-
Henrique Hermida
O único valor da palavra "escravizados" é sinalizar virtude e transparecer uma suposta superioridade moral, cujo fim último é o poder. Como disse um prezado aqui abaixo, quem não segue essas regrinhas de linguagem inventadas ontem não tem "letramento racial" e, claro, ou é um troglodita ou precisa se submeter aos iluminados que detém esse tal "letramento". Esse discurso não passa de moralismo barato pra conferir uma falsa superioridade moral a seus porta vozes. Não passarão.
-
Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira
Por incrível que possa parecer, uma colunista da Folha usa o termo "incrível" para se referir à reação de uma pessoa que perde, repentinamente, o acesso a um serviço do qual depende para exercer suas atividades.
-
Marcia Herrmann Ferrari
Ora, ora! O único modo de exercer suas atividades é parando o carro neste local?! O pré requisito para trabalhar na Sta Casa é ter carro?!
-
-
Florentino Fernandes Junior
Eu sonho com o pais cultuando o trabalho e olhando pro presente e pra frente, o resto é sociologia
-
Adalto Fonseca Júnior
Respeito zero pelo Povo Preto. Retrato do racismo estrutural, da desigualdade estrutural e das consequências de todo o processo histórico da colonização que ainda marca a sociedade civil brasileira. Cultuando o trabalho? E o trabalho escravo que sustentou o colonizador? Você sonha com um país desprezando qualquer luta justa por reparação para quem ainda sofre com consequências estruturais nefastas definidas pela colonização? Acorda cara.
-
Jove Bernardes
Sonhar com culto ao trabalho enquanto despreza a disciplina que explica por que alguns trabalhavam sob salário e outros sob chibata é justamente o tipo de pensamento (pensamento? eu disse pensamento?) que produz frases vazias como a sua. Se o resto é sociologia, então o mínimo seria você entendê-la antes de tentar fugir da conversa.
-
Marcos Benassi
Eita, Florentino, arriba as costas: é arqueologia. "Sociologia" é ciência menor, aliás? Aliás, parte não desprezível da medicina dá-se em consórcio com ciências sociais, como a "de família". Bozificação pode empedrar corações, mas o célebro é opcional.
-
SONIA LUCIA LUCENA SOUSA DE ANDRADE
Sim, mas o conhecimento do passado na construção de um presente e futuro sem a repetição dos mesmos erros é história. Infeliz de um povo que não conhece a sua história e não preserva a sua memória.
-
-
Silvio Cabral
Eu decidi que o termo correto é escravo.
-
Ivo Ferreira
Não fará diferença nenhuma para quem foi abusado, torturado, explorado e morto.
-
-
Paloma Fonseca
Há essa questão da nomenclatura (escravizado x escravo), na qual o escravizado seria um correlato do colonizado, afinal povos indígenas, africanos e europeus do estamento povo, inclusive degredados, não estavam numa condição de colonos, e sim de colonizados - eu particularmente utilizo as duas nomenclaturas. Há também a questão climática da "vaguinha para o meu carro", como se não existissem metrô, ônibus, bicicleta, corridas por aplicativo, patinetes, calçadas para quem pode andar a pé etc.
-
Henrique Hermida
Dos que me respondem aqui, irados pelo meu questionamento sobre o uso de "escravizados" ao invés de "escravos", Maria 1 me ensina que eles não nasceram escravos; Maria 2, com conhecimento superior, me ilumina, dizendo que a escravidão é condição adquirida, não inerente. Incrível, quem diria? Como se a palavra "escravo" já usada há décadas não desse conta dessas nuances. Ninguém que usou/usa "escravo" imagina que qualquer ser humano seria escravo por natureza. Essa mudança de conceito é ridícula.
-
Eduardo Rocha
Ridículo é você acreditar que "Ninguém que usou/usa "escravo" imagina que qualquer ser humano seria escravo por natureza". Esse não era o ponto de vista do senhores de escravizados. Basta olhar os documentos históricos e ver como que esses "homens de bem" considerevam as suas propriedades. Se você tivesse algum traço de razão, a lei do ventre-livre, por exemplo, não teria razão.
-
PAULO TAUFI MALUF JUNIOR
Creio que se a Academia Brasileira de Letras ou as comunidades lusófonas não estabelecerem, não será pela vontade de alguns que o vocábulo escravos será abolido. Enquanto isso Os Escravos de Castro Alves, A Libertação dos Escravos de Pedro Américo, e outras, seguirão sua nomenclatura consagrada
-
Adalto Fonseca Júnior
Eu vou comentar aqui pois a sua postura reflete o quanto a sociedade civil brasileira precisa de letramento antirracista. Pra quem tem a pele preta e ainda sofre com a exclusão social que foi a herança cruel que a colonização entregou para estas pessoas é essencial saber que seus ancestrais nasceram livres e que a escravidão foi imposta pelos colonizadores. Então sim, estas pessoas foram escravizadas e agora não são mais é assim que reconhecemos a liberdade ancestral do Povo Preto.
-
-
filipe moura lima
Eu nem precisava explicar, porque as leitoras abaixo deram uma aula para o senhor Henrique.
-
Leonardo Berlese de Matos Dourado
É, a palavra importa.
-
Henrique Hermida
Escravos, você quer dizer?
-
Carlos Eugenio Pereira Pereira
Escravizados.
-
filipe moura lima
Henrique, o termo correto é escravizado. Porque ninguém nasceu nessa condição, mas a ela foi submetido.
-
maria araujo
Escravizado, porque a escravidão não foi uma condição inerente, foi uma condição adquirida pela vontade e imposição de outro ser humano. Se a condição fosse inerente, seria escravo.
-
Maria Lopes
Não nasceram escravos. Foram escravizados. Entendeu a diferença?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.