Deirdre Nansen McCloskey > Trump está caindo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Na próxima eleição voltaremos a ser confrontados da opção entre democracia e ditadura. A suposta centro direita aqui está fechada com a extrema direita. As alternativas que apresentam são variações da extrema direita. Ainda há um terço que se recusa a rejeitar a extrema direita, até mesmo se recusa a classificar como tal.
Como eu escrevi aqui é ali no primeiro mês do primeiro mandato de trump: o mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA em duzentos e tantos anos de vida democrática. Estava tão certa que até golpe quis dar.Ele se acha mais importante  do que o paÃs.Não será ditador, pelo avançado da idade.Â
Disseram o mesmo do Milei e olha no que deu. Não mistura sua vontade com o que os fatos infelizmente têm demonstrado.
Como eu escrevi aqui é ali no primeiro mês do primeiro mandato de trump: o mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA em duzentos e tantos anos de vida democrática. Estava tão certa que até golpe quis dar.Ele se acha mais importante do que o paÃs.Não será ditador, pelo avançado da idade.
I would love to believe in such a perspective (that Trump will fall), but I also believed that Kamala would win, especially because TrumpÂ’s first term was a disaster. However, his crazy ideas prevail and today the American democracy bleeds. Let's see and hope for the best.
Desde quando a América é uma democracia?
Vai cair de podre. Porco chauvinista!
O rei vitalicio não é trump .è a plutocracia Trocam nixon por bushs por reagan por obamas por bidens por trump e reinam por seculos Só ignorantes em história personalizam a politica em figuras politicas A roda continua girando e money continua subindo para os andares de cima e o reinado das elites economicas continuarao com ou sem trump Ele é o fascista do momento outros virão assim como outros ja sairam
Na mosca!
Poucas vezes na vida vi um comentário tão superficial como o seu.
Isso faz sentido, mas não explica tudo. Trump está fazendo muitas coisas completamente sem precedentes, movido pelo seu narcisismo e megalomania, e isso até os plutocratas odeiam e vão se encher em algum momento. Não será o povo a derrubar Trump, mas a própria elite.
Por que mrs.McCloskey foi contratada para colunar neste diário? Será pelo conhecimento de economia e história ou pela defesa dos valores liberais? A senhora sempre está sendo corretamente corrigida, contraditada...Mal aÃ, né não? Lembre da fábula do menino pastor e o lobo.
Ââiiiinn, colunista democrata na Folha não pode. Vai lá ler o NY Post e não enche...
É engraçado como sinto o mesmo pelos acontecimentos que observo cotidianamente, pelos movimentos que a sociedade americana faz no seu trajeto, dá para perceber algo se agigantando, e em se tratando da sociedade não se pode desprezar, esse ruido vai aumentar geométricamente e se tornar irresistÃvel até mesmo para Trump. A História dirá!
A galera do Maga acha que poderá usar isso como um estopim para uma guerra civil, que na arrogância tÃpica dos fascistas, estão certos de que podem vencer. O resgate de sÃmbolos dos Confederados no Sul tem a ver com essa expectativa. Estão chamando para o confronto.
"Trump está caindo porque sua rápida aplicação de polÃticas autoritárias assustou boa parte dos dois terços." Se 1/3, historicamente, em toda sociedade,se assusta com o novo, é de supor-se que os outros 2/3 não se assusta facilmente com qualquer coisa. Então, por que estariam assustados com as polÃticas implementadas por Trump se foram elas que lhe deram a vitória? Há uma inconsistência insanável na opinião da colunista que me parece mais torcida do que análise séria.Salvei pra conferir.
Tentou o sofisma, mas não chegou lá. Alheio isso, há os fatos, contra os quais não há torcida que convença.
No Brasil também um terço o ou mais dos eleitores continuam buscando um pai que lhes dê uma mesada e pague suas contas . Na verdade mais do que um pai buscam um velho coronel que os use enquanto mantém o poder . Normal em qualquer sociedade .
A Pseudociência explica: 25% da Humanidade adora tios doidos, do tipo que vai libertá-los do jugo dos pais puritanos, do tipo que já transou com Epstein, etc. Precisamos considerar esses jovens enlouquecidos a cada eleição, acredito.
Às vezes acho que para tirar tÃtulo de eleitor deveria ter exame psicotécnico. Vão me chamar de elitista, de preconceituoso etc. Mas os pais do processo eleitoral moderno, Bentham e Stuart Mill, achavam que certas pessoas deveriam ter peso maior no voto, conforme algumas condições sociais que o justificassem. Esse negócio de uma cabeça um voto parece bem primitivo, isso sim.
Bom texto
Em tempo: que essa gringa lave a boca antes de falar da nossa bandeira. Ordem sem progresso é teologia e progresso sem ordem é metafÃsica.
Sabe de onde veio esse slogan, não? Positivismo de Auguste Comte. Os generais da primeira República o tinham no mesmo pedestal que os bolsonaristas têm ao Olavo. Só que a frase original do Comte era mais longa: "Amor, ordem e progresso".
MÃnion detectado!
O que ela falou: só preocupam com a ordem, esquecem do progresso. De resto seu comentário éxenófobo, assim como é seu mito.
Folha, cadê o Ombudsman? Vão voltar ao elitismo de antes de brigar com o governo por causa da Rodoviária, com PlÃnio Correia de Oliveira e Tavares de Miranda? Já não chega o Pondé e agora uma gringa sem a menor crÃtica do que está falando?
Estou achando que o Von ficou chateado com os comentários da colunista, quando ela menciona Hitler . . .
Ótimo artigo. Mas o elogio ao Milei foi fazer que não li.
O peronismo de raiz era um entrave mesmo. Mas Milei não é melhor. A Argentina ainda precisa descobrir algo que preste.
Esses liberais falam mal da extrema-direita mas depois precisam dela porque são ruim de voto, colocando os Guedes e Macri no meio para garantir seus interesses. Ou, tentando emplacar um duas-caras como TarcÃsio.
Mesmo que feio como é, TarcÃsio nem precisa de outra cara.
A sociedade aberta e seus inimigos que são os totalitários à esquerda e à direita. O problema no Brasil é que boa parte da nossa direita tem aversão a democracia, logo, fascistas à brasileira.
Discordo do Von Rho (isso é um nome, mesmo? A FSP não permite pseudônimos em comentários) em um ponto. Ruim de voto tem em todo o espectro. Mas a direita aderiu em massa ao projeto de golpe, e ainda tenta comer as instituições pelas beiradas. Nem é fascismo por atitude. É fascismo estrutural mesmo. Não conseguem pensar fora da dialética fascista.
Não é bem verdade que essa "boa parte da nossa direita" tem aversão à democracia, mas sim que é ruim de voto, aà precisa dos fascistas na fachada, mas sempre colocando um Guedes para garantir seus interesses.
"Brasileiros: garantam que na próxima eleição vocês não continuem dormindo.". Brasileiros dormindo???? Por aqui a tentativa de golpe e outros crimes está sendo punida. O que fez a justiça americana em relação aos crimes do Trump? Nada. Lamento, mas estão apenas colhendo o preço da omissão.
Concordo. Dormindo, estavam os americanos, mas parece que acordarão agora.
Sim, mas... olhe a composição da Câmara Federal, e o que eles andam votando.
Excelente!
Da mesma forma que um terço do eleitorado americano, e conservador em todos os lugares, vive na fantasia de um tempo que não existiu, com um "pai" forte a ser amado, a Profa. McCloskey vive na fantasia de achar que o que a Argentina elegeu é um liberal. Tão liberal que precisou de 40 bilhões do Trump para convencer os hermanos a votarem neles de novo. Concordo com a descrição do peronismo no artigo, mas mileiismo é algo tão ruim quanto.
Falou tudo e os brasileiros ainda ficam babando por essa gringa. Cadê o Ombudsman, FSP?
Bem, se eu não sou dos leitores mais medidos em termos lingüÃsticos, também não costumo usar "fascista" com grande liberalidade; também não creio necessário pra sustentar minha repulsa ao autoritarismo. Mas me estranha, Tia Auntie, que a senhora não veja uma boa pitada autoritária no Milei, ainda que ele siga mais as regras do que o TrAmp. E, "conversivelmente", não o enxergo, de modo automático,nas polÃticas de Estado, Zesquerdistas ou não: é função conter a bulinagem dos forçudos aos demais.
É, cada opinião é só uma faceta, e na busca incessante por repercussão e likes, é abundante a incoerência.
Elejamos alguém com bom senso para a maioria e respeito com a minoria. Este candidato existe?
"Brasileiros: garantam que na próxima eleição vocês não continuem dormindo." Quer saber de uma coisa, eles merecem é o Trump mesmo.
Acho que a maioria dos americanos (como de vários paÃses do ocidente, incluindo o Brasil) continua querendo um Estado-pai. Mas podem achar que Trump não é um bom pai e trocar por outro. Aqui, o paizão Bolsonaro foi trocado pelo painho Lula.
Brasileiros, garantam que na próxima eleição não se eleja um novo bolsonaro! Ou um filhote de bolsonaro!
Raul, eu acho que o nosso maior problema é o Legislativo. Olha o que tem aà e pense no que vamos ter nas próximas eleições.
E nem um indio ta como o lu li
Zeus que te ôva!
"Brasileiros: garantam que na próxima eleição vocês não continuem dormindo." Dormindo? ainda bem que o brasileiro acordou, pois imagine mais 4 anos de guedes e bolsonaro, era o fim do paÃs ou esqueceu a fila do osso, as mortes evitaveis pela covid, a falta de propostas, a volta pro mapa da fome, o desflorestamento absurdo? lista longa...
a boiada passando
Exatamente. Mas não é desse sono que a autora fala.
Não esqueceu, Rafael, é que isso não entra na conta da Tia Auntie. É uma questão de (maus, creio eu) princÃpios libertarianistas.
Vance, plantado pelos Supervilões Nazilibertários Tecnofeudalistas de Silicon Valley está pronto para piorar as coisas mais ainda. Só a Desdolarizacão, seguida por uma Guerra Civil e dissolução como da União Soviética, salva o mundo do Império do Mal.
Está mais forte do que nunca.
.'No de vocês foi o regime dos generais durante duas décadas. Na Argentina foi o domÃnio de Juan Peron.' ficaria bem melhor assim, ó: .... No de vocês se deu desde o inÃcio da Dictadura de Getúlio Vargas e o término do regime de generais. Na Argentina foi o domÃnio de Juan Peron.
Engraçado, né, o peronismo não foi o único grande problema argentino...
olha o naipe dessa caricatura. kkkkkkk.
Não. Ela desconhece a história argentina tal como desconhece a brasileira. No Brasil foi da proclamação da república até o fim da segunda guerra, e revividos como pesadelo pela ditadura de 54. Na Argentina, muitÃssimo pior que Peron foram os militares nos anos 70-80. Assassinos de multidões. A folha deveria mandar para essa senhora um livrinho com resumos de história.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Trump está caindo Voltar
Comente este texto