Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Achou pouco as aventuras ucranianas? Vários países estão perdendo os critérios, é o que parece, para escolher seus líderes, preferindo os reacionários. O mundo precisa de paz não guerra. Indústria bélica gera riqueza enquanto o povo sofre com os conflitos.

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Julio logicamente que, hoje, no caso da Ucrânia não é uma aventura é defesa de soberania. Reporto ao título da matéria que cita as tensões causadas pela líder japonesa que chegou ao poder com propósitos reacionários. Assim chegou ao comando o comediante ucraniano, que inflado pela euforia popular se aventurou a desafiar o inimigo. Daí a importância da racionalidade e não escolhas conflitantes e aventureiras.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Defender-se de uma invasão por outro país é agora uma aventura.

  2. Aderval Rossetto

    Ela está com síndrome de Pearl Harbor, achando que todos são Trumps!

    Responda
  3. Julio Shiogi Honjo

    Deveria preocupar-se primeiro com o seu pais. Por exemplo, perguntar à população de Okinawa se eles concordam com a manutenção da base norte-americana na ilha. A propósito, Taiwan faz parte da China. Japoneses não estudam geografia nem história geral.

    Responda
  4. Francisco Jen Ou

    Nos 2 lados do estreito de Taiwan, é o mesmo povo chinês. A reunificação é inevitável e será o evento mais importante da história moderna chinesa. A China já tem poderio militar suficiente para tomar Taiwan há muito tempo, só não o fez porque prefere uma solução política e pacífica. A primeira ministra japonesa tem tarefas domésticas mais urgentes para dedicar a sua energia.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Retomar? Taiwan faz parte da China há décadas.

    2. Fábio Souza Silva

      Interessante, mas não seria mais efetivo consultar o povo de Taiwan, se preferem uma reunificação, ou manter um sistema democrático independente do Partido Comunista?

  5. max ribas

    No mundo real, o Japão é apenas um país ocupado pelos Estados Unidos desde o final da segunda guerra. Só em Okinawa tem quarenta e cinco mil soldados americanos. Aliados? Get out from here! kkkkk.

    Responda
  6. Ketline Machado

    Japão e EUA não são "aliados", aquele é vassalo desse!

    Responda
  7. Sam Duart

    O Japão tem que se conter na agressividade. O país já não é mais aquele potência militar da segunda guerra e muito menos a China que já não é mais aquele país indefeso e atrasado que os japoneses invadiram.

    Responda
  8. Zelis Pereira Furlan

    Todos tem horror da China.

    Responda
  9. JOAO CARLOS DA SILVA

    Taiwan não é um país, é uma ilha da China. O Japão não tem que se intrometer com os separatistas.

    Responda
  10. Raymundo Itareru

    isso é que dá eleger as zerdas da extrema direita, se meter onde não lhes cabe. a China acaba com o Japão com um sopro

    Responda