Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Concordo. Pena que os profissionais jornalistas não colocam esse entendimento em prática. O próprio colunista vive derrapando nisso.

    Responda
  2. Zelis Pereira Furlan

    Os jornalistas já foram desligados. Não existe provas que a invasão do Capitólio foi liderada por Trump. Ganhou o processo está arquivado e os juízes pediram aposentadoria.

    Responda
  3. José Cardoso

    Isso acontece o tempo todo. Só chama a atenção porque a BBC tem (ou tinha) uma certa aura de qualidade e honestidade.

    Responda
  4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Trump pode não ter insuflado a horda a cometer atos de violência, mas depois perdoou os revoltados. É imprescindível ler diferentes fontes de informação, pois imparcialidade na mídia não existe. Mesmo numa notícia, que deveria apenas narrar os fatos segundo o lide, pode haver manipulação. Um leitor mais atento percebe fácil, mas em tempos da velocidade da Internet em tudo, para muitos pode passar batido.

    Responda
  5. Márcia Meireles

    A Fox News norte-americana é puro suco de viés e desinformação.

    Responda
  6. Silvio Cabral

    Ainda bem que a Folha não é assim, né? rs

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      A FSP não. Verdade. Mas, alguns colunistas e a maioria dos comentaristas, sim.

  7. Nerisvaldo José Santos

    Olha só. Uma coluna falando, indiretamente, do próprio jornal.

    Responda
    1. JOSIAS AVILA

      Ele é um colunista completamente independente e tem sua opinião, não é um militonto petralha que escreve o que seus patrões mandam!

  8. Jove Bernardes

    Verdade. Temos um exemplo claro na manchete de hora na primeira página. Ao anunciar as mudanças no tarifaço, d. Folha anuncia redução em 2 itens, mas faz questão de destacar que os 40% aplicados ao Brasil continuam para todo o resto e ainda esvazia o balãozinho do Lula afirmando que a melhoria decorre do interesse dos EUA, não do esforço do governo brasileiro. Pra mim, isso desnuda o viés da vetusta senhora, para o resto, não sei.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Considero-me muito burro. Não consigo entender tanta crítica condenatória à FSP por alguns (a maioria dos comandantes, em parcerias, e aí é o lado bom: o linguajar. Me divirto) comentaristas ainda continuarem assinantes. Como se explica eu ficar lendo um jornal com o qual considero tudo errado.? Será que só o Sigmund Freud explica.? Será que não seria o caso da crise de Estocolmo.? Não seria o caso procurar um tratamento especializado.?

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, você ainda foi delicado, caríssimo, escolhendo um só exemplo e que nem foi dos piores. E o "vetusta senhora", oh!, bota essa velhota mofada numa elegância de ir tomar chá na Colombo. A phôia tá mais pra uma versão perversa e mau-caráter da velha contrabandista de lambreta, do Stanislaw Ponte-Preta!

  9. Nilton Silva

    Esse lance de errar sempre pro mesmo lado me fez lembrar das previsões econômicas que sempre erram contra o atual governo.

    Responda
    1. JOSIAS AVILA

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. MARIA CECILIA C SILVA

    As coisas são vão melhorar quando os jornais resolverem remunerar condignamente os repórteres e jornalistas. Com dinheiro no bolso, vai ser difícil ser de esquerda e sustentar o igualitarismo.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Todo bebê é de direita, Cecília. É privatista do colo, exige tarifa zero no leite, ocupa o berço como propriedade exclusiva, veta oposição às 3 da manhã, esperneia, afasta concorrência. Aí vem o processo civilizatório (mãe, pai, escola, vida) e gradativamente ele deixa o mimimi e passa a dividir brinquedo, negociar horário, aceitar limites, ceder a vez no escorregador, e, com sorte, vira um adulto que pensa no coletivo. Melhorar, para você, é ser impermeável ao processo civilizatório. OK, então.

    2. marilza abrahão

      As vezes a gente lê algo e volta a ler para conferir se foi mesmo escrito o lido. O que propõe é mesmo comprar a consciência do jornalista? Desejar a igualdade entre os seres humanos é uma mercadoria a ser comprada no balcão na informação? Que comentário infeliz esse!

  11. Jose Neuman Neiva

    Na área ambiental é um horror. Repórteres despreparados propagam notícias falsas o tempo todo. Lembrando que esquerda e ambientalismo são sinônimos..

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nananina, Cráudio, acefalia é ausência de célebro. "Repórteres despreparados" de que modo? A folha, que não tenho o menor pobrema em criticar, tem ótimos repórteres e articulistas de ciência. "Notícias falsas" o tempo todo? Onde? Há, bastante presente, um enviesamento nas notícias político-econômicas, especialmente em Opinião, mas com contrapontos articulísticos claros. Burrrice e afirmativas vazias são exatamente isso, nadica de nada menos.

    2. Claudio Gomes

      Pelo comentário abaixo, opinião divergente = acefalia. Ataques pessoais. Assim que quer debater um assunto?

    3. Marcos Benassi

      Ôôô, Zé, cê vê como a querida colega Marilza é delicada? Isso daqui é acefalia mêmo, minha cara, esse tal de "espírito crítico" tá cinco degraus acima.

    4. marilza abrahão

      A ausência de espírito crítico da direita é mesmo notável.

  12. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Vixi, e o que fazer com a Folha, Helio? Li a seguinte manchete hoje, se não me engano no Metrópole: “Patrão da ex-nora do Lula teve Ferrari de 9OO mil apreendida pela polícia.”. O que acha desse tipo de “jornalismo”? A Folha não fez muito diferente mas não era dobre o patrão da moça. Há inúmeras formas de ser tendencioso, parcial, sensacionalista e matreiro.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Ainda assim, melhor a Folha do que o 247, Revista Fórum, Oeste, Gazeta online. Não gosta da FSP? Cancela a assinatura e vai para esses sites, que nem ousaria chamar de imprensa.

    2. marilza abrahão

      O bom jornalismo, aquele que sabe lidar com a realidade, deu lugar ao desejo de lacrar, ser lido a qualquer custo, mesmo que esse seja o sensacionalismo barato que antigamente se encontrava na chamada * imprensa marron*. Hoje, marrom parece ser toda a grande imprensa que deveria vir com o aviso de leitura do mundo real enviesada, tendenciosa, matreira, como você diz.

  13. Luciano Napoleão de Souza

    O que é um esquerdista senão um hipócrita, né militante?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, delícia, curto e grosso, como de hábito. Pouco curto, podia ser muitíssimo menor; grosso além da conta, transborda Bozofrenia. No fim das contas, tudo se equilibra. Hahahahah!

    2. marilza abrahão

      Não atribua aos outros aquilo que você é!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Kkkk acusas os outros daquilo que fazes?!?!

  14. Daniel Golovaty Cursino

    Hélio, você deixou subentendido que o viés na guerra de Gaza era anti-Israel. Mas precisaria deixar explícito, pois muitos leitores podem não ter entendido. O Relatório Prescott é impressionante sobre este ponto. A BBC, em média, teve que pedir desculpa duas vezes por semana. Prescott afirma que, ainda assim, eles se desculparam por uma minoria dos "erros" anti-Israel. Se fossem se desculpar por todos, estariam totalmente desmoralizados. E tem coisa ainda pior.

    Responda
  15. Cesar Costa

    Esse tema só se tornou importante e caíram dois executivos por conta de terem atacado o Trump. A cobertura da BBC na guerra em G e sobre a discussão identitária na Inglaterra é um escárnio. Um grupo de comunicação estatal não pode ter lado tão explicitamente. A faxina deve continuar.

    Responda
  16. MARCIO OLIVEIRA

    Quando não houver diferença entre jornalismo e redes sociais, estaremos fritos (mais do que já estamos), opinião de X, WhatsApp e YouTube sem critério, controle e protocolo é lixo puro, não servem nem pra limpar o fiofó.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      O que a BBC fez e faz é o pior dos mundos. Muito pior do que qualquer rede social, uma vez que a herdeira de uma credibilidade antiga de fact checking. Está traindo o seu público pior do que qualquer opinião de rede social.

  17. Marcos Benassi

    Uai, meu caro, assim você faz da vida da folha uma dificuldade só: no editorial "de ontem"(dia catorze), tem uma quantidade de enviesamentos que dá gosto. Expressão ruim, aliás, porque o sentimento é de desgosto, jornalisminho diminuto à beça. Evidentemente, um editorial é uma peça menos jornalística, "factual", do que de posição, mas não custa nada tomar algum cuidado básico, né não? A folha, numa dessas, anda somente a descuidar; fôra dona de Pitbull, tava em cana: El Rabioso morde!

    Responda
  18. Fábio Salvador

    Lembrei de um certo cronista...com muito espaço por grudar no sapo dos que decidem, sem preocupação com o bem público.

    Responda
  19. Vito Algirdas Sukys

    Os jornalistas precisam tomar cuidado com o uso da linguagem. Ramsey fala do uso redundante de teorias da verdade. "É verdade que César foi assassinado" significa apenas que "César foi assassinado". A palavra "verdade" é um uso conveniente da linguagem, não expressa uma relação metafísica entre a sentença e o mundo. São teorias deflacionistas da verdade, uma família de teorias, entre elas o desquotacionalismo; citações equivocadas que levam a equívocos.

    Responda
  20. MARCIO Gionco

    Ótimo artigo. Atrai a patrulha da petezada como sempre, mas ninguém liga mais.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Petezada? É pouco! Militante canhoto, woke, abortista, pedófilo, feminista, frouxo com o tráfico, apoiador de quem rouba celular para tomar a cervejinha, antissemita, ateu, soldado da Ursal, servidor público encostado, ufa! Faltou alguma, patriota cristão, rs?

    2. Marcos Benassi

      Evidentemente, com "patrulha da petezada", você está apontando o dedinho pro colega aqui debaixo, certo? Comunista perigosíssimo e conhecido!

  21. Pedro Luis S C Rodrigues

    Nem a Folha, da qual você é editorialista, consegue manter um padrão minimo de imparcialidade. Este jornal se transformou em um panfleto identitário

    Responda
  22. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Fui jornalista. A gente dizia que "a única diferença entre a propaganda e a reportagem é que a primeira assume que mente".

    Responda
  23. Pedro Faral Carvalho

    Só esqueceu de dizer que erro é diferente de má-fé…

    Responda
  24. PATRICIA FERREIRA

    Gaza foi um escândalo, não só na BBC, mas em quase todos os veículos jornalísticos do mundo.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Estão descobrindo o óbvio: não dá para enganar todo mundo o tempo todo.

    2. Lena Kasler

      Exatamente!!