Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberto Moreira da Silva

    Brasil está muito agressivo e a esquerda cristalizou , não aceita divergência, não aceitam quem pensa diferente, chamam de fascistas quem não é esquerda, e eu mesmo , não voto Bolsonaro , nem Lula, me chamam de bolsonarista, é muita ignorância e isso é perigoso em qualquer sociedade que sonha democracia, a democracia não é de esquerda nem de direita , desenhei .

    Responda
  2. Roberto Moreira da Silva

    que mais lamento nem é Lula ficar presidente novamente, isso é só ruim , muito pior é o fato da imensa maioria de ditos de esquerda que escrevem no espaço dos leitores, não aceitarem o pensamento diferente , sempre soltam agressões características de ditadores bobocas , insinuam “ burrice” ou Bolsonarismo , é muito esc Ro que a falta de divergência

    Responda
  3. maria pereira

    Pastore promete a “capotagem” desde 1970. Nao veio, porque a opçao nao foi golpe e nem manter na miséria os trabalhadores brasileiros.

    Responda
  4. Alexandre Cruz

    Segundo o manual Bozolóide, todo camelô é um empreendedor. Segue a fila.

    Responda
  5. Paolo Valerio Caporuscio

    De onde a folha tira tanta fantasia em divulgar que o desemprego diminuiu? Só publiquem quando for realidade e não meras ilusão.

    Responda
  6. Marcelo Gomes Justo

    Deveria ter ouvido o lado dos sindicatos. Por mais que queiram, o mundo não é só de patrões e economistas ideólogos do neoliberalismo.

    Responda
  7. Ivan Moura Campos

    Quem recebe bolsa família é considerado empregado?

    Responda
    1. Roberto Garcia

      Não. Bolsa familia não é salario nem emprego. Pode ate gerar votos e ter desvios, mas é um programa de distribuição de renda, e gostemos ou não, concordemos pu não, funciona bem como tal.

  8. Marcelo Negros

    O que a Folha PagBank não conta é que o número da Produtividade no Brasil é distorcido pela quantidade absurda de dinheiro nas mãos dos Parasitas Rentistas da Farinha Lima PCC. Essa é outra mentira do Libertarianismo, a única coisa mais à Extrema-Direita que o Nazifascismo.

    Responda
  9. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Mas não é isso que a Folha-Faria-Limer defende? Uma multidão de informais pejotizados acreditando que são empreendedores. Ou os informais a que a Folha está se referindo são apenas os muito pobres (os que vivem nas bordas dos restos do trabalho escravo)?

    Responda
  10. Carlos Eduardo de Carvalho Carvalho

    A fea(USP), a FGV, , parecem que vivem em outro planeta quando escreve sobre economia. Quando esse cidadão da fea USP diz que o crescimento atual é uma conjuntura artificial de elevação de despesas públicas e de política populista e que isso vai "capotar" mais frente, dá pra ver com clareza a intenção desse "especialista".... Impressionante... Não vale a pena nem comentar, Nem dê ouvidos.

    Responda
  11. Roberto Moreira da Silva

    A folha está de parabéns, deu espaço a um economista meio fora dos sindicatos, enfim, é muito cansativo só ouvir sobre salários, e por incrível que pareça nos tempos de um sindicalista ter virado presidente, o Brasil enfim ensaia uma libertação de escravidão sindical , que os independentes cresçam e os sindicatos deem ligar a aposentadorias pessoais e maiores

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Roberto, você é risível. Raciocínio patético.

  12. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    A seguridade social foi para o saco com essa política que coloca o trabalhador como patrão e o dono do próprio nariz. Forçar a barra para o empregado abrir um PJ e ser contratado para exercer as mesmas funções, achando que está ganhando melhor, pode não parecer, mas é uma das causas da queda da arrecadação do INSS.

    Responda
  13. Francisco Marra

    Sempre é a mesma ladainha quando fica bom para o trabalhador, desemprego baixo renda crescendo aparece sempre essas aves dizendo que tá " ruin" e vai piorar. LULA lá 26

    Responda
  14. Luis M

    O Brasil tem tudo para se tornar uma super potência, superando o desafio da renda média. Mas precisa de foco e sobretudo de um planejamento sério e consistente de curto, médio e longo prazo, implementado sem interrupções. Fazendo isso, é possivel erradicar favelas, reduzir a pobreza, melhorar a renda e o nivel de emprego em poucos anos. Para tanto, equacionar a questão fiscal é essencial, implementar reformas administr assim como investir na qualidade da educação e no aumento da produtividade.

    Responda
  15. Carlos Eduardo de Carvalho Carvalho

    Esse pessoal da FGV, vivem em mundo.

    Responda
  16. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Li a matéria e todos os comentários e senti falta de novas perspectivas sobre o tema. Fui educada com a ideia de que quem trabalha para sobreviver não escolhe o emprego, é escolhido por ele. Desconfio que um conjunto de fatores presentes na realidade brasileira nos últimos cinquenta anos produziram uma mudança cultural que redefiniu a relação das pessoas com o trabalho. Uma parte da sociedade não vive só para trabalhar mas trabalha para viver e isso tem impactos diversos a serem aprofundados.

    Responda
    1. flávio paes

      Até acho que o fenômeno ocorre, agora tem coisas paralelas acontecendo, IA e robôs já determinam uma que da relativa no peso do trabalho no processo produtivo. Na questão do déficit da previdência, ninguém sabe como resolver ( eu tb não) só que o problema é mundial. Resumindo as perspectivas são para mim negativas .

  17. Cassio Casagrande

    Por que o liberal conservador José Pastore é sempre identificado nesta Folha como “Professor da USP”, omitindo-se o fato de que é também consultor da CNI? Ou seja, é o porta voz do patronato. Por que não ouvem sindicalistas ou economistas social democratas em uma matéria como essa?

    Responda
  18. Jair Pereira

    O que muita gente não compreende é a relação Emprego e Renda. Nem todo emprego formal gera renda suficiente e não significa prosperidade financeira. Mas quando se fala em Governo o termo "emprego" gera impacto e votos, por isso se divulga o nível de ocupação e não de riqueza gerada. E com salários achatados, Impostos sobre a folha salarial, a tendência é que a informalidade cresça na mesma medida do emprego. A complementação de renda informal pode superar o CLT.

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    Miséria no menor nível histórico, bolsa no maior nível histórico, indústria a mil, aeroportos ocupação histórica e desemprego record, mas o bilionário Frias, banqueiro parasita de juros e dono da velhaca Folha, faz de tudo para tentar desmerecer. Que pobreza de bilionário.

    Responda
  20. Marcelo Soldani

    Para aumento de produtividade - qualificação de mão de obra Isso necessita visão governamental de longo prazo. Qualificação nao é só tempo de estudo, é qualidade de estudo, focado nas atividades requisitadas pelas empresas e em tecnologia

    Responda
  21. MARIA F LUPORINI

    Antes era isso daí e com desemprego no máximo!!

    Responda
  22. DOMINGOS S VIO MAIA DE SOUSA

    A forma como se dá uma notícia , também a manchete, induz muito mais os leitores a percepções de uma manipulação de massas do que com a obrigação de bem informar. Os empresários reclamam que já não tem mão de obra disponível e culpam o bolsa família , sendo que os trabalhadores já não aceitam trabalhar por salários de fome. A informalidade foi aventada a hipótese de baixa produtividade com base em que parâmetros ? Treinar seus funcionários é uma ou não é obrigação dos empregadores ?

    Responda
  23. Raymundo de Lima Lima

    Onde fica a tercerização d trabalho, n Brasl? Ou esta existe apenas na série japonesa A Profissional Exemplar/Netflix, ou Trabalho Tercerizado Mais Explorado. Parece q o jornalista adotou visão tarcisista, pois só vê o lado d patrão:Oh,coitado! Segundo Eduardo Giannetti, além da acentuada queda d desemprego, o Brasil cresce no Pib, saímos d MapaMundialdaFome e Há investimentos estrangeiros direto no Brasil. Tudo isso é ruim?

    Responda
    1. Luis M

      Atualmente o país é um dos que tem piores indicadores sociais na América Latina, perdendo para o Chile, Argentina, Uruguai e até para a Colombia

    2. Raymundo de Lima Lima

      Tb sugiro ver como ser empregado-gerente d 25anos numa empresae ser preterido por empregado jovem, Sr Kim. Ser demitido ou rebaixado d função, ganhando menos, longe d sua família? Presente-futuro é trabalho ser precarizado, ganhar miséria q nem paga aluguel. Com carga horária d 12horas/dia, ditadura Milei,Coreia dSul,Japão,China,contribui para zero-filhos,mais-depressão,falta-sentido-d-vida, daí s...

  24. Carlos Eduardo de Carvalho Carvalho

    A FSP sempre arrumando um jeito de colocar água no chope do pt.... Se não tem nada, eles arrumam alguma coisa contra....

    Responda
  25. victor lag

    Mestre José pastore brilhante como sempre. E o manipulador Marcos Porchman alterando os dados do IBGE. Devia dar cadeia . Não comente porque não lerei, coma seu sanduíche de mortadela e guarde o ódio do bem para você

    Responda
  26. Gino Passos

    Brasil: o país do bi. sca. te.

    Responda
  27. Marcelo Magalhães

    O autor se aproxima mais de um coach neoclássico, do que de um repórter. O texto é uma propaganda do Tarcísio e está muito longe do que se classifica como informação jornalística, na verdade ocupa lugar no que se chama de fakenews. Todos os textos sobre produtividade tem o nítido objetivo de culpar o trabalhador pela condição desumana que ele sempre viveu nesse país, o que é, no mínimo, uma piada de mau gusto.

    Responda
    1. victor lag

      Caso grave de dissonância cognitiva. A culpa é das politicas do governo atual. Tomé o remedinho , continue o tratamento no CAPS e coma seu sanduíche de mortadela. Não comente porque não lerei, guarde o ódio do bem para você

  28. ALEX PAES LANDIM NEGREIROS

    Esses especialistas em economia precisam de selo de qualidade pois eles erram demais ou são patrocinados para falar o que os patrões querem que seja dito.

    Responda
  29. flávio paes

    A lógica da abertura do mercado aumentar produtividade é relativa, se abrir para China, fecha simplesmente, mesma lógica estão Europa e Estados Unidos. Se o Brasil fosse mais aberto o laranjão tinha quebrado o país com o tarifaco. A geo política é mais complicada que a cantilena do abriu resolveu.

    Responda
  30. jose batista

    Metade da população pendurada no bolsa família, isso desemprego minimo?

    Responda
    1. José Davi

      Zé, fala aí da mamata que os endinheirados recebem, plano safra, ainda dão calote no BB, isenção tributária para via famigerado Perse, bolsa rentista, onde um trabalhador que ganhe 10 já é tributado em 27,5% e essa gente não paga nem 10%. Ganhando nos juros absurdos de 15%.

  31. Gino Passos

    Além da superproteção de empresas avessas ao livre comércio e à concorrência, que também sonegam legalmente com a desoneração, ainda temos o fato de que, neste país, faz mais sentido não investir em expansão mas comprar títulos, que pagam juros pornográficos, que nós aqui em baixo bancamos sua renda com imposto direto no contracheque e em tudo que compramos.

    Responda
    1. Thiago Campos

      No ponto! Melhor comentário

  32. Gil Filho

    E a FSP tentando de todos os jeitos colocar algum defeito nos governos de Lula e esquerda. Por mais que ela tente, os números nunca mentem, são sempre superiores ao dos governos de direita.

    Responda
  33. Paulo Sales

    Essa conta de salário médio é uma mentira. Pega se uma enorme massa que ganha 2, ajunta com uma massa mínima que ganha 5 e divide por 2. Depois vem mercado que insiste em pagar mixaria e ajunta com os desavisados que põe a culpa em benefícios sociais. É evidente a insistência do sistema de depurar a situação real do país.

    Responda
  34. Hercilio Silva

    Então num país que paga baixos salários o que falta é produzir mais pelo mesmo salário baixo. Imagino que quem defende essas ideias tem renda boa.

    Responda
  35. Renato Vieira

    Pois é!. Nos governos Temer e Bolsonaro a política levada a efeito em relação ao trabalho foi a do empreendedorismo. Era assunto dia e noite na imprensa televisionada e escrita. Tá ai o resultado do desastre que colocaram o trabalhador. E pra complicar, como disse um colega no comentário, o empresariado brasileiro não investe em inovação e coloca toda a culpa no governo. Então na informalidade o trabalhador tá fritando a ... pra comer o torresmo.

    Responda
  36. César A C Sanchez

    Bolsa família + cotas + serviço público emprego dos sonhos + país do Agro + analfabetismo político + jeitinho brasileiro = produtividade baixa, informalidade, eterno país do futuro.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Trabalhador brasileiro nao tem produtividade baixa. Isso é conversa fiada. Só um exemplo. O cara braçal é tudo na "marreta" patrão não compra maquinário, não desenvolve protocolos de agilidade porque só vê duas coisas, lucro e por o cara pra se lascar. Outra mentira que o sistema conta.

    2. Andréa Cristacemos

      Você comenta e se dá um auto like. Hahahahahah

  37. José Augusto Bernabé

    Na China uma criança de 7 anos sabe de cor cinco mil verbetes da gramática e o turno do trabalhador de lá é de 12 horas de segunda a sábado só por aí dá pra se entender o quanto somos medíocres no trabalho, essa estagnação intelectual e profissional é fruto de 20 anos de governo petista. Percebem o atraso?

    Responda
    1. Paulo Sales

      Você trabalha 12 horas barnabé? 12 pra ganhar 2 mil contos de réis no mês. Ahh não! Kkkk

    2. Paulo Augusto

      Existem outros países com boa produtividade sem arrancar a saúde do trabalhador.

    3. Andréa Cristacemos

      Ou seja, os 15 anos de Governo Petista destruiram os 510 anos de gigantesco avanço que a direita havia conquistado. É verdade esse bilhete!

  38. José Augusto Bernabé

    Onde um trabalhador no mundo produz 4 o trabalhador daqui produz 1, o brasileiro diz que sabe tudo para qualquer serviço mas não sabe nada e é um enganador pra ele mesmo e pra quem o contrata, os brasileiros são apenas "ajudantes " nada mais do que isso, a gente vê pelas ruas adultos empinando Pipa ora bolas, esse é o resultado de 20 anos de governos petistas, somos só ajudantes e nada mais.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Como se tudo isso não acontecesse nos governos de direita, né barnabobo ?

  39. Mário Mendonça

    Enquanto não remover a "deforma trabalhista" aprovada depois que derrubaram Dilma, será isso! Lembro que o atual governo prometeu revisar, porem todos estão se omitindo!

    Responda
    1. Thiago Campos

      Impossível esta reforma com o atual congresso.

  40. Marcelo Magalhães

    Se o autor tivesse mais uma lauda chegaria na produtividade máxima, a escravidão. O missivista suporta seu texto em opiniões de lobistas e do falso acadêmico, José Partore. É uma sequência de lambanças inacreditáveis, apresentadas com charme de erudição universitária. Pobre Folha, que sustenta textos lobistas e perde credibilidade.

    Responda
  41. Mario Silveira

    Lula mentiroso e enganador . Fazendo a magica dos dados manipulador e dos balanços criativos . Acredita quem quer , a realidade está nas ruas . #ForaLula #ForaPT

    Responda
    1. Paulo Augusto

      A realidade das ruas é que o país está bombando....

  42. EDUARDO GUILHERME PIACSEK

    O empresariado brasileiro nunca investiu em desenvolvimento de tecnologia, sempre comprou maquinário de segunda mão, lucrou com favores do governo e com arrocho salarial. Junto com a mídia, esse mesmo empresariado foi a favor da reforma trabalhista do Temer que jogou milhões na informalidade. Some isso com a destruição sistemática da educação básica e baixo investimento em Ciência e encontre as razões da nossa baixa produtividade.

    Responda
  43. marcos fernando dauner

    Ande numa obra de construção civil - o que você mais encontra no chão ? Pregos ! A peãozada tem preocupação zero de levantar pregos do chão . Depois pisam num prego, e ficam uma semana sem trabalhar, de atestado médico .

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Obra civil no exterior: martelos pneumáticos. Obra civil no Brasil: martelo remendado e prego na mão. E ainda querem a mesma produtividade..

    2. Andréa Cristacemos

      Lei de Mercado: o empregador tenta pagar o mínimo e exige o máximo, enquanto o empregado tenta trabalhar o mínimo e receber o máximo. Os empresários que aprenderam um pouco com Henry Ford não têm esse problema.

  44. Andréa Cristacemos

    A manchete procurou dar um tom negativo à baixa taxa de desemprego, que está em 5,6 e que subiria para 6,6 no caso hipotético mencionado. Com o Bozo, a taxa de desemprego estava em dois dígitos. Espero que is eleitores jamais se esqueçam disso.

    Responda
  45. José Luis Alves da Cunha Cunha

    Salário qui as empresas disponibilizam são baixos, em relação a informalidade...

    Responda
  46. marcos fernando dauner

    ontem eu ouvi de uma pequena empreiteira de mão de obra de construção civil - "eu não sei o que me preocupa mais para o ano que vem - a falta de serviço porque o pessoal está sem dinheiro ou a falta de mão de obra : pintores, marceneiros , pedreiros bons não se encontra mais . "

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Paulo - depende ! - na última semana ( semana) eu paguei cinco mil reais para o pintor e para os três pedreiros foram dois mil e quinhentos( para cada um dos dois) e dois mil e trezentos para o outro - pagamento semanal . isso é pouco ?

    2. Paulo Augusto

      Basta treinar os filhos dos donos de empresas de construção de civil para ocuparem estes postos, já que o salário é tentador né ?

    3. Andréa Cristacemos

      Ou seja, pura dicotomia.

  47. neli faria

    Desemprego mínima histórica? Pois sim! Nas outras cidades não sei, mas em São Paulo milhares de motoboys, cicloboys. Pois não!Meu sobrinho Guilherme está desempregado desde agosto do ano passado. Trabalha como motoboy!

    Responda
    1. neli faria

      Dirce:motoboy só é motoboy porque não tem emprego.É o caso de meu sobrinho. Ganha, mas, trabalha inseguro quase dez horas por dia.

    2. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

      Motoboy não entra na estatística do desemprego. É trabalhador informal. Rala, ganha dinheiro e não passa fome.

  48. Paulo Augusto

    Quem tem que promover produtividade são os empresários e não o governo. Investimentos em tecnologia, equipamentos e treinamento dos funcionários.

    Responda
    1. neli faria

      Tem razão. Governo é para torrar3.5bilhões em propaganda eleitorais antecipadas e não para nada fazer pelo povo.

    2. Paulo Augusto

      Marcos, qual é a fonte da sua afirmação ?

    3. marcos fernando dauner

      quem vai investir em treinamento se a galera não para no emprego ? trabalham meio ano com carteira registrada e depois pedem demissão para viver do salário desemprego e trabalhos informais .

  49. Jose Walter Da Mota Matos

    É o seguinte: nada de positivo que esse governo faça será reconhecido pelo jornal porta voz da oposição. Fica a dica: que tal a oposição propor um projeto de redução dos encargos trabalhistas pra aumentar a contratação formal pelas empresas? Criticar é fácil, construir uma pauta factível que ajude o governo a melhorar o caos herdado, não. Que vergonha fsp, que vexame!

    Responda
  50. Fabio Sampaio Marques

    Todos, repito, todas as pessoas que trabalham para empresas como PJ ou MEI só migraram para esse tipo de vínculo por pressão das próprias empresas. Nenhum deles foi buscando flexibilidade.

    Responda