Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Bill Gates mostrou, diferente do que imaginávamos, que não passa de mais um relés empresário que tem como principal objetivo o ganho financeiro. Como todos os demais donos de empresas de tecnologia, cresceram com o apoio de governos de centro, mas agora, se negando a submeter a regulações, passaram todos a apoiar políticas neoliberais e de extrema direita. E que o mundo se dane.

    Responda
  2. ALEXANDER STRUM

    Da mesma forma que um cardíaco, mesmo sabendo que não deve fumar, comer em excesso e que deve se exercitar, só passa a seguir estas instruções depois que sofre um infarto, o mundo só irá de fato tomar as medidas necessárias para sobreviver às mudanças climáticas depois de sofrer uma grande catástrofe de proporções mundiais. Até lá os incentivos para fazer pouco ainda vão superar o que a ciência recomenda que seja feito já. Apesar disto acredito que a humanidade sobreviverá.

    Responda
    1. Edson Nogueira

      Esquece ! A Pandemia de Covid-19 já provou que a humanidade não merece este planeta, pois absolutamente NADA aprendeu. Só piora, ano após ano. Que venha o cometa !

  3. Pedro Luis S C Rodrigues

    Ele não capitulou por pressão, simplesmente não é um i di ota como você

    Responda
    1. Renato Silva de Carvalho

      Idiotice é acreditar que nada está acontecendo ou que o importante é se adaptar a uma nova realidade climática. É fácil sugerir isso quando se é rico e ainda possui tecnologia e poderio militar. Caso o mundo entre em falência climática irreversível, coisa que estamos perto de alcançar, quem tem a força pode, simplesmente, exterminar quem não tem e ficar com o "espólio " dos mais fracos, algo como " vou ficar com toda a sua riqueza natural disponível e ponto".

  4. Benedicto Ismael Dutra

    Tudo acelerado, isso reduz o tempo para pensar na questão da vida: quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos. Passam as semanas e os meses. Logo 2026 abrirá as portas, mas o ser humano não tem tempo e a precarização vai aumentando. Um rolo compressor. Inflação de 5% ao ano em média. Preços que superam 80% de reajustes. Árvores derrubadas. Lixo e volume de esgoto aumentando. Tratamento faltando. Na carta da vida o mais grave é a falta de preparo para a vida e o trabalho.

    Responda
  5. RODRIGO BRAVO

    Excelente artigo, parabéns

    Responda
  6. Paloma Fonseca

    Em setembro deste ano a Defesa Civil na minha região lançou um sinal de alerta para celular, do tipo pop-up, para situações de alarme 'severo' e 'extremo'. Isto é uma ação de adaptação a mudanças climáticas, uma forma de se comunicar com a população diante de eventos climáticos iminentes. Não adianta se esconder para essa situação, muito menos para as importantes ações de mitigação dessas mudanças. É o que temos para hoje, no que estiver ao nosso alcance humano, demasiadamente humano.

    Responda
  7. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Esse artigo me provocou a necessidade de ler o documento de Gates. Com a plena consciência de que nessa discussão ninguém é isento, fiquei mobilizada pela problematização das escolhas entre combate à pobreza e desenvolvimento econômico versus redução das emissões de carbono às quais acrescento os desafios dos conflitos geopolíticos. Efetivamente, são escolhas muito difíceis...

    Responda
  8. Franco Oliveira

    O colunista tocou na ferida e apertou! A decepção é total, pois o que está acontecendo é uma troca de favores entre o vale do silício e a industria do petróleo que está por traz do Maga. A ideia é me empurra (petróleo) que eu te puxo (tecnologia) e o objetivo é parar a China. Bill Gates é um homem muito inteligente, mas pouco sábio e não está considerando o preço que a humanidade pagará pela guerra de sobrevivência travada entre a indústria da tecnologia americana com os chineses.

    Responda
  9. João Vergílio Gallerani Cuter

    A velhice tem suas belezas, eu acho. Os adolescentes de Jacques Brel fazem juízos éticos no vazio, desvinculados das responsabilidades cotidianas de juízes e notários e da difícil arte de ser o melhor que podemos ser em situações concretas (por oposição a fabulações embriagadas). A maturidade envolve reconhecimento de limites. Por isso mesmo é mais profunda que a juventude. "O que podemos fazer pelo bem-estar das pessoas na situação concreta dada pelo aquecimento global?" Essa é uma boa questão.

    Responda
  10. RODRIGO VELOSO

    Gates, de livre e espotânea vontade, adotou uma lógica farisaica que é o zeitgeist da elite econômica norte-americana. No fundo, não é de impressionar ninguém.

    Responda
  11. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Ótimo texto! Mostra que a inteligência não artificial pode vencer os velhos tolos.

    Responda
  12. José Cardoso

    Ele é realista. Quando a Noruega não desiste de extrair petróleo, a China continua construindo termelétricas a carvão, e as COP's são feitas em países produtores de petróleo, fica difícil. Mesmo a COP de Belém aconteceu logo depois de ser anunciada a exploração na margem equatorial.

    Responda
  13. Bira Scutari

    O colunista trouxe a luz uma importante reflexão, ou seja a omissão daqueles que deveriam ser faróis e indicar caminhos globais para os efeitos climáticos, Bill Gates apenas se juntou aos demais CEOs de tecnologia tds alinhados ao Laranjão.

    Responda
  14. David Waisman

    A heresia de Bill Gates continua a causar alvoroço no galinheiro da teologia do clima.

    Responda
  15. Cleomar Ribeiro

    ....as lideranças do planets têm ouro e engenharia para produzir a transição energética nonolaneta mas têm muitas lideranças que capturam o ouro dos fundos de investimentos destinsdos a transição! ... Então parte das lideranças estão bem cautelosas na implementaçao da transição devidos sos ladroes ( ratarias-agro, ratarias-evangélicas-nazis-fsscis e ratarias-bancis anões)!!!

    Responda
  16. Cleomar Ribeiro

    ....as lideranças do planets têm ouro e engenharia para produzir a transição energética nonolaneta mas têm muitas lideranças que capturam o ouro dos fundos de investimentos destinsdos a transição! ... Então parte das lideranças estão bem cautelosas na implementaçao da transição devidos sos ladroes ( ratarias-agro, ratarias-evangélicas-nazis-fsscis e ratarias-bancis anões)!!!

    Responda