-
CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA
Vamos por partes, minha visão de "dinossauro" indica que transitamos da mais valia apenas absoluta para exacerbação da mais valia relativa, a classe trabalhadora gerou o excedente que, apropriado pela classe dominante deu a esta a possibilidade de usando alta tecnologia mandar o proletariado para o limbo, a questão é, quem vai consumir? No capitalismo fica difícil de responder !
-
Josue Oliveira
Enquanto isso, os Nicolas da vida vão sendo eleitos com men tiras usando a IA.
-
Marcelo Magalhães
Há passos que corrompem todo o processo e alteram totalmente a trajetória, inutilizabdo os modelos. Por mais sofisticados que sejam, continuam sendo modelos. É isso que torna a vida suportável, o dia que essa etapa for superada, perdemos. O populismo é um termo errado, assumido por nåo termos encontrado outro, tanto é que o seu contrário não é elitismo e sim pluralismo. Por outro lado, seria apenas uma prevalência da esquerda e não predominância. Ou acaba a história novamente.
-
Felipe Vasconcelos
A Amazon, grande empregadora nos EUA, tem projeto de ampliar a automação, não só contratando menos nos próximos anos, como até demitindo uma parcela de seus trabalhadores. Por um lado, isso aumenta a eficiência e gera mais lucros, por outro, a produção de riquezas não é distribuída por meio de salários, criando um teto na demanda, já que sem salário não há consumo, prejudicando a viabilidade do capitalismo a longo prazo.
-
Alvaro Machado Dias
Felipe, excelente reflexão. Agora, note que a consequência direta é o aumento da participação da classe A (na verdade, do perfil AAA) no mercado e não a inviabilização do capitalismo como um todo (ou a sua conversão em 'algo diferente' na linha sugerida pelo Varoufakis). É duro admitir, mas o capitalismo não precisa que toda a sociedade participe para persistir.
-
Felipe Vasconcelos
No século passado, o Estado de bem-estar social foi a solução para redistribuir a riqueza produzida nas revoluções industriais, mantendo a saúde da sociedade capitalista. A inteligência artificial pode ser utilizada em grande escala e de forma intensiva, favorecendo o projeto educativo de transição de carreira de grande parcela da população, com bolsas temporárias de estudo, financiadas pelo Estado e pelo Mercado.
-
-
João Carlos Faria
E a primeira vez que vejo um colunista. Responder a seus leitores. Isso aprofunda o debate. Acabei de escrever falando do Bolsa Família. No site Entrementes. Deve entrar amanhã.
-
Alvaro Machado Dias
Respondo todos os leitores sempre. Meu pedestal é o chão. Conheço bem o Entrementes. Qual é o seu balanço sobre o programa? Uma coisa: o BF, como você deve saber muito bem, não é renda básica universal, mas um programa condicionado de transferência de renda (tanto que é preciso manter os filhos na escola para seguir recebendo e não é permitido gastar o benefício em bets), exclusivamente voltado para a parcela mais pobre da população.
-
-
Eder Marcos
Alvaro, instigantes seus textos! Como seria um futuro de IA e robotica provendo produtos e serviços? Vao prover o melhor pra uma elite e uma massa despossuida viverà sob essa renda minima ateh desaparecer?
-
Alvaro Machado Dias
É muito difícil dizer, especialmente sem uma bola de cristal (rs). Mas, uma tendência relevante a se considerar é a de que a economia está se dividindo como a letra K. O braço (da renda) superior segue uma trajetória de acumulação e consumo ascendente e vice e versa. A classe média, reduz-se em tamanho. Portanto, a tese diz que cada vez menos gente vai movimentar mais dinheiro.
-
-
Márcio Martins
Uma análise muito bem elaborada e argumentada, quase me convenceu kkk. Eu ainda tenho esperança que a educação nos permita superar a polarização.
-
Marcelo Negros
Fazer o certo é "Populismo"? Libertarianismo é mesmo a única coisa mais à Extrema-Direita que o Nazifascismo!
-
Felipe Araújo Braga
Eu tenho discordâncias da esquerda. Mas no geral, prefiro ela: a direita traz um discurso de empreendedorismo que prega que os jovens - principalmente os mais pobres que estavam tendo as primeiras oportunidades - não devem ir à universidade e sim trabalhar em app ou na internet. Em relação aos costumes: é conservadorismo ou fundamentalismo? Porque minha avó era uma senhora católica, que casou virgem, reveza todo dia, mas nunca encheu o saco de ninguém igual esses evangélicos chatos e charlatães!
-
Márcio Martins
crente k-h regra o dia inteiro
-
-
PAULO CURY
Eu só sei que na terra brasilia pode botar direita ou esquerda que o que se vê é roubalheira, desperdício e falta de planejamento
-
PAULO CURY
Eu só sei que na terra brasilia pode botar direita ou esquerda que o que se vê é roubalheira, desperdício e falta de planejamento
-
Hercilio Silva
Há uma tendência de chamar de populismo de direita o que na verdade é extrema direita. E chamar incorretamente políticas social democratas de populismo de esquerda, ou até de socialismo no sentido soviético, o que não é. Toda tecnologia só vai produzir bem estar se os benefícios forem espalhados pela sociedade. Caso IA eja vista apenas como causadora de desemprego vai provocar insatisfação. Os bilionários big techs querem todo o ganho pra eles. Um meio termo é possível controlando os monopólios.
-
Hercilio Silva
Robson, não são apenas os EUA que tem de fazer. Há propostas na União Europeia e no Brasil sobre regulação. Tem de parar essa história de que crime previsto no código penal não é crime na internet, ou não tem responsável porque o perfil é fake.
-
Robson Oliveira oliveira
controlar os monopolios da iA se que jeito eles ja se inraizaram em todo sociedade ( classe media pra cima principalmente) saoeles que dominam trump enquanto ele for president dos EUA.
-
Alvaro Machado Dias
Olá Hercílio, eu concordo inteiramente contigo: há mesmo essa tendência. Porém, o que estou dizendo é que políticas insustentáveis como uma "renda básica universal em patamares capazes de sustentar até a classe média" é que tendem a vicejar. Uma vez que é evidentemente impossível que a classe média possa ser sustentada com dinheiro estatal, depositado de forma incondicional (isso é óbvio; nem em Luxemburgo seria possível fazê-lo por mais de alguns meses), segue a tese que entitula o artigo.
-
-
Alberto Melis Bianconi
Modelar o que pouco se conhece não pode ser muito bom. O colunista acha que faz muito ao sair de um modelo unidimensional (esquerda/direita) para um bidimensional (para cima e para baixo, conservadores x identitários), mas depois reduz tudo a populismo, de esquerda ou de direita! Essa história de democracia só serve para engana a plebe, né não?
-
Alberto Melis Bianconi
Caro Álvaro, a IA é apenas o último acréscimo a um avanço tecnológico que tem eliminado empregos e precarizado o mundo do trabalho, nesse aspecto não trás novidade alguma. Já o voto sempre foi mais complexo que esses esqueminhas que você sugere. A questão política relevante é que o sistema liberal democrático em que vivemos não tem encontrado resposta satisfatória, o que não implica que as respostas encontradas sejam sempre demagógicas (populistas?).
-
Alvaro Machado Dias
Olá Alberto. Veja, uma vez que "bolso" e "costumes" são independentes, segue que as pessoas podem privilegiar politicamente um deles (o bolso), a despeito de discordâncias no plano do outro eixo (o dos costumes). Agora, a questão que segue gira em torno do tipo de raciocínio econômico que tende a ser privilegiado. Uma vez que a IA cause pânico e desemprego, discursos populistas, baseados em promessas irrealizáveis, tendem a ter vantagem sobre os mais ponderados.
-
-
Mônica Casarin Fernandes Elsen
E a outra, alguns programas de apoio a massa de desempregados, que estamos criando para um futuro próximo, serão inevitáveis! Não é uma ideologia populista de esquerda. É uma necessidade real para evitar uma guerra civil planetária!
-
Mônica Casarin Fernandes Elsen
Tenho certeza que o senhor , articulista isento, quis dizer apenas: populismo e ponto! Ou seja qualquer forma (ou lado) de populismo! Seria o mais correto.
-
Alvaro Machado Dias
Olá Mônica. O medo tende a criar terrenos férteis para o populismo, bem na linha que você está dizendo. Agora, o xis da questão é saber se o medo da IA favorece o populismo de esquerda ou de direita? Ele favorece promessas irrealizáveis do tipo "renda básica universal até para a classe média", ou promessas irrealizáveis do tipo "vamos garantir que todo brasileiro possa se tornar um empreendedor de sucesso"? A resposta é óbvia e mostra como o populismo de esquerda tende a ser favorecido.
-
-
José Cardoso
Acho que a renda universal já existe, embora não formalmente. A quantidade de idosos aposentados e/ou recebendo benefícios é cada vez maior, com o envelhecimento da população. E os jovens dispõem desse colchão proporcionado pelos pais e/ou avós. Ainda mais porque só há um ou no máximo dois filhos por casal.
-
Alvaro Machado Dias
Olá José Cardoso, muito interessante o seu ponto, mas é claro que estou falando de 'benefício incondicional', sob a premissa de que é impossível para o governo brasileiro ofecerê-lo em níveis suficientes para sustentar o padrão de consumo de todos os que forem afetados pela IA. É exatamente essa 'sinuca de bico' que deve estimular a emergência de novos líderes populistas, já que os mais realistas soarão bem menos excitantes.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.