18. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lacrolândia em chamas. Muito divertido isso.

    Responda
  19. Luiz Gustavo Amorim

    Apitou, Thiago, e os cães da direita vieram.

    Responda
  20. Getulio Cunha

    Taís Araujo era discreta, educada e colhia empatia. Depois q virou esposa de Lazaro Ramos se despiu da educação e simplicidade e virou a dona de si com recortes de falta de educação, arrogancia e impáfia. Mulher grosseira sem a menor condição de convidá-la para ir a sua casa. Lazára Ramos deveria dar um toque nela e mostrar de onde ela veio e que a fama é algo efêmero

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Tchê, desta vez, de pleno acordo.

    2. Antonio Costa

      Verdade, mesmo vindo de um simpatizante do bozo

  21. Erivaldo Pereira de Lima

    Pela cota, essa atriz tinha de dar graças a Deus por ter sido escalada.

    Responda
  22. Raphael Fernandes

    Ridícula essa atitude. Coisa de gente mimada, estrelinha. E é lógico que vai jogar a carta do racismo para tentar justificar o ataque de birra.

    Responda
  23. Olavo Cardoso Jr

    Folha nada de censura. Kd o meu comentário?

    Responda
  24. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Fez bem Manuela Dias em fazer Odete Roitman fugir ao final da novela. Com tantas tretas era melhor deixar a maior personagem da novela ser feliz. Em tempo se a Emissora fosse mais atenta a interatividade, teria feito três finais; um com votação do público na antevéspera do seu final. Outro o final tradicional a sexta feira do último capítulo. Por fim o final da autora ao sábado. É a única maneira de agradar Gregos, Troianos e afins. -Isso que é contribuição!!!!!

    Responda
  25. Czesko Neto

    Discussão essa à parte, o fato é que "Vale Tudo" pode ter sido prodigiosa em faturamento, mas em entretenimento foi um horror. A impressão é que se tratava de um longo comercial em cujos intervalos eram exibidos trechos de novela.

    Responda
  26. Jose Acacio dos Santos

    Se a novela deu lucro não se fala mais no caso...

    Responda
  27. flávio paes

    acusar alguém com o histórico da autora do que seja lá o que, contra negros é vitimismo. Vitimismo de quem não precisa. O pessoal da direita extrema adora estas besteiras, aí eles pegam isto, jogam tudo no pacote "woke" e propõe zerar tudo, inclusive o que é bom.

    Responda
  28. REINALDO ZATONI

    A moça corre risco de super exposição , como outros da emissora que tanto reforçam a tese baseada em critério de raça , pois pelo q se percebe já amealharam muitos holofotes pro marketing .

    Responda
  29. Mauro Caesar Mantilha

    essa atriz nao tem perfil para esse papel, nem deveria estar escalada para essa novela.

    Responda
  30. JOSE CAMPOS

    Acho que a autora se perdeu em uma novela que já tinha o roteiro testado e aprovado. Nada a ver com questões raciais. Outros atores brancos também sofreram com a incompetência da autora. Não é caso para militância.

    Responda
  31. Gustavo von Krüger

    A autora é fraca, a novela foi ruim e acabou com mais do que a Tais Araujo. Acabou com o espírito da Novela, que pouco aproveitou do potencial da excelenbte atriz Tais Araujo. Devia ir para o limbo dos incompetentes. Dito isso, acho absurdo a Tais Araujo ter que dar a carteirada racializadora para amplificar seu protesto. Se tivesse assistido à novela veria que não foi o unico protagonista que desapareceu, mas racializar o debate é diminuir o proprio prejuizo artistico. Tais não precisa disso.

    Responda
    1. Adriana Gomes da Silva

      Taís Araújo melhorou uns 30% desde que apareceu toda caricatural em Xica da Silva. Mas daí a ter se tornado uma "excelente atriz", tá longe.

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      De fato, não precisa, mas que busca holofotes é uma constatação.

  32. Alexandre Assis

    Tudo hoje tem que ser aprovado por pessoas que se acham donas ou porta vozes do movimento negro. Todas as discussões nesse país ficaram centralizadas na questão racial. É histórica a dívida com a população negra, que sustenta até hoje essa nação. Temos que reconhecer e ser gratos. Mas a coisa não tá passando um pouco do ponto?

    Responda
    1. Juliana Alves Correia Bezerra da Silva

      Não, não está passando do ponto.

  33. Matheus Inocêncio

    É espantoso ver uma autora que se diz engajada e “consciente” reproduzir justamente o que afirma combater. A reação de Taís foi corajosa. Ela expôs a contradição de um ambiente que adora posar de diverso, mas não sabe escutar aqueles a quem pretende representar. E é revelador que Manuela, em vez de refletir, tenha se ofendido e levado o caso ao compliance, o ápice do progressismo performático que se acha iluminado demais para ser questionado.

    Responda
  34. Deborah Gilbert Bruno Friedrich deborahgbf uol com

    Podem reparar ,a atriz Clara Moneke nao teve oportunidade de aparecer, e de ser prestigiada pela empresa Globo. Apesar de estar muito bem você não a vê em destaque, já que e protagonista...estão tão bem...e ao mesmo tem nao e festejado pelos seus pares.

    Responda
  35. Jair Pereira

    Prezada Tais Araújo, saia desta humilhação da Globo. Você é top 5 das apresentadoras de evento Comercial, vi seu trabalho na Jamaica em 2019, fenomenal, num evento de uma Petrolífera. Deve ser muito reconhecida no mundo corporativo , saia desta prisão que é sua emissora.

    Responda
  36. José Augusto Bernabé

    Não vem com esse papo não Taís vc está com dor de cotovelo pois a Globo hoje é um Celeiro de Atrizes e Atores negros muito mais jovens e bonitos do que vc e que não ficam praticando o racismo reverso, a lindíssima Bella Campos foi um encantador sucesso.

    Responda
  37. Sônia mara tavares Borio

    Manuela Dias é na minha opinião uma péssima escritora de novela. Furos de continuidade, merchindisings fora de contexto das cenas, forçados e diálogos fracos, pouco convincentes.

    Responda
  38. Reinaldo Aparecido Souza

    Ainda não sei como essa autora não foi desligada da Globo.

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Tambem não. Mas pelos motivos certos (Qualidade).

  39. Olavo Cardoso Jr

    Folha nada de censura.

    Responda
  40. Amaral Neto

    O Brasil é um país forjado na escravidão. Não preciso falar o quão odiosa foi essa página da história humana. Entre a segregação de outros tempos até recentes e a retratação satisfatória em produções televisivas, ainda patinamos muito. A Tais Araújo, ao personalizar a discussão sobre a Manuela Dias prejudica a própria discussão. É fogo amigo.

    Responda
  41. Olavo Cardoso Jr

    Lá vem mi-mi-mi e lacração. Conseguiu a publicidade q queria, amiga. Esperta, hem?

    Responda
  42. Jose Paulo Lamelza

    Porquê aceitou o papel? Autora deveria mudar para atender pedidos pessoais?

    Responda
    1. JOSE HENRIQUE DA SILVA

      Porque tinha a legítima expectativa que a novela seria uma adaptação de Vale Tudo onde sua personagem era a protagonista. Talvez se a autora tivesse informado que seria vagamente baseada na obra de 1988...

  43. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

    Santo deus! Uma pessoa querendo exigir que a outra mude seu pensamento. Por conta de pauta politicamente correta. Não dá mais. Quero descer.

    Responda
  44. Welington Liberato dos Santos

    Assisti Malês e a parte mais fraca do filme é justamente o roteiro, sem foco, disperso, meio vazio. Talvez se tivesse sido escrito por ela e um autor negro como Jeferson Tenório...

    Responda
  45. JOYCE STOLZ DA SILVEIRA

    A Personagem Raquel era chata na primeira, e chata na segunda. Mas na segunda versao, ela mal aparecia! Era uma coadjuvante.

    Responda
  46. elmar barbosa stori

    Muito mimimi, não leva à nada isso. Só vende notícia e gera likes...

    Responda
  47. Thais Cisi Peliello

    Habla mesmo, Taís! Essa autora vacilou muito com a sua personagem. Além disso, a novela foi tão mal escrita, com tantos furos de roteiro, de continuidade, produção e edição que sinto que a inteligência do espectador foi subestimada. Deu lucro pq abusou da merchandising e porque num certo momento o público assistia só pela graça de criticar a novela em tempo real nas redes sociais.

    Responda
    1. Thais Cisi Peliello

      Caro César, note que falo duas coisas: uma é o destaque que vc parafraseou sobre a qualidade da obra. A outra é o vacilo da autora com a atriz convidada para interpretar a protagonista. Quando a Globo anunciou o “remake” de Vale Tudo, não é leviano inferir que os atores tinham a expectativa de atuar numa trama de alta qualidade. A Tais Araújo foi escalada para interpretar a personagem principal e reviver o mesmo enredo, o que não aconteceu pois ela foi apagada da trama.

    2. Adriana Gomes da Silva

      César, o seu comentário é o melhor de todos.

    3. César de Oliveira lima

      Thais, " a novela foi tão mal escrita, com tantos furos de roteiro, de continuidade, produção e edição que sinto que a inteligência do espectador foi subestimada.", esta constatação sua prova que os erros foram cometidos independente da cor do personagem. Banalizar o racismo para se favorecer e ser militante vinte e quatro horas por dia, como a atriz faz, enfraquece a luta dos negros.

  48. PAULA FARIA

    Definições de "última bolacha do pacote" atualizadas com sucesso.

    Responda