Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ALEXANDER STRUM

    Marília, a transformação cultural a que você se refere é consequência de avanços tecnológicos como a revolução industrial e a pílula anticoncepcional, que reduziram a necessidade força física para a produção de riqueza e a possibilidade de administrar o processo reprodutivo. Essas tecnologias foram desenvolvidas por homens que provavelmente tiveram o apoio de suas mulheres. cont.

    Responda
  2. neli faria

    Como nada sei sobre esse artigo, então, nada palpitarei.

    Responda
  3. Galdino Formiga

    A vida de solteiro anda puxada.

    Responda
  4. fabio saraiva moura

    "Nunca haverá um vencedor na guerra dos sexos, há muita confraternização entre os inimigos"

    Responda
  5. Daniel Cabral

    A pessoa que mora sozinha tem que lavar, passar, cozinhar, etc. Trabalhar geralmente é um pé no sa co. Qual é a vantagem, afinal?

    Responda
  6. Ricardo Batista

    Texto excelente, parabéns! O da Madalosso falava sobre uma parcela da população masculina, ainda grande, infelizmente, e não só no Brasil. Já o seu dialoga com a imensa maioria dos homens. No meu caso, específico, adoro a solidão e ter a casa só pra mim. Quando estou namorando, prefiro a solução do casal de A Idade Dourada : na hora de dormir, cada um pro seu quarto. Dormir juntos, só de vez em quando, que ninguém tem um hálito muito legal ao acordar.

    Responda
  7. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    ...lendo iditices que a mulher tem culpa, o despezou e teria obrigação de ficar / ser dele. Ou seja, uns IMB3CIS completos. Daí ainda vem com essa que as mulheres ficam com "velhos da lancha". Bobagens de desequilibrado. As mulheres ( a mairia) fica com quem é hoem de verdade, não precisam de um eterno adolescentreb chorão e convencido que ele não precisa fazer/ sofrer/ passar/se esforçar por nada. Daí as mulheres ficam com caras normais , que passsarm por estas coisas e não culparam as

    Responda
  8. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Tb tem a grande questão é, o quanto as mulheres estão dispostas a rever suas atitudes e padrões?

    Responda
  9. Percio Gomes de Mello Junior

    Concordo em todo menos ma diminuição do homem como provedor. O homem continua querenfo ficar com uma mulher seja ela trabalhadora ou não. A mulher jamais. Continua muito comum o velho da lancha com uma novinha. Ao contrário ninguém vê.

    Responda
    1. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

      passsarm poe estas coisas e acharam normais da visda e lá vem os eternos pre adolescentes chorões dizerem, de novo, a culpa não é minha é dos velhos da lancha. Deveriaam colocar um tip top e ficar de bua, bua, na cama.

    2. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

      Isto aí tem muito de REd Pil, o cara é um fracasso com as mulheres.Tudo o que homens passam/passaram = quem não se apaixonou e foi solenemente desprezado por uma menina mais velha ou da mesma idade na escola, quem não tomou foras de mulheres que não os quiseram Etc, etc, etc . Neste racícionio onde as coisas normais da vida de um homem ( ou mulher) são transformadas em culpa delas sempre. Daí se tem até assassinatos pq uma menina recusou-se a ficar com um babaca que fica na nte lendo idiotices

  10. Lorena Kássia de Lima

    Bravo, Mariliz!!! Poucos homens estão dispostos a abrir mão dos privilégios do patriarcado. É mais fácil chamar mulher de histérica, louca, radical, etc. Mas, graças ao empoderamento feminino, cada vez menos mulheres dependem de homens pra estarem bem! E isso é maravilhoso.

    Responda
  11. Renato Almeida

    Vocês estão certas. Parabéns pela emancipação e respeito que estão conquistando. Mulheres empoderadas são muito mais interessantes. Gosto tanto de mulheres que, se fosse uma, com certeza eu seria lésbica.

    Responda
  12. michel sandes de melo

    As mulheres estão sem rumo.

    Responda
  13. Israel Rojtman

    Acho que os homens também tem preferido não casar. Então, parce que as pessoas estão se entendendo afinal.

    Responda
  14. márcia corrêa

    Lendo os comentários masculinos desta e de outras colunas que tratam destes temas, eu não tenho otimismo nenhum quanto ao progresso das relações héteros. As mulheres permanecerão sozinhas ou insatisfeitas com a parceria. Se vc é um bom companheiro não se ofenda; não estou falando de vc!

    Responda
  15. Weber Oliveira

    Vejo luz no final do tunel, que maravilha.

    Responda
  16. Maria Alves

    O que eu tenho ouvido de queixa de histeria masculina e visto de caixa de tadalafila jogada em calçadas atualmente... Não tá fácil pra ninguém!

    Responda
  17. Marcus Acquaviva

    Muito bem casado e feliz, digo que se algo acontecer à minha esposa ou ela quiser se separar, eu pessoalmente vou mais é querer ser solteiro viajando, satisfazendo meus hobbies e vontade. Tive minha cota de mulheres, a atual me satisfaz plenamente e não imagino outra no lugar.

    Responda
    1. Maria José de Araujo Costa

      Eu também penso assim. Mas às vezes me lembro de como é bom ter um bom companheiro de viagem. Acho as pessoas complicadas pra conviver, não apenas numa relação a dois.

  18. João Porto

    Fake dói. Tarefas domésticas são uma chatice sem fim, seja para mulheres ou homens. A ideia de começar a fazê-las para que se tenha felicidade me parece um pouco forçada. A busca deveria ser por exterminar esse tipo de tarefa da vida de qualquer ser humano, não incentivar que todos façam para compartilhar a derrota.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Morar em um bom hotel resolve o problema.

    2. Mauro Viana

      Para exterminar as tarefas domésticas só há duas saídas: ou se é endinheirado pra pagar outros pra fazer ou vai morar na rua

  19. thiago monaco

    Tem muita feminista de "boca" também, que se diz independente, defende "a causa" mas que, na prática, é mais machista que o próprio homem: espera que ele seja o provedor financeiro da relação.

    Responda
    1. Maria José de Araujo Costa

      Deve ter mesmo. Ainda. Mss não é disso que trata o artigo. Tenho hoje 66 anos, mais de 30 anos de casamento em um relacionamento bem satisfatório. Como me casei aos 35, no século e milênio passado, tenho que concordar com o que foi pontuado: havia ainda a pressão pra ter um parceiro, pra não ficar sobrando na sociedade. Mas já estava vendo essa fase em que se cuidava em escolher, pra ter alguém que valesse a pena, senão era melhor ficar sozinha.

  20. Paulo fedrizzi

    Me parece que é um tema de pouco interesse aos homens.Portanto,sem comentários.

    Responda
  21. Gustavo Figueiredo

    O problema é que boa parte das mulheres quer um homem provedor da família, e para isso, geralmente, precisa trabalhar fora mais tempo que ela, mas quer que o homem divida as atividades domésticas e de cuidado com os filhos, quando os tem. Aí a conta não fecha...

    Responda
  22. Daniel Choma

    Seja homem, mulher, Lgbtqia+ ou etceteras, poucos aguentam conviver com as neuroses alheias por muito tempo. Afinal, já têm suas próprias para lidar.

    Responda
  23. Denise Cabral de Oliveira

    Querida, as mulheres estão bem neuróticas, muitas consumistas, ansiosas, carentes, mimadas...mesmo as feministas rsrs...autoritárias , possessivas...E os homens tb, seguem machistas. É bem mais complexo do que a pílula dourada feminina que vc descreve...Não banalize nem generifique problemas estruturais desses tempos sombrios... E, vamos combinar, conjugalidade "a dois" é um fenômeno histórico recente...

    Responda
    1. thiago monaco

      ótima colocação.

    2. thiago monaco

      PERFEITO

  24. Carlos A F Gomes

    Eu acho que as pessoas estão é de saco cheio de abrir mão do que quer fazer ou dividir o pouco tempo vago que tem com outra pessoa. Eu acho que é apenas ganância de tempo e falta de paciência.

    Responda
  25. Nelson Oliveira

    Chegou o momento de os homens pararem com a patifaria com base na auto complacência, na desculpa de que os papéis são diferentes. Chega se desonestidade de gênero apoiada em valores da idade da pedra. Se as tarefas não são divididas, a democracia já fracassa em casa.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN

      Para uma mulher já adentrada na sétima década, é um alento ler seu comentário sabendo assinado por um homem. Obrigada pelo bom momento, Nelson. Esperança para minhas netas ;)

  26. Joao Cellos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. EVA STAL

      João, vai tocar cello, talvez você se saia melhor do que nos comentários rasteiros

  27. Nelson Oliveira

    Colocou os pingos nos is.

    Responda
  28. Jesus Silvestre

    Estou casado há 44 anos e vivemos muito bem. Dividimos tudo e não sobrecarrega ninguém. Aprendemos q quando algo estraga podemos consertar em vez de jogar fora.Parceria tem q ser total

    Responda
    1. Galdino Formiga

      A metade cada um.

  29. fabiana santos

    Ótimo artigo, Mariliz. Sintetiza bem a sociedade atual.

    Responda
  30. CARLOS TARDIVO

    Há gente feliz e infeliz casada assim como solteiros idem.Acho muito bacana o que muitos casais estão fazendo: cada um em sua casa e também noto o crescente número de mulheres que não querem ter filhos, são as mudanças sociais de nosso tempo.Vamos lembrar Gil: Toda forma de amor vale a pena!

    Responda
  31. Raymundo de Lima Lima

    Uma reflexão sobre relacionamentos necessária para nosso tempo sombrio. Como sempre, há leitores q não compreendem pensar esta problemática, talvez porque estejam vivendo em outro planeta e tenha outros problemas q considera relevantes. Almas pequenas, dizia FPessoa.

    Responda
  32. José Cardoso

    Tinha lido o artigo na Economist. Só acrescento que também para os homens a pressão para casar e "constituir uma família" é menor hoje em dia. Lembro, quando comecei a trabalhar (faz tempo), do meu chefe dizer que a empresa preferia homens casados e com filhos para promoções, porque isso sinalizava responsabilidade.

    Responda
    1. Maria Alves

      Bons tempos pro empresário, que antes, em grande maioria, era o homem hetero, branco que acumulou ou herdou riqueza, cuja a esposa era madame que tinha baba que cuidava da prole. Hoje, o sonho de todo mundo, homens e mulheres, passou a ser estar no lugar desse homem. Não julgo!

    2. José Cardoso

      Tinha esse lado mesmo. O homem aguentando o chefe no trabalho e a mulher aguentando o homem em casa. E os filhos aguentando pai e mãe. Bons tempos...

    3. Maria Alves

      Não acho que isso seja porque sinalizava responsabilidade não. Acho que é porque homens casados se viam obrigados a aguentar todas as agruras do cargo por causa da relação de dependência econômica para sustentar a família. Hoje, que tem bem mais solteiros, os donos de empresas não se cansam de reclamar que muitos não ficam tanto tempo mais nos cargos. O declinio de duas grandes instituições, família e empresa, parece caminhar concatenado. Afinal, todo mundo amou o capital!

  33. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Parece que a colunista parou no tempo, ou é falta de assunto para escrever, mas o que se houve de muitas mulheres é que desejam se dedicar a família e os afazeres domésticos. Não faço juízo de valor dessa opção, acredito que há homens e mulheres para todos os gostos, se você não atrai o que quer, talvez o problema não esteja nos outros. Infelizmente aparência e condição financeira está acima de muitas qualidades para homens e mulheres que estão procurando um parceiro.

    Responda
    1. EVA STAL

      Quem parou no tempo foi você, que não sabe escrever . O que se ouve é sem agá

  34. Rodrigo Andrade

    Tenho uma teoria diferente que se baseia num ditado antigo dito por nossos avós (no mesmo contexto, mas atualmente muito amplificado): se o leite é de graça, pra que comprar a vaca?

    Responda
    1. Nelson Oliveira

      Você não expôs sua teoria. Com base no tal ditado, não dá pra intuir qual seria. Se ela é diferente talvez você acredite que "o mundo antigo era melhor".

  35. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Quero deixar meus cumprimentos à autora. Sem dúvida um dos melhores artigos que já li na Folha. Talvez o título não esteja à altura do texto.

    Responda