-
Tadêu Santos
SOU TOTALMENTE FAVORÁVEL AOS TRANSPLANTES MOTIVADORES, QUE AVANÇAM NAS CIÊNCIAS DE ADOÇÃO AO DIREITO À MORTE ASSISTIDA!!!
-
Claudio Gil Araujo
Parabenizo a jornalista Claudia Colucci e ao colega Drauzio Varella pela matéria/entrevista. O tema é muito relevante e o momento oportuno para sua discussão. A morte é uma das poucas certezas de que temos na vida. Precisamos pensar e falar mais sobre esse momento tão importante, idealmente, quando ainda estamos em pleno gozo de uma boa saúde física e mental. Isso é ainda mais relevante para os médicos que, muitas vezes, vão acompanhar ou vivenciar familiares e amigos em situações terminais.
-
Maria Ines Polotto
Já me decidi desde que vi o documentário na GloboNews! Vou aderir ao Eu Decido.
-
BRUNO JOSE FORTES
Entrevista interessantíssima. De fato, não tem cabimento prolongar o sofrimento de um paciente cuja lucidez e dignidade já não mais existem. Há os que creditam esse martírio a entidade divina. Direito deles. Minha crença é que ninguém vem a este mundo para sofrer, muito menos pela insistência de terceiros. Namastê.
-
CARLOS A C VADALA
Concordo plenamente, o Estado deve reconhecer quando acaba a tutela pela vida, o ser humano deve ter gerencia sobre seu corpo e sua vida, não é justo que parentes sejam egoístas com sua vida, a decisão é de cada ser humano em estágio terminal decidir pelo próprio alívio.
-
Elias Estevam da Ribeiro
Para se ter morte assistida no Brasil basta sair com celular na mão por ruas de São Paulo, a qualquer hora do dia. Você terá uma morte assistida, câmeras é o que não faltam.
-
marcos machado
Mentalidade típica de homens sem Deus! e como o pensamento médio brasileiro ainda está no tempo da barbárie, como no episódio da morte do neto do lula e da prisão do Bolsonaro, em breve teremos assassinatos cometidos por "morte assistida"......Drauzio! sua hora de prestar conta ao Altíssimo está se aproximando! e lhe asseguro: iria preferir que uma montanha caisse sobre você.
-
Antonio Costa
A doutrina espírita não concorda com essa prática.
-
Anna Amélia Meule
Direito à morte assistida já! Parabéns Drauzio Varella pelo excelente e lúcido trabalho.
-
gleison leocadio
Dr. Drauzio sempre do lado certo. Esse debate deve ser levado adiante. Qual razão prolongar o inevitável, se pouco ou nada resta? Escuta-se muito "sofreu demais, agora descansou". Abreviar esse sofrimento, esse é o debate.
-
marcos machado
O bom é que quando esse médico ateu se deitar no último leito, eu não estarei ao lado dele....já vivi essa experiência é lhes asseguro: é tenebrosa....
-
-
Nivaldo da Costa Pereira
Reportagem maior. Excelente e necessária. Atualíssima.
-
sandra regina vidal
Seria realmente um avanço! Não faz sentido tantos casos q vemos de anos de sofrimento imposto a pessoas e familiates, com doença sem chance de cura. Penso q não deveria ter o peso q tem opiniões baseadas em fé religiosa! Pois muitos q não tem fé ou religião passam por estas situações e preferiam ter uma morte digna!
-
PEDRO TOMAZ ROCHA
Excelente materia e iniciativa. É muito triste você acompanhar um familiar com dores sem fim e sem chance de cura sofrer dioturnamente. A gente fica impotente em não poder fazer nada
-
William De Aquino
Tenho quase certeza de que a Igreja terá uma palavra a dizer sobre tudo isso e não será favorável.
-
marcos machado
Fanini, aulinha gratuita para você que é um misólogo: "falar besteira em nome de Deus" é um oxímoro, ou seja, inexistente, pois se é besteira não é de Deus e se vem de Deus não é besteira, mas é claro: a contrário de você, somente os quê são de Deus, conseguem discernir e compreender isso, logo, o que você falou é somente uma opinião....
-
Valter Fanini
Sim, vão falar alguma besteira em nome de Deus
-
Jose Aparecido Pereira
Provavelmente. Mas as decisões da igreja deve ter valor apenas por quem a segue. Não devem onerar quem não a segue. Lembrando que o estado é laico. A posição de qualquer religião não deve ser levada em conta na hora de se fazer as leis.
-
Ivo Ferreira
A igreja é arrogante. Ela que se manifeste para os que a seguem. Deixe os demais seguirem seu rumo.
-
-
Fátima Pontes
Grande Dr. Drauzio! Sempre ao lado das causas certas. Vai fortalecer muito o movimento.
-
FERNANDO JUNIOR
Apoio plenamente esta discussão e acredito que devemos avançar o debate sobre temas sensíveis, mas de grande importância para a sociedade.
-
FERNANDO JUNIOR
Embora respeite seu ponto, ninguém é obrigado a abortar ou considerar suicídio assistido por sofrimento. Cada um tem singularidade e autonomia sobre decisões que afetam apenas sua própria vida. É preocupante quem tenta manipular essas escolhas individuais. Devemos aprender a respeitar o "outro" em seus desejos.
-
marcos machado
Como deve também apoiar o aborto não é? bom para os outros, para eu, jamais!
-
-
Zelis Pereira Furlan
Tenho horror. Lembro me qdo disse que a Covid era uma gripe.
-
Geraldo Filho
Tem toda razão Dr. Drauzio, precisamos começar a discutir seriamente isso.
-
Paula Brügger
Parabéns pela matéria e pela entrevista cujo tema é urgente e extremamente relevante.
-
LUIZ FERREIRA
Especialistas que vivem uma realidade, que não é da grande maioria da sociedade, acreditam que o Brasil já venceu problemas básicos na área de saúde, segurança, educação e querem trazer pautas que ninguém liga!! Porque a realidade é dura pra trabalhar sustentar uma família, conseguir um atendimento médico pelo SUS para uma caso clínico simples.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Sempre lúcido. Parabéns. Vida longa. E que acabe quando e como ele achar melhor.
-
TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA
É assustador, mas necessário o debate e a aprovação da lei. Brasil precisa avançar em todos os temas que tratam a vida com a dignidade que ela merece. Parabéns doutor Drauzio.
-
Jose Oliveira
Depois de, no início da pandemia, chamar o vírus de um "resfriadinho"...
-
Jose Roberto X de Oliveira
O Drauzio teve essa fala no inicio da epidemia pelo coronovirus. Realmente com as informações daquele momento e se tratando de um coronavírus a percepção inicial era de que seria uma gripe. Pouco depois ele já apontou a gravidade. Como esse vídeo estava gravado os neonazifascistas de direita ficara usando já fora do contexto e no qual ele se retratou em tempo hábil. Não sei se foi ignorância ou má-fe que o Senhor fala isso. Apoiadores de Bolsonaro tem as duas coisas.
-
Luiz Gustavo Amorim
É tudo o que você conseguiu absorver do texto, patriota? Faltou descrever aquelas pessoas que apesar de funcionais, se tornaram tão amargas que a vida delas se resume ao ressentimento e um recalque crônico. Que desperdício.
-
-
Pedro Rafael Oliveira
Esse é um debate absolutamente necessário e que deve ser incorporado à agenda pública de saúde coletiva. Aqui, não se discute, apenas, a morte, mas, sim, em larga medida, a vida. O que caracteriza a vida humana? Sua autonomia física, psíquica, intelectual? Faço coro ao movimento e fico feliz pela aderência do Dráuzio, um dos meus interlocutores de vida, com quem tenho o prazer de dialogar literariamente.
-
DANIELA FRANCO
Otimo texto, nos pets, isso ja acontece e é muito necessario que a opcao avance entre os seres humanos.
-
Eleide Goncalves
Ressaltando que, no caso de humanos, vale a decisão da própria pessoa que está sofrendo. Não é o familiar/médico quem deve decidir eutanasiar quem quer que seja.
-
-
VALERIA STECCA
Excelente matéria. Estamos começando a pensar coletivamente sobre a questão mais importante da vida, que é sobre a inexorabilidade da morte. Peço que sejam publicadas mais matérias a respeito desse tema, o qual é, com certeza, amedrontador, mas somente com a sua discussão é que conseguiremos olhá-lo de frente!
-
Deborah Brandt
Voz lúcida. Perdi meu pai para a demência, depois de ficar acamado por anos. Na mesma época perdi minha tia para o câncer, um final doloroso, triste e humilhante. Por diversas vezes, ela pediu à minha mãe que a ajudasse, arrumasse algo para ela morrer em paz, obviamente, não pudemos ajudá-la nesse pedido. O sofrimento é muito grande, não entendo os religiosos que defendem a vida, mas aceitam o sofrimento do outro sem respeitar seu desejo. Precisamos debater morte assistida e aborto.
-
Anna Amélia Meule
Que triste ler isto. Sinto muito. Esperemos que o debate sobre direito à morte assistida avance e se torne uma realidade.
-
-
NORBERT JULIUS SCHWARZ
Sou esposa do assinante . Onde assino ? Como posso ajudar nessa campanha?
-
Regina Tavares
Totalmente a favor, mas num país com maioria retrógrada que sequer aprova aborto em caso de estupro mesmo que seja de vulnerável, duvido que a ideia progrida. Dr Drauzio é uma das pessoas mais lúcidas e humanas que temos, quem sabe sua voz ganhe força nesta importante empreitada.
-
Eleide Goncalves
A discussão é difícil, mas não impossível. Não podemos fugir do debate.
-
-
maria helena maccagnini
Impossível continuar adiando este debate. Quem sente dor têm pressa, muita pressa. Convoco aqui, humildemente, a clareza generosa de se poder morrer com dignidade, sem tanto sofrimento! Será o nosso maior ato de humanidade e de profundo amor ao próximo.
-
Simone Pimentel Ribeiro
Recentemente tive que tomar essa decisão por um dos meus cães. Já estava com 16 anos e em uma situação irreversível, com sonda nasal e sonda urinária, com escaras é uma for indicação de problemas neurológicos. Por mais lógica que fosse a opção por abreviar o sofrimento, eu me questionava o porquê era possível fazer isso para os pets e não para os humanos, como se eu quisessem encontrar uma saída humana para meu cãozinho. Esse artigo me abriu os olhos.
-
Eleide Goncalves
Lembrando que, no caso dos humanos, a decisão deve partir da pessoa que está sofrendo, e não dos familiares nem dos médicos. A própria pessoa deve manifestar a vontade de partir, estando lúcida.
-
-
Ivan Bastos
Aborto e morte assistida são temas que ninguém deseja usar, mas vida tem suas circunstâncias e às vezes pessoas precisam recorrer a estes eventos. É civilizado, é humano. Sugiro que o Dráuzio Varella apresente seu testamento vital pois servirá de inspiração e esclarecimento para muitos. Eu quero decidir por mim.
-
Paulo Ribeiro
Essa decisão de cada indivíduo garante dar dignidade ao fim da vida, para que a morte não seja mais dolorosa e triste do que do que já é.
-
PAULO HENRIQUE DE ASSIS SANTANA
Urge que se discuta isto no Congresso. Já sou velho e não gostaria de ficar incapacitado, sem memória ou prazer em viver, dando trabalho e despesas à familia. Não tenho dinheiro para ir a Suíça e não gostaria de morrer sozinho numa UTI. É um absurdo que eu não possa decidir sobre minha vida. Todo apoio ao Eu decido e à voz lúcida de Drauzio Varella.
-
Nelson de Paula
Importante adesão ao movimento, uma educada resposta aos religiosos.
-
Antônio Augusto Soares
Boa apresentação do assunto. No fundo, mostra claramente como será difícil uma decisão conjunta favorável ao suicídio. Claro, é suicídio, não adianta enfeitar. Argumentos a favor ou contra, não convencerão ninguém. A pessoa decide do fundo da própria alma.
-
Antônio Augusto Soares
... suicídio ou assassinato, corrigindo.
-
-
Vicente Ferrer Monteiro Costa Filho
O país deve se inspirar na medicina preventiva, no combate aos agrotóxicos e aditivos cancerígeno na comida, na água e até no ar da população. O país deve se inspirar no combate ao desrespeito com os idosos, e no fim da taxação dos inativos que reduz as aposentadorias dos idosos que sequer conseguem comprar os remédios necessários para manter a saúde . Sem acabar com os fatores de adoecimento da população é muito perigoso entregar a vida das pessoas a suposta opção pela morte assistida.
-
FERNANDO JUNIOR
Denis, o objetivo de introduzir diversos outros temas no debate é, exclusivamente, desviar a atenção e evitar a discussão principal. Este foi o objetivo do Vicente.
-
Denis Kostrisch
Misturar todos os assuntos numa massa só é um dos fatores que impedem a evolução do debate. Tudo o que você listou é importante e essencial, mas as circunstâncias, consequências e valores humanos e financeiros envolvidos são distintos.
-
Eleide Goncalves
E como se acaba com o padecimento advindo de envelhecimento avançado?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.