Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Augusto Coccaro Filho

    Não assisti e não pretendo dar dinheiro a quem explora a desgraça humana. Em vez de escrever sobre a escória do presídio e a escória do lado de fora, que fez a série e com ela lucra, você deveria ignorar.

    Responda
  2. Rafael José Santos

    Não assisti e não gostei. Suas indagações rendem muito para pensar. Tati.

    Responda
  3. Marcelo de Souza

    Não assisti. Nem vou. Por mim essa raça continuaria na gaiola.

    Responda
  4. João Vergílio Gallerani Cuter

    Ainda não vi, mas pela descrição essas séries fazem tudo menos "humanizar" criminosos. Se fizessem isso, seriam interessantes. Bons filmes sobre a máfia, bons faroestes fazem isso. Não condenam. Fazem a gente ver um pouco de nós na pele do bandido. Ou, melhor ainda: mostra o quanto seríamos piores moralmente que eles em situações reais (e não raciocinando no sofá). "Os Imperdoáveis", p.ex. Nosso tempo não admite esse tipo de choque. Filmes devem edificar ou divertir. Todos príncipes... Asco...

    Responda
  5. DANIELA FRANCO

    Basta não assistir...

    Responda
    1. Ruth Brustolin

      Ah, jura? Nossa, que opinião genial!

  6. WAGNER LESSA NERI DE SANTANA

    Eu, sinceramente, tenho fixação por essas histórias. Mas o que mais me atrai é quando começam as investigações policiais para descobrir o que está acontecendo. DAHMER O Canibal de Milwaukee é sensacional, OS IRMÃOS MENENDEZ, e tantos outros me fascinam.

    Responda
  7. Anderson Costa

    Assisti 3 episódios e nao aguentei. A série é bem produzida e tem otimo roteiro e direção. Mas ela é irresponsável ao romantizar o crime e banalizar a vitima. Nao estou falando de segundas chances e resocializacao. Estou falando de tornar criminosos em heróis, justamente por seus crimes. Lembro de uma entrevista onde o Maníaco do parque dizia que no começo era por desejo, depois fazia por ego ao ver seu ato nos jornais. A série estimula e válida gente assim.

    Responda
  8. Osmar Contreiras

    Não vi e não gostei, mas talvez porque tudo aconteceu recentemente e perto de nós. Já disseram que o que é antigo e longe fascina mais. Na verdade já me fiz essa pergunta (da cronista) várias vezes: por que continuo vendo tanta série bosta? Ainda não achei ou talvez nem queira achar uma resposta.

    Responda
  9. Kiko Mazziotti

    Quem gosta de uma surubinha não deve se assustar com muita coisa e deve seguir na carreira (epa!) de colunista e educadora de crianças e adolescentes, servindo de paradigma para gerações vindouras.

    Responda
  10. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Não consegui assistir sequer um capitulo. Quer coisa mais macabra do que reunir no mesmo hospício a assassina dos pais, a esquartejadora do marido, as executoras de filhos e filhas, o médico estuprador de pacientes e sei lá mais qual aberração e ainda fazer uma ficção erótica com esses personagens grotescos e repugnantes? Senti náuseas só de ver a Marina Ruy Barbosa como a tal von não sei o que! To fora!

    Responda
  11. Roberto Solino

    Matéria infantil.

    Responda
    1. Roberto Solino

      Era só o que faltava! Agora tenho babá dizendo o que eu devo ler?

    2. SILVIO RODRIGO DE MOURA ROCHA

      Não é matéria, é crônica. Portanto, só lê quem gosta. No cadernos Política e Cotidiano, vc vai encontrar várias "matérias", fique tranquilo.

  12. Geraldo Magela

    Eu vi toda a série, mas sempre com no pensamento que estes assassinos, ou deveriam ter uma prisão perpétua ou com os pescoços debaixo de uma guilhotina.

    Responda
  13. orlando gomes de freitas

    Besta fera, esse animal feito "a semelhança de Deus" é prato cheio para Freud e seus discipulos, para paranóicos, equizofrenicos e afins, todos normais, nunca doentes, somente iguais, porém perigosos para a vida social, embora sociedade feita de homens e mulheres como fazer? "Homem, lobo do homem" Hobbes tinha razão!

    Responda
  14. Valter Luiz Peluque

    Essas séries são para pessoas que gostam de perversidade. O mundo está cheio delas.

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      Exatamente

  15. Valter Luiz Peluque

    Não vi e não quero ver! A vida já tem oferecido muitos espetáculos asquerosos que vemos no noticiário. Nunca entendi a curiosidade mórbida de pessoas que adoram ver acidentes com mortos e param para satisfazer a morbidez.

    Responda
  16. BERNARD SOIHET

    "Só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder" (Torquato Neto)

    Responda
  17. LUTHERO MAYNARD

    Não, não dá para gostar dessa série. Faz a exposição do horror humano sem um olhar mais crítico. Não vai demorar para os autores fazerem a cinebiografia do (argh...) coronel Brilhante Ustra...

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      O mundo virou um desfile imenso de psicopatas. Uns são criminosos , outros gostam de apreciá-los. Horror humano está no cotidiano, é só olhar e ver.

  18. Ieda Nascimento De Oliveira

    Perfeita a exposição, assisti a série em três dias, gostei muito, os atores são bons.Nao vi nada de glamuroso dentro do presídio, ficou a expectativa de que são inteligentes, não são.

    Responda
  19. José Roberto Pereira

    Geral estava deliciando-se, aplaudindo e dando like na maior chacina da história do país uns dias atrás, com direito a decapitação e fila de mais de 80 corpos na rua. Assim como a Tati, também estou em negação, não quero assimilar que somos um país de socio ou psicopatas.

    Responda
  20. José Morato

    AGora, existe fofoca mais consumível do que Suzane rouba namorada de Eliza SAmudio na cadeia e passando na TV? Até defensor de plantas e pedras estica a orelha quando escuta algo assim. É tão bizarro e surreal que talvez a gente humanize com fantasia, não com realidade.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Barriga de cobra.

  21. Raymundo de Lima Lima

    Não vi e não gostei. Eu escolho Não ver este tipo de seriado ou filme q atrai público para adorar, venerar, se identificar e até perdorar tais criminosos hediodos. Também detesto cineastas q se aproveitam do pior do serhumano para faturar fácil. Cineastas oportunistas-populistas, provável eleitores extrema-direita. Em tempo, Tati, psicopata, sociopata ou condutopata Não são doenças psíquicas. Sim, são pessoas com defeito-d-caráter-moral. Psicose ou loucura é doença/patologia psíquica.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Certo, Marcia. Mas pelas bandas da psicanálise, e até d Análise do Caráter d Wilhelm Reich, o sociopata configura um "defeito de caráter", incapaz de assimilar regras de civilidade. Portanto, não é patologia psíquica, doença. Sugiro ver argumentos d psiquiatra Guido Palomba, q prefere o termo condutopata. Detalhe: se psicopatia,sociopatia,condutopatia não é doença, logo não há tratamento e cura. Também não funciona re-educação.

    2. Marcia Herrmann Ferrari

      O termo "sociopata" está associado ao CID F60.2, que classifica o Transtorno de Personalidade Dissocial. Esta condição é caracterizada por um padrão de desprezo e violação dos direitos alheios, baixa tolerância à frustração e agressividade, e dificuldade de se adaptar a normas sociais. É também conhecido como transtorno de personalidade antissocial

  22. Cristofer Diego Beraldi Martins

    Exatamente! Vítimas esquecidas e algozes transformados em celebridades. Esse é o Brasil. O país do futuro.

    Responda
  23. José Miguely Benedykt

    Ohumanis o dos inhumanos vistos por inhumanos humanistas

    Responda
  24. Maria Alves

    Quem teve um perverso que alugou um triplex na cabeça deve sentir um gozo em ver o encarceramento de figuras assim. O "barato" é que parece que o "show" continua dentro do presídio. Imagine a população brasileira assistindo a uma série que acontece num presídio só de políticos corruptos?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Provavelmente vai morrer de inveja. Um presídio cheio de corruptos significa que eles terão dinheiro prá pagar os carcereiros, não prá soltá-los, mas prá ter vida boa na cadeia. Lembro de um pagode dos anos 1980: "Me leva, me leva. Nessa também quero ir. Casa, comida e Sossego. Comer, beber e dormir.

  25. Valdir Teixeira da Silva

    Isso me faz lembrar que nem todos são totalmente mau ou totalmente bom. Criminosos são seres humanos, mas precisam pagar pelos seus crimes.

    Responda
  26. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Muito bom seu texto cara Tati B.talvez até para odiar essa escória precisamos ve-los em ação,Dr Vera poderia explicar isso com mais propriedade.

    Responda