Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Com essa cambada, tem que esperar caírem fora dos cargos. Depois escolherem gente decente nas eleições. Só assim o dinheiro arrecadado poderá ser liberado.

    Responda
  2. Aderval Rossetto

    Por isso o maior imposto redistribuído deve ser Federal, impedindo que políticos e empresários locais poluam acabando principalmente com a reserva biológica!

    Responda
  3. Emilio Bazzani

    Interesses economicos no pano de fundo das intenções. Petrobras investindo para extrair petróleo, na Amazonia. USA, BRICs com Russia, China como grandes poluidores nem aí. Lula fazendo politica em barco alugado a preço de ouro queimando combustivel fossil.

    Responda
  4. LUIS FERNANDES

    Oportuno esse apoio aos combustíveis fosseis na COP30! Não se trata de preservar a floresta intacta mas sim criar alternativas pra fazer uma exploração das riquezas da floresta e q preserve a mesma. Isso no entanto e mais difícil q perfurar o solo e extrair gas ou petróleo, com risco de contaminação numa area sensível. A preguiça e ganancia vão juntas com esses governadores.

    Responda
  5. Marcelo Molinari

    O q machuca, de cara, é o capital ser estrangeiro. Depois há governador demais, com objetivo de muita saúva e pouca seiva, para parodiar Mário de Andrade. Por justo, um projeto de nação seria autossuficiente em questões de energia (incluindo extração e refino de hidrocarbonetos), sem prejuízo, muito pelo contrário, de campear à velocidade máxima ( sem q o motor a carvão, portanto) a sustentabilidade também ambiental. É o que busca a China, mas tvz, nem lá, haja tempo p/ essa estratégia.

    Responda
  6. Antônio João da da Silva

    A cultura woke da Folha de são paulo é cansativa. A transição energética só se viabiliza com enérgético renováveis competitivos e não o Brasil abandonando unilateralmente os hidrocarbontes, que são e continuaram nos próximos 15 anos, sendo as principais fontes de energia do mundo, pois se o Brasil, em havendo reservas, não as explorar terá de importar, e a preços elevados, e ainda sucateando a maior empresa brasileira, a Petrobrás, que será o grande ator da transição.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      ...continuarão...

  7. Marcos Longaresi Carvalhães

    Blá, blá, blá e mais blá, blá, blá. É retórica de tudo quanto é lado, esse monte de países que exploraram e ainda exploram seus recursos minerais, vem aqui no Brasil nos aporrinhar, junto com às ONGs. Enquanto isso a pobreza e a miséria imperam, principalmente nos estados da região norte. Estamos sentados em uma riqueza imensurável, mas não podemos explorar, eles não estão preocupados com a preservação do meio ambiente e sim com à ascensão econômica do nosso país.

    Responda
  8. Alexandre Pereira

    Vamos tirar as tribos do norte do paleolítico e, de quebra, reduzir a miséria, essa que todo intelectual e/ou marxista adoram. Quem está de barriga cheia e no conforto não tem pressa, pode se dar ao luxo de pensar utopias.

    Responda
  9. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Imagino que pelo menos um VLT (não falemos de metrô) é um estádio de futebol seja deixado como herança.

    Responda
  10. Tadêu Santos

    A INTENSA MAIORIA DA CLASSE POLÍTICA PARTIDÁRIA DESTE PAÍS PRIORIZA SEMPRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CUSTE O Q CUSTAR. Sem uma visão cognitiva no contexto do bioma e d seus ecossistemas, o individuo passa por cima dos recursos naturais dos quais sustentam projeto q possa realizar para o povo que o elegeu, ou seja, para bem comum. Um exemplo são as bilionárias EMENDAS PARLAMENTARES q não chegam ao destino para qual foram destinadas. Criminosamente são desviadas por ñ seguirem os passos...

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, miséria é pop, para quem não está nela.

  11. ARY OLIVEIRA

    ..a cop30 pretende combater aquilo que o ser humano nao consegue abrir mão. O conforto. O resto e' demagogia...

    Responda
    1. Jose Alexandre Barbosa

      E vou mais adiante. Não é somente o conforto. É a ostentação. Qual o sentido do barco louco queimador de dinossauro? Daria pra ter o conforto que um lider precisa sem ostentação. O ser humano é egoísta e tá nem aí pra próxima geração. E quem pode fazer algo, assim como os nossos governantes, quer economizar em cima dos que não tem e preservar o deles.

    2. Alexandre Pereira

      Para todos os males, Lorena, energia nuclear.

    3. Lorena Almeida Pardelhas

      Se a temperatura subir 2°c , pode dar adeus ao conforto. A luta será pela vida, pela água e por poder viver onde só os muitos ricos poderão , perto dos polos. Depois , nem isso.