Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Murilo Belezia

    A OTAN é o braço político-militar do país do uncle Donald dentro de uma União Européia decadente. A Europa cresceu sugando bens de nações e povos durante séculos. Hoje depende de importação de petróleo e gás russo para continuar funcionando. França e Alemanha podem ser explicadas por suas poderosas indústrias bélicas, já o resto...Em janeiro, tão pertinho, Oslo define o Nobel da Paz 2026. Vale tudo, depois de María Corina.

    Responda
  2. Marcelo Sampaio

    Se fosse um presidente democrata jamais aconteceria isso.

    Responda
  3. Luiz Candido Borges

    Admito que até agora não compreendi a insistência da UE em dar continuidade a uma guerra criada pelos EUA que só faz lhes causar prejuízos enormes. Não, não tem nada a ver com "defender a integridade do território e a democracia na Ucrânia". Também não tem nada a ver com o "futuro da segurança europeia", pois a Rússia não tem a menor intenção de "conquistar o mundo", um delírio americano que parece ter contagiado definitivamente o establishment europeu. A mediocridade lhes subiu à cabeça...

    Responda
  4. andre lunardelli

    Prezados militantes petistas, vocês estão todos omitindo a parte do acordo que praticamente obriga a Ucrânia a não ter condições de se defender de uma futura nova invasão russa.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Por que "militantes petistas"? Sua mente é tão limitada que só consegue entender os adversários como petistas?

  5. Claudio Luiz da Cunha

    O jeito é ele pedir ajuda para o Luciano huck

    Responda
  6. JOSE CAMPOS

    Levem em conta que na Ucrânia residem várias pessoas que se identificam como russas e que são perseguidas pelo governo de Kiev. O território conquistado pela Rússia será ocupado por essas pessoas.

    Responda
  7. andre lunardelli

    É muito triste, mas não resta a Ucrânia outra alternativa a esta que é uma rendição, e com expectativa de que em breve o ditador Putin vai levar o país inteiro. A coragem e a perseverança do povo Ucraniano foram inicialmente premiadas com o apoio de uma Otan com Biden, mas veio por água abaixo com o novo mandatário americano, que tem mais 3 anos pela frente...

    Responda
  8. Flavia Sá

    Nunca houve o objetivo de conquistar a Ucrânia enquanto país. O foco sempre foi o Donbass, que é russófono.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Não é canto de sereia, é análise geopolítica seria.

    2. Reuben Asuo

      Quer dizer que a Ucrânia foi atacada justamente? Parabéns! O canto de sereia do carniceiro do Kremlin é realmente espetacular.

  9. niemeyer franco

    Tantas vidas perdidas para após, tanto sofrimento, a Ucrânia aceitar a proposta de Lula - perda de terras. Lula estava certo, mas foi á época zoado pela direita brasileira e mundial, e pelo próprio Zelensk.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Quando o Lula fez a proposta óbvia, negociações, a Ucrânia ainda não havia perdido tanto território e, principalmente, não perder tantas vidas e infraestrutura. Essa guerra foi um crime da OTAN. O Lula sempre esteve certo!

    2. Flavia Sá

      Sr Reuben, a Ucrânia foi atacada, justamente, por estar como fantoche da OTAN, tanto é que os EUA estão em negociação direta com Miscou.

    3. Reuben Asuo

      E quem disse para você que a Ucrânia irá aceitar ser um Estado fantoche, sem soberania? Você aceitaria que o Brasil fosse um Estado com a soberania usurpada de alguma potencia estrangeria?

  10. João Leite Leite

    O principal causador dessa guerra foi o Zelenski que foi na onda dos americanos e agitou o povo Ucrâniano até cassar o governo eleito pelo povo Ucrâniano.

    Responda
  11. Claudio Luiz da Cunha

    Resumindo o Zé Lenski achou que a otan iria ajudar

    Responda
  12. Rogerio Antonio Cardamone Caloi

    Terra, até mesmo com uma revolução da pessoas que la ficaram, poderia ser conquistada de volta. A Ucrânia perdeu uma geração inteira de jovens que morreram ou fugiram para outros países, a considerando que estamos falando de um dos países mais pobres da Europa, a reparação disso, se ocorrer, vai levar décadas

    Responda
  13. Vladimir Tzonev

    Igor me parece que não publicou que uma semana atrás foi revelado um enorme esquema de corrupção das pessoas mais próximas ao zelenski. Indicando que ele estaria no esquema. Desta maneira o recado foi dado. Você zelenski aceita o acordo de capitulação da Ukrania ou te prendo junto com os seus comparsas corruptos.

    Responda
  14. Marcelo Molinari

    Há de se respeitar a imensa quantidade de patriotas ucranianos que deram a vida nos campos de combate em prol de una nação autônoma e da imensa perda patrimonial e de vidas civis retiradas de um país então em paz, por intervenção externa. O povo ucraniano está cansado, claro, mas duvido que o brio demonstrado mais uma vez não se mostre pronto para combater negociatas!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Marcelo, os "patriotas ucranianos" são os que não puderam desertar ou fugir para o ocidente antes da convocação militar... A intervenção externa que causou tudo isso foi a da OTAN, na sua ânsia de cercar e ameaçar a Rússia. "Absurdo! Foi a Rússia que invadiu um país pacífico!". Sei que é o que parece, nem todo mundo consegue ver além das aparências.

  15. Luiz Carlos D Oliveira

    Parece que esta guerra é da Europa, ela nunca aceita termo algum

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      É, parece mesmo. E por que? Será que o festival de obscuros que dominam a política europeia se sentem empoderados? Não sei...

  16. Raymundo Itareru

    tanto tempo desperdiçado, tantas vidas perdidas, tantas famílias deslocadas, tanto dinheiro jogado fora, será que que não poderiam ter chegado a um acordo antes? se tivessem aceitado a proposta de Lula, lá atrás, teriam evitado muita coisa

    Responda
  17. Jorge Carlos Reiners

    Após o Euromaidan e ter assistido Ucrânia em chamas do cineasta Oliver Stone americano, disse no começo do conflito é melhor Zelinsk perder os anéis e agora pode perder até os dedos, não subestimem a Rússia, ela pode destruir Kiev em um dia ,mas não é essa a intenção.

    Responda
  18. Felipe Araújo Braga

    Valeu a pena a posição pró-ocidente? Estou começando a achar que uma posição mais altiva - como Lula tenta aqui - funciona melhor do que ser puxa-saco da a Europa Ocidental e EUA.

    Responda
  19. silvia chiabai

    É preciso que haja "indulgências recíprocas " para acabar com a guerra.

    Responda
  20. Vladimir Tzonev

    A otan se f...eu. O Trump precisa do petróleo russo barato para sair da estagflacão e salvar o mandato. É um territorio historicamente russo que mais cedo ou mais tarde voltará à pátria. Ukranianos e russos são o mesmo povo. Os pais do comandante Sirskii moram na russia. Os deputados da Rada conversam fora do plenário majoritariamente em russo.

    Responda
    1. Flavia Sá

      Depois desse conflito, a relação entre os dois países sairá abalada com tantas perdas humanas.

  21. RAULAND BORBA BATISTA

    Vamos ver até onde a Alemanha vai tolerar essa guerra por que armas com tecnologia para aniquilar a Rússia ela tem.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Muita cloroquina adulterada com metanol.

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Ivermectina com alfafa faz mal

    3. Rogerio Antonio Cardamone Caloi

      Aniquilar a Rússia ? Em que planeta vc vive ? A Alemanha sequer dispõe de armas nucleares.

    4. bianca bittencourt

      Para iniciar 3 g u e rra m u n di al? Pa re de be ber me ta n ol . por oscar

    5. bianca bittencourt

      Esse bebeu metanol. Por oscar

  22. Dermival Pereira de Macedo

    OTAN não aceita a derrota

    Responda
  23. LEANDRO SCHMAEDEKE

    O trampa e o putin ho são dois velhotes velhacos, mas parece que o zé lento tá chegando ao mesmo nível.

    Responda
  24. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    A população ucraniana não aguenta mais a guerra perdida pela OTAN

    Responda
  25. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Os europeus deveriam enviar seus soldados e jovens para lutar na Ucrânia

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Porém nem Europeus nem americanos querem morre lá e depois por que fariam isso, se tem os cobaias ucrânianos

  26. Lorenzo Frigerio

    O plano é capitulação, de fato. A Ucrânia precisa de mísseis de cruzeiro Tomahawk e Taurus, que os EUA e a Alemanha estão regulando. Para cotar Churchill, "dê-nos as ferramentas e terminaremos o trabalho!".

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Lorenzo, você até parece o cara do bigodinho em mil9centose45 achando que as V2, os Me262 e outras "superarmas" decidiriam a guerra em favor da Alemanha. Quantas "armas decisivas" desfilaram nessa guerra só para serem destruídas pelos russos e desacreditadas? Tem jeito não, a Rússia ganhou e o melhor a fazer é garantir o menos ruim para o povo ucraniano que está morrendo pela OTAN há quase quatro anos!

    2. Claudio Luiz da Cunha

      E o papai Noel existe