Comentários para:

Um chamado à ação

VER COMENTÁRIOS EM Txai Surui

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo. Não é o lindo cocar da Txai Surui que incomoda os homens dito civilizados, mas, sim, a combatividade de uma mulher indígena, que dá voz aos povos originários.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Convosco e não abrosco. Combatividade, competência, beleza, a nobreza hereditária, a prexeca: tudo incomoda a quem precisa bater o Fal na mesa.

  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Cobrem do lulla em seu gabinete e não no escrito no jornal, senão não se concretiza.

    Responda
  3. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Gostaria muito de ler a opinião dessa colunista sobre: 1. Os indígenas devem ser protegidos, o que concordo, e por que. 2. Devem ter protegidos as suas origens. 3. Podem ser responsabilizados quando eles próprios degradam suas terras. 4. E é justo possuírem vários outros direitos e nenhumas obrigações, estas exigidas dos não indígenas.

    Responda
  4. Paulo Araujo

    Que ela use esse pavão na cabeça lá na tribo, tudo bem. Mas nas cidades e aviões, só incomoda as pessoas. Se quer chamar a atenção, pode usar um espanador, que tb tem penas.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Desculpe-me. Mas pensei o mesmo. Acha-se indígena somente na hora em que interessa. Ou seja, somente na hora do benefício, do bônus. Na hora do ônus, esquece. Sendo assim, assino embaixo.

  5. MARCIO Gionco

    Espera sentado.

    Responda
  6. Alexandre Marcos Pereira

    Do lado de fora dos ambientes climatizados da COP30, o ar pesa. É um calor úmido que cola na pele como um lembrete permanente de que a floresta respira e sufoca. Belém nesses dias de COP parece uma cidade de camadas: na superfície, os painéis coloridos, os slogans em inglês de fonte moderna, os ônibus adesivados anunciando Amazon Future, Green Deal, Just Transition. Lá embaixo, no asfalto esburacado que a maquiagem urbana não alcança, continua o mesmo trânsito caótico, as palafitas escondidas.

    Responda
  7. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Essa dos "necroprojetos" é muito boa! Como piada.

    Responda
  8. Anete Araujo Guedes

    Reconheço que há muita coisa errada por aqui e no mundo. Mas a questão do petróleo é a seguinte, enquanto não se faz essa transição, ele pode acabar. Com isso, o Brasil terá que comprar de outros países. Quanto à terra de vocês, acho um absurdo esses parlamentares pretenderem apossar do que, por princípio e por direito, lhes pertencem. São vocês que melhor cuidam desse nosso meio ambiente.

    Responda
  9. José Cardoso

    O Lula devia demarcar as terras indígenas. Pelo menos para alguma coisa teria servido esse gasto todo em Belém, além do CO2 emitido com tantos navios, aviões e ar condicionado.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Tudo, tudo isso (iate presidencial com diária de R$ 625.000,00, inclusive) movido a óleo diesel 24 horas por dias. Pergunta: Não há contradição com o tema.

  10. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Lula não costuma cumprir o que promete, minha amiga. Espere sentada ou faça outra coisa enquanto aguarda o cumprimento da promessa. A saída dele de cenário no ano que vem será a oportunidade do Brasil se livrar das cracas de duas décadas de gente vilipendiando a Economia da Nação.

    Responda
  11. Paula Brügger

    Excelente matéria. Chama a atenção para um pleito justo para os povos originários e urgente para a sobrevivência planetária.

    Responda
  12. Alexandre Cruz

    Parentes brigam em casa, fazer espetáculo na frente de estranhos achando que vão intervir e desconhecer as artimanhas de uma boa briga. Amanhã a COP30 acaba e vocês vão pedir socorro a quem? Aos que abrem as porteiras a tiros?

    Responda
  13. Pedro Luis S C Rodrigues

    É o fim da picada submeter os leitores a uma colunista desse nível, semianalfabeta, só por causa das piras identitárias da Folha

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, Pedrão, no dia em que cê escrever com a (mó)catiguria dessa moleca, candidate-se. Enquanto isso, "pira" pelaí.

  14. PAULO CURY

    O impacto ambiental é minimo de um ferrovia comparado a um rodovia e não ouvi nenhum voz de povos originários atacar a br 319, que esta muito mais encravada no coração da Amazônia e quando asfaltada via causar o mesmo ou maior mal que a br 163 causou Basta olhar no mapa o desmatamento ao ao longo 163 Estes povos originários sao uns oportunistas, onde tem mídia tão lá fazendo barulho.

    Responda
  15. PAULO CURY

    Prometas, prometas, até que mtas, depois de metido adios los prometidos O cara ta ha 20 anos prometendo que vai governar e o máximo que fez foi dar esmolas, iria fazer agora?

    Responda
  16. NACIB HETTI

    A articulista tem postura para ser ministra dos povos indígenas. A Sônia tem a seu favor os belos cocares; só.

    Responda
  17. Nilton Silva

    Racismo ambiental!? Parei de ler.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Que pena!

  18. Marcos Benassi

    Queridíssima, o que me parece essencial é que Ceis não tão lá pra fazer negócios, como parte substancial dos participantes. "Os negócios", fulcro da existência contemporânea - e *o negócio* principal do Tio Sam, em suas próprias palavras - são o motor da "zona azul" na qual se estacionam os figurões. Jogo jogado, é da vida; quem não se alinha, é esquisito, mesmo aí, num contexto em que a sobrevivência deveria ser o principal mote e assunto de todos. Enfim, vão subvertendo, Txai, que é fundamenta

    Responda
  19. Joao Braga

    O jogo consiste em " é bom para reeleição?"; ou "isso rende votos?". Caso pense ou aja em contrário minha cara Txai vc corre o risco de estar "atentando contra o estado democrático de direito". São sinais dos tempos.

    Responda
  20. Jair Pereira

    Parabéns aos indígenas ao desmascarar Lula. Discursa mundo afora a proteção Amazônia e vem os índios e desmentiu que Lula os abandonou sem saúde, sem demarcações. Se sequer os índios acreditam mais , quem acredita é porque se alimenta daquele vegetal pra bovino.

    Responda