-
MARCIO OLIVEIRA
Existe uma notícia boa e uma má, a boa notícia é que diversos impérios deixaram de ser dominantes ou hegemônicos e nem por isso seus habitantes deixaram de viver uma vida decente e plena. A notícia má, para o ocidente em geral é que a China vai vencer a corrida espacial a de IA e as tecnológicas todas. É bom irmos nos acostumando com isso.
-
Marcelo Masiero
A soberba ocidental vai naufragar no triunfo chinês. Só aguardar.
-
Fernando Alves
Choro público de CEO significa que vendeu fumaça, não tem o que entregar e restou culpar o governo por não conseguir fechar um novo contrato bilionário.
-
Fernando Alves
É só um fracassadinho querendo afagar o próprio ego, mas caiu do cavalo, pois foi falar com um adulto inteligente, não com os zé ninguéns com quem costuma conversar
-
Fernando Alves
Sem falar na conversa patética de que "trabalhou com treinar modelos antes da conversa de LLM". Uau, qualquer um que sabe o mínimo de IA sabe que modelos treinados são coisas antigas e não são nenhum conhecimento excepcional. Do jeito que você falou sobre isso como se fosse grande coisa me deixa com a certeza que é um junior querendo pagar de sênior em uma entrevista de emprego.
-
Fernando Alves
O efeito Dunning-Kruger é exatamente vindo de você. Você só fica dando carteirada achando que isso quer dizer alguma coisa. Se acha o inteligentão porque foi um funcionário de uma empresa e pensa que entende de mercado e negócios. Carteirada por carteirada, eu trabalhei vários anos na bolsa, na parte de preços e análises, que inclui sistemas para detectar movimentos baseados em comunicados e notícias das empresas. Vai programar controlador e deixa o assunto de CEO e empresa, valores para adultos
-
Marcelo Silva Ferreira
Você achar que tem a menor ideia do que eu sei e do que eu não sei, é a mesma limitação que produziu seu comentário original. O efeito Donning-Kruger em ação.
-
Marcelo Silva Ferreira
Em 2015 eu comecei a direcionar meu foco para Engenharia de Dados, Este termo nem era usado, o guarda chuva Big Data era mais pop. Eu já treinava modelos de AI muito antes das LLMs se tornarem populares. Estudei com pessoas que na década de 90 fizeram mestrados usando redes neurais e esse foi meu primeiro contato, na universidade pública. Aos 13 anos eu escrevia Assembler de Z80. Eu vivo tecnologia, e por acaso é meu trabalho também.
-
Marcelo Silva Ferreira
A ausência de qualquer argumento sólido da sua parte me diz que você realmente nunca teve nada de relevante a dizer sobre o assunto. É só mais uma pessoa brava pela afirmação de outra. Seja a afirmação de Huang, seja a minha.
-
Marcelo Silva Ferreira
Minha análise pueril ? Você ainda não argumentou nada ainda. E se você acha que eu sou fanboy é baseado em preconceito seu. Meu interesse está também no trabalho feito pela fundação Risc V, da qual sou membro porque quem viveu a história da ARM desde os anos 80, como eu, sabe o potencial transformador de Open Hardware quando você tem responsabilidades claras e distintas: núcleos trabalhando em design, foundries especializadas em realizar este design. Mas olha, não preciso provar nada.
-
Fernando Alves
Sinceramente? Sua análise é uma análise de fanboy da Nvidia que só olha ela e não o mercado todo, inclusive o que certamente virá em breve e que vai demonstrar o porque de sua análise ser totalmente pueril.
-
Marcelo Silva Ferreira
Sua análise é super rasa por não considerar aspectos culturais que afetam a disponibilidade de trabalhadores americanos operando sob processos que têm sucesso na Ásia mas que são inviáveis nos EUA.
-
Marcelo Silva Ferreira
O controle estatal de exportação de tecnologia só consegue ir até a página dois. Equações e processos matemáticos resistem a este tipo de controle. Hoje a questão é outra. Chip foundries exigem profissionais especializados. A iniciativa de ter fábricas da TSMC nos EUA são fracassos em vários aspectos. A Samsung já demonstrou resultados aquém das expectativas
-
Marcelo Silva Ferreira
Considerando o sistemas de patentes e copyright, que são confusos (para mim, pelo menos criam áreas cinzentas) dentro da legislação norte americana, alguns padrões já são conhecidos. Proxies, nações que tem acesso à tecnologia repassando aos países que não possuem acesso direto. Acontece com sanções à Rússia no caso do petróleo. O outro cenário é o desenvolvimento de iniciativas internas, como ocorreu no mercado de criptografia forte. Tanto que as regras sobre criptografia forte não resistiram.
-
Marcelo Silva Ferreira
Ok, considere o cenário onde a Nvidia fecha às portas. Impossível claro. Mas considere o cenário onde leis draconianas dos EUA proíbam a exportação de tecnologia da NVIDIA para a União Europeia, ou para o BRICS. Tudo hipotético, OK ? Se você ainda acha que isso é só problema da NVIDIA você está desconsiderando o impacto em todos os players do mercado de AI no resto do mundo. Houve um tempo onde exportar criptografia forte para fora dos EUA era terminantemente proibido. Eu vivi isso.
-
Marcelo Silva Ferreira
Segundo a Gartner, o investimento total de AI em 2025 é de 1.4 trilhões de dólares. Na área de aceleradores usados em Datacenters, 90% do mercado é da NVIDIA, sendo que o valor total é de 260 bilhões de dólares aproximadamente se considerarmos infra de rede na análise, e neste caso a NVIDIA tem entre 35 e 40% , 95 até 120 bilhões, o que dá mais ou menos 7% de todo o investimento em AI global. Minhas fontes são Gartner, Yoke Group, dados oficiais do 4th quarter da NVIDIA, Techster.
-
Fernando Alves
Engraçado como você escreve que "eu falei uma grande besteira", mas a conclusão do que você escreve é exatamente o que eu falei. Problema da Nvidia. Acho que você confunde escrever códigos e entender de negócios. Você entende de código e eu entendo o significado de CEO fazer reclamação pública. Se concentra em desenvolver software.
-
Marcelo Silva Ferreira
Apenas em negociações públicas o total deste ano até agora envolvendo NVIDIA chega à ordem de grandeza de centenas de bilhões de dólares. Cento e sessenta bilhões aproximadamente. Existe um ecossistema que envolve áreas diversas de pesquisa e inovação. Isso em vários países, não só nos EUA. Infelizmente aqui não há espaço para aprofundar em cada iniciativa.
-
Marcelo Silva Ferreira
"algo que não afeta ninguém exceto seu negócio?" Isso mostra que você sabe menos ainda do que eu imaginava sobre a importância do que é feito pela NVIDIA. O fato dos EUA temerem o acesso da China à geração Blackwell já prova o tamanho da besteira que escrevestes. A NVIDIA indiretamente afeta trilhões de dólares se analisamos todo o impacto possível.
-
Marcelo Silva Ferreira
"Procurar bode expiatório é para gente como você." Foi ataque pessoal e peço desculpas por isso. O resto não foi pessoal, foi direcionado ao seu comentário. O comentário não tem base na realidade, é produto de desconhecimento sobre a posição estratégica da NVIDIA no cenário de AI e mostra que você não entende Huang. Eu trabalhei quase uma década com processamento dependente de GPUs, acompanho cada geração e produto da companhia. Já escrevi software para NVIDIA em C e C++, usando CUDA.
-
Marcelo Silva Ferreira
A previsão de valor da Nvidia atual já contempla as restrições de exportação para a China. Portanto o que você escreveu é produto de ignorância. Pelo contrário, o que acontece com a NVIDIA hoje nunca foi tão importante e impactante quanto se poderia imaginar dez anos atrás.. Por isso algumas companhias tentam produzir seus próprios designs de processadores vetoriais, GPUs e semelhantes. O futuro de AI é escrito por poucos designers de hardware e de software.
-
Fernando Alves
O primeiro comentário seu foi um ataque, e você não apresentou nenhum argumento, só ataques pessoais. Mas na sua lógica, quando você insulta, não é insulto, é fato, e quando alguém apresenta um fato sobre você, você chama de insulto. Super maduro da sua parte. Vê como todo seu argumento é ofensa e carteirada, e nada sobre o fato do CEO reclamando de norma do governo sobre algo que não afeta ninguém exceto seu negócio? Você já perdeu o debate porque apelou antes de comentar o fato.
-
Marcelo Silva Ferreira
Eu sei que você tem zero argumentos. Nada do que afirmei foi refutado. Você só tem suposições sobre quem eu sou, minha idade, o que sei. Siga me atacando, é só o que você têm. A diferença é que seu comentário sobre Huang segue sendo menos do que medíocre porque no mundo real ele não está implorando por contrato bilionário algum. R seu ego é tão inflado que ao ser chamado de ignorante (o que não é ofensa alguma, todos somos ignorantes) você ficou contrariado. Seus subordinados jamais ousariam.
-
Fernando Alves
Pronto, o cara que começou seu primeiro comentário com ad hominem vem agora querer lançar a carta do as hominem. Já dá pra ver a pobreza intelectual e a inteligência emocional nula da pessoa só por aí. Se acha o xodó de Jesus. Não consegue compreender um comentário de quatro linhas, como mostra a interpretação totalmente equivocada. Gastou uns cinquenta mil ou mais em MBA e pós em IA, mas precisava voltar 10 casas e aprender o português básico.
-
Marcelo Silva Ferreira
Mas o que realmente deixa seu comentário irrelevante é dizer que a NVIDIA não tem o que entregar. Mostra que você não entende a profunda dependência que existe de todos os grandes players. Não apenas de hardware mas de software. Porque nenhuma plataforma de hardware pode ser adequadamente aproveitada sem software otimizado. E a existência de uma interdependência doentia e arriscada é algo conhecido. Mas este é outro assunto, que tem zero relação com seu comentário.
-
Marcelo Silva Ferreira
Alves, sua opinião sobre mim é irrelevante porque não é baseada em fatos. Opinião é igual nariz: cada um tem o seu. Ficou bravo porque Huang fez uma estimativa que lhe desagrada sobre a China ? Não fique. Ele pode estar errado. Mas que argumentos lógicos você colocou na mesa ? Nenhum. Ataque ad hominem é o que khe resta. Não há maior pobreza intelectual que isso.
-
Fernando Alves
Não tem mesmo o que aprender comigo porque você não quer aprender nada, nem cê graça. Quer comprar diplominha e achar que abafa.
-
Fernando Alves
Quando a pessoa responde com carteirada fake, é prova de que não sabe nada. MBA em IA é um contrassenso que só depõe contra a inteligência de quem fez: gasta dinheiro por diploma e não aprende nada. E ainda acha que pode opinar sobre mercado, ações e valuation. Ou seja, não aprendeu nada e deixou alguma escolinha mais rica. Pelo menos movimentou a economia, deixou alguém inteligente mais rico.
-
Marcelo Silva Ferreira
Tenho mesmo muito que aprender, mas não é com você.
-
Marcelo Silva Ferreira
Calma que eu só tenho algumas de décadas de mercado de tech, com um MBA de AI e uma pós de AI nos EUA.
-
Fernando Alves
Seu comentário só demonstrou quem é o verdadeiro ignorante na questão. Não deve estar a par de como que a Nvidia chegou nesse valor de mercado. Vai estudar um pouco.
-
Marcelo Silva Ferreira
Bem se vê que és ignorante sobre o assunto. E também não consegue entender o valor estratégico da tecnologia em questão. Você nem entende o modus operandi de um cara como Huang. A previsão de valor da Nvidia atual já contempla as restrições de exportação para a China. Ele não precisa desse tipo de expediente barato. Procurar bode expiatório é para gente como você.
-
-
Rafael Moraes
o tanto que a china investe em educação, políticas de menos tempo de tela para os jovens, além de um subsídio para novas empresas (lá governo põe dinheiro), vai ultrapassar os eua em tecnologia. basta ver o desmonte do ministério da educação q trump faz nos EUA.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.