Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Tadeu Saraiva

    Vargas Llosa gigante da literatura mundial!! Excelente artigo do articulista e uma grande homenagem

    Responda
  2. Alfredo Placido Delatti

    Grande D.Mário !

    Responda
  3. Volgano Rocha

    Meu autor favorito. Conversa na Catedral é o meu livro favorito. E sou o que se pode definir como alguém de "esquerda". Acho lamentável que tanta gente avalie a obra de um escritor monumental pelo seu posicionamento político. A obra não deveria ser contaminada pela discordância pessoal com questões externas ao texto. Essa é uma visão que empobrece a crítica literária.

    Responda
    1. MARIA LUIZA RAMOS

      Também tenho paixão pelas obras de Llosa e meu livro preferido é A Festa do Bode.

  4. Leonilda Pereira Simoes

    É muito difícil entender que o autor do livro O sonho do celta, que mostra os horrores da ação do rei belga Leopoldo II no Congo e dos britânicos na América Latina, podia apoiar Trump, o golpista daqui e, pior, a filha de Fujimori. Ainda sabendo de tudo o que ocorreu nos EUA, da misoginia, racismo, xenofobia do laranjão e do ge no ci da nacional, apoiá-los é absurdo. Não havia possibilidade de aqui nos tornarmos comunistas como Cuba, a posição dele ficou incompreensível. E muito lamentável.

    Responda
  5. Daniel Nunes

    Não consegui ler depois que o autor escreveu que Llosa declarou "apoio à direita autoritária, como Jair Bolsonaro". Bolsonaro não é autoritário, cagão! Autoritário é Moraes que em todas as suas decisões contra a direita beneficia a esquerda, e e contra a qual nunca tomou uma decisão contrária sequer - muitíssimo pelo contrário.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Quem tenta um golpe de estado não é autoritário?

  6. Ernesto Pichler

    Ele sabe escrever bem, mas não sabe pensar bem.

    Responda
  7. José Eduardo de Oliveira

    ainda lerei esse muchacho, como já li Conrad, mas antes terei que ler Cervantes, que foi o pai e a mãe de muita gente, ainda que alguns sejam bastardos ...

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Muchacho? Quando começou já não era muchacho, quando ficou famoso muito menos. Assim como Cervantes, já eram señores ao alcançar a fama. Agora se a intenção com o termo tivesse sido outra, aí vai do preconceito inserido, o que seria lamentable.

  8. Hercilio Silva

    A obra é a obra. Achar que é sempre melhor apoiar o terror proposto pela extrema direita não há o que justifique. E não foi capaz de ter a leitura, o neoliberalismo abriu as portas para a extrema direita.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Ulrich, a causa é a mesma. O capitalismo neoliberal não entregou o que os alemães orientais esperavam, e ainda tirou a segurança do pouco que tinham. Isso é comprovado também na Rússia. São muitos os que ficam pelo caminho no capitalismo neoliberal. A Alemanha não entregou a social democracia aos do lado oriental porwue também retira do lado ocidental.

    2. Ulrich Dressel

      Sou alemão. A parte da população alemã que viveu na comunista "República Democrática da Alemanha" é a mais propensa para o extremismo de direita. E agora?

    3. Ernesto Pichler

      O neoliberalismo é uma defesa do capitalismo. Quando percebe que este é incompatível com a democracia e entra em crise, a defesa passa automaticamente a ser o fachismo.

  9. Rafael Gallina Delatorre

    Obrigado por esta detalhada avaliação das obras finais dele. Não tenho esse conhecimento de sua obra ou vida, nem de seu espírito político, mas defender estes libertários atuais é muito difícil de aceitar. Parece de um azedume escancarado. Tipo, quero mais é que todos se ferrem. Até porque, a esquerda brasileira que está no poder é muito mais liberal do que na época em que foi político.

    Responda
  10. Zelis Pereira Furlan

    Viva Freud o maior capitalista que existiu.

    Responda
  11. Zelis Pereira Furlan

    Freud foi um capitalista e direitista absoluto. A maioria dos Marxista são demagogo e viveram as custas da mulher. Fidel era só luxo bebidas mais caras e três cozinheiras a disposição. Deixou Cuba um lixo aberto.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      comentário raso como um pires, próprio da extrema-direita.

    2. Maria Lopes

      Tadinho, ainda delirando.

  12. jose antonio pedriali

    Um post mortem digno da grandeza de Vargas Llosa. Parabéns ao autor.

    Responda
  13. andre lunardelli

    Ter como opções a direita populista e a esquerda populista eh como estar entre a cruz e a espada - eh uma escolha muito difícil, na qual até o voto nulo se justifica .

    Responda
  14. Luiz Candido Borges

    Eu compreendo que esquerdistas se desilusão com os erros repetidos da esquerda, um ideologismo alienante, um oportunismo para se pendurar na máquina do estado etc., mas não consigo compreender como é possível passar para o apoio de figuras tão claramente abjetas como o Bolsonaro e o Trump. Isso não é exercício de liberalismo, parece um tipo de alienação de gente que tem que pertencer a algum grupo. Para um grande intelectual, isso é inaceitável.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      "se desilusão..."??? A esquerda mar xista não é ideologia, é ciência política. Mar x combateu toda e qualquer ideologia.

  15. Aljamir Duarte Chedid

    Gênio da literatura contemporânea. Artigo magistral de MVC .

    Responda
  16. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Só besteira de comunista .

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Gaiato, você não pode ser realmente tão imbbeçil. Deve ser uma provocação pueril ou uma tremenda gozação.

  17. Wellington da Silva

    "O livro derradeiro, como em todo grande artista, sela a vitória definitiva da ficção sobre a política." grande babaquice isso aqui!

    Responda
  18. Raymundo Itareru

    nessas alturas está ardendo

    Responda
  19. José Fernando Marques

    Sei pouco de Llosa. Mas suspeito dessas reviravoltas ideológicas, como a de apoiar e depois condenar Fidel ou achar que Nero seria o mal menor para o Brasil. A história política recente mostra que ele estava errado.

    Responda
  20. Jose Fiuza Neto

    Excelente texto, digno da grandeza de Vargas Llosa. E também uma surpresa em ver um artigo sério e impecavelmente escrito em meio às sandices diárias dos jornalões de hoje.

    Responda
  21. Thiago Henrique Reis

    Muito obrigado por esse texto maravilhoso sobre um escritor genial!

    Responda
  22. Wilson Couto

    Excelente artigo. Llosa foi um dia maiores escritores do nosso tempo. Genial e inovador em técnicas narrativas. Cada livro seu é uma aula de literatura. Alguns insistem em tentar reduzir isso pelos supostos posicionamentos políticos durante uma fase de sua vida. Aliás pensamentos comuns a várias pessoas. Isso reflete intolerância. Não é nem questão de "separar" o artista da obra. Eles já estão registrados e reconhecidos mundialmente.

    Responda
  23. Lucas Mendes

    Mais um excelente ensaio de MVC! Parabéns, Folha!

    Responda
  24. Kiko Mazziotti

    Não dá pra aceitar quem admite a existência de psico-patas gol-pistas como Trump e Bolsonaro, mas até escritores do porte de Vargas Llosa caíram na real, de que o progressismo e a utopia socialista são completamente inviáveis, com agravante no Brasil, onde faz 23 anos que só há progressistas que têm como método o assalto sistemático ao erário público, compra do congresso e mídia e judiciário na coleira do presidente.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Não diga uma coisa dessas . .Pense com a razão . Não são os progressistas que sangram o nosso governo, pelo contrário ,eles nos trazem avanços. Quem faz o assalto sistematico ao erario é o Congresso e Senado, os piores que o Brasil já teve, e com a ajuda das elites brasileiras. Diante de tudo isso, resta-nos a utopia socialista ou a barbárie. Mas sinto que a barbárie vencerá. Infelizmente.

    2. Ernesto Pichler

      O bozofachista é progressista?