Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    É uma briga interessante. Desde o início da revolução industrial há 250 anos que há um conflito entre meios de remunerar os inovadores (patentes por exemplo), com a vantagem social de disseminação rápida do conhecimento.

    Responda
  2. Rafael Gallina Delatorre

    Se escutássemos nossos sábios, como G, muitos problemas seriam mais rápidos de resolver, como mudanças climáticas, etc. A sabedoria e o bem comum nunca foram o norte dos capitalistas, pois o rei é o capital, e não o planeta.

    Responda
  3. Fernando Alves

    Essa é a diferença do "liberalismo" e da presença do estado. No "liberalismo", o estado é capturado pelo lobby das empresas e o único objetivo é inflar bolhas financeiras para investidores ganharem fortunas com ações sem entregar nada de valor. Com a presença de um bom estado orientando o desenvolvimento, as ferramentas são úteis e acessíveis, pois o objetivo não é agraciar o ego de sociopatas que querem ter um trilhão, e sim atender a população.

    Responda
  4. Aderval Rossetto

    Acabou a mamata para o norte-ocidental

    Responda
  5. Geraldo Filho

    O ChatGPT é um excelente programador, melhor que eu certamente e produz códigos limpos e raramente com pouquíssimos erros, apenas noto que tente a se tornar redundante demais na solução de alguns problemas e é para isso que devemos ficar de olho nele. Mas torço pelo Open Source obviamente e espero que um grande projeto nasça em breve.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O Cursor é muito melhor.

    2. Alex Trevsani

      Vou testar o ChatGPT. Após um dia inteiro lutando com o Gemini Pro na elaboração de um código de média complexidade, ao final do dia me vi revoltado por estar pagando para treinar um serviço que deveria estar me ajudando. De qualquer forma sinto que as ferramentas de IA têm sido de grande valia quando utilizadas para fazer aquilo que sei fazer, mas quero que seja feito de forma mais rápida e eficiente, com um ciclo de iterações de crítica e ajustes ao resultado.

  6. NACIB HETTI

    A fronteira acaba ali na frente.

    Responda
  7. VAGNER Fernandes

    Concordo. Não preciso de um canhão para matar um mosquito.

    Responda
  8. Robson Oliveira oliveira

    A verdade é quando a China lancou o Deep seek, ela demonstrou que fazer ia que funciona custa 50 vezes mais barato do que os EUA. ou seja a china vai ditar a partir do ano que vem os valores reais de desenvolvimento das IAs e os EUA ou vai ter qu baixar seus valores que sao irreais o nasdaq - iA - quebra ate marco.

    Responda
  9. Samuel Fagundes

    Os valores das empresas de tecnologia dos EUA são pura especulação. Tudo pirâmide

    Responda
  10. Roberto Gomes Pereira

    É surpreendente saber que v leu "Em busca do ser". Vou passar a ler você com ainda mais atenção.

    Responda
  11. Marcelo Negros

    Eu sempre que posso indico IA Chinesa para meus clientes. Melhor, mais barata, e não dá dinheiro para os Supervilões Nazilibertários de Silicon Valley. E, se a latência permite, ainda us nuvem Chinesa.

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Rapá, Gurdieff... Essa pegou na veia: o que faz sentido é o que tem uso. Em ciência e filosofia, há mais do que isso; IA, contudo, não é nem uma nem outra. Foi linda, Ronaldo, minha velha Mãe gostaria muitíssimo: diria "não entendi nada" pra toda a dimensão digital - mesmo que entendesse - mas o russo, o seu Jorge, ela entenderia perfeitamente. E é isso mesmo, boa sorte pros xing-lings!

    Responda
  13. José Ricardo Braga

    Gosto de Robôs Burros. - Me encanto com o aspirador que varre. Vai nos cantinhos da casa que nunca tive coragem de deixar como desejava. É nada autônomo, não tem casinha e muito menos despeja água usada em algum reservatório. É 'meu número', porém. Com a IA faço algo parecido, uso o que sinto necessidade. É que já penso mais do que dou conta de processar, com a IA tenderia a aumentar este problema. Acho que a China percebeu esta minha opção, que deve ser de muitos, por robôs burros (e úteis).

    Responda
  14. Robson Oliveira oliveira

    O Lemos esta mais perdido que os americanos, veja os valores das acoes das empresas de IA americanas Hoje e a 5 anos atras. Ai talvez vc vai entender o todo mundo ja sabe

    Responda
  15. Cleto Leal

    No Brasil faltam planos de estado. Sobram planos de governos e muita corrupção.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Temos um plano estatal que funciona muito bem, o SUS. Só não é maior e melhor porque temos um plano privado que o impede, a concentração de renda e riqueza nas mãos de uma ínfima minoria.

    2. Roberto Gomes Pereira

      A generalização é o artifício daquele que não consegue discutir um ponto de vista a partir dele mesmo. Segundo os mais renomados estudiosos da área cognitiva trata-se de um sinal de baixa inteligência. Ou preguiça intelectual.

  16. Zelis Pereira Furlan

    Daqui vinte anos talvez.

    Responda
    1. Milton Osiris Bauer

      Nem em 100 anos.

  17. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    As "IA"s chinesas são mais baratas porque elas foram treinadas acessando os modelos americanos, que por sua vez vieram, na grande maioria, foram treinados pegando um monte de conteúdo online, independente se tinha direitos autorais ou não. A frase "la drão que rou ba la drão" vale neste caso. O ponto principal disto: não existe almoço grátis. Da mesma forma que a China está colocando todo mundo de refém por conta das terras raras, acho que este uso dos seus modelos vai ter um custo no futuro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmmmm, grato pelo esclarecimento! Vou espiar por aí como é que fazem este, digamos, "reaproveitamento"... Hhahaha!

    2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Marcos, não é preciso roubar o banco de dados para "roubar" o conteúdo. Basta interagir com os modelos, da maneira que ele foi projetado para funcionar, que você consegue extrair o conteúdo de graça. Se ver como funciona o treinamento destes modelos, verá que foi basicamente assim que os modelos chineses funcionaram no começo, e provavelmente todo novo modelo deve ser treinado igual.

    3. Marcos Benassi

      Xiiiii, Roberto, perdeu o pé: se afanaram algo, foi na fase de código; já faz tempo, funcionam mais rápida e eficazmente do que as americanas. Nunca soube de roubarem bancos de treinamento, mas... Vai que?

  18. Mario Sumoto

    Sim está ultrapassando os EUA e Brasil nem se fala, aqui nem tem IA e o Brasileiro se diz que é criativo, criatividade não tem de nada.

    Responda
    1. Milton Osiris Bauer

      No Brasil do PT só cresce os pcc, comando vermelho, corrupção esquerdistas. O pior é que a América Latina inteira nas mãos esquerdistas vem sofrendo com essas organizações.

    2. Nelson Santos

      Temos varias culinarias tipicas, varias dancas e musicas tipicas. Artesanato é uma forma de " design". Naontemos como competir com os chineses em custompor causa da economia de escala. Mas podemos agregar valor usando o chamado selo verde e o artesanato citado acima. Sandalia customizada com pedrinhas e sementes é um exemplo. Tem pessoas dispostas a pagar mais caro por um produto unico, especialmente se feito por encomenda.

    3. Roberto Gomes Pereira

      A generalização é um dos artifícios mais comuns quando não se consegue rebater um ponto de vista a partir dele mesmo. De acordo com os mais renomados estudiosos da área é sinal de baixa inteligência. Ou preguiça intelectual.

    4. Franco Oliveira

      O brasileiro é muito criativo sim, pois temos que evitar ou minimizar as armadilhas que políticos sem caráter, burocratas sem empatia e bandidos sem escrúpulos nos preparam diariamente. O que sobra de nossa criatividade, usamos da meia noite as seis da manhã quando todos esses caras estão dormindo. Só não tem orgulho dos brasileiros quem não percebe a desigualdade e crueldade sob a qual vivemos.