-
Fabio Sampaio Marques
Sugiro ao jornal uma série de matérias sobre o tema da informalidade: 1. Qual é o papel das mídias no ataque ao trabalho atrelado à CLT. Tenta-se a força criar um consenso, falso, de que Uber e semelhantes caracterizam-se como empreendedorismo. 2. Quem está por trás da difusão dessas idéias? 3. De que forma o trabalho informal e mal pago impacta a produtividade? 4. Como são as condições de trabalho, salário e benefícios nas empresas topo da lista "melhores lugares para se trabalhar?
-
José Davi
Isso beira a esquizofrenia! Essa Folha defendeu a tal da reforma trabalhista que levou milhares de trabalhadores a ficarem sem proteção legal, em nome de uma suposta flexibilidade, hoje as pessoas sobrevivem à base do bico em plataformas digitais, como no nome bonito obviamente, empreendedores.
-
Aderval Rossetto
Erroneamente estimam financeiramente a produtividade por hora trabalhada, em faturamento por trabalhador. Daí nunca melhorará se os empresários não produzirem itens que agregam maior valor ao trabalhador. Ou seja, se tivéssemos fábricas com Iphones elevaria "produtividade" laboral das nossas tradicionais commodities agrícolas.
-
Deborah Teixeira
O empresário, ou seu representante: estamos tento q contratar bolivianos, nigerianos, mulheres... Oi?! Por que? Não são pessoas? Não são trabalhadores? Minha nossa! Como é q o camarada abre a boca pra dizer isso? E em tom de reclamação. Isso faz concluir q o problema maior do nosso mercado de trabalho não são os encargos, a informalidade etc, é essa mentalidade atrasada do empresariado.
-
Marco Correa
Parece matéria paga. Nunca esta bom para os colunistas , se o desemprego estivesse em alta estariam massacrando. Outra abordagem é dizer que o governo está praticando um descontrole nos gastos. Só que vcs nunca abordam onde está este gasto a mais que o governo está praticando. Falar que um governo que valoriza as questões sociais é populista é fácil, quero ver botar o dedo no juros a 15% e quanto se paga de juros da dívida pública.
-
Alessandra Alvim Teixeira
É só botar o tarcisão lá que a produtividade vai subir..rs
-
Aderval Rossetto
só se for a dos milicianos
-
-
Deborah Teixeira
Sugestão de reportagem pra folha: qual iniciativa os empresários tomam pra captar essa mão de obra informal? Nunca aparece empresário falando sobre isso. Sempre q se tem reportagem sobre mercado de trabalho, os empresários são sempre os q são ouvidos. E o q eles tem a dizer? O de sempre: reclamações do governo, do trabalhador, dos encargos, da produtividade. Essas reportagens acabam virando um canal de reclamações empresariais. Vamos mudar o mind set, Folha?
-
DANIELA Krause
A informalidade é alta pq os salários formais para essa faixa sao muito baixos. A produtividade é baixa pq o empresariado sempre teve mao de obra barata e disponível e nao precisava se preocupar em melhorar a qualificação e os processos.
-
-
José Lourenço Marques
Aqueles que estão preocupados com a baixíssima taxa de desemprego e, por consequência, a falta de mão de obra no mercado e, ainda pior, a possibilidade de precisarem oferecer melhores salários e condições de trabalho, o que seria péssimo para suas ambições de lucro ganancioso, parem de se preocupar. Segundo fontes da Câmara dos Deputados que atuam em Home Office nos EUA, o King of the World irá estacionar um gigante porta aviões na Represa Billings afim de resolver o problema. Aguardem 72 horas.
-
Geilson Silva
Estilo folha de dar uma notícia boa. Não reduz o que mesmo?
-
Deborah Teixeira
Eis que, quando o texto fala em encargos trabalhistas a Folha coloca a frase de um empresário dizendo: o governo cobra para financiar seus gastos. Isso foi canalhic, né?
-
DANIELA Krause
A abordagem desses temas sempre é canal ha. Tá cheio de jornalista pseudo econômico q acha q é elite.
-
-
Ca Santos
As pessoas estão sobrevivendo, mas a qualidade dos empregos não está boa. A informalidade pressiona o sistema previdenciário e deixa as pessoas menos protegidas.
-
JOSE ANTONIO
Folha em estilo Folha. Assino ainda somente pelos comentários
-
Felipe Araújo Braga
Os salários no Brasil são baixos: boa parte da população está na informalidade e nossa educação é muito ruim, é óbvio que nossa poupança é produtividade serão ruins. O texto diz que os jovens querem fugir da CLT: muitos acham que ficarão bilionários fazendo dancinha ou falando bobagem no YouTube. O Brasil se adaptou muito bem ao Neoliberalismo.
-
João Almeida
Como torce contra tanto assim.
-
neli faria
Não é torcer contra! É a realidade.
-
-
João Almeida
A fsp sendo foia como sempre. Como torce contra tanto assim.
-
Jose Olinda Braga
Desemprego na mínima implica necessariamente mais brasileiros trabalhando, menos miséria. Esse fato é que deveria ser enfatizado e comemorado. A má vontade desse jornal para com o Brasil, movido por ideologia do atraso e não pelo bom jornalismo, é medonho!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.