Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDUARDO GON ALVES

    A CBF poderia racionalizar o calendário (Ex: times do Sul viajam ao Nordeste e fazem uma sequência jogos em PE, BA, CE, etc - e vice-versa, no sentido oposto), porém isso parece não interessar aos times do Sudeste, que são beneficiados esportivamente por viagens mais curtas e menor desgaste... Nem na pandemia foi feito algo semelhante.

    Responda
  2. Matheus Munhoz

    O artigo não apresenta nenhum número, nenhuma estimativa de emissões, e tampouco nenhum estudo comparativo. Quanto as viagens de clubes de futebol e uso de energia nos estádios representam das emissões globais? Sem isso, o texto se reduz a uma opinião rasa travestida de consciência ambiental. O total de emissões do nosso país representa 3% das emissões globais (mudança da terra, atividades agropecuárias, transporte, mineração, energia, etc.), para se ter comparação.

    Responda
  3. paulo wesley dornellas

    Colunista pegando carona para aparecer de progressista. Argumento ridículo. Dois enormes navios de cruzeiro viajaram até o Pará, queimando toneladas de diesel, pra proteger o ambiente? A COP30 deveria ser feita por videoconferência, pra poupar o ambiente e dar exemplo pro mundo todo. Mas, aí, como ficariam as grandes personalidades sem os holofotes???

    Responda
  4. Rogério Pena Siqueira

    E as emissões provocadas pelas guerras? Alguém ja fez p inventário destas emissões???

    Responda
    1. paulo wesley dornellas

      Já disseram que nem as vacas são verdes, por causa do metano que soltam pelos fundos. E o escriba desta co luna é verde? Aposentou o carro e só anda de bike?

  5. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    De acordo com a linha de pensamento do colunista, a própria COP-30 contribui para o "finamento" de conferências do gênero, porque "o maior d. nas emissões de CO‚ (dióxido de carbono) é provocado pelo t. " (dos participantes)...". Queimam-se incontáveis litros de combustível nesse processo."

    Responda
    1. Rogério Pena Siqueira

      E as emissões provocadas pelas guerras? Alguém ja fez o inventário de emissões delas???

  6. Josenildo Nogueira

    Sempre assim.... não há nada de ofensivo, nas estão sempre a bloquear. Por que será???

    Responda
  7. Josenildo Nogueira

    O colunista deve ser humorista ou está com muita necessidade de aparecer! Cara, as atividades antropométricas causam impactos ambientais: fato! Mas deve-se atacar o pareto que no nosso caso é o desmatamento descontrolado, grandes queimadas, emissão de CH4,... E em paralelo poderíamos começar a melhorar nossas práticas diárias. Esse tipo de discurso é linda melodia para os grandes poluidores.

    Responda
  8. Rafael Valente

    Seria interessante trazer números do impacto do futebol brasileiro nas mudanças climáticas

    Responda