Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    A cidade de Belém, Pará, enfrenta um grave problema de saneamento básico, especialmente em relação ao esgoto, com baixos índices de coleta e tratamento. A cidade é considerada uma das piores do Brasil nesse aspecto, tendo apenas cerca de 2.4% do esgoto tratado… A grande preocupação é que em meio a terrível e inútil polarização, a precarização geral se espalhe por outras cidades do Brasil, acostumando a população ao baixo índice de qualidade de vida.

    Responda
  2. sergio tamer

    Aceitemos a sinceridade das críticas, por mais ácidas que sejam. Se para o europeu "o resto do mundo é o reino do caos e da desorganização", Belém, assim como outras capitais brasileiras, é um bom (ou mal) exemplo disso.

    Responda
  3. Rosa Soares

    Apesar de ser filha de português, não tenho cidadania portuguesa, como minhas irmãs. Estive em Portugal e não simpatizei muito com o jeito de pensar dos portugueses. Prefiro a sinceridade dos alemães. Não gostou, tudo bem. Como podemos melhorar? Ser avaliado é difícil. Herdamos isso dos portugueses.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Sinceridade ou arrogância?

    2. Bento Brito Teixeira

      Rosa. É o jeito de pensar ou de comportamento? A descortezia é uma manifestação de estupidez e/ou menosprezo.

  4. ANTONIO ABEL G CARRASQUILLA

    Tive 10 professores alemães em Belém do Para. Todos chegaram casados, largaram as suas loiras alemãs lindas e casaram com caboquinhas paraenses. Nunca mais voltaram para Alemanha.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Nossa! Que história triste!

  5. filipe moura lima

    Rui Tavares é indispensável. Fico feliz por tê-lo aqui.

    Responda
  6. Maria Celia Rocha

    O pensar de Rui Tavares é de uma delicadeza que sempre me toca. Li Cândido por conta de seus comentários num podcast e achei intrigante a jornada do personagem Cândido pela América Latina. O mágico já ali estava. Há mistérios no jardim e uma beleza tocante sob o abrigo de uma gigantesca árvore amazônica. Para percebê-los é preciso desenvolver a capacidade de apreciar (e não de depreciar). Isso não é atributo de um ou outro país, mas de indivíduos educados nessa direção.

    Responda
  7. Ricardo Botto

    No caso da Europa além do provincianismo existe o pedantismo. O país realmente tem seus encantos. O mesmo já não se pode dizer do seu passado recente. Não é Sr Merz?

    Responda
  8. Lorenzo Frigerio

    Provincianismo é defender um fim de mundo como aquele, como sendo culturalmente relevante.

    Responda
    1. Hermogenes Moussallem

      Pequeno

    2. Dario Leopoldo

      Pela escrita acima, entende-se que o Lorenzo conheça Belém. Sendo assim, deve falar com conhecimento de causa. Mas, se não conhece, demonstra que é ridículo.

  9. Maria Lopes

    Beleza de coluna, Rui. Vivi muitos anos em diferentes países europeus e endosso o que vc afirma sobre provincianismo. No fundo, a Europa ainda é uma união de diferentes tribos. A Suíça é exemplo; a Espanha; a Itália. Sem a UE estariam às turras novamente.

    Responda
  10. José Cardoso

    O fato de darem tanta importância a um comentário negativo do chanceler alemão sobre a cidade mostra a vacuidade dessa conferência, sem China nem Eua.

    Responda
  11. Celso Augusto Coccaro Filho

    A este Premier foi retirado um direito, o de gostar ou não de determinado lugar. Sequer se trata de preconceito, porque a percepção é real e decorrente da visita. É óbvio que o elevado cargo exigiria uma fala menos rude, talvez o silêncio ou uma fala falsa. Um belenense pode odiar Berlim, e comemorar o seu retorno, da mesma maneira. Razões não lhe faltariam. A única conclusão que extrai do episódio é que o Premier teria se protegido, se tivesse recorrido à reserva mental.

    Responda