Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERALDO DE CARVALHO JR

    Essa conversa em época pré eleitoral é mais uma jogada do governo. O povo adora "bondades" , pena que a maioria é cascata, promessas que jamais serão cumpridas. Independente do governo ser direita ou esquerda as bravatas são as mesmas...

    Responda
  2. Domingos Barreto filho

    Pode parecer estranho más concentração de renda é péssimo para os negócios! E explico melhor. O EUA tem muitos consumidores porque a renda da classe média é maior, logo é muito melhor muitos com ganhos acima de R$ 5.000,00 por do que poucos acima de 100mil. Mais dinheiro em circulação. A exemplo do IRPF, O IRPJ deveria ser mais progressivo, as empresas menores precisam pagar menos e com menor burocracia.

    Responda
  3. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Quanto à chamada "pejotização", sou obrigado a concordar com o ministro. É fraude sim, o que está ocorrendo. O assunto é simples de se definir: QUEM POSSUI VINCULO DE SUBORDINAÇÃO (HORÁRIO, OBEDIÊNCIA A UM CHEFE, SUBORDINAÇÃO A UMA ATIVIDADE ETC), especialmente sendo um único contrato (empregador ou não) é vinculo empregatício: CLT. Ponto. Não ocorrendo essas situações, não há vínculos e, portanto a contrato é sem vínculos, podendo ser PJ. Entendo não ser difícil entender.

    Responda
  4. Eduardo Souza

    Sou contra a jornada 6x1 como sou contra legislação protecionista. Decisão eleitoreira de quem nunca precisou trabalhar para sustentar seu negocio e seus funcionários. Tira o 6x1 e ajuda o pequeno e médio empresario que sao quem sustenta o emprego nesse pais reduzindo a carga tributária e taxações absurdas como multa de 40% sobre fgts, e 3 dias extras a cada ano de trabalho. Se a empresa esta demitindo é pq está sem caixa e é justamente nessa hora que o governo mais crava a faca. Facilitem.

    Responda
  5. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Quem nunca investiu, nunca empreendeu, nunca correu risco na vida e somente viveu pendurado em alguém (Sindicado ou Órgão Público) só pode ter um pensamento assim. Isso não é novidade. Tudo igual ao seu chefe.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Quem investiu, correu risco, produziu empregos etc, conseguiu lucros divide-se o mesmo lucro com os demais ou socializa-se. Se produziu prejuízos, "azar dele", o próprio. Esse é o pensamento da maioria dos esquerdistas. Socializa-se os lucros e privatiza-se os prejuízos. E viva o voto obrigatório de eleitor analfabeto politicamente, especialmente aqueles mantidos pelas várias bolsas "disso, daquilo, acolá etc.". De novo: Viva a democracia, a nossa, claro.

  6. Jair Pereira

    Porque toda Lei trabalhista é feita ou sugerida por quem não trabalha? Concordo plenamente com Campos Neto, vai aumentar a informalidade , porque o tempo vago não será para qualidade de vida e sim trabalhar em outros empregos. Num primeiro momento o salário se mantém, mas em seguida o patrão substituiu todos por salário menor, e sendo menor então a informalidade aumenta. Medida eleitoreira, oportunista e promessas de campanha eleitoral.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      A lei das trabalhadoras (empregadas) domésticas (e-social) foi ótima. Produziu um excelente resultado: Poucas querem vinculo empregatício (carteira assinada). Todas só aceitam como diaristas, mesmo que mais de DOIS dias semanais. Experiência própria. Só os iluminados dessa administração governamental (sindicalistas), que não enxergam essa realidade.

    2. Icaro Machado Prado

      Falaram a mesma coisa quando da Lei das Empregadas Domésticas. Ou seja, papo furado.

  7. ricardo molina

    Impacto no preço em geral vai ser tenebroso

    Responda
  8. marcelo malva

    Espero que acabe e que em brave tenhamos a escala 4x3. Eu acredito que teremos um salto de produtividade e qualidade no trabalho. As pessoas terão mais tempo para descansar e se qualificar. O impacto na qualidade e na produtividade será enorme.. O que precisa ser feito é a engenharia tributária para que todos venham trabalhar formalmente. Menos horas e mais produtividade.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Que ótimo. Nunca vi conclusão tão óbvia. Merece o premio Nobel de economia. Descobriu a segunda roda, a segunda pólvora. Kkk ...

  9. Vladmir Favalli

    Mais uma brincadeira dos idiotas que acham que comandam o país. Estão criando mais uma mentira federal. Tal e qual a organização dos serviços por aplicativos. Eita governo desgovernado. Só blá, blá,blá.

    Responda
  10. Rodrigo à vora

    Fim da escala 6x1 e, logo logo, a redentora escala 4x3, para o trabalhador ter vida, lazer, família, formação e descanso, sem redução salarial e com a criação de milhões de postos de trabalho!

    Responda
  11. Anna Rodrigues

    Não basta, 8 horas é jornada do século retrasado, com uma tecnologia bem diferente de agora. Precisamos de 7 horas sem interrupção, inclusive para ser possível constituir uma família planejada. O mundo que conseguimos construir hoje só está bom para uma minoria e na opinião dos zumbis do ZAP e das vítimas de alienação diante do trono.

    Responda
  12. Joao Braga

    Fácil criar medidas que diminuam o trabalho e aumentem o salário. Esqueceram de avisar quem paga a conta. Se fosse assim me elejam e eu promovo 1 dia de trabalho e 6 de descanso, salário mínimo 10 mil por mês. Ia esquecendo transporte gratuito para todos, e bolsa picanha 15 peças por mes. Votem em mim! ( ironia).

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Dagmar. Se informe melhor. O que acha de sua “deputada” da esquerda ERIKA HILTON que esnobava uma bolsa de apenas R$ 25.000,00, uma cirurgia no nariz, e mais alguns penduricalhos pagos pelos contribuintes..

    2. Joao Braga

      Dagmar daí um tempo, hoje é sábado. Bom final de semana.

    3. Dagmar Zibas

      Dá grande prazer ver classe média de direita defendendo os exploradores.do trabalho e pensando ser do andar de cima Candidate-se a uma vaga de 6 X 1.para ganhar 1.800 como oferecia aqui uma empresária q, ao mesmo tempo, usa e exibe joias e bolsas de mais de cem mil.

    4. Dagmar Zibas

      Acho q devia se candidatar a uma dessas vagas 6 X 1. Ontem mesmo, foi publicada aqui a história de uma empresária, do ramo de gastronomia, q oferecia 1.800 para esse tipo de jornada. Foi tb registrado sua ostentação de joias, carros de luxo e bolsas de mais de cem mil reais. Candidate- se.

    5. Lena Kasler

      Exatamente

  13. Valdir Costa

    Eu não acho nada . Já não tem mão de obra ( geração nem nem ) E a China trabalhando 10 horas dia tirou quase 1 bilhão da miséria sem favor do estado , mas com muito trabalho. Acho que minha geração na casa dos 65 anos trabalhou bastante e provavelmente não vai receber nem aposentadoria daqui a 5 anos porque não tem gente contribuindo para pagar os que recebem. Está geração Z vai levar o país ao caos ( tomara eu esteja errado )

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Céus ... atente para a acumulação dos mais ricos que sequer querem pagar impostos. Há uma desigualdade abissal entre os 10% mais ricos e o resto da população. É essa desigualdade que pode criar o caos e não o fim da jornada 6 x 1. 6 x 1 é jornada de escravidão. E há muito trabalho informal porque os empregos formais pagam miséria. Se houvesse salários minimamente dignos, haveria muita contribuição para o INPS. Tente trabalhar 6 x 1 com salário de 1.800 reais.

    2. Anna Rodrigues

      Por aqui nós tivemos 300 anos de escravidão com uma jornada até maior e o que produzimos foi mais miséria. Hoje os tempos são outros e a tecnologia é outra e as famílias estão precisando de mais atenção, não só as empresas.

  14. Marcelo Molinari

    Minha ideia seria manter a escala 6x1 mas com um fim de semana integral de descanso no mês. O trabalho seria direto e focado, com no máximo 20min descansado. Com essa forma de agir, focado no trabalho e nada mais, possivelmente a produção não cairia, sendo talvez até maior. A geração de menor estresse é óbvia, com chance de que, com esse aumento do dia e liberdade para cuidados pessoais, instrução, passeios, os setores de serviço, comércio e indústria sejam nesse período maior demandados.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Rsssss, e produtividade não faz parte dos seus cálculos? Onde ela entraria?

  15. Eduardo Souza

    Eu sempre achei uma ousadia esse pessoal ter inventado de abolir a escravidão. Acho que revogando a Lei Áurea é mais fácil implementar o que os empresários querem.

    Responda
    1. Valdir Costa

      É. Mas provavelmente você vai virar Uber se não for muito bom no que faz ( se é que Monza pode fazer Uber ). Enquanto tem dinheiro pra socializar é ótimo , mas já está acabando e o país do futuro , virou o país do fracasso

  16. Adilton Jose Luna de Andrade

    Desconfio 100% das vezes de todos os governos de quaisquer ideologia quando levantam uma bandeira e determinam que aquilo é o melhor pro trabalhador. Por que não se impõe a escala do legislativo ou do judiciário? Nunca falei com o um trabalhador PJ que esteja insatisfeito com a decisão tomada. Isso obviamente é ruim pra qualquer governo!

    Responda
  17. Nelson Vidal Gomes

    Um vexame! O PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) ter que assistir - no ano em que completa 45 anos- a Redução da Jornada de Trabalho ser proposta por parlamentares de outros partidos, como se não bastasse há 17 anos governar com os maiores juros do mundo, desde quando nomeou Presidente do Banco Central um ex-presidente do Bank of Boston , estar dando comida para obter votos com o Bolsa Família mas não onde fazer cocô legando 100 milhões sem saneamento. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Eduardo Moreira tem muitos discípulos por aqui. Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Celso. Você é que está parecendo um rico de esquerda. Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      Registre-se, que, a falta de saneamento acarreta doenças de veiculação hídrica que levam à incapacidade laborativa que trazem a fome de volta. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    4. CELSO RIBAS

      Nelson, entendi, pobre de direita então, pior ainda!

    5. CELSO RIBAS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. Valdir Costa

      Este Celso Ribas acha que rico perde tempo discutindo com mortadela socialista. Que piada.

    7. Nelson Vidal Gomes

      Celso. Onde está o riquinho aqui!? Descobri que o PT era o PEB porque sou filho de trabalhador cujo mês sempre foi maior que o salário, mesmo quando ele assumiu a Chefia do Setor de Compras da empresa onde trabalhava. Ficou mais claro agora? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    8. CELSO RIBAS

      Mais um riquinho herdeiro dando chilique, como disse o ministro, "Prepare-se!"

  18. Marconi Rodrigues Cerqueira

    Simples, demite o funcionário CLT e contrata um funcionário diarista, trabalhando 12 horas (ou mais) por dia, resolvido o problema do empregado e do empregador. Simples assim.

    Responda
  19. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    São conquistas necessárias, 5 mil reais fora do Imposto de Renda, aumento dos dias do pai, para acompanhar e ajudar no cuidado com o bebê e a redução da jornada do trabalho. Sem anistia.

    Responda
  20. Alberto Bianco

    Quem quer ser CLT, que seja CLT, quem quer ser meu, que seja mei, mas mandar embora pra recontratar como mei tem que receber uma multa, pesada, isso é um escárnio, o cara manda embora e quer recontratar pagando o mesmo valor, essa é a escravidão dois ponto zero.

    Responda
  21. Francisco Paulo Almeida

    Quando reduziu de 48 para 44 as afirmações de quem era contra não se confirmaram.

    Responda
  22. Marcos Longaresi Carvalhães

    Esse moço nasceu em 1959, em 1984 foi eleito tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, tinha 25 anos. De lá para cá nunca mais laborou, só viveu de sindicato e cargo público, eu queria saber o que ele entende de carga horária.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      O mesmo que a família bolsonaro entende. Hahahahaha

  23. Felipe Souza

    O debate precisa avançar mais, na verdade. A jornada 4x3 de 8h diárias ou 5x2 de 6h, sem redução de salário, é uma necessidade urgente para garantir bem-estar e lazer aos trabalhadores. No atual modelo, ainda que 5x2 de 8h diárias, vive-se para trabalhar praticamente.

    Responda
  24. flávio paes

    Seremos o país dos meis, o pessoal de Brasília quer descobrir pq 5 milhões de cpfs tornaram-se meis. Depois do 6x1 teremos mais uns 30 mi, vai fazer o que? processar todos os capitalistas asquerosos que tem 2 empregados e não conseguem pagar os encargos?

    Responda
    1. Icaro Machado Prado

      Se o dito patrão só consegue ter dois empregados e ainda passa aperto, então pode ser tudo, menos um capitalista.

  25. Alexandre Pereira

    “Mas foi derrotado pela narrativa da extrema direita”? Sério? Piada pronta? Desde quando alguém tem mais poder que a máquina gastadora? Reducionismo alinhado não resolverá a questão e o convescote tem que perguntar para os PJ se também querem pagar para sustentar a pirâmide previdenciária et caterva. No mais, falta racionalidade, para variar, sobra ativismo.

    Responda
  26. Marcos Longaresi Carvalhães

    A conta não fecha pois para acabar com a escala 6 por 1 teria que implementar a escala 5 por 2, e isso em um mês de 30 dias daria 176 horar de trabalho. De acordo com a OCDE o nível de produção do trabalhador brasileiro é baixo, estamos em 62 lugar nessa classificação. Resumindo o que alguns trabalhadores de outros países demoram 15 minutos para produzirem, o brasileiro demora 1 hora. Enquanto países desenvolvidos focam em produção, o governo brasileiro foca em descanso.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Marcos, acho que vc não entendeu nada , não é funcionário e sim uma coisa que são meios de produção, onde a mão de obra faz parte. Não o funcionário lá trabalha menos horas que aqui, lá os processos são mais eficientes.

    2. Valdir Costa

      Este Alberto deve ser aquele funcionário que não produz, tem inveja de quem produz e provavelmente ou é funcionário público ou está na jugular de pai/mãe. Discurso fracassado porque se não tivesse cabulado a escola saberia que a lei Áurea só veio quando escravo dava prejuízo.

    3. Alberto Henrique

      É isso aí,temos que lutar pela revogação da lei áurea.

  27. Danilo Meira

    Duas coisas que vão ter que entrar em discussão: jornada 4 x 3 de 8 horas ou 5 X 2 de 6 horas e recolhimento obrigatório de impostos e INSS pelo contratante (não pelo contratado) em relações de trabalho PJ.

    Responda
  28. NACIB HETTI

    Sou a favor da escala 4X3. O trabalhador precisa de tempo para lazer e fazer suas compras. No capitalismo a grana precisa circular.

    Responda
  29. Antônio João da da Silva

    Daqui a 50 anos a visão da escala 6x1 será a mesma que hoje temos da escravidão.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Não Miro, enquanto o Brasil ficar no passado, enquanto outros países investem tempo em lazer ganhos com a produtividade, nos ficamos aqui discutindo que o funcionário brasileiro é pouco produtivo, sem ver tecnologia nos processos, aí fica difícil

    2. Miro Costa

      Certo. Terão descoberto o segredo de viver de brisa - se brisa ainda houver.

  30. Wander Panfili

    6X1 é escravidão, trabalho em um segmento que essa é a jornada padrão, sou gestor da empresa e afirmo: É escravidão, os patrões e investidores lavam a égua com sangue do trabalhador. E é um setor que também PJotiza tirando TODOS direitos do já escravizado trabalhador. Deixe que eu respondo porque a regulamentação não anda, pelo mesmo motivo que as BETs conseguem aprovar pautas de isenção de impostos para elas, corrompem/patrocinam políticos para manter tudo como está.

    Responda
  31. Miro Costa

    Melhor ainda, genial ministro: vai ser 0x7 - trabalha-se 0 dia, folgam-se 7. No paraíso do pt estarão todos no paraíso - mortos.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Engraçadinho, vc.

    2. Alberto Henrique

      É isso aí, Miro, temos que lutar pela revogação da lei áurea.

    3. Alexandre Pereira

      O nome disso é bolsa sem contrapartida.

    4. Wander Panfili

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  32. Luiz Bartolotti Bartolotti

    O que o GM fez de bom para o povo trabalhador ? , não é só ele é um conluio contra o trabalhador , ações contra grande empresas e o governo , que não cumpriu suas obrigações são anuladas ou viram precatórios que na maior parte os beneficiários morrem sem ver a cor do seu suado dinheiro , mas Tudo com a cumplicidade dos maus políticos .

    Responda
  33. Tácito JanSoN Prudente Corrêa

    Observa-se a manipulação. 40h não resolve nada. Escala 4X3. 30 horas semanais. 7:30 diária. Acaba-se sábado, domingo e todos os feriados, exceto 7/9 e 21/4. Proibido horas extras. O Mercado se ajusta, o trabalho sem qualidade de vida termina. As empresas, Administração Pública, Judiciário, Hospitais, Economia etc. Funcionarão ineterruptamente em 1, 2 ou 3 turnos. Tudo ia ficar melhor. A Nação cresceria com todos tendo qualidade de vida.

    Responda
  34. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Escalas 6x1, 5x1 ou 7x0 são modelos de exploração de mdo pelo c.. Nada a ver com tratamento tributário concedido pelo E. aos assalariados.

    Responda
  35. jarbas cabral

    O problema da pejotizacao não é com o médico ou com o engenheiro, mas com o frentista do posto de gasolina ou com a faxineira da rodoviária. Não tenho dúvidas nenhuma de que se for aprovada grande parte das empregadores vão contratar os trabalhadores apenas com MEI e adeus superatividade fiscal na previdência.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Está em todos os níveis, pois empresários já não querem despender o dobro por empregado para manter seus negócios funcionando, sendo que o empregado mal e mal tem benefícios com isso. Não se preocupe, a China vem aí, com relações trabalhistas modernas.

    2. Danilo Meira

      E adeus direitos. Cidadão não vai poder ser mãe ou pai, não vai poder tirar férias, ter folga ou sequer ficar doente, caso contrário vem outro e toma o lugar