Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joaquim Rosa

    So faltou dizer: foi sem querer querendo.

    Responda
  2. ENAIDE HILSE

    Merz foi mal interpretado, e os seus acessores devem ter preferido nao dar explicaçao para nao porem mais fogo na fogueira. Schön em alemao nao significa só bonito, mas também bom, confortável..Os alemaes usam muito a expressao ein "schönes Leben", que quer dizer uma vida de boa qualidade. Ao ver Belém deve ter achado que nao oferece uma boa qualidade de vida aos seus habitantes.

    Responda
  3. Leonilda Pereira Simoes

    O Merz dá a impressão de que quer se desculpar, mas na verdade falou com gosto, num lugar sem tensão, falou o que pensa. Se estivesse num bar em Berlim, aí sim, iria soltar todo o seu preconceito sem amarras. Não engana ninguém.

    Responda
  4. JOSE FRANCISCO DE PAULA FILHO

    Um homem na posição dele "Não diz o que não quer". Ele foi fiel a sua xenofobia ao expressar o que pensa. Ao dizer que não quis ofender ele foi tão insincero que ficou ridículo.

    Responda
  5. luis augusto batista couto

    Também, colocamos várias menções sobre os 5 navios de passageiros brasileiro que a Alemanha afun dou na 2 guerra mundial sendo o Brasil Neutro na guerra quando foram afun dados..o antigo Twitter do chanceler alemão é aberto..até foto dos cor pos das crianças que apareceram nas praia do nordeste eu mandei. Doeu a consciência e ele doa 1 bi. Sem dúvida ele é um filhote do na zis mo.

    Responda
  6. Vladimir Tzonev

    Parabéns, Lula! Soube fazer mais uma vez limonada do limão. Lula 2o26

    Responda
  7. neli faria

    Penso que a pessoa pública deve medir as palavras.O Ministro alemão, rima rica com Falta de Educação, sai de casa alheia e vai falar mal? Parece que o Brasil gastou quase um bilhão para fazer essa cop , sem utilidade.Desperdício de dinheiro público. Com esse dinheiro, se o Brasil tivesse um Político decente, daria para construir milhares de casas populares, saneamento básico. Por que o lula adora desperdiçar dinheiro público nessas coisas? Copa do mundo, olimpíadas, nessas coisas.

    Responda
  8. Paulo Roberto

    Ele não ofendeu não está certo! A COP-30 em Belém foi uma péssima escolha de logística! Quiseram cobrar motel como hotel de 5 estrelas!

    Responda
  9. João Paulo Rocha Tonella

    Ele somente disse a verdade. Qualquer Europeu chegando em um lugar que mal tem saneamento básico, pensaria a mesma coisa. A diferença é que ele expressou a verdade. Não são falas bonitas que irá transformar o lugar. A cidade possui índices de IDH muito inferiores até em relação ao mesmo país. Basta ver os números e eles N mentem. Infelizmente nem todos estão preparados para ouvir verdades.

    Responda
  10. Adauto Lima

    O Merz deveria ter mais consideração não apenas com a população de Belém, mas também com os descendentes de alemães que imigraram para o sul do Brasil. Sofreram constrangimento sem terem culpa durante a Segunda Guerra. Ele gostaria de ver o resultado do que fizeram ali e certamente iria apreciar a quantidade da cerveja e culinária alemã. Se sentiria em casa e talvez desse ouvidos à opinião deles sobre a sua.

    Responda
  11. Ennio Baldur Hammes Schneider

    O chanceler Merz, embora não admita sua ofensa, mas na sua fala recente está implícita uma desculpa perfumada para olfatos treinados.

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Só reforça a maxima hegeliana de que fora da europa não há civilizaçáo, pois as pessoas não são racionais, simplesmente respondem aos desafios do dia a dia. E nesse contexto, não conseguiu entender como as pessoas tão pobres estavam felizes, musicais, dançantes, coloridas e fraternas. Ao se deparar com uma floresta que é um emaranhado de vidas. Um caos absoluto de todos os reinos ficou perdido, pela incapacidade de lidar com aquilo. Há. séculos que os alemães destroem e controlam a natureza.

    Responda
    1. Flavio Gurgel do Amaral

      Que opinião e texto interessantes. Muito bacana

    2. Juarez Mercante

      Concordo, Marcelo. No mundo de Merz, só existe a Alemanha. Ele teria dito o que disse para qualquer outro lugar fora da Alemanha. Na verdade, ele não pessoalizou com relação à Belém. Só não concordo por inteiro quanto aos alemães destruírem a natureza. Hoje, 1/3 do terrítório alemão é coberto por florestas (nativas ou reflorestadas). Lá, quem corta uma arvorezinha sem permissão é severamente punido.

  13. Jair Pereira

    Merz não ofendeu, apenas disse o que o mundo viu e não quis comentar, e pior, dias após a fala em vez de Lula tratar das falhas, ficou fazendo bravatas na imprensa e quase aconteceu uma tragédia com o incêndio.

    Responda
  14. Marcelo Masiero

    Mente que nem sente. Como um bom saudosista do Reich, Mers acha que sua espécie é superior.

    Responda
  15. Ary Dantas oliveira Junior

    Sie haben nicht uns beleigidet. Sie haben nur die Wahrheit gesagt.

    Responda
    1. Maria Espirito Santo Rosa cavalcante Ribeiro

      E qual é o sua verdade ? Inveja do Brasil por que vocês jamais terão o que nós temo. Segure sua inveja, vai lhe fazer bem.

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      Herr Adilson Cortez, Dudu must ruhig bleiben... Kein stress

    3. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Concordo com Herr Kraack, Merz representa o atual governo alemão, na não fala por todos os alemães.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Vixe, meu são padim Padre Cícero. Baixou uma chuva de letras desencontradas aqui hoje.

    5. Thomas Kraack

      Das ist leider nicht wahr . Die Wortwahl von Bundeskanzler Merz war nicht nur unbedacht und unhQflich, sondern durchaus xenophob (ausländerfeindlich), ungehobelt und bezeugte zwischen den Linien ganz deutlich von vorherrschaftlichem Denken. Er repräsentiert die aktuelle Deutsche Regierung , aber nicht alle Deutsche . Insgesamt ein diplomatischer Fauxpas und das Eingeständnis eines persönlichen Kleingeistes .

    6. Dagmar Zibas

      Vamos, então, falar a verdade sobre o passado recente da Alemanha (primeira metade do século XX) e das saudades que o chanceler demonstra daquela época, expressando a alegada supremacia de seu povo.

    7. ADILSON CORTEZ

      Geh nach Deutschland, du Arschloch!