Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. márcia corrêa

    O coração humano dos moradores de NY não devia estar muito satisfeito com a política do último mandatário né

    Responda
  2. Nilton Silva

    Perfeito. Acabo de ler hoje mesmo neste jornal que o fato de a maioria apoiar a matança policial no Rio é um problema. Problema da população que sofre diariamente com a violência de todos o lados, não dos gênios intelectuais que defendem a bandidagem vítima da sociedade. Vai entender.

    Responda
  3. Alexandre Marcos Pereira

    Não é preciso golpe, tanque ou decreto obscuro: basta que o poder, qualquer poder, desaprenda a ouvir o rumor íntimo das pessoas, compasso antigo feito de medos e esperanças, vaidades e feridas, pequenas humilhações e grandes expectativas. O coração humano não fala em planilhas; respira em intervalos, sussurra no ponto de ônibus, range nos ossos cansados, se ilumina com um gesto de reconhecimento. Quando governos, mídias, parlamentos, tribunais tratam pessoas como abstração é o fim da democracia

    Responda
  4. Marco Pereira

    As propostas de Mandami são voltadas para a redução do custo de vida na cidade mais rica do mundo: creches gratuitas, tarifa zero no transporte público e limitação do preço dos alugueis para combater a especulação imobiliária. Que extremista, não?

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Pois é...

  5. Flávio Taylor

    De blasio, progressista que teve dois termos, deixou NY muito, mas muito pior(em todos os sentidos)) do que seu antecessor, Bloomberg(que entrou assim que Juliane terminou seus dois termos, e deixou NY a cidade mais segura do mundo, e acreditem, limpa). Assim que ele entrou , falou: “acabarei com o tolerância zero “. Bom, de Blasio quase acabou com NY. Nenhum é perfeito, mas em se tratando de NY, os republicanos sempre fizeram um governo muito melhor. Oremos por NY.

    Responda
  6. Flávio Taylor

    Midterm”. Senhor articulista, respeite nossa língua, é o mínimo.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Esperem quatro anos e me cobrem a situaçao de segurança e limpeza de ny, vai estar um horror

    Responda
    1. Luiz fonseca

      Isso é uma previsão ou seu desejo?

    2. Flávio Taylor

      Provavelmente.

  8. Roberto Reis

    esse parece ser o desafio das futuras gerações. encontrar um ambiente de debate político sadio, livre de ódios e paixões, e que permita a tomada de decisões e medidas ágeis em prol do bem comum e em a atenção aos anseios cada vez mais diversos e também imediatistas e que ao mesmo tempo tenha à mão mecanismos legais para zelar pelo estado democrático de direito. alguém se aventura na resposta? eu não tenho ideia por onde começar.

    Responda
  9. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro João texto belíssimo e muito lúcido, a democracia moderna tem que funcionar na Bélgica, porem sem esquecer as mazelas da Índia, democracia em bolhas é um atalho para os populista tanto de esquerda quanto de direita.

    Responda
  10. Laudgilson Fernandes

    Não precisa ir até Portugal. Leiam Jessé de Souza e com certeza muito e um pouco mais do dito acima se encontram em seus livros.

    Responda
  11. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Ótima reflexão, explica, as contradições pós Guerra Fria, e a adesão das pessoas ao retorno do passado e aos novos Ditadores. O bom é que o daqui, está, indo para o xilindró.

    Responda
  12. Zelis Pereira Furlan

    Encanta ninguém somente os jovens. O New York time escreveu verdades . Está prometendo o impossível. Vocês leram que o New York Time falou muito mal do Lula? Coloque a reportagem.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Por acaso você é uma pessoa idosa? deve ser para escrever isto. Mas lhe garanto que sua teoria não é correta.

    2. Dagmar Zibas

      Oi, Zelis. Agora procura aliados na imprensa internacional,? Pois leia The Economist que disse q Lula é exemplo para enfrentar Trump.

    3. Sérgio Silva

      Lendo seus comentários todos os dias, me pergunto: (a) q criatura infeliz e desocupada é essa q faz comentários o dia todo? (b) como ainda não contrataram você na assessoria de assuntos governamentais, já q você sabe tudo e tem a solução para tudo?

  13. rodrigo herman da silva

    Ótima análise. Parabéns!

    Responda
  14. José Fernando Marques

    Perfeito, menos quanto ao "antipluralismo". Ideias contrárias às democráticas devem ser coibidas ou vigiadas mesmo. Falo de nazismo, fascismo, racismo, misoginia, pedofilia.

    Responda
    1. Marco Augusto

      Por que não citou o comunismo ? a ideologia que mais cometeu genocídios na história da humanidade.

  15. Marcelo Pires Santana

    Esquerda americana é de lascar...

    Responda
  16. MARCIO OLIVEIRA

    Excelente texto, me faz lembrar porque mantenho a assinatura deste jornal.

    Responda
  17. NACIB HETTI

    Não existe esquerda americana. O Partido Democrata é capitalista até a medula; faz o lobby das grandes corporações, inclusive da indústria bélica e de Wall Street.

    Responda
  18. Robson Oliveira oliveira

    Doutor Coutinho, desde a 1930 os EUA nao tem esquerda de fato. Politicamente se divide em 3 grupos, Direita Conservadora - Repuplicanos. Direita Liberal E atualmente conta com a direita Estru mpida, em fase de extinção desde o dia 5 / 11 , face a derrrota em todas eleicoes municipais e estaduais, principalmente em Nova York onde um imigrante muçulmano social democrata deu a maior surra na direita fascista. mas ele formalmente não e de esquerda e foi eleiro pelo Partido Democrata.

    Responda
  19. Marcelo Negros

    Lição para o Brasil: o Fascismo da Direita Indecente precisa ser combatido com Esquerda de verdade, com a palavra Socialismo na boca com orgulho e força. Não com um Centrismo envergonhado, com medo da reação da Farinha Lima PCC. Eles conspiram abertamente contra o Brasil, mesmo negociando. Vamos perder a vergonha de ser de Esquerda! Quem deveria ter vergonha é a Direita Indecente.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Boa Marcelo! Faço votos que usem à exaustão a palavra socialismo pra descreverem o que desejam ver no Brasil, ou seja, um sistema que não funcionou em lugar nenhum e que gerou miséria e retrocesso social por onde passou.

    2. MARIA CECILIA C SILVA

      Centrismo envergonhado??? É melhor que a vergonha continue com a esquerda. Porque a direita, por sua vez, não tem nenhuma. É sem-vergonha mesmo.

  20. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    A relativa fragilidade da democracia encontra-se na necessidade de mediar o conflito entre razão e húbris - direitos x tradição -, permitindo, de um lado, a fruição daqueles, e de outro a manifestação desta como expressão legítima do pluralismo, e não há forma de o fazer se não no marco do Estado de Direito. Por vezes esquerda e direita civilizadas se esquecem disso, dando espaço aos extremismo.

    Responda
  21. Zelis Pereira Furlan

    Na Flórida explodiu os imóveis todo mundo dando o fora.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Furlan, deleta seu texto, pelo amor de Deus…

    2. MARCIO OLIVEIRA

      Furlan, não sei o que você fuma, mas é bom; passa logo o whatsapp de quem vende isso, por favor.

    3. NACIB HETTI

      Temos imóvel na Flórida e nada sabemos sobre o terrorismo do Furlan.

    4. Gustavo Moreira

      Do que você está falando, terrorismo? Case logo com o Napoleão!

  22. Zelis Pereira Furlan

    Nunca! Quem tem dinheiro está indo para Flórida.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Agora estão indo para El Salvador. O novo queridinho dos ricos.

    2. Robson Oliveira oliveira

      Estavam indo os latinos ate 10 anos e depois que virou um estado com muita especulacao e adiminstrado pela extrema direita, quem investe la é so gente como o Trump.

  23. Daisy Santos

    O congresso nacional está repleto de 'quem deseja que o espaço público seja reflexo de seus valores privados'. Quanto a john rawls, se porventura houvesse alguma noção sobre a teoria da justiça, algum freio moral teria poupado a sociedade de se defrontar com uma pilha de cadáver como resultado de uma 'ação policial planejada'. Dias melhores para a humanidade em tempos tão sombrios.

    Responda
  24. Gustavo Moreira

    O socialismo de Mamdani horroriza o conservador João Pereira Coutinho, que gostaria de ver como alternativa ao trumpismo um novo Bill Clinton.

    Responda
    1. Danilo Lessa Bernardineli

      Mamdami é pior que só socialista: ele é um socialista democrático. A direita travestida de centro moderada se arrepia com a possibilidade de que a democracia pode de fato ser democrática

  25. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Danilo Lessa Bernardineli

    A eleição do Zohran é um pequeno respiro de que talvez a democracia possa sobreviver e funcionar como mecanismo de representação popular. Quem sabe Zohran possa fazer reformas, como um bom moderado que ele é, a fim de evitar que a panela de pressão exploda. A alternativa à moderação reformista é o autoritarismo ou a revolução. Zohran é uma oportunidade de que a reforma aconteça antes que estes últimos aconteçam

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Danilo nao perdca mais tempo respondendo os bots a extrema direita As bobagens e fake fatos que eles escrevem, nem eles acreditam .

    2. Danilo Lessa Bernardineli

      Rai, moderação é agir com base na lei e respeitando os processos democráticos e institucionais. Democracia não é sobre ideologia, e sim sobre o rito que se faz para fazer as coisas. O Zohran tem várias ideias e, desde que feitas de forma legal, elas estão dentro do jogo democrático. A falta de moderação consiste em atropelar pessoas e regras, infringir as regras e perseguir opositores. Você pode achar ele inovador de ideias, mas ele é moderado em como se propõe e se conduz

    3. Rai Giovanni

      Quando vc o qualificou de bom moderado que ele é, eu rachei de rir. Vc não deve ter lido uma linha sobre o curriculum dele ou o plano de governo. Até os democratas odeiam ele.

  27. Luiz Candido Borges

    Interessante, os alarmes de perigo para a democracia só toca na cabeça do Coutinho e de gente como ele quando o "perigo interno" vem da esquerda. Ele trata o prefeito recém-eleito df NY como ameaça existencial! Fica preocupado não, Coutinho, logo logo o Trump vai meter o pé na porta podre da democracia americana e acabar com essa festa! Aí, o perigo interno à direita merecerá um artiguinho lastimoso e inconvincente, pois seu coração estará pulando de alívio e, por que não, alegria!

    Responda
  28. NACIB HETTI

    Qual socialismo? São 50 tons de socialismo; vai desde a ditadura corrupta do Maduro até o socialismo capitalista da Noruega.

    Responda