-
Kiko Mazziotti
O nome PASSAPORTE deveria mudar para PASSA, pois o PORTE não será mais obrigatório, se haverá identificação facial e digital. Zeca tem razão nessa pois é triste mesmo constatar que não haverá mais carimbos históricos que sempre contam histórias
-
Regina Tavares
Artigo que pode fazer parceria com os daquela moça das sobrancelhas. Agrega o quê ao leitor? FSP, acho um desrespeito ao assinante contratar um colunista tao raso, parece nos tratar como alienados fúteis este tipo de publicação "eu e o meu umbigo". Já não simpatizava com Zeca Camargo, agora é certeza que nunca mais lerei nada publicado por ele.
-
Maria Irene de Freitas
Orgulho verdadeiro seria se a profissão do moço não proporcionasse ter tantos carimbos pagos pelo seu empregador e sim com seus próprios recursos e/ou salários. Sendo assim, seus carimbos não foram por escolhas pessoais e sim profissionais. Menos, menos...
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Já foi muito carimbado.
-
Samuel Santos
Lembro que na morte da gloriosa Glória Maria, esse senhor só falava em não ter mais carimbos do que ela... lamentável! Na Internet está cheio de "nomades" com o triplo dos carimbos dele e em curtíssimo tempo. Tem gente que ter carimbos em passaporte é status quo. É cada uma! É cada uma viu!
-
Paola Gersztein
Alienação é sinônimo de insensibilidade. As fronteiras só estão mais "ágeis" para poucos privilegiados, enquanto são cada vez mais intransponíveis às milhões de pessoas forçadas a se deslocar. É vexatório ter viajado tanto e ignorar o que significa a externalização de fronteiras: violações de direitos cada vez mais naturalizadas por burocratas que, em muitos casos, são mais desumanos que uma catraca com IA.
-
Rodrigo Colevati Ramos
Temos aqui um artigo ilustrando o mito de Narciso para a molecada.
-
Lorenzo Frigerio
Em 71 entrei na Argentina só com o RG. Adulto, viajei mais com meu passaporte italiano. Não fui ao Extremo Oriente, então tenho poucos carimbos. Já naquela época em 92 Israel não carimbava os passaportes, e acho que os EUA tampouco, pelo menos os da EU.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.