Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Leite Leite

    Ele já traiu a Ucrânia. Quando ele assumiu a liderança para derrubar o governo ucraniano eleito pelo povo ucraniano ele assinou os termos para destruir a Ucrânia. Ele errou em acreditar no governo americano. Confiou no governo americano agora todo o povo ucraniano estão pagando um preço muito alto.

    Responda
  2. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    A maior inspiração de Trump para a solução dessa crise foi o método adotado por adolph na segunda guerra mundial

    Responda
  3. Ygor Aragão

    Trump simplesmente chegou à óbvia conclusão de que, em parte, uma das causas da inflação de alimentos nos EUA atualmente decorre da guerra na Ucrânia. Assim, juntamente com o fim das taxas sobre produtos agrícolas brasileiros, essa medida configura uma tentativa de conter sua crescente impopularidade diante das eleições de 2026.

    Responda
  4. Zelis Pereira Furlan

    Vance tem que voltar e deixar a Europa resolver. Hoje o socialista de Nova York os democratas querem tira-lo. Vai pedir socorro para Trump. Votaram no congresso para cancelar a eleição. Os democratas não tem dinheiro para nada. New York Time hoje colocou a reportagem.

    Responda
  5. Zelis Pereira Furlan

    A Europa não tem dinheiro para nada. USA quem vai pagar a conta são as empresas de informática. Se não quiser Vance volta e deixa a Europa resolver. França o Macron vai cair. Espanha protesto.Alemanha vai na segunda pedir dinheiro. Hoje o socialista de Nova York foi alugar Trump para pedir dinheiro.

    Responda
  6. Armando MOURA

    fim da lambança arrumada pelos estados unidos com o apoio de sempre do reino unido para fazer mer das. A Ucrânia foi usada pra mostrar a importância da nato, perdeu vidas, territórios e a soberania. A União Europeia perdeu dinheiro com apoio de armas e com os custos energéticos. E zelensky? vai renunciar, pegar o dinheiro no panamá e sumir do mapa. Um monte de caras do MBL vai para ucrania para se dar bem.

    Responda
  7. Ricardo Lobo

    O plano da OTAN não deu certo, nunca daria, difícil entender qual foi o estrategista, ou alguém que achou que fosse, que imaginou que a Rússia permitiria a instalação de bases militares do ocidente mas suas fronteiras. Mas conseguiram um palhaço para representar a farsa, a consequência foi o sofrimento e morte de centenas de ucranianos e russos, naturalmente isso não importava para os irresponsáveis pelo fracassado plano. O títere zelenski é um traidor do seu povo.

    Responda
  8. Murilo Belezia

    O ítem número 07 da proposta-ultimato diz a verdade sobre a torpe motivação que arrebentou a Ucrânia e levou o país ao conflito contra a poderosa Rússia. O ítem 14 mostra que na terra do uncle Donald o lucro está sempre em primeiro lugar. No mundo da Realpolitik a decadente Europa vai se curvar ao rei-sol do salão oval. Enquanto isso, em Oslo, importante reunião é marcada para janeiro...Paz Peace Paix..

    Responda
  9. Murilo Belezia

    O ítem número 07 da proposta-ultimato diz a verdade sobre a torpe motivação que arrebentou a Ucrânia e levou o país ao conflito contra a poderosa Rússia. O ítem 14 mostra que na terra do uncle Donald o lucro está sempre em primeiro lugar. No mundo da Realpolitik a decadente Europa vai se curvar ao rei-sol do salão oval. Enquanto isso, em Oslo, importante reunião é marcada para janeiro...

    Responda
  10. andre lunardelli

    Eh impressionante ver aqui nos comentários como os militantes petistas adoram ditadores anti-ocidente e odeiam as democracias europeias!

    Responda
    1. andre lunardelli

      Luiz, vocês vem aqui tentando se passar por pessoas normais defendendo Putin e Maduro e atacando a mídia, mas só militantes petistas fazem isto. Em tempo: votei em L no 2T de 2022, mas sou um cara de centro.

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Exemplo a Hungria do seu mito

    3. Luiz Candido Borges

      Por que os militantes petistas? Já sei: você vê o mundo de forma binária - Bem x Mal - sendo a direita (que automaticamente inclui liberdade, democracia e capitalismo) o Bem e a esquerda (que inclui tudo de ruim), o Mal. No Brasil, a esquerda está no PT (no PSOL também), logo qualquer crítica às "democracias europeias" é "coisa de petista". Simples, prático, não precisa pensar...

  11. Andre Rypl

    Desde o início, sempre disse que essa guerra não podia ser vencida pela Ucrânia, mas a imprensa - este jornal, inclusive - insistiu em narrativas que apenas levaram a perdas desnecessárias de vidas. Não se trata de aceitar ou gostar da situação, trata-se de enxergar a realidade: um conflito com um país normal frente a uma potência com abundância de recursos e poder militar.

    Responda
  12. Marcelo José de Souza

    Zelenski merece ser humilhado publicamente, por se rebaixar tanto a Donad Trump.

    Responda
  13. Vladimir Tzonev

    Capitulação. Da otan, europa e ukrania. Memorizar cada instante deste momento histórico.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      censura bloqueando!

    2. Ernesto Pichler

      Capitulação de uma guerra que nunca deveria ter começado, mas foi iniciada pelos EUA quando tomaram o poder na Ucrânia, em 2014, derrubando um presidente eleito favorável à Rússia, com um "investimento" superior a quatro bilhões de dólares (segundo Victoria Nuland - State Department). Agora, os EUA estão vendo que esse gol pe está saindo muito caro para um país em séria crise econômica e moral.

  14. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    As máscaras estão caindo muito rápido

    Responda
  15. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Essa revolta foi orquestrada pelo ocidente

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Foi um golpe para depor um presidente eleito favorável à Rússia, no qual os EUA investiram mais de quatro bilhões de dólares para instaurar um governo títere, tomar a base de Sebastopol na Crimeia e avançar com a nato contra a Rússia. Os russos apenas reagiram a isso. Agora, a Ucrânia tem que recuperar sua soberania, eliminando o governo fachista do comediante títere.

  16. Robson Barreto

    O Zé tem que aceitar rápido esse acordo. Seu governo desmorona pela corrupção e o campo de batalha está perdido.

    Responda
    1. MARCIO OLIVEIRA

      O Zé precisa concluir rápido projeto de armas nucleares.

  17. MARCIO OLIVEIRA

    Esse acordo é uma vergonha, coloca a Ucrânia numa posição inaceitável, não sei com os EUA aceitaram ser capachos do Putin nesse nível e ainda tentam forçar um acordo. É ridículo pra dizer o mínimo.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Os EUA não aceitaram ser capacho, simplesmente o Trump, que sempre esteve "na pista prá negócio", considerou que ele não ganharia nada investindo na continuidade da guerra, mas poderia ganhar muito em acordos com a Rússia, como a exploração de petróleo e gás no Ártico. Aí, decidiu puxar o tapete do Zelensky... É feio? É, mas deixar morrer mais um milhão de ucranianos em mais dois anos de luta para no fim perder a guerra, seria ainda pior!

    2. andre lunardelli

      A inteligência russa deve ter Tr@mp na mão.

    3. Claudio Luiz da Cunha

      A Ucrânia sempre foi uma vergonha.

  18. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Pressiona???? O jornal perdeu o vocabulário???? A palavra é chantageia

    Responda
  19. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Tantos mortos e incapacitados para que a Russia consiguir tudo que queria desde o início. Putin sairá vencedor e ileso deste massacre. Ficará forte para implementar outras invasões e expansões. Vai se reequipar com o dinheiro do Ocidente. Um país enorme como a Russia, com grandes riquezas, tendo um autocrata no poder acha pouco e quer mais.

    Responda
    1. Vladimir Tzonev

      Luiz Candido Borges, o Ocidente Imperialista não cumpre palavra. Mentem na cara dura, traem aliados e descumprem acordos sempre quando lhes convém.

    2. Luiz Candido Borges

      Nossa mãe, o corretor está acabando comigo: ...o que foi prometido pela OTAN para o Gorbachev: que a OTAN nunca se expandiria para as ex-republicas...

    3. Luiz Candido Borges

      O que a Rússia queria era apenas o que foi prometido pela OTAN para de Gorbachev: que a OTAN matar ecpandiria para as ex-republicas soviéticas. A OTAN quebrou o acordo, se expandiu para as repúblicas bálticas e estava com as garras na Ucrânia. A Rússia teve que reagir, o que foi apresentado no no Ocidente como os delírios de um conquistador. Muita gente acreditou, inclusive você, não é, Maurílio?

    4. leonti gaida

      Russo tem braço curto, SÓ PENSAM EM GUERRAS, povo russo sofre porque gosta de sofrer não tem sangue na veia para uma revolta, só vivem do extrativismo e tudo canalizado para o MAL E AINDA DIZEM SER ORTODOXOS, HA,HA,HA.

  20. JOSE CAMPOS

    A Europa quer que a Ucrânia continue sendo sua bucha de canhão.

    Responda
  21. Mario Donizete Pelissaro

    a proposta apresentada por Russia e EUA e daquelas em um entre com o traseiro e o outro com o pé. E quem entra com o pé não e a Ucrania.

    Responda