-
Tania de Carvalho Ferreira Zampieri
Eu me considero feminista e sou pela igualdade de tratamento, de remuneração, etc., etc. Mas não entendi como as mulheres são mais afetadas pelas mudanças climáticas
-
Eduarda Mendes
Eventos climáticos extremos aumentam a violência de gênero, inclusive violência doméstica, abusos e exploração sexual. Mulheres são tradicionalmente responsáveis pela busca de água, comida e cuidado familiar; com secas e escassez de recursos, a carga de trabalho aumenta e o tempo para outras atividades diminui. Em crises ambientais são frequentemente invisibilizadas nos processos de decisão e reconstrução.
-
Eduarda Mendes
Alguns exemplos:Muitas mulheres, especialmente em comunidades rurais e urbanas periféricas, perdem renda ou ficam desempregadas devido à destruição de fontes de subsistência. Aproximadamente 80% das pessoas deslocadas por eventos climáticos extremos no mundo são mulheres, especialmente em regiões pobres e rurais. Mulheres têm menos acesso a recursos e serviços de proteção, o que dificulta a recuperação após desastres. cont.
-
-
Henry Galbiatti
Olha a justificativa desta senhora: "As mulheres têm de estar nas decisões do clima primeiro porque elas são muito afetadas, porque elas cuidam dos filhos e, muitas vezes, o marido vai e são elas que ficam. Segundo, porque a mulher tem uma capacidade de fazer acontecer e uma resiliência muito grande",
-
Henry Galbiatti
Concluindo, não são estes os motivos que levam as mulheres a participarem e sim o fato de não estarem incluídas nas decisões por serem mulheres. As decisões tem que ser comuns entre homens e mulheres.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.