Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fábio Cesar Cristiano

    Corredentora nunca foi um dogma católico. Portanto, o Papa só disse o óbvio. Achei o texto muito pobre por desconsiderar o básico. Além disso, Maria é cooperadora da Salvação dos homens por trazer em sua carne a carne de Deus. Maria é criatura mais sublime e perfeita que o mundo já presenciou. Deus a alevou como a Santa das Santas. A grande mãe de Deus, mesmo sendo um grão de areia perto do que é Deus. Aqui reside o mistério. Não queremos abrir mão da fé por causa do protestantismo.

    Responda
  2. marcelo pucciarelli

    Com certeza é bolsonarista....

    Responda
  3. marcelo pucciarelli

    Michel Nahas vc deve ser o religioso que i Chico falou ou o fariseu que Jesus criticava. Escolha.

    Responda
  4. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Onde lê-se Leão IX, leia-se Leão XIV

    Responda
  5. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    A mãe de Jesus só foi virgem até Ele nascer. Daí, teve uma vidaconjugal normal, tendo outros filhos com José. o carpinteiro.( Evangelho de Marcos, Cap.6, verso 3)

    Responda
    1. Marcus Machado

      E quem disse que ela foi virgem até ele nascer? Mero dogma sem base alguma. O texto "uma virgem conceberá", só por tradução deturpada com propósito religioso é que deu o título de "virgem" a uma "jovem" no texto hebraico. E essa história de Deus gerar filho era da mitologia grega que o escritor do evangelho usou em seu relato em grego, língua em que foi mal e porcamente alfabetizado. E por que não "deusa"? Deus tem testosterona e genitálias masculinas ou seria um ser assexuado?

  6. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Os pastores protestantes deveriam se congratular com Leão IX pelo fato de colocar Maria no lugar que cabe a ela. Deveria o papa ser mais ousado e extinguir o Terço e o Rosário, orações mecânicas e repetidas que a Bíblia condena.

    Responda
  7. Antônio João da da Silva

    Estranho o combate que os protestantes fazem contra Maria, é anti-bíblico, porque em Lc 1 vers 48 a 50 está escrito "Porque ele prestou atenção na humildade da sua serva. De agora em diante todas as gerações vão me chamar de bendita de Deus. Pois o Poderoso fez grandes coisas comigo. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração, a todos os que o temem."

    Responda
    1. Helena Cristaldo

      Disse bem: bendita, será lembrada como exemplo de obediência a Deus, somente isso, jamais para ser adorada. Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai senão por mim (João 14:6) resumindo: Ele é o Único Intercessor: Cristo! A própria Maria disse quando foram procurá-la: fazei tudo o que Ele vos disser (João 2:5), resumindo: Ele resolve, eu não! Cristo falou que ela iria interceder por nós?

  8. neli faria

    Continuo a crer na Mãe das Mães!

    Responda
  9. edson de paulo

    Sabe tanto quanto eu este Papa. Ou teve acesso à informação privilegiada, de fonte fidedigna?

    Responda
    1. michel nahas filho

      A última vez que olhei o Papa governava a igreja (povo) católico, não vice-versa. Pergunte a um católico simples, sei lá, um romeiro de Aparecida, se ele tivesse que escolher entre Cristo e Maria, quem ele escolheria? Só seja honesto em sua avaliação! Este erro (sim, falo como protestante), que estava há séculos tornando o catolicismo um verdadeiro politeísmo, tinha, SIM, que ser corrigido.

  10. DANIEL BRANDAO

    É injusto culpar uma mulher por ter iniciado o pecado no mundo (Eva), e não ter outra (Maria) para glorificar por ter iniciado a salvação. Já que o cardeal Victor Fernandez, com apoio do papa bananão, desqualificou Maria da história da salvação humana, deveria ao menos ser coerente e retirar de Eva o papel que teve com Adão para a perdição humana. Enquanto não fizer isso, verei o documento como uma tese misógina, escrita por um cardeal que tem fetiche por homens.

    Responda
  11. DANIEL BRANDAO

    Essa tese publicada pelo Vaticano é ridícula, escrita por um cardeal desqualificado em termos teológicos (o argentino Victor Fernandez, que só chegou ao cargo porque era 'camarada' de Bergoglio), e assinada por um papa completamente medroso. A grande maioria dos católicos está apenas desprezando esse documento.

    Responda
  12. Telma Saraiva

    Maria, a santa, deve estar se revirando no túmulo ao constatar o que fizeram com sua imagem e que não adiantou nada ela ter dito: "façam tudo o que Jesus lhes disser".

    Responda
    1. michel nahas filho

      Olha o absurdo do pensamento de quem aceita esses dogmas marianos: Se ascendeu ao céu viva, como diz o dogma, como pode estar revirando no túmulo? Se está morta, como pode constatar algo? Se nasceu em um dia, como pode mediar graças dos que existiam antes dela? Já que a redenção ocorreu com a morte de Cristo na cruz, então Judas o traidor, a própria cruz, ou os soldados que O pregaram na cruz, são tão (ou mais) co-redentores quanto ela, ou não? Pergunta séria: Dói pensar?

  13. Dermival Pereira de Macedo

    Todas as religiões com seus livros e ritos é criação da mente humana

    Responda
  14. Jane Medeiros

    Entendo que a Folha destaca esta posição do Papa, porque no Cristianismo, Maria sempre ocupou uma posição central! O reconhecimento de Maria como simbola da maternidade e da força feminina. Chico Xavier, uma enorme expressão do Cristianismo no Brasil era um devoto de Maria! Quando o Papa faz está revisão do papel de Maria é uma revolução, porque tocou no Sagrado e naquilo que Jesus valotizou, a centralidade da mulher no Cristianismo.

    Responda
    1. Jane Medeiros

      Digo: que Jesus valorizou

  15. Regina Célia Baldin

    Já vem fazendo errado. Quer fazer controvérsia sem profundidade.

    Responda
  16. Jane Medeiros

    A matéria acima leva à reflexão de que independente da hierarquização e do reconhecimento da posição de Maria ela simplesmente é! Mãe de Jesus e simbolicamente a representação de todas as mães! Maria não foi erguida a esta posição aleatoriamente! É o maior símbolo da maternidade e da força feminina no exercício da fé cristã!

    Responda
  17. max ribas

    Na verdade, não. O Papa é passageiro, a Virgem Santíssima é eterna. Cada um no seu quadrado é bem melhor.

    Responda
    1. michel nahas filho

      Se a virgem passou a existir a partir da sua concepção (ao contrário de Cristo, que, como Verbo Encarnado de Deus, existe e existia eternamente) então ela não é eterna não. Eternidade significa ter existido SEMPRE, o que não ocorre no caso dela.

    2. michel nahas filho

      Eternidade é um conceito que implica numa existência sem fim, mas também sem começo. Ora, Maria nasceu, como eu e você, portanto não é eterna, ao contrário de Cristo, que embora tenha nascido da virgem (enquanto homem), tecnicamente, foi encarnado (enquanto Verbo de Deus), existente desde sempre (João 1: 1 e 14). Pelo mesmo motivo, Maria não pode ser considerada medianeira de TODAS as graças, uma vez que as graças recebidas por qq pessoa antes dela nascer não poderiam ter sido mediadas por ela.

  18. Paulo da Silva batista

    Tomei foi Bira de evangelicos,pastores estão politicando e os fiéis normalmente pessoas humildes caindo como patinhos.

    Responda
  19. marcelo pucciarelli

    Chico Xavier dizia: " prefiro um ateu que faça boas obras e ajude o próximo do que um religioso que não faz nada. " Fé sem obras é inutil.

    Responda
    1. michel nahas filho

      Sério, qual a relevância em mais de 2 mil anos de história do cristianismo, em 1400 anos de islamismo, em 4000 anos de judaísmo, das palavras de um Chico Xavier qualquer? Que visão de mundo miúda, ein? E quem disse que religião tem que ter, necessariamente, uma dimensão externa de utilidade?

  20. Vítor Castro

    Jesus é travesti

    Responda
    1. Marcus Machado

      Nada disso. Todo mundo usava vestido naquela época. Aliás, se fosse para seguir à risca de homem usar roupa de homem, todos deveriam hoje usar vestidos. Calças, evolução das meias-calças, seriam vistas como uma boiolagem e depravação. Com gravatinhas, então...Mas não eram travestis, não.

  21. José Morato

    A briga para saber quem é dono de Deus é eterna, mas bem que a briga pra saber quem é dono do voto e de dez porcento do salário poderia acabar…

    Responda
  22. Pedro Vasco

    Essa é uma discussão e/ou debate teológico e doutrinal. Não sei porque a FSP está dando destaque pra isso.

    Responda
    1. Vítor Castro

      Há mais de uma semana, diga-se.

  23. marcos fernando dauner

    para que essa discussão ? qual o resultado positivo disso ? nenhum !

    Responda
  24. ISAIAS DA SILVA

    Sacanagem, por isso aquelas ressacas brabas não curaram. Vou meter processo.

    Responda
  25. Helena Cecília Nogueira

    A Igreja Católica, excessivamente androcêntrica, só colheu benefícios com a devoção à Maria. Deveria era estar ordenando mulheres, às quais a Igreja deve muito de sua trajetória de 2000 anos. Basta entrar em qualquer templo pra ver a maioria constituída de mulheres. E viva Nossa Senhora, em todas as suas denominações!

    Responda
    1. michel nahas filho

      Você acabou de dar a maior prova da impossibilidade da corredenção de Maria: Teologicamente falando, por definição, profetas trazem as palavras de Deus aos humanos, e os Sacerdotes levam as palavras (e anseios e petições) dos homens a Deus. Ora, como Maria pode ser corredentora, mas mulheres não podem ser sacerdotisas? Como ela pode interceder, ou mediar, se mulheres estão barradas desses ofícios? Percebe o absurdo?

    2. DANIEL BRANDAO

      A mairoa da Igreja é feita por mulheres, e há estudos que comprovam que as mulheres preferem ser lideradas por homens

    3. max ribas

      Viva!

  26. Maria Ferreira

    Nós, católicos, já sabemos disso. Nossa senhora é nossa intercessora. Uma santa, a mulher mais extraordinária que já viveu na Terra. Isso é uma resposta aos evangélicos que nos acusam o tempo todo do que não somos.

    Responda
  27. João Carlos Sampaio

    Cadê meu comentário que deveria estar aqui?

    Responda
  28. Sérgio Silva

    Aproximar-me de evangélicos pra quê? Pra cultuar o ó di o que eles tanto espalham?

    Responda
  29. Regis Nascimento

    Quer dizer que a basílica aqui já pode ser demolida ?

    Responda
  30. Marcus Machado

    Cristianismo não é monoteísta: tem três deuses: Pai, Filho e um tal de Espírito Santo (indefinível). Interpretações mirabolantes tentam mascarar essa realidade: um é filho, mas sempre existiu, ou outro é espírito sabe se lá de que, sendo que os outros dois eram compostos de que matéria? Deuses gregos geraram filhos humanos e isso perpassou para os relatos dos evangelhos, que nem foram escritos para serem "sagrados". Quem os escreveu, foi alfabetizado em grego e sabia das mitologias.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Michel Nahas, teu exemplo prático não foi nada prático e que admites ser "tecnicamente errado". E com isso pretendes me ajudar a entender... Impressionante! Não és um teólogo (que estuda teologia), mas uma pessoa que pretende convencer os outros uma crença. Isso é ser sacerdote de algo, não um teólogo, que vai insistir que deus tem um sexo (masculino, por preferência da política de dominção) e que gera filhos (mitologia grega). E surgem daí os problemas "teológicos" inexplicáveis...

    2. michel nahas filho

      Vou te dar um exemplo prático, errado tecnicamente, mas que pode te ajudar a entender a trindade (que, como teólogo, reconheço, é beeeem difícil de entender e provar). Pense nisso: Eu, como ser existente, um único ser, sou Filho de meus pais, Pai de meus filhos, e marido, mas ...continuo a ser um só ser, embora pai, filho e marido, com diferentes funções e atributos. Por que Deus não pode ser Pai, Filho e Espírito Santo? Posso, ou não, me dirigir a Deus enquanto Criador, Redentor ou Iluminador?

    3. Marcus Machado

      Pedro Vasco, Jesus não poderia praticar cristianismo, não é mesmo? Nem existia na época dele. Primeiro e segundo séculos é muito tempo. De onde saiu esse teu recorte? "Estudar a fundo a vida de Jesus" também é afirmação um tanto pretenciosa, pois há pouca coisa sobre ele (quase nada mesmo) e o que há escrito o foi quase 100 anos depois e os textos nem tinham pretensão de serem "santos" ou "revelados". Eram simples relatos, que a política posterior elevou a "sagrados.

    4. Pedro Vasco

      Marcus, quando falo cristianismo verdadeiro eu me refiro, na verdade, ao cristianismo primitivo praticado por Jesus e seus discípulos no primeiro e segundo séculos. Se você estudar a fundo a vida de Jesus, verá que ele não se envolveu em política, não foi insurgente e nem incorporou tradições religiosas da época ao seu ensino. Ao contrário, condenou os religiosos judeus de sua época. Hoje, ele condenaria evangélicos e católicos, como fez no primeiro século.

    5. Marcus Machado

      Pedro Vasco, 'cristianismo verdadeiro" é expressão irreal. Não há quem avalie uma coisa assim, pois sequer Jesus queria fundar uma religião. Nem os judeus tinham monoteísmo, apesar das afirmações. Basta ver como o caráter do deus judaico muda constantemente de humor, de modo de agir e de intenções. Cada caráter divino variava conforme a cabeça de quem dirigia o povo: ora vingativo, ora punitivo, ora articulador político. A regra "não matharás", p. ex., dependia mais do político da ocasião.

    6. Pedro Vasco

      O cristianismo verdadeiro, é monoteísta e só tem um intercessor, Cristo - 1 Timóteo 2:5. Os judeus eram, e são, monoteístas conforme deuteronômio 6:4. Do século II ou III em diante as filosofias e tradições de outras religiões se mesclaram com o "cristianismo" e surgiu a Igreja Católica e posteriormente o protestantismo.

  31. Carlos Magnabosco

    E as milhares de Aves-Maria que eu rezei quando era pequerrucho? Espero que dê pra converter pra Jesus pra não perder a validade.

    Responda
    1. LUIS PASSEGGI

      Sem problema, fez muito bem. Lembre a maxima de um grande cristão: “O que não me mata, me fortalece.” Se alguém diz: sem valor intrínseco, senão para consolo próprio, é porque ainda não caiu a ficha: bingo! o valor intrínseco é esse mesmo: consolo proprio. Até a Monja Coen e a mulher do padre sabem disso.

    2. Marcus Machado

      Não te preocupes com isso. Tuas rezas só foram ouvidas por ti mesmo, de qualquer forma. Por isso mesmo, de pouco adiantaram, senão nas coincidências do acaso. Isso vale para qualquer destinatário de rezas e orações: sem valor intrínseco, senão para consolo próprio.

  32. marcos fernando dauner

    Se as pessoas se preocupassem mais com a gema e menos com a clara, viveriam mais felizes . Eu sou luterano desde o dia do meu batismo . Qual o problema em eu não cultuar santos e quem é católico fazê-lo ? Nenhum !

    Responda
  33. Francisco Paulo Almeida

    As crenças estão relacionadas às visões de mundo, que são muito pessoais. Por isso, é necessário aceitarmos que outras crenças, além das nossas, possam coexistir em harmonia.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Exato, como dizia aquela música do século passado :"cada macaco no seu galho !"

  34. MARIA MILHOME

    Do Alto da Cruz, antes de morrer, olhou para seu discípulo amado, João, e lhe disse: Filho eis aí tua mãe e à Maria, Mãe eis aí teu filho.. Neste momento todos nós nos tornamos filhos adotivos de Maria. E o que faz uma mãe? Cuida, intercede e ampara os filhos. Não foi nenhum ser humano que nos concedeu este privilégio. Foi o próprio Cristo. Quando Cristo diz que ninguém pode ir ao pai senão por Ele quer dizer em seguindo seus ensinamentos, vivendo segundo tudo que Ele ensinou.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Diálogos inventados e escritos 100 anos depois dos eventos sem testemunhas oculares e sem gravações.

  35. PAULO PETRASKI

    Aqui no Brasil tem um percentual que acha que quem salva é um outro Messias, um tal de Jair. E pior, ainda acham que quem salva o salvador deles são os ets que vão atender as orações se forem enviados sinais de luz com o celular ou se orarem para pneus.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Bingo! Truco! Touché!

    2. Carlos Antônio Maximino Roquete de Albuquerque

      Hahahaha…

  36. Severo Pacelli

    Essas religiões foram obras de homens, tudo sob rito da política e poder. Mulheres e negros foram excluídos. Constantino com católicos e Lutero com evangélicos e ambos protegidos pelo Capitalismo. Hoje percebemos o quanto católicos e evangélicos, em sua grande maioria, permanecem infantilizados. São de fato ovelhas perdidas, usadas e abusadas por falsos líderes. Igrejas viraram empresas. Da sonegação fiscal ao enriquecimento ilícito. Cristo passa longe dessa gente, Sepulcros caiados.

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Faltou mencionar o Islã, o budismo, o xintoísmo e as religiões africanas.

  37. Paulo Augusto

    A lenda salva de quê ?

    Responda
  38. marcos fernando dauner

    tremenda ofensa á Bíblia . leiam Efésios cap,. quatro, verso cinco . Toda semana numa igreja diferente ? que absurdo !

    Responda
  39. NACIB HETTI

    Esse papa não é bom marqueteiro para a igreja brasileira. As grandes festas no Brasil são em homenagem a Nossa Senhora.

    Responda
  40. Emilio Bazzani

    Essa papa vai acabar com Fatima e Aparecida do Norte.... logo logo sofre um ataque de coração.

    Responda
  41. Ataualpa Sousa Borges

    Cada um tem sua opinião, na minha, só CR I$TO salva.

    Responda
  42. Felipe Araújo Braga

    No Cristianismo Primitivo se cultuava santos. Os dogmas protestantes de salvação pela fé e literalidade da Bíblia são inovações modernas. Isso que dá um papa americano né! Meu consolo é que os evangélicos desaceleraram e não serão maioria: eles não conseguem crescer além das periferias pobres pois sua religião é muito primitiva, deselegante e sem fundamentos.

    Responda
  43. Paulo Teixeira de Lima Filho

    Excelente matéria, realmente há um abismo muito grande entre católicos e protestantes, visto que outros pontos doutrinários escancarados na Reforma do século XVI precisam ser revistos como foi este caso trazido agora pelo Papa Leão XIV.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O que precisa ser revisto?

  44. José Marco Barbizan

    A afirmação de que só Jesus salva, não é nenhuma novidade para nós católicos, mas acreditamos que no caso de Maria, mãe de Jesus, ela pode interferir por nós junto a Jesus, assim como fez na Bodas de Caná da Galiléida narrada no Evangelho de João (João 2:1–11). Outra coisa rezar diretamente a Deus também pode gerar discussão pois está escrito: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim" é uma declaração de Jesus citada no Evangelho de João (14:6).

    Responda
  45. Rafael Moraes

    os protestantes acreditam apenas na bíblia e o católico, além da bíblia, a tradição e o magistério. Maria e os santos apontam pra Jesus, rezam junto. E lembrando que pentecostal não é protestante.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Muito bem lembrado - As igrejas anglicana, batista, luterana, metodista e presbiteriana não são supermercados da fé .

  46. Joao Pinheiro

    Jesus disse: "ninguém vai ao Pai senão por mim". Então, se, conforme o autor desta materia afirma, "a doutrina católica ensina que Maria, no céu, ouve as orações feitas na terra pelos crentes e intercede junto a Deus por eles", isso se caracterizaria como um tremendo bypass em Jesus, não é mesmo?

    Responda