-
Ida Sztamfater
Excelente artigo Lygia. É muito decepcionante ver os nossos jovens se transformarem em pessoas intolerantes, incapazes de dialogar, superficiais e sem o menor discernimento. Que educação é essa que a USP oferece? Lamentável
-
Carlos Zalaf
Lygia é coerente! Critica Lula por não parabenizar a outra fã do Bibi e de intervenções dos EUA, a laureada(vergonhosamente) do Nobel da paz venezuelana. Agora defende a escuta da voz de q representa entidade q leva políticos bolsonaristas e jornalistas parceiros p/ aula de narrativa em Israel em pleno genocídio, depois de 20 mil crianças massacradas, apartheid histórico, assentamentos ilegais crescentes, uso da fome como armadilha contra milhões de nativos deslocados e, esses sim sem voz!!!
-
Marcos Barbosa
Continua a dizer e já faz tempo, a colunista será candidata a um cargo político, apoiando um bolsonarista, espero agora que Ligya vá a sua conta X me ofender como já fez, mas antes me bloqueou, mas nunca a segui, diga-se.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Colona caça likes
-
Armando MOURA
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Fernando José Salvador
Vc é a prova viva de uma criatura da bolha de opiniões iguais. Não se tratou de quem não queria ouvir e sim de não deixar alguém se expressar. Ora, se não quer ouvir não vá... Simples assim. Deve pensar: Como são inteligentes os que concordam comigo...... Viva a dialética!!!
-
-
Francisco Jose Longo
Senhora, as informações que estão disponíveis consideram que a SWU é sionista.
-
DANIEL ROUSSO
E daí? Isso é crime?
-
-
César A C Sanchez
Esses gritões ( hecklers) vão ser como muitos "comentaristas" dos artigos desta Folha quando crescerem: aprisionados na bolha jeca do lulopetismo e apegados a clichés. Tem muito estudante da USP mais equilibrado e com capacidade argumentativa que vai muito além do primitivo grito desses cidadãos que começam mal no debate das ideias. Alguns já devem ambicionar exposição em redes sociais para se tornarem "influencers". Movimento estudantil em declínio.
-
Marcelo de Souza
A porta voz da extrema direita querendo debate livre e racional? Tá bom. Senta lá
-
yussef mahmud m mustafa
Como debater argumentar explicar um genocídio um morticínio sem precedentes na região que argumentos podem convencer que Israel tem razão em castigar trucidar mais de 60 mil palestinos e isto que os representantes desta entidade foram fazer na USP explicar que Israel tem direito e razão em cometer esta barbarie vingativa contra inocentes palestinos
-
Jacques Toron
Israel foi invadido por barbaros terroristas que mataram crianças, velhos, estupraram , violentaram, assaram bebes em fornos , degolaram, etc.... somente por serem judeus. Sequestraram mais de 250 pessoas e a resposta não termina enquanto não devolverem todos.
-
-
Eduardo Rocha
Defender uma posição com argumentos, reconhecendo o direito de fala do outro, além de ser o justo, é o único caminho para resolução de conflitos. Tudo que Israel não faz assim como esses militantes de bolhas.
-
felipe galiza
Por que a Folha mantém essa moça como colunista é um mistéro.
-
Jacques Toron
Porque ela é coerente no que escreve
-
Marcelo de Souza
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
edilza ferreira
Não era um debate, pois não tinha representantes defendendo os dois lados. "Era um grupo de sionistas da ONG "Stand with us", que fazem propaganda sionista a favor de Israel, convidados por uma professora que teve viagens pagas por eles!"
-
PAULO PETRASKI
Grito não é argumento, mas dependendo do contexto pode significar muita coisa. Mas o que não é argumento principalmente são textos muito rasos, como os publicados por vários colunistas opinativos desse jornal. Um exemplo é essa coluna que usa e abusa da rasabilidade para opinar em algumas questões, inclusive cientifícas.
-
Regina da Silva Mariano
Essa reacionária que "grita" semanalmente, por intermédio da Falha, um monte de absurdos, achando que nossos "ouvidos" são penico, se fazendo de apaziguador. Ninguém merece uma coisa dessas.....
-
DANIEL ROUSSO
Chamar essa Folha de "Falha" de modo depreciativo, sinaliza que você deveria assinar e ler outros jornais, mais de acordo com sua linha de pensamento raso. Jornal da Causa Operária agradeceria ganhar mais um assinante.
-
Paulo Falcao
Lygia Maria defende o debate civilizado de ideias como forma de convivência pacífica e construção de uma sociedade plural. Você chama isso de absurdo. Qual sua proposta?
-
Regina da Silva Mariano
Ooops....apaziguadora...
-
-
Ney César Silva Souza
Está impossível manter um debate hoje, porque as pessoas não querem debater, querem vencer, querem derrotar. Construir consensos? Esqueça. Você é apedrejado, taxado de covarde, visto como a presa fraca, só por dizer "consenso". Em tempos de sede de sangue, de sanha por silenciar o outro (que outro?), a única vitória é realmente o silêncio.
-
Ney César Silva Souza
Correção: tachar, no sentido de acoimar, colocar pecha em, escreve-se com CH, e não com X. Erro meu.
-
-
José Cardoso
O argumento do Russel é adequado à ciência. Mas as chamadas humanidades são opiniões, estão mais para a religião que para a ciência. O que espanta é o Estado bancar uma espécie de religião oficial (o "esquerdismo") em suas universidades, pois afinal o Estado é laico. Não deveria haver faculdades estatais na área de opiniões.
-
Marcos Benassi
Aqueles que quiserem um bom contraponto à arJgumentação aqui exposta, a edição de hoje da folha traz o texto do seu José Szwako, "Campus de batalha?", que tá abandonadinho, não deve estar em destaque na home page do jornal. Ali há excelente miolo.
-
Marcos Benassi
Êêê, viva seu pai, amigo de gente boa! Não tenho ilusões quanto à complexidade humana, que é sempre e inevitavelmente maior do que qualquer análise.
-
Roberto Moreira da Silva
Olá meu amigo Berdinazi , aqui é o Morangueira que foi amigo do meu pai , que hoje teria 113 anos , obrigado por ler meu comentário sobre o pensamento diverso , onde uma cristal me chamou de barata kkkkkk , abraços , curto suas intervenções , sempre úteis e bem humoradas
-
-
Marcos Benassi
Bem, eu fico entristecido porque um pessoal que deveria ser mais esclarecido, comporta-se com a brutalidade da molecada Bozoológica. Nem vi absolutamente nada dessa história, irrelevante frente aos acontecimentos correntes; não gosto desse sujeito vaiado, muito menos do francês reacionário do livro. Menos ainda da ideia de dar margem a crítica de um campo ideológico que faz isso como regra, e depois fica enchendo o saco na exceção. Mas... em sendo irrelevante pacaramba, que assim fique.
-
Roberto Moreira da Silva
Grito não é argumento e sim ig no ran cia Sou um leitor que escrevo o que penso , e vou continuar , mesmo com a turma de leitores mimados querendo obrigar ao que pensa diferente mudar ontem até uma mulher grossa me chamou de barata, nada fará eu mudar, e respeito opiniões diversas, agora o que é dito só reflete o que você é, portanto barata és tu , aprendam respeitar o diverso , seja qual for e parem de ser pequenos ditadorzinhos , liberdade é tudo
-
Marcos Benassi
Liberdade é tudo! Quem bota o traseiro na janela, como nós que aqui escrevemos, todos, tem que entender que as contrapartes nos podem passar a mão na Únda. Querer que isso não aconteça é que é absolutamente irreal, Morengueira.
-
-
Guilherme Vaso Nunes
So uma informação que, na verdade, quem fez essa palhaçada aqui na FDUSP foram militantes insuportaveis, os quais nenhum de nós, alunos comuns da faculdade, levam a serio. Sao pentelhos que todos atravessam a rua quando se deparam pela frente, para nao ter o risco de ser alugado com papo ideologico furado e raivoso. É bem triste ver como uma minoria, capturada por partidos politicos (PT e PSOL, basicamente), consegue estragar o ambiente de uma universidade inteira. RIP ciencias humanas
-
Ney César Silva Souza
Estes tempos podem estar antecedendo conflitos mais sérios. O nazismo e o comunismo (ambos regimes totalitários, vide Hannah Arendt) começaram com apoiados fanáticos. A SS, antes de ser um grupo paramilitar integrado ao Estado, eram voluntários apoiadores fervorosos, que saíam pelas ruas aterrorizando adversários. E o comunismo começou com a conclamação ao ódio aos burgueses. Troque "burgueses" por "direita", ou "judeus" por "esquerdopatas" e temos muitos dos discursos das bolhas de hoje.
-
Ney César Silva Souza
Correção: onde está escrito "começaram com apoiados fanáticos" leia-se "começaram com apoios fanáticos".
-
-
Marcelo Negros
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
José Francisco Xavier
Tal qual os estudantes da USP que lamentavelmente impediram a democrática liberdade de expressão e de opinião, muitos comentários criticam o texto sem nem ao menos entendê-lo, pois o mesmo não toma partido e apenas apregoa a discussão ética e responsável!
-
Robson Oliveira oliveira
O texto e o o titulo defendem ouvir so um lado, O dia que os sio nista quiserem falar com o mundo civilizado eles que reconhecam o estado palestino. E como a alema nha fez do holo causto judeu eles se desculpem do holoca usto palestino antes disso nào ha o que falar.
-
-
Robson Oliveira oliveira
A maioria da USP e dos seres humanos defendem dois estados e sao contrarios ao geno cidio sio nista. se os gritos dos palestinos assasinados, nao forem ouvidos. Nenhum sionista deve ser ouvido e a jornalista deveria aprender a escrever titulos que impliquem em ouvir so um lado.
-
Jacques Toron
A premissa de genocídio sionista está errada, correto genocídio do terrorismo palestino do hamas
-
-
Antonio Augusto Freitas
Hahaha. Vc falar de calar , de algazarra , de virulência e, principalmente, de liberdade de expressão e liberdade em si eh de uma car@ de pau sem tamanho . Suas narrativas, fakes , e mentiras em geral não colam . És defensora de ditadura e de ditadores . Lembre : aqui na FSP vc escreve para leitores que tem 3 neurônios ou mais . Diferente de toda o gado que enganas nos seus grupos , sãos da verdade e redes . Zzzzzzzz
-
Moara Semeghini
Debate livre se a bancada só tinha sionista? Junte-se a eles, pelo visto você é igual
-
Joao Braga
A esquerda defende a democracia desde que vc pense ( única e exclusivamente) como eles!
-
Joao Braga
Robson,repito o que está em questão aqui é o direito da pessoa poder externar o pensamento dela e nao propriamente a questão dos palestinos.
-
Robson Oliveira oliveira
Fui pra la depois de estar em berlim dias apos a queda do muro. em 31- 12 - 89 passei a noite na embaixada do brasil de fato - em jeru salem, haviam festas separadas com os funcionarios pales tinos e outra com os ju deus. visitei casa de pales tinos - camponeses que me perguntavam se no brasil mata vam pale stinos. triste.
-
Robson Oliveira oliveira
joao, estive la no final 89 durante a antifada, e com pale stinos e jud eus pro paz, recebi lacrimogenio liquido do exe rcito sio nis ta quando e maos dadas abracamos a muralha de jerusalem . visitei toda pale stina do 'rio ao mar" cont.
-
Robson Oliveira oliveira
Joao. conheco a pale stina e o povo, estive la em 89, na primeira anti fada, depois de visitar Berlin, logo apos a queda do muro. neste dia palestinos e judeus pro-paz, de maos dadas abraçaram Jerusalém. Todos tomamos, lacrimogênio liquido do exercito sionista. Passei a véspera do ano na "embaixada brasileira de fato" (havia duas festas) uma para os judeus da 'embaixada' e outra para os palestinos. visitei palestinos que me perguntaram se no brasil matavam palestinos... triste!
-
Joao Braga
João o que está em questão não é a situação sofrida dos palestinos. E sim a liberdade para diversidade de opiniões sejam quais forem. É o que está na nossa Constituição. Se alguém considera que a opiniao dele é a correta e cala as demais isso não é democracia. Infelizmente na suposta defesa do "estado de direito " vozes tem sido caladas, isso é péssimo.
-
João Raimundo Neto Neto
Você não é obrigado a pensar como alguém, não é isso que a esquerda exige. Você é obrigado a entender uma realidade factual e claramente se posicionar. Os métodos da direita sionista é tomar para si todos os méritos e construir uma realidade paralela onde pretendem empossar todas as virtudes. Enquanto isso assasinam inocentes tal qual aqueles que dizem combater.
-
Joao Braga
Robson nao entendeu nada.
-
Joao Braga
Robson e vc deveria aprender a entender textos, o meu e principalmente do articulista. Pessoalmente acho os terrori stas do Hamas assass inos, e a resposta israelense no mesmo nível pelo desprezo a vida de palestinos inocentes. A questão é dar o direito às pessoas na diversidade de pensamento. Aliás no Brasil na suposta defesa " do estado democrático de Direito " estamos perdendo o direito constitucional a liberdade de expressão.
-
Robson Oliveira oliveira
Acho que vc deveria a aprender a escrever sem generalizar pois nào é so a esquerda que quer o fim do genoc idio . O grito dos palestinos esta sendo ouvido por toda humanidade menos dos sionistas. Macron e o Premier da inglaterra nao sao de esquerda. Não é a esquerda é anti sionista, mas a maioria da humanidade.. Sua frase entrega que so a direita fascista que apoia os sio nistas geno cidas
-
-
José Geraldo Morello
Muito bom!
-
Eric Dias
Os conflitos no Oriente Médio são muito antigos e complexos, pouquíssimas pessoas no mundo tem condições de acrescentar qualquer ideia relevante sobre o tema. O que alunos da USP e de outras universidades deveriam fazer é deixar de arrogância e usar de inteligência para aprender com o contraditório.
-
Robson Oliveira oliveira
Nao exite contraditorio, ou vc é contra o Genocidio Palestino ou é vc sionista da direita fascista, que nao escuta os gritos dos palestinos e tem que ser calado aos gritos em todos os lugares do planeta.
-
yussef mahmud m mustafa
A retórica de que o Oriente médio é muito complexo é a narrativa de todos os invasores ao longo dos séculos mas do último século pra cá o mais nefasto dos invasores foi o colonialismo europeu que redesenho toda s região pra dividir com forme os interesses destes colonizadores e dela pra cá o quadro atual é fruto deste colonialismo os palestinos são a grande vítima de tudo isto
-
Jacques Toron
Perfeito, o contraditório tem que existir para o veredito ser mais justo, pena que estes estudantes ainda não tiveram essa aula.
-
-
Vilma Inácio
As universidades foram tomadas por um partido político
-
orlando gomes de freitas
Realmente grito não é argumento, porém, desde que o homem surgiu os preconceitos acerca de religião, raça, genero, sempre existiram, nunca mudados, exercidos comumente, manchando de ódio e rancor a aventura terrestre, que segue em frente, sem nunca conseguir tocar nesses pontos com maestria e vontades necessárias, passando ao largo pelas questões, como fizeram os estudantes. A atitude de Israel é indefensável, porém, se puder ser discutido melhor, sem mentes carcomidas pelo ódio!
-
Fabiana Menezes
Mesmo respeitando as regras da moderação, mais uma vez, sou censurada. Aprimorem isso gente, tá cansativo já.
-
Fabiana Menezes
Se não há espaço para o debate, cada um que siga olhando para o seu próprio espelho e colaborando para uma civilização polarizada e violenta. Nem todas os judeus ou israelenses são genocidas. Assim como nem todos os palestinos são pacifistas. Mas No meio disso, há palestinos, israelenses, sobretudo, crianças que sonham com uma sociedade plural e dois estados que possam co-existir. Menos estômago e mais coração.
-
ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO
O resultado é o fervor que censura e priva os alunos de exercitar raciocínio lógico e retórica baseada em evidências, ferramentas cruciais não só no debate acadêmico como na vida profissional. É uma população de ideias fixas, carimbadas em suas mentes e muitos deles fazem o L de Larápio, Leviano, Lamentável e outros adjetivos mais graves com os quais se pode facilmente alcunhar muitos dos que hoje dizem fazer do Brasil uma nação próspera e democrática. Mas Lamentamos tudo disso!
-
FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO
Grito não é argUmento MESMO. É terrível ver grandes universidades afundando nessa patifaria generalizada, sem que seus PROFESSORES se ergam de suas doutorados internacionais, de suas elevadas cátedras, para condenar a intolerância. São, também, os professores, vítimas de intolerância? RAZÃO BASTANTE para denunciar a patifaria canceladora. Os professores devem reagir, sem medo.
-
Armando MOURA
São mais de sessenta mil mortos, seriam mais vinte mil crianças, há um claro efeito de limpeza étnica e o cara quer falar? Quem tem cul lhoes para ouvir? Ainda na USP? Uma universidade onde o compromisso primário eh com a vida? Fala na rede para surdos e que tem ódio espumando pelo canto da boca.
-
José Geraldo Morello
O senhor Moura a o senhor Rosa não entenderam o artigo. A discussão não é sobre se o atual governo fascista de Israel e ou não genocida, e o é. E sim sobre a possibilidade de se discutir temas e, antes de mais nada enteder quem são os interlocutores, mesmo se você não concorde com eles.
-
Gilberto Rosa
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Jacques Toron
O fervor das opiniões mostra a convicção do dono da verdade, surdez de quem não quer ouvir
-
-
Josue Oliveira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
ILSON ALVES RAMOS
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
José Geraldo Morello
O senhor Ilson não entendeu o artigo. Não é sobre se o governo fascista de Israel é ou não genocida, e o é. Mas sobre ouvir antes de julgar.
-
Leandro Henrique da Silva
Texto de opinião não é argumento. Argumento é o que vai (devia vir) no texto. Gritos não são, em si, argumentos. São instrumentos, especialmente necessários em casos de silenciamento (se há debate, e uma das partes, a mais ultrajada, não dispõe da vocalidade, há evidente silenciamento). Contudo, ainda que não seja a argumentação em si, o invólucro ruidoso pode conter no bojo o teor argumentativo. Diante do silenciamento, o grito expressa justamente o mais claro dos argumentos: a voz.
-
-
Felipe Araújo Braga
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Marcelo Brun Brum
Seu argumento é ad hominem e por isso é espúrio.
-
-
Alcides alcantara
O genocídio que o governo de Israel promove na faixa de Gaza, com o silêncio do mundo e a cumplicidade do governo americano, não é razão para detonar os israelenses, nem todos favoráveis ao genocida. O justo é a existência de dois Estados, ponto. Quanto aos alunos, é a geração das redes, o triunfo da estupidez sobre a mais escassa racionalidade.
-
Jacques Toron
Quem promove o genocídio abertamente são os palestinos do hamas e hezbolah, eles mesmos afirmam isso.
-
-
Ricardo Pereira
A opinião enviesada da dona Lygia Maria não me interessa, pois ela estava em excursão por Israel ao lado do lobista André Lajst, as fotos foram postadas no dia 21 de agosto na página do Stand with us Brasil no Instagram .
-
Marcelo Brun Brum
é espurio
-
Marcelo Brun Brum
é espúrio
-
Marcelo Brun Brum
Seu argumento, por ser ad hominem.
-
Murilo Belezia
Enviesada é um eufemismo bonitinho para quem conhece as forças ocultas que ajudam o jornal a chegar ao nível atual. Tem futuro garantido por não se interessar pelo "outro lado".Lygia Maria, como está o processo de setembro de 2023 do André contra alunos de Manaus, passados 26 meses? A Justiça é lenta mas lorota tem perna curta...
-
-
CID MAROCCI GONCALVES SILVA
Ela só se esqueceu de que a vaia e o barulho também são formas de expressão. De cara, lembro de Robespierre que, às vaias, foi impedido de falar na Convenção, antes de ser preso.
-
Jacques Toron
Sim, uma forma pueril de se manifestar quando não sabe o que falar ou argumentar
-
-
yussef mahmud m mustafa
Se as manifestações fossem a favor de Israel a colunista faria este comentário acusaria os estudantes de atitude autoritária apaixonada que cala diferenças tem se tornado cada vez mais comum na última década em universidades ou diria que O fenômeno está relacionado às bolhas informacionais: .As imagens as fotos os fatos em Gaza falam por si só
-
yussef mahmud m mustafa
Senhor Jacques que argumentos sionistas sao estes o plapla de sempre que os palestinos não tem lideranças que possa negociar que já foi feito acordos e não foram cumpridos que os palestinos não tem historia na terra santa porque os 1500 anos de existência não são suficientes sao estes os argumentos do sionismo pra poder justificar a destruição de Gaza e o genocídio do seu povo ou justificar a expulsão dos nativo da terra na Cisjordânia pra assentar os ditos colonos isto quando não osassassinam
-
Jacques Toron
A imaginação não tem limites , o fato é que ficaram com medo de debaterem argumentos sionistas
-
-
Dante Fernandes
Muito bom, Lygia! Mas só uma dúvida: quando dizemos que as pessoas contrárias à existência do Estado de Israel na Palestina, ou contrárias - simplesmente - ao genocídio de mulheres e crianças inocentes na Faixa de Gaza, são antissemitas, estamos sendo racionais ou fazendo uma defesa fervorosa e afetivamente inflamada das nossas opiniões? Parece mais fácil ser ponderado e racional quando o calado é da nossa bolha, não é mesmo!?
-
Jacques Toron
Considerar a palavra genocido para a resposta que Israel deu ao massacre que sofreu é controverso
-
-
Felipe Araújo Braga
A Lygia utiliza da liberdade de expressão para defender posições muito excludentes: eu lembro quando ela disse que as mortes de setenta mil civis palestinos eram apenas legítima defesa por parte de Israel e que mulheres trans são homens e não devem ser reconhecidas como mulheres. Ela se baseia na exclusão.
-
Felipe Araújo Braga
Ela também disse ser contra as cotas raciais e contra a obsessão da população entrar no ensino superior e não no curso técnico. Eu estudo Contabilidade na USP e estou realizando uma pesquisa que mostra que os estudantes de cursos técnicos de contabilidade têm dificuldade de acessar vagas mais qualificadas em comparação com os estudantes de cursos de graduação em ciências contábeis. Percebem como o raciocínio dela é perigoso e elitista? Ela fez até pós, mas a menina negra da periferia não pode!
-
Marcus Vinícius Xavier de Oliveira
A cara do Lajst é sintomática na coluna, diz: mais um colunista vendido à maquina de propaganda do sio - nismo operando no Brasil. O próximo passo: uma viagem a Is-ra-hell...
-
Lena Kasler
Mais um excelente texto!! Obs.: muitos comentários aqui comprovam justamente o q vc acabou de escrever.
-
Lucia Coelho
Para fascistas, nazistas, colonialistas e genocidas não é preciso ou aconselhável dar voz. Se nao fosse assim, teríamos um exemplar de "Minha luta" em cada biblioteca pública.
-
Alcides alcantara
Quanta bobagem, dona Lucia.
-
-
Gilberto Rosa
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Gilberto Rosa
Se Adolf tivesse uma coluna na Folha, falaria o mesmo.
-
Gilberto Rosa
Moreira, até dedicaria meu tempo se o verbo resolvesse o problema das mentes obtusas e doentes, que não percebem o horror de Gaza. Seria como entrar na jaula de um grupo de hienas famintas e tentar dialogar.
-
Marco A Moreira
Quanto ódio senhor Gilberto. O que a colunista disse de errado? Por favor, aponte. Em vez de partir para a agressão, que tal apresentar os erros. Por que vergonha? Ela não aceita as ideias que o senhor tem como certas então é motivo para desqualifica-la. Só para encerrar, não vou mais incomoda-lo: o senhor acredita na honestidade do atual presidente ?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.