Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Alves

    Na mesma esteira do raciocínio do colunista, qualquer país decente deveria abater o avião que carrega um presidente que participava de orgias com menores de idade.

    Responda
  2. Fernando Alves

    Depois que surgiu essa doença mental chamada direitismo que se característica pelos sintomas de baixíssimo QI, ilusões frequentes e ímpeto incontrolável de falar ou escrever bobagens, os EUA nem precisam gastar milhões em filmes de ação. Os direitistas acreditam nas intenções santas dos EUA de "defender a democracia" enquanto o presidente deles recebe com tapete vermelho um criminoso internacional em um país que é considerado menos livre que o Irã. Para que gastar com Hollywood?

    Responda
  3. José Marques Mendes

    Enquanto isto, o laranjão recebe o príncipe da Arábia Saudita, é amigo do Erdogan (Turquia), grandes democracias! O que diria o "analista" sobre isto? Que tal ele se preocupar com a queda da democracia estadunidense (que nunca foi lá essa democracia, vide a dificuldade que, até hoje, os pretos enfrentam para votar).?

    Responda
  4. Mário M Dias

    A S C O

    Responda
  5. Gustavo Henrique

    Na eterna viagem da esquerda, que sempre pondera quando assunto é ditadura, a direita se empodera e se prontifica a trazer justiça para o local. Quem gosta de Maduro?! Mas quando foi que os EUA levaram paz e prosperidade aonde eles se meteram?!

    Responda
  6. Marcelo Masiero

    Petróleo! Simplesmente a maior reserva de óleo do planeta. Todos os outros argumentos são uma falácia. Pe-tró-le-o! PDVSA! Ponto!

    Responda
  7. Hermogenes Moussallem

    No mesmo dia em que esse texto é publicado, trump recebe Bin Salman na Casa branca, o monarca absolutista da Arábia Saudita que manda esquartejar dissidentes. Só os muito ingênuos acreditam nas boas intenções de trump e do seu maga, horda de interesseiros da pior espécie.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    Injustiça, ele é só ditador corrupto e traficante. Se a esquerda gosta....

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      O Petróleo, meu caro! Vai estudar +!

    2. Daniel Gonçalves

      37kg de coca no avião da FAB. Governo de quem, lerdão?

  9. João Porto

    Boa! Mais uma vez os Estados Unidos em suas imensas sabedoria e bondade vão navegar quilômetros afora para levar sua invejável democracia. Fazer o quê? Destino manifesto, certo? Nem parece que o Mohammed bin Salman foi recebido hoje tapete vermelho.

    Responda
  10. Antonio José Santana

    Eu também acho que o Maduro não deveria está a frente do governo da Venezuela, por ser um ditador. Mas quem tem que o destituir é o povo Venezuelano. Como essa Folha defende ataque a soberania de um país?

    Responda
  11. Genésio Marcelino

    Trump quer fazer a mesma tática de bibi, dessa forma, desvia os holofotes e, fixam na Venezuela.

    Responda
  12. Marcelo Cardoso

    Jornal que dá êmese !

    Responda
  13. Marcelo Cardoso

    Porque o jornaleco não pediu que os EUA intervissem na crise humanitária de gaza, derrubando o bibissassino ?

    Responda
  14. Marcelo Cardoso

    Folha de São Paulo dando voz a malucos ignorantes.

    Responda
  15. humberto cavalcanti

    Quem disse q foram eleições fraudadas,se houve inúmeros representantes estrangeiros de ideologias diversas, acompanhando todo o processo?E não há nada de novo os governos norte-americanos,todos,têm o hobby de mentir e de invadir países,a história tá repleta de exemplos e de suas amizades com as mais cruéis ditaduras,e incentivadores,apoiadores de ditaduras brasileiras,árabes,mundo afora, vietnã,coréia do norte(cujas história só a midia de fontes de órgãos de inteligência USA e assemelhados.

    Responda
  16. Rafael Borguin

    É inacreditável a folha abrir espaço para que um (sinonista!) americano defenda a invasão de um país vizinho. Loucura

    Responda
    1. humberto cavalcanti

      E ...Quem disse q foram eleições fraudadas,se houve inúmeros representantes estrangeiros de ideologias diversas, acompanhando todo o processo?E não há nada de novo os governos norte-americanos,todos,têm o hobby de mentir e de invadir países,a história tá repleta de exemplos e de suas amizades com as mais cruéis ditaduras,e incentivadores,apoiadores de ditaduras brasileiras,árabes,mundo afora, vietnã,coréia do norte(cujas história só a midia de fontes de órgãos de inteligência USA e assemelhados.

  17. João Tadeu Santana de Sena

    E todos ficaremos felizes com um Vietnã na América Latina, não é? Petróleo grátis. Requintalização.

    Responda
  18. Alvaro Almeida

    Caraca, desculpe o trocadilho. O que o Diabo está querendo é o Petróleo da Venezuela. Vão tentar apoio das Forças Armadas e se não conseguirem é invasão na certa. Nossa mídia não esclarece a verdade. É sempre assim.

    Responda
  19. Gabriel Batista

    É claro que um sionista de direita vai defender que os EUA entrem à força num país soberano e joguem uma região inteira, que está em paz, no caos. Nojo absoluto!

    Responda
  20. Alcione Malheiros dos Santos

    Isto é aviltante! Nojento! Um jornal que abre suas páginas para um golpista deve ser levado a sério? A história da América Latina é repleta de jornais "democratas" a defenderem golpe de estado! Maduro tem todos os defeitos do mundo! Mas a Venezuela é um país que tem que resolverem seus problemas internamente. A Folha abrir as páginas do jornal para um golpista e ainda estrangeiro, é surreal, para não dizer, nojento!

    Responda
  21. Cesar Costa

    Sou contra a invasão de um país por conta de seus problemas internos. Reconheço que a Venezuela também causa problemas para países vizinhos com o êxodo de parte de sua população e financiamento de partidos alinhados de outras nações. Dito isto fico estupefato com o ataque a essa possibilidade de invasão por defensores da invasão do Putin à Rússia. Hipocrisia de alta octanagem.

    Responda
  22. fabio miguez

    Que vergonha, um jornal brasileiro publicando um texto abertamente intervencionista como "alternativa" . Com que superioridade moral, especialmente agora, os EUA tem para arbitrar sobre a democracia de um país? Onde, em qualquer lugar do mundo, o intervencionismo americano trouxe abertura democrática e ampliação de direitos? Sempre produziu guerras, devastação de economias, e terreno fértil para facções radicalizadas ganharem terreno. Foi assim com a Al Qaeda, foi assim com o Estado Islâmico.

    Responda
  23. José Cardoso

    Não concordo. Não que o Maduro valha um pequi roído. Mas acho que como Cuba, a Venezuela não tem mais jeito. Se cair o regime, o país desliza para uma anarquia tipo Haiti. Com gangs governando fatias de território e um governo central muito fraco.

    Responda
  24. gleison leocadio

    Por um instante pensei que estava nos anos 70. Ou como vocalizou Theodore Roosevelt"Fale suavemente e tenha um grande porrete na mão"

    Responda
  25. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    A insistência do lula e Amorim em não condenar o escancarado roubo nas eleições é o medo do Maduro ser preso e fazer delação premiada arrasa quarteirão denunciando todos os "companheiros" do famigerado 'foro de São Paulo.

    Responda
    1. Daniel Gonçalves

      Esqueceu de tomar o remedinho...

    2. Paulo Augusto

      O delírio cloroquiniano..

    3. Alvaro Almeida

      Nossa! Santa ignorância. Esse é Gado Raiz do atual prisioneiro!

    4. Raymundo Itareru

      delação de que pat eta?

  26. Julio Cesar Pereira

    Que texto inconsequente. O que impedirá Trump de se voltar contra outros países, incluindo o Brasil? Ele já fala em bombardear a Colômbia e o México supostamente para combater o tráfico de drogas. Enquanto houver demanda, vai haver sempre alguém disposto a atende-la. E os maiores clientes residem nos EUA.

    Responda
  27. Murilo Belezia

    O articulista não passa de um capacho a serviço da corte imperial do uncle Donald, com agressão a nações travestida de patriotismo vulgar.

    Responda
  28. Wilson Luiz Antonio

    Melhor ir devagar com o andor. Uma intervenção na Venezuela poderá resultar em guerra civil sangrenta e mortandade, não só de venezuelanos, mas também de estrangeiros invasores; esfacelamento e caos do país. Outro possível efeito é o êxodo em massa de venezuelanos para o Brasil, talvez na casa de um milhão, narcotraficantes, inclusive, o que poderá piorar em muito a nossa já combalida segurança pública. Caos, miséria, violência, roubo do petróleo. É o suco de “democracia imposta” pelos EUA.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      G. kunha não é nada mais nada menos do que um paspalho lambe botas dos EUA

    2. Getulio Cunha

      Nada, guerra civel estava acontecendo depois da fraude do ditador. Ele matou diversas pessoas q não aceitaram os resultados. Infelizmente essa mídia podre e carcumida não mostrou. Trump quer acabar com esses narcotraficantes q financiam eleições da esquerda pelo mundo. Uma delação dele irá recair sobre o painho, afinal esse tipo de gente são todos caguetas, só apertar eles soltam. Veja Palocci

  29. Getulio Cunha

    O que mais me comove é o povo venezuelano desesperados pedindo ajuda externa, desesperados com as arbitrariedades do dItador Maduro. Fraude em eleições, torturas, perseguição politica, tráfico, apoio a narcotraficantes, pessoas comendo no lixo, e mesmo assim os comenteiros de ocasião estão aqui, os mesmos q passam férias em miami para comprar iphone e criticar Trump, defendendo Maduro. As pessoas estão doentes. Tudo que escrevi não passa de mera coincidências com o Bo stil.

    Responda
  30. josé cláudio do nascimento

    Maduro é problema dos venezuanos! Se Maduro for inteligente, construirá uma bomba atômica.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Getulio, financia como se o país está quebrado ? Esses usuários de cloroquina vem com cada uma...

    2. Getulio Cunha

      Maduro é problema de todos. Esse ditador narcotraficante q recebe honrarias no Bos til, financia politicos de esquerda no mundo. Cadeia no ver me para ele delatar

  31. José Antonio Bonato

    Nunca li um texto tão chapa-branca como esse. Faltou a foto do colunista engraxando os sapatos do pedófilo Trump.

    Responda
    1. José Antonio Bonato

      Getúlio, a última coisa que serei nessa vida é bolsonarista/gado. Não sei se esse negócio de mugido, pátria, arminhas e alfava é a sua praia. Maduro é uma criatura abominável, sim, mas a imprensa aconselhar um país a jogar bombas no outro é lamentável. Hoje será a Venezuela, amanhã pode ser por aqui. Há outras formas de tirar o ditador do cargo.

    2. Getulio Cunha

      Calma gado, ele deixa vc comprar o iphone em miami

  32. Marcelo Ribeiro

    É descarado, mídia burguesa dando voz ao imperialismo colonialista estadosunidense para assanhar a fúria dos bozolóides de plantão.

    Responda
    1. Getulio Cunha

      Mídia burguesa hahah. Lembra o personagem comunista do chico Anisio que tinha 50 anos morando com os pais e querendo revolução. Aposto que vc tem um Iphone crethino

  33. Pedro Narciso

    Enoja a forma como este jornal naturaliza a brutalidade e a covardia da maior potência militar do mundo contra um país vizinho em uma das únicas regiões do mundo livre de conflitos bélicos entre nações. Nos empurram seus preconceitos e suas mentiras. Incitam a guerra enquanto comem e bebem no conforto de seus escritórios para tornar oligarcas ricos em ainda mais ricos. Se o Sr. Bret quer guerra, que coloque as suas galochas e vá acampar na amazônia.

    Responda
    1. Getulio Cunha

      Enoja um narcisista como vc que se comove com palestinos do outro lado do mundo e não se comove com o povo venezuelano desesperados e sendo torturados pedindo ajuda externa. Mesmo com um exodo absurdo de venezuelanos para o brasil. Pessoas como vc tem capacidade de empatia zero. Só não mexa om meu iphone

  34. Thiago dos Santos Molina

    Um presidente acusado de pedofilia aperta um botão para remover um ditador. Qualquer estadunidense que, de fato, ainda preze por acreditar em democracia no seu país, deveria ao menos pensar q não é começando uma guerra q Trump será inocentado. E se é para aprender com erros, seria melhor entender q os EUA não é a polícia do mundo

    Responda
  35. Sam Duart

    Ninguém pode negar a veia autoritária do ditador Maduro, porém que moral tem os EUA agora para intervir em outros países, já que o seu conta com o próprio ditador Trump? A velha história do sujo falando do mal lavado. E não venha com a velha baboseira de liberdade. O que os americanos de fato querem é o Petróleo Venezuelano e colocar um títere da América no lugar de Maduro.

    Responda
  36. Marcelo Silva Teixeira

    viva e Venezuela.... e nada de inter-ferência estrangeira de ninguém, eles é quem devem resolver seus problemas ninguém de fora tem esse direito....

    Responda
  37. Wilton silva

    Penso que não passa desta semana os que são contra ten a liberdade de ir lá ajudar esse sanguinário

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Por quê Trump não tenta a sorte primeiro na Coreia do Norte?

  38. Silvio Donizetti da Silva

    Obrigado senhorAnizio!

    Responda
  39. Vladimir Tzonev

    Nem vou ler. Basta o título imperialista.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      não perca seu tempo em ler. esse artigo....há muitas coisas melhores para se ler...

  40. Alípio Dias dos Santos Correia

    O único interesse dos Estudos Unidos na Venezuela é a tomada das jazidas de petróleo. Todo o mundo sabe disso.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      todo mundo que pensa sabe disso....

  41. Leandro Moraes Vidal

    É lamentável e até ofensivo que diante de uma grave crise como essa, e da ameaça de uma intervenção estrangeira em nosso continente esta Folha dê voz a um notório propagandista do complexo militar dos EUA, repleto de ódio e preconceito contra a América do Sul, ajudando a insuflar uma potencial tragédia humanitária de grandes proporções em nossa fronteira. Discurso lamentável e posição temerária deste jornal. E pelo amor de deus, "porque", se for uma afirmação, não se escreve separado.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      excelente comentário....

  42. Alexandre Byron da Silva

    Os EUA tem que convencer a cúpula do exército a se afastar de Maduro. Desta forma tudo fica mais fácil e o ditador venezuelano aceitaria qualquer oferta de saída do país para se manter em exílio. A Chevron (americana) poderia aumentar suas atividades no país dependente do petróleo gerando impostos e royalties para um governo que, entraria em estágio de recuperação da democracia com Edmundo González (diplomata) no poder de forma legítima. Venceu as eleições.

    Responda
  43. Luciano Napoleão de Souza

    Matéria de qualidade jornalística e com isenção, só mesmo importada de outro veículo de informação. A militância da Foice seria incapaz, ou proibida, de redigir uma matéria elucidativa e profissional desta.

    Responda
  44. Marcelo Magalhães

    É notória a desqualificação do entrevistado, bem com a do entrevistador. A normalização das decisões imperialistas interests de um pedófilo assassino causa êmese em qualquer leitor minimamente probo. A que ponto chegamos!

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Luciano, muito obrigado pela sua colocação muito pertinente, feita de forma cordata. Eu me refiro ao desrespeito ao direito de autodeterminação dos povos, que é um princípio fundamental do direito internacional. Ele garante a todos os povos a capacidade de determinar livremente seu estatuto político e de assegurar seu próprio desenvolvimento econômico, social e cultural, sem interferência externa. Todas as vezes que a escumalha estadunidense se arvorou xerife do planeta cometeu crimes.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Esquerdistas são muito limitados mesmo. O sujeito foi capaz de ler a matéria e ficar contra. O que vc não entendeu aí, seu alienado?

  45. Marco Antonio Gonsales de Oliveira

    Não sei o que é mais podre, a Falha ou o NYT. É de cair o c u da bunda. P0rca elite.

    Responda
  46. Francisco Jen Ou

    A única preocupação de Washington é o petróleo que Venezuela resiste em entregar. O título deste artigo me deixou curioso, mas nem me dei ao trabalho de ler quando avistei o nome do autor. Que tal a FSP publicar algo de algum jornalista venezuelano como contraponto? Já sei, tem medo de publicar "propaganda estatal do governo Maduro".

    Responda
  47. Silvio Donizetti da Silva

    Maduro tornou-se um problema não só para a Venezuela mas para todo o continente, perdeu apoio e por isso irá cair em breve.

    Responda
    1. Anísio de Souza Chaves

      O problema é que ele não quer entregar o petróleo para os EUA.

  48. max ribas

    Que mar de hipocrisia. Vou ali no vaso vomitar e já volto.

    Responda
  49. FABIANO CARVALHO

    A Folha busca o fundo do poço do mau jornalismo de todo jeito e consegue chegar lá... deve ser terrível trabalhar aí e ter que colaborar com esse embuste em forma de jornal.

    Responda
  50. Armando MOURA

    para fazer as reservas de petróleo ficarem com as empresas americanas. Alguém acha que os Estados Unidos estão preocupados com democracia? Esta semana recebe o príncipe da Arábia Saudita, denunciado por cortar em fatias um repórter americano. Maduro já devia ter caído, mas se for por uma ação internacional que o seja através da onu ou do Tribunal Penal Internacional, onde deveriam estar sendo julgados Trump e Biden por fornecer armas para o genocídio em Ga za.

    Responda