Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Zelis Pereira Furlan

    Ninguém foi.kkkkkk

    Responda
    1. José Bueno

      A/O Zelis, com saudades do garçon do bar da esquina de Nova Iorque, com quem o expresidente Bolsonaro resolveu os problemas da humanidade. Citando manchetes distorcidas, a/o Zelis, como sempre ignorando os importantes participantes da Conferência na Colombia que o texto não conseguiu esconder.

  2. paulo wesley dornellas

    É um evento que a Europa simplesmente ignora. Veja o que disse o anfitrião, presid da Colômbia: O governo da Colômbia confirmou dez governantes, incluindo o próprio anfitrião. Os primeiros-ministros da Espanha, Pedro Sánchez, e de Portugual, Luís Montenegro, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, são outros poucos nomes relevantes. É. Só Portugal e Espanha presentes. Nenhum país importante europeu deu a mínima. Então Lula poderia simplesmente ter feito uma declaração de apoio.

    Responda
  3. Hamilton Octavio de Souza

    Depois da onda de golpes e ditaduras que dominaram a América do Sul nos anos 1960, 1970 e 1980, com torturas e assassinatos de milhares de pessoas, os povos da região assumiram compromisso com o funcionamento de regimes democráticos e com maior respeito aos direitos humanos individuais e coletivos. A defesa da democracia não pode fazer concessões a regimes autoritários, corruptos e que oprimem as populações mais pobres do Continente. Defender Maduro não honra o compromisso democrático.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Caro Hamilton, não se trata de "defender Maduro", mas defender a Venezuela de uma agressão armada e midiática dos EUA. Maduro é, de fato, um ditador, mas mil vezes pior seria a ditadura Made in USA da oposição comprada de Carmonas, Guaidós e Corinas, que se comprometem a ceder o petróleo venezuelano aos EUA. Seria uma ditadura muito pior, como utras do State Department, como a de Pinochet.

  4. adilson pedroso

    A metáfora do sapo na panela ilustra bem a situação: muitos que defendem Lula se acostumaram tanto com a corrupção e com o apoio a regimes autoritários que ainda acreditam viver sob um governo que defende a democracia.

    Responda
    1. mauricio jose neves frança

      Quando bobagem o sr fala, pensa e propaga, o Brasil vive democracia, por pouco quase que não, mas o democracia venceu e o Lula tá fazendo o certo em defender um país da América Latina sendo atacado por Trump, por motivo ignorado, até então Maduro sempre foi ditador, agora traficante eu desconhecia, Trump tá procurando dominar um país que lhe interessa pelo petróleo que tem.

  5. Ernesto Pichler

    Obrigado, Sr. getulio Cunha, por mostrar o baixíssimo nível intelectual da direita bozofachista, sua incapacidade de apresentar argumentos e provas.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Sei disso, Helio. Mas ele já se declarou não bozofachista, então tem salvação.

    2. Helio Lobo

      Ernesto, na verdade, este ai é apenas um imbecil.

    3. Getulio Cunha

      Pois é Ernesto, vc é só mais do mesmo. Todos são Bolsonaristas quando fala algumas verdades que maltrata seu coração fanático. Atenha-se ao governo atual, perdulários, cleptocratas e de bem com as benesses do poder. Cuidado com seus ídolos de barro

  6. Ernesto Pichler

    Parabéns Presidente Lula. É importante passar uma mensagem de apoio ao CELAC, nem que seja de um minuto, num momento em que um importante país é ameaçado pelo Império dominado por um nazitrampismo sedento de petróleo, que quer roubar e, para isso, inventa mentiras ("narco...") e subvenciona uma oposição vendida com bilhões de dólares.

    Responda
    1. Getulio Cunha

      Se vc defende a soberania dos países, pq o ladrao de aposentados deu axilo a uma condenada do Peru, ou mesmo foi gritar Kirchner livre na Argentina ?! Responde com parcialidade e sem obsessão doentia

  7. Carlos Eduardo Cunha

    Depois de tudo que falou em democracia e o direito do voto, ir para uma conferência defender um ditador que falsificou o resultado de uma eleição é a prova de que suas palavras eram apenas da boca para fora. No fundo apoia ditaduras de esquerda e suas palavras são só para inglês ver com populismo dirigido por marketing.

    Responda
    1. Carlos Eduardo Cunha

      Ernesto Há só um engano no seu argumento. Não defendo governo imposto pelos EUA nas defendo um governo escolhido pelo voto da maioria da população que quer ver uma Venezuela progredindo e livre. Acredito que Corina teria este apoio com grande maioria. Seria o governo do povo pelo povo .

    2. Gustavo Moreira

      Assim falam os democratas que vibraram com o golpe desajeitado da oxigenada que acaba de sair do presídio na Bolívia, e certamente vibrariam se a Marcha sobre Roma jeca do 8 de janeiro tivesse algum êxito.

    3. Amaury Kuklinski

      Exato. Não é defender o patife ladrão de eleição. É evitar uma interferência pior ainda, pela ditadura do Norte. Evitar o vale tudo na América do Sul.

    4. Ernesto Pichler

      Não se trata de defender um ditador. Trata-se de defender um país contra uma interferência militar estrangeira. E deve ser entendido que, se Maduro é um ditador (e é), muito pior seria a ditadura Made in USA de Carmonas, Guaidós e Corinas, com o agravante da perda do petróleo para o nazitrampismo. Apoiamos dos males o menor.

  8. Ernesto Pichler

    Parabéns Presidente Lula. É importante passar uma mensagem de apoio ao CELAC, nem que seja de um minuto, num momento em que um importante país é ameaçado pelo Império dominado por um nazitrampismo sedento de petróleo, que quer roubar e, para isso, inventa mentiras ("narcotraficante...") e subvenciona uma oposição vendida com bilhões de dólares.

    Responda
    1. paulo wesley dornellas

      Não misture as coisas. Criticar o Trump pelas ameaças à América Latina, tudo bem. Gastar um monte de dinheiro pra sair na foto de um esvaziado encontro ( só 12 líderes, contra cinquenta ha dois anos ) entre UE e AL não se justifica. Esse dinheiro seria muito mais útil se usado para ajudar Rio Bonito.

  9. F Sacramento

    E de verdade um absurdo vê o presidente da República ir a Colômbia para ali fica 3 horas e com um objetivo de defender a Venezuela e seu amigo Maduro e enquanto isso manda ministros a quem tá sofrendo no Paraná, com isso fica a pergunta: que amor e esse que tanto ele sente por outros enquanto os seus ficam sem sua atenção?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Não se trata de defender Maduro. Trata-se de defender um país contra uma interferência militar estrangeira. E deve ser entendido que, se Maduro é um ditador (e é), muito pior seria a ditadura Made in USA de Carmonas, Guaidós e Corinas, com o agravante da perda do petróleo para o nazitrampismo. Apoiamos dos males o menor.

  10. Carlos Eduardo de Carvalho Carvalho

    Deveria ter ficado no Brasil e cuidar dos desabrigados do sul de perto...isso sim , é importante...

    Responda
    1. paulo wesley dornellas

      Totalmente sem noção o Pichler. Missão internacional importantíssima é hilariante.

    2. Ernesto Pichler

      para cuidar dos desabrigados, há uma equipe. Lula acompanha, mas está em missão internacional importantíssima.

  11. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Visitar os narco companheiros .

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Sr. Gaiato, isso é calúnia, portanto o criminoso é você.

  12. arlindo kamimura

    7.out.2025 às 12h56: comentei na FSP: "A ingenuidade das pessoas me surpreende. Quem acredita que um encontro “casual” de 30 segundos pode mudar um arcabouço ideológico minuciosamente preparado pelo trumpismo para dominar o mundo e, em especial, os países vizinhos. Conhecendo o negociador Trump, essa aparente aproximação disfarca um estratagema diabólico de neutralizar e "desarmar" uma possível reação do governo brasileiro em relação a uma iminente intervenção militar na Venezuela."

    Responda
  13. mario rey

    Excelente. depois do ministro boulos e do apoio ao comando vermelho ,agora mais essa. a direita tá rindo a toa..kkkk

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Rey mente. Lula nunca deu apoio ao comando v, e o Ministro Boulos é um excelente ministro. Se tem alguma crítica, apresente-a, sem insinuações covardes.

  14. Getulio Cunha

    Temos um pária no poder. O cara é a vergonha na diplomacia. Como vai negociar tarifas se não sabe administrar um boteco. O Brasil está jogado nas mãos de um maluco q fez 2 meses de curso de economia, e um casal exibicionista que desfruta das benesses do poder. E sempre falando de pobre.

    Responda
    1. Getulio Cunha

      Calma Lobinho, vc usa óculos ?

    2. Helio Lobo

      Sua resposta ao leitor Paulo Sakanaga demonstra que o único cego aqui é você!

    3. Getulio Cunha

      Paulo a parte ruim é sua cegueira

    4. Paulo Sakanaka

      Adoraria concordar com você, mas os indicadores não ajudam. Desemprego baixo, média salarial em alta, baixíssima inflação, recorde de exportações e do Ibovespa. Qual é a parte ruim?

  15. NACIB HETTI

    Centro industrial das drogas.

    Responda
  16. Ernesto Pichler

    É impressionante a falta de noção de tantos que aqui atacam Maduro e enaltecem um ataque nazitrampista à Venezuela. É verdade que Maduro age como um ditador, mas a oposição venezuelana, sustentada pelos EUA por bilhões de dólares, faria uma ditadura mil vezes pior, a julgar pelo discurso de posse de Don Carmona El Breve.  A julgar, também, por outras ditaduras Made in USA, como a de Pinochet. Estão em disputa duas ditaduras, uma militarista, anticomunista e nacionalista, que quer manter o petról

    Responda
    1. mario rey

      kkk olha quem fala..

    2. Osmar Lopes da Silva

      Não deu para ir até o final do seu comentário, sem noção, defensor de narco-ditador que subjuga a sua população e opositores!!

    3. Ernesto Pichler

      Algum argumento, Srs. Paulo e Getulio?

    4. marcos machado

      Parabéns! um excelente viés de confirmação....

    5. paulo wesley dornellas

      Que viagem.

    6. paulo wesley dornellas

      ?

    7. paulo wesley dornellas

      Doze líderes presentes. Segundo a notícia, em 2023 foram quase cinquenta. Significa que trinta e oito entenderam que a tal cupula é perda de tempo e desperdício de dinheiro público. E nosso presida viaja nove horas pra discursar cinco minutos. Isso é ser estadista? Pergunto de novo: por que não mandou o dinheiro gasto nessa viagem inútil para as vítimas do tornado em Rio Bonito?

    8. Getulio Cunha

      Não discuta com o Ernesto, é a mesma coisa que jogar xadrez com pombo. O resto vcs já sabem

    9. NACIB HETTI

      ?

    10. Ernesto Pichler

      (cont.) Estão em disputa duas ditaduras, uma militarista, anticomunista e nacionalista, que quer manter o petróleo em mãos dos venezuelanos; outra entreguista, anticomunista, vendida, que aceita perder o petróleo para os "americanos". Duas ditaduras de direita: uma nacionalista, outra entreguista.

  17. Getulio Cunha

    Precisa prender urgentemente Maduro. Como todo esquerdista é covarde e logo fará uma delação para por na cadeia o ladrao de aposentado.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Valdir Costa

      O Pombo com nome de Pincher está fumando uma erva que muda a realidade para uma realidade paralela.

    3. Getulio Cunha

      Ernesto não jogo xadrez com pombo

    4. Ernesto Pichler

      Ladrao de aposentado é o bozofachista, que permitiu a continuidade do saque, ao contrário do governo Lula, que o interrompeu e está processando os ladros.

  18. Geraldo Filho

    Nossos governantes acabam sendo essa coisa ambígua e, ao mesmo tempo contraditória. Apoiamos veladamente a Rússia a Venezuela e ficamos só no discurso do, deixa disso tentando dar uma de pacifista, dialogando com todo mundo, sem posições firmes e enfáticas. Não dá para querer agradar a todos.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      O antecessor apoiava o Estado pária que comete um ge_no_cí_dio contínuo e embolsou joias da monarquia absoluta saudita, para ficarmos só no nível mais superficial. É o que temos para hoje, com a vantagem de não existir subserviência ao laranjão.

    2. Ernesto Pichler

      Diplomacia é ter bom entendimento com todos.

  19. Geraldo Yamassaka

    Mais uma "cutucada" no Trump, e, isso durante negociações sobre tarifas. Vai entender.

    Responda
    1. Getulio Cunha

      Temos um pária no poder. O cara é a vergonha na diplomacia. Como vai negociar tarifas se não sabe administrar um boteco. O Brasil está jogado nas mãos de um maluco q fez 2 meses de curso de economia, e um casal exibicionista que desfruta das benesses do poder. E sempre falando de pobre.

  20. paulo wesley dornellas

    Viajar para fazer um discurso de cinco minutos, para meia dúzia de gatos pingados, numa tal de cúpula UE-Celac. Ou é falta do que fazer, ou é preguiça de fazer o que precisa, ou é dar tudo em troca de holofotes. E quem paga o custo do passeio somos nós, com nossos impostos. Por que não pega o dinheiro dessa viagem e gasta com a população de Rio Bonito?

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Sempre o velho discurso do entreguista que desvaloriza o diálogo com a África, com a América Latina e com o Mundo Árabe. Daí para ir à praia com boné Maga é um quase nada.

    2. Cesar Costa

      Paulo, o que nao se pode negar é o apetite do demiurgo para se reeleger. Sai da COP30, encontro do clima, e voa nove horas gastando muito combustível para falar cinco minutos contra os USA com quem está negociando. Isso é campanha eleitoral, não está nem aí para os empresários e empregos em risco com as tarifas.

    3. Ernesto Pichler

      Demagogia é a sua. As relações internacionais são importantes, e os problemas internos não estão sendo negligenciados. Sua ignorância, ao falar de "uma tal de cúpula UE-Celac" é palpitante.

  21. Valdir Costa

    Tudo isto para defender um ditador que fraudou a eleição e 30% dos fusis apreendidos na operação são da Venezuela. Será que ele tem medo do Maduro falar alguma besteira sobre ele ? Porque não é possível o cara falar de soberania e defender quem prende e tortura seu povo ilegalmente no poder.

    Responda
    1. Valdir Costa

      Ernesto com sobrenome de Pincher Não é narrativa é fato o cara que ganhou a eleição tá preso. 30% da população foi embora. A oposição está presa e você quer que eu acredite na versão do degustador etílico na presidência ? Ele está com medinho porque o fórum de SP só tem 3 países agora. Em breve não vai ter nenhum.

    2. Ernesto Pichler

      Fonte: vozes na minha cabeça.

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Tudo isso para defender a resolução de conflitos por métodos pacíficos.