Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tattiana Salles

    Pondé e sua velha birra com a modernidade. Gostaria de vê-lo viver em mundo sem antibióticos, energia elétrica e medicina moderna.

    Responda
  2. jose antonio Garbino

    Concordo como o comentário de Jorge Antonio Mercanti. Entretanto, vemos o grande Modelo Chinês dando certo e provocando medo nas grandes democracias. Não prevalecerá num futuro próximo?

    Responda
  3. José Cardoso

    A história ajuda a criar narrativas sobre o presente, mas não a prever o futuro. Por exemplo, há algumas semelhanças entre o atual avanço da extrema direita com o que aconteceu nos anos 30. Mas as diferenças são tão grandes que isso não significa que haverá uma guerra mundial com novos mocinhos que a vencerão.

    Responda
  4. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    É provável que você tenha razão, Soares

    Responda
  5. JORGE ANTONIO MERCANTI

    A opinião do ilustre Pondé é escatolgicamente equivocada pois a democracia sendo um conceito meramente humano só acabará quando a humanidade desaparecer da face da Terra.

    Responda
  6. bagdassar minassian

    Lembrar-se de Heráclito, O Obscuro, e um trabalho recente, célebre e bem discutido; "Como as Democracias morrem", e incontáveis identificações e críticas sobre eficientes movimentos para destroná-las. Pelas experiências históricas é para variáveis autoritarismos. Adjetiva-las tanto faz.

    Responda
  7. Emerson César de Campos

    Como diz o querido Marcos Benassi: meu Jesus da Goiabeira. Como filósofo o cabra é fraco, contudo fazendo vezes de historiador, é muito pior. Braudel deve ter se revirado no túmulo. Comentaristas hbajuladoresh do colunista indicam ter lido outro texto. A coisa toda é convencer quantos puder para supostamente o fim da democracia. Autoritários e arrogantes tem enfim um fiel escudeiro: Luiz Felipe Pondé.

    Responda
  8. MARIA CECILIA C SILVA

    A história da humanidade é cíclica. A democracia pode acabar. Mas um dia ela renasce. Também é da natureza humana escolher a liderança, ou tomar uma decisão relevante, pelo voto da maioria.

    Responda
  9. Hercilio Silva

    Nada é para sempre. A história tem retrocessos horríveis. Trabalhar para evitá-los é uma necessidade. Não se pode é normalizar o retrocesso civilizatório. E isso está acontecendo.

    Responda
  10. ALEXANDER STRUM

    O principal impulsor do progresso e portanto da mudança do presente em relação ao passado são as inovações tecnologicas começando com o fogo e a roda, passando pela energia eletrica, as redes de comunicação e os meios de transporte e chegando à internet e atualmente à IA. Cada um destas, e de tantas outras tecnologias, mudou as nossas vidas individualmente e coletivamente esculpindo continuamente um novo presente

    Responda
  11. elcio matos

    Pondé faz um esforço quase dramático tentando igualar o bolchevismo e o fascismo como as grandes ameaças á democracia moderna. Mas o que ele se nega a enxergar é que atualmente ninguém mais luta em prol da "ditadura do proletariado", no entanto, a doutrina fascista é hoje o maior temor do mundo civilizado, o mundo consciente do seu passado. Mas, infelizmente, ele acerta no conceito de que a democracia pode morrer um dia por causa da negação humana do seu passado histórico.

    Responda
    1. Gustavo Souza Machado

      Concordo com você. Parece que ele não conhece nada sobre Churchil por exemplo, que dizia que o único modo de lidar com nazifascismo é travando guerra e muito mais que uma guerra de facto. Mas uma guerra ideológica, existencial e institucional.

  12. Nivaldo da Costa Pereira

    Monsieur Pondé está a profetizar ou a desejar o fim da democracia?

    Responda
    1. Von Rho

      Como dizia Laplanche, tudo que passa pela palavra passa pelo desejo.

  13. Von Rho

    Adendo: quem cultiva o passado e tem medo de mudança é a extrema direita.

    Responda
    1. Von Rho

      Vinicius, estude história: a restauração dos arianos, do Império Romano, da era das caravelas ou "como era bom em 64".

    2. Ayrton Ribeiro Torres Filho

      Como se o seu esquerdismo ideologicamente cadavérico já não fosse suficiente para chamar a atenção, você ainda aparece em quase todos os comentários (10) exibindo a sua pobreza de repertorio. A sua falta de visão ideológica, talvez não tenha cura, mas, a necessidade de chamar a tenção, quem sabe, talvez

    3. Mário Vinícius Ferraz Silveira

      Adendo: quanta ignorância!

  14. Von Rho

    O governo militar, que esse colunista admira sem a coragem de admitir, tinha como lema "o passado não interessa". Ele gosta de psicanálise. Poderia ter sido um pouco mais humilde, como Lacan ao colocar a questão do fim de criações do iluminismo (como a psicanálise e a democracia) como uma possibilidade, não uma certeza.

    Responda
    1. Von Rho

      Elcio, é justamente o contrário: o colunista acusa de "inteligentinho" qualquer um que pense num mundo melhor, porque, como o nome já diz, o reacionário quer a volta ao passado, pois tem medo da mudança.

    2. elcio matos

      Caro, Von Rho, discordo de você. Na minha opinião, o colunista tem ideias fortes e consistentes de acordo com seu pensamento conservador. Apesar da espécie humana ter avançado tanto graças às suas percepções progressistas, não devemos nos esquecer que sempre existiram os conceitos contrários dos conservadores. Sempre imagino o Pondé como aquele pessimista das primeiras tribos dos sapiens que não curtia a ideia de não serem mais caçadores-coletores.

    3. Von Rho

      Humberto, esse colunista não tem ideias. É tudo senso comum.

    4. Humberto C Antonio

      Por que, ao invés de criticar o ensaísta, não criticamos as ideias com outros pontos de vista? O que o Pondé fez foi apenas ponderar rsrsrs

  15. Lilia Adão

    Sempre haverá uma chama no coração dos que prezam a democracia que por ser "ad infinitum" sempre retorna!!!

    Responda
  16. José Monteiro Teixeira

    Não sei se vivemos uma democracia ou numa democracia. Os dirigentes deste país têm comportamentos políticos que pouco diferem. Esquerda e direita virou um saco cheio do mesmo problema misturado com as mesmas soluções duvidosa. O voto continua para soluções mais de classe, individualista,do que pautado numa solução que envolva o país no caminho do verdadeiro desenvolvimento.Como tudo é efêmero, pelo menos o pouco tempo democraticamente vivido poderia deixar melhor o mundo para as gerações fu

    Responda
  17. Carolina Figueiredo

    O vazio existencial humano nunca foi tão bem manifestado nesta nossa época contemporânea. A relação da hiperatividade e a inatividade a favor da prograstinação tão presente na contemporaneidade. Essa desconexão consigo mesmo que o ser humano se mergulhou. As bolhas alimentas pelos algoritmos,a individualização excessiva, o narcisismo exarcebado. Tudo é receita num caldeirão totalitário.

    Responda
  18. Felipe Vasconcelos

    Faltou dizer que o fascismo italiano buscava restaurar a grandeza do Império Romano, o que evoca uma diálogo (ainda que problemático) com o passado. O desencantamento do mundo (Weber, sobre as religiões) deixava as pessoas desamparadas, em termos existenciais. A redenção era se voltar para um passado, de suposta pureza étnica, pois, sendo racistas, acreditavam na degeneração das raças.

    Responda
    1. Von Rho

      Sim, a direita sempre restaura o passado em vez de andar para frete, mas a omissão do colunista sobre isso é proposital, pois basta ver sobre a orientação olítica dele.

    2. Felipe Vasconcelos

      Dito isso, é sabido que o progressismo vê o passado como um antro de desigualdades odiosas. Jogam fora a criança com a água do banho, pois é preciso valorizar as tradições de sabedoria, um diálogo com os mortos, uma religião dos ancestrais. Por exemplo, a mesma Europa que colonizou meio mundo, também concebeu Mozart, A Divina Comédia etc.

  19. Paulo Roberto Waldemiro

    Triste de ler por aqui, que pessoas se limitam a afirmar que a democracia se resume a vontade apenas de um determinado grupo. A nossa democracia foi conquistada a base de muita luta sangue e suor e devemos continuar lutando para que ela perdure por muito e muitos anos,pois é sim , a base do progresso e crescimento de todos os países que almejam ser uma grande nação!

    Responda
    1. Von Rho

      É que a direita, como ess ecolunista, projeta na democracia seus próprios defeitos.

  20. Leonardo Soares Machado Machado

    Esquerdistas mi-mi-mi. Vivem as custas dos empresários.

    Responda
    1. Von Rho

      Vai ver que o dinheiro das "Casas Americanas", joia da iniciativa privada, foi para a esquerda, né?

    2. Rodrigo Flexa

      Gado nazista, leva o seu miliciano de estimação pra casa.

    3. Rafael Moraes

      e empresários a custa do estado...

  21. paulo cesar cruz

    O canto do fascismo não passa dos refrões chicletes,como aqueles dos áureos tempos do axé music. O que se tem para colocar no lugar da democracia é a falência dos valores mais básicos humanos. As democracias estão sob ataque por que suas fragilidades não foram corrigidas. Trump,Bolsonaro,Millei,Erdorgan são apenas palhaços de redes sociais.

    Responda
    1. Von Rho

      Como dizia Julián Marias, a democracia criou vários problemas, mas a solução deles é mais democracia.

  22. Celso Tres

    Lembre-se, democracia nunca dura muito e logo se desperdiça, exaure, e mata a si mesma. Nunca houve até agora uma democracia que não tenha cometido suicídio – John Adams

    Responda
    1. Von Rho

      Por isso mesmo que a solução dos problemas da democracia é mais democracia ( J. Marias).

  23. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Sócrates, o maior segundo a tradição filosófica, ficaria de boca aberta, dada a conclusão dos sábios historiadores de que a democracia não é infinita.

    Responda
  24. Pedro Lúcio Gomes Gil

    Ainda bem que a História registra a aparição em épocas diversas, de "despotas esclarecidos." Menos mal...

    Responda
  25. mario rey

    sim ha de acabar. democracia virou sinonimo de mimimi esquerdista. viva pondé

    Responda
  26. Eliana Atihe

    Bravissimo, Pondé! Uma aula de História e de filosofia para só os inteligentinhos mínions ideológicos botarem defeito.

    Responda
    1. Von Rho

      Vai estudar história, o discurso dele é o mesmo de Mussolini quando fechou o Congresso.

  27. Ayrton Ribeiro Torres Filho

    Se Pondé fala certo ou errado, não importa. Há sempre os adeptos dominicais da religião IUNGP (Igreja Universal do que Não Gostam de Pondé). Um psicólogo diria que é um caso típico de stalking. Um espírita diria que é uma obsessão. Para uma pessoa pouco inteligente como eu, o perigo de ficar lendo os comentários dos adeptos desta religião, é que a gente termina a se achando inteligente. Não sou inteligente, o problema é o referencial que eu estou usando para medir a minha inteligência.

    Responda
    1. Von Rho

      De nada, mas não desista. Procure pelo menos checar as credenciais de quem se intitula "filósofo".

    2. Ayrton Ribeiro Torres Filho

      Von Rho, muito obrigado por me fazer sentir inteligente.

    3. Von Rho

      O problema é que ele engana os menos estudados, como parece ser seu caso, para vender senso comum travestido de filosofia, tal qual muitas igrejas vendem salvação para os menos avisados.

  28. Diego Ribeiro

    os gregos e romanos viam os sistemas políticos como perecíveis junto a todo tipo de delírio religioso e projeções associadas. Foram os romanos que morreram apostando na morte, não nós. A minha dúvida é se os filósofos antigos eram tão diferentes em suas vidas privadas. Confundir a obra com a vida dos filósofos é para iniciantes e esse texto não lembra de fazer essa distinção.

    Responda
  29. Marcelo Negros

    Existem três forças lutando contra a Democracia: a Nova Internacional Fascista, os Crentes Inimigos da Humanidade e os Oligarcas, dos quais os piores são os Supervilões Nazilibertários Tecnofeudalistas de Silicon Valley. Os dois primeiros a Esquerda Progressista encara. Os últimos vão provavelmente ter sucesso em destruir não só a Democracia, como a Humanidade. Libertarianismo é a única coisa mais à Extrema-Direita que o Nazifascismo.

    Responda
    1. Von Rho

      O libertarianismo defende a propriedade privada sem estado, então é natural que até mesmo legitimem um estado privado, o que explica o fascínio deles pela monarquia e, por baixo do pano, o hitlerismo (pois Mussolini gostava muito do estado).

  30. Vera Queiroz

    Tá fazendo faculdade de quê, compadre? Trabalho de viés academicista, do tipo que se faz em final de período para obter aprovação no semestre. Foi individual, ou em dupla?

    Responda
  31. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    A democracia no Brasil já acabou, não por causa da direita radical ou do Xandão. Acabou porque votamos em cartas marcadas, uma vez eleito, seja de direita ou esquerda, o político trabalha na perpetuação da estrutura de poder existente. Qual brasileiro é a favor das emendas parlamentares? Dos salários estratosféricos do judiciário? Das políticas de subsídios que mantém a desigualdade social ? Dos juros abusivos cobrados pelos bancos ?

    Responda
    1. josé SOARES

      Concordo com essa análise sobre a vertigem da democracia no país, embora haja focos de resistência ao seu fim; mas não esse fim tão próximo que "filosófo" Pondé sempre almejou.

  32. Alexandre Marcos Pereira

    A democracia acabará não porque aparecerá um vilão de filme com capa preta, feições duras e um decreto na mão, abolindo eleições em cadeia nacional. Democracia raramente morrem de tiro; quase sempre morrem de descuido. Vão se definhando, como planta esquecida na varanda: ninguém acorda de manhã dizendo hoje vou matar a democracia, mas todo mundo acha que pode deixá-la sem água só mais um pouquinho. Ela não cai de repente. Primeiro, tropeça. Tropeça quando alguém ri cúmplice de piadas racistas.

    Responda
  33. antonio teixeira

    Condorcet nao foi guilhotinado

    Responda
    1. Roberto Garcia

      Tem razão, provavelmente seria mas foi (talvez) envenenado antes...

  34. Francisco Neto

    Precisamos de mais Xandões, mas também devemos tomar cuidado na hora do voto, não votar em quem prega o fim da própria democracia que o elegeu. Não tem sentido o cara ser eleito pelad democracia e pregar intervenção militar.

    Responda
    1. Leonardo Soares Machado Machado

      Você idiotizado.

    2. Leonardo Soares Machado Machado

      Você idiotizado.

    3. Leonardo Soares Machado Machado

      Viva os regimes ditatoriais da elite.

    4. Leonardo Soares Machado Machado

      Você idiotizado.

    5. Alexandre Pereira

      Precisamos de exceção? Interessante observação. Torna a 64 por outros meios? Foi falta da mitológica ditadura do proletariado, nos moldes leninistas, stalinistas e maoístas? Seria bom? Não há democracia sem o devido processo legal, ainda que agrade à uma parcela aloprada da população. Ontem, segurança nacional, hoje, estado democrático de direito. O mesmo pano de fundo, a manutenção de castas e seitas.

  35. Manoel Bolonha

    Visão estreita e retórica sobre um assunto em que Luiz fica na "caixa" . . .

    Responda
  36. Aldo Moraes

    Gostei do texto. Um tanto erudito, mas agrega novos conceitos e expõe bem a ideia central.

    Responda
  37. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Quem disse que modernidade implica em desconhecer o passado. Muito pelo contrário, não se pode dizer que o mundo está evoluindo, sem ter a referência do passado. Pondé está viajando na sua própria maionese caseira. Uma maionese eivada de tendência à direita. É assim que ele prevê o fim da democracia, idealizando uma modernidade fascista.

    Responda
  38. Joao Braga

    Infelizmente já está acabando, estamos nas mãos de pessoas que decidem de acordo com suas interpretações, interesses, ideologias... Indivíduos comuns já se submetem a autocensura; regressão compulsória do próprio comportamento, palavras, ações, escritos, etc. Na época do governo militar era em pró da "segurança nacional ", hoje em "defesa do estado de direito ". E assim a banda toca...

    Responda
    1. Gustavo Souza Machado

      O problema de hoje é que os políticos estão pondo suas ideologias acima da lei e acima do do estado. Mas se há um inimigo impiedoso, antidemocrático e absolutamente brutal não há outra saída que não travar guerra a ele.

    2. paulo wesley dornellas

      Direita, esquerda ou centro não me seduzem. Vejo em todos eles rótulos enganadores. Políticos devem ser vistos como um mal necessário, uma alternativa à anarquia ou à ditadura. Temos que votar cientes de que os candidatos fazem parte de grupos de poder que querem perpetuar-se em posições de mando.

    3. paulo wesley dornellas

      Enquanto o cidadão não se der conta que, ao “torcer” por qualquer dos lados da política, está na verdade abrindo mão de suas prerrogativas de agente ativo da sociedade, os salvadores da pátria terão caminho livre para impor suas vontades.

    4. Alexandre Pereira

      Bem colocado.

    5. Joao Braga

      em prol

  39. Edilva Bandeira Sousa

    É sempre didático ler um texto do Pondé, em um pequeno artigo ele traz tanta informação que fico dias pensando. A frase em que ele diz que a modernidade será sempre uma condição zumbi é sensacional e profunda. Obrigada por este presente de domingo filósofo.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Pedro, não creio que a intenção seja estabelecer como verdadeiro, mas levantar o questionamento. Aproveite para citar as opções que mencionou. Não cite apenas as fontes, mas a informação a que se referiu.

    2. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      As citações não tornam verossímeis o que ele falou, muito menos a quantidade de palavras ao vento. Já li alguns comentários, poucas palavras, mais lúcidos, mais profundos, mais esperançosos.

  40. MARIA F LUPORINI

    Nunca acabará, vai se transformar e resistir às ameaças.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Quase acabou pelas utopias que ele mencionou, que continuam a ser cultivadas. Sempre podemos caminhar para um admirável mundo novo, catalisado pela intolerância das virtudes e bons-moços.

    2. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      A história demonstra exatamente isso.

  41. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

    Pelo raciocínio, o retorno à escravidão está bem próximo, se é que acabou. Sim, teremos inúmeras autocracias, mas está longe de se imaginar o fim das democracias, apesar de todos os seus defeitos, inclusive de aceitar autocratas. Cadeia neles, papada neles.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O problema não está nas autocracias a que nos opomos, mas naquelas que convenientemente cultivamos.

  42. SERGIO BULGACOV

    Pluribus.

    Responda
  43. Rubens Ventura

    Estamos sim a caminho de fim do ciclo, condomínios são início desse retorno ao passado, o povo da floresta é nós que vivemos em bairros abertos onde o Urbanista afirma que com a mescla de atividades trás desenvolvimento, só que isso é a gentrificação, faz-se planos diretor mas é o especulador imobiliário que dita as regras finais, Politicos eleitos impõe o uso de verbas obrigatória em seus redutos, isso é fim da democracia, que o futura lá longe, voltará a pedir democracia..

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Isso é o resultado de delegar da responsabilidade. Democracia sem participação nada mais é do que oligarquia, seja por 11, 81 ou 513. Não participamos, só reclamamos.

  44. Mauricio Coelho goiato Goiato

    No Brasil já acabou .

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Fique tranquilo, Xandão já está enjaulando esses k nalhas.

    2. Alexandre Pereira

      Ainda não, mas tem vasto potencial para autofagia.

    3. Francisco Neto

      O Bozo tentou, mas falhou, mas devemos ficar 24 horas alerta.

  45. NACIB HETTI

    Não vai acabar; vai ser modulado. A inevitável exacerbação do Dirigismo Contratual vai dizer quanto.

    Responda
  46. Carlos Eduardo Cunha

    Pelo fato de votarmos , alguem acha que demos democracia no Brasil? Governo do povo pelo povo?

    Responda
    1. josé SOARES

      Concordo em parte. O voto no Brasil infelizmente, especialmente para o Congresso, é manipulado pelas igrejas neopentecostais argentárias , pelas milícias urbanas e ainda por coronéis rurais .A grande massa nem sabe em quem e porque vota em certos parlamentares.

  47. CELSO RIBAS

    Sim, esse é o sonho desse articulista.

    Responda
  48. Evando Ferreira Lopes

    Tremo só de admitir que essa possibilidade pode realmente se concretizar, observemos que o golpista ordinário que acabou de ser condenado pelo STF só de chegar perto já nos trouxe tantos contratempos e prejuízos...

    Responda
  49. Flávio Sasso

    Por isso que tantos fascistas saíram do armário no Brasil, infelizes , procuram algo pra se salvar. 'o homem não tem onde encostar a cabeça ', disse Jesus.

    Responda
  50. josé mário ferraz

    Não será assim tão fácil acabar um sistema no qual os mais baixos instintos humanos sejam considerados meritórios.

    Responda