Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Igor Cornelsen

    Parece que Trump e Putin negociam a paz entre eles às custas de território Ucraniano, É isso mesmo? Os ucranianos pagam pela paz dos outros? Isso vai dar certo?

    Responda
  2. Ernesto Pichler

    Não é isso, Igor. A Ucrânia perdeu sua soberania para os EUA em 2014, quando estes deram o golpe que derrubou um presidente eleito, favorável à Rússia, para entronar um Quisling visando avançar a nato e tomar a base na crimeia. Os povos do leste e sul da Ucrânia são russos. Os territórios devem pertencer aos povos que os habitam.

    Responda
    1. VLADINIR BUARQUE

      Concordo. Os EUA não deram um golpe, mas investiram em propaganda e na mídia ucraniana, alardeando a OTAN e a entrada na UE, o que na verdade, pelas regras da UE, estaria longe de acontecer, para forçar uma revolta popular jovem contra o presidente eleito. Tudo era uma tentativa de forçar Moscou a responder e assim acabar com o fornecimento de gás russo para Alemanha. Quando o Nord Stream 2 estivesse funcionando, mais de 50% da energia alemã seria fornecida pela Rússia. Os EUA não deixariam.

  3. Ernesto Pichler

    Censura?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Retiro essa reclamação.

  4. Ernesto Pichler

    A Ucrânia tem que recuperar sua soberania, perdida para os EUA quando estes deram, em 2014, um golpe para derrubar o presidente eleito, favorável à Rússia, investindo nisso mais de quatro bilhões de dólares para avançar a nato e tomar a base na Crimeia, colocando no "poder" um títere comediante neofachista. Felizmente os russos reagiram, ou seria a terceira guerra mundial.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Retiro a reclamação de censura. Foi apenas demora.

  5. LEANDRO SCHMAEDEKE

    O trampa quer o nobel da paz fomentando ou iniciando guerras criminosas. Merece a prisão

    Responda
  6. Ricardo Candido de Araujo

    O que foi mesmo que Kissinger disse sobre ser "amigo" dos EUA? Mais uma demonstração do que é.

    Responda
  7. Mauro Umberto Alves

    A manchete escamoteia o ponto fundamental da guerra por procuração travada na Ucrânia. Que é a derrota da OTAN para a,Rússia, a força por trás da Ucrânia que provocou a guerra, iniciada com o golpe de estado do euromaidan em 2024, orquestrado como uma revolução colorida, o "modus operandi" dos serviços de inteligência do Reino Unido(MI-5) e dos Estados Unidos(CIA).

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      2014.

  8. Delzimar Irineu Silva

    Os europeus tem uma imagem dos Rússos como um povo grosseiro e mal educado, mas na verdade são um povo resiliente e de atitude, já os europeus com sua classe e frescuras não tiveram culhão para enfrentar Putin deixando tudo para os americanos que ladraram mas não morderam.

    Responda
  9. emerson papa

    A opção fica entre aceitar e entregar os anéis ou continuar e perder ate o c*

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Marcelo, os territórios devem pertencer aos povos que os habitam.

    2. Marcelo Almeida

      Pois é, parece até que os territórios que devem ser entregues no acordo estão com a Ucrânia. Já foram perdidos, num futuro podem ser retomados até de maneira pacífica, Putin não dura para sempre. Pior mesmo é ser e ter seu povo massacrado alegando estar lutando pela dignidade. É hora de parar a guerra, ainda que com perdas de territórios, e começar a reconstrução.

  10. Newton Rafael Zuppo

    Vamos rezar para que a paz venha para todos os sobietivos e que seja eterna.

    Responda
  11. jose prado

    Paz! Acredita quem quiser! Como são covardes os europeus! A valentia que exibian diante dos afro asiaticos e ameríndios, se desvanece diante do urso!

    Responda
  12. Claudio Luiz da Cunha

    Quando o Brasil é a China quiseram mediar o conflito, o Zé Lenski preferiu passear pelo mundo e dar entrevista para o Huck.

    Responda
  13. Zelis Pereira Furlan

    Ele está esperando proposta melhor. Não apareceu.

    Responda