Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lorenzo Frigerio

    Bernard Henry Lévy, André Lajst e toda aquela terra usurpada no Oriente Médio são dispensáveis. Eles não representam os ju deus do mundo.

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    Com fascista não tem livre debate, cadeia que nem Bolsonaro.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Mais um daqueles que acham que todos em gaza devem ser eliminados, inclusive as 20 mil crianças, muitas com tiros na nuca. Gente doente.

    2. Jacques Toron

      Sem dúvida, apoiadores de terroristas como hamas deveriam ser freados

  3. Humberto Giovine

    A articulista, visível e conhecidamente de direita, defende proibições de manifestação a favor da Paliestina, expulsão de alunos, e até prisões, como ocorreu em universidades americanas. Como ela explica este outro lado de cancelamento?

    Responda
  4. neli faria

    Sou bloqueada pela colunista no X.Devo ter discordado de algum post. Tem razão! Quem não sabe argumentar Objetivamente, apela para o Subjetivismo, gritos ou o que tiver à mão.O povo deveria aprender a discordar do ponto de vista do oponente com fundamentos objetivos. Não invocar o subjetivismo. Grito é o subjetivo de quem não tem capacidade de discordar objetivamente!Aqui fui chamada de lulista pelo gado do bolsonaro e de bozo pelos lulistas.Teve um que disse: seu Santos caiu. Meu Deus!

    Responda
  5. César A C Sanchez

    Esses gritões vão ser como muitos "comentaristas" dos artigos desta Folha: aprisionados na bolha jeca do lulopetismo. Tem muito estudante da USP mais equilibrado e com capacidade argumentativa que vai muito além do primitivo grito.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tadinho do Sanchez.

  6. João Vergílio Gallerani Cuter

    Eu não imagino um aluno, digamos, mediano participando de um ato desse tipo. Só impede alguém de falar quem sente, lá no fundo, que não teria capacidade sequer de fazer uma pergunta embaraçosa. Dá para sentir o drama? É o grau zero da competência acadêmica. Não existe nada abaixo disso.

    Responda
  7. José Miguely Benedykt

    O mais engraçado...se é que tem engraçado nisto, O único país que nasceu socialista ,o MST para quem conheceu o que era o mandato británico da região Síria Palestina é o Movimento Sem Terra mais bem sucedido da história da humanidade !! Uma coisa é criticar o BiBi outra é o sionismo ! Se é valida a tese de um estado árabe palestino e' igualmente válida a tese de um estado Israelense para os judeus ! Simples assim ! Para algo tão complicado!

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Só que para o sionismo é toda terra sem paIestlnos.

  8. Humberto Giovine

    E o que a articulista diz sobre a polarização radical da extrema direita bolsonarista? Esta pode?

    Responda
    1. Julio Barroso

      Perfeito!

  9. Marcia Alves de Pinho

    Lígia, posso até entender a indignação, revolta, etc dos alunos da USP, porém, concordo com você. A vitória no grito não é inteligente nem sábia!

    Responda
  10. Paulo Fernandes Fernandes

    Difereremente da jornalista, os alunos da USP estão vivos e atuantes. Parabéns a eles por bloquearem o representante de um Estado Terrorista.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Ação exitosa para a pratica da ditadura , do totalitarismo.

  11. André Silveira

    "Lygia culpa remédios, cita paranóia e acredita que havia escutas em tornozeleira". Não é real, mas bem poderia ser a chamada do próximo artigo mania-de-perseguição da professora de meia-ótica (por causa da viseira ideológica que a impede de enxergar o todo mesmo; e não do semeion grego).

    Responda
  12. Gustavo Araujo

    Que "debate" é esse onde só um dos lados estava presente? Sugiro à colunista-passa-pano que acesse as redes e dê uma olhada no perfil do palestrante. Perceba os argumentos dele para justificar as atitudes lamentáveis do IDF. Enfim, parabéns aos indignados. Viva a Faculdade de Direito da USP, que não se cala diante do indesculpável.

    Responda
  13. jose camargo

    A essência do esquerdismo é o autoritarismo. Não suporta a divergência e quem pensa diferente é um inimigo a ser destruído.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Coisa mais manjada é o tolo coitado da extrema direita, regurgitar o que lê em suas fake news, e acusar os outros pelo que a extrema direita faz. Só faltou dizer que viramos uma Venezuela :)

    2. Humberto Giovine

      Este é o lema de bolsonaro, que ressuscitou a extrema direita mais abjeta e ignóbil que já existiu no Brasil.

    3. Marta Araujo Tavares Ferreira

      E a do bolsonarismo é o negacionismo de tudo!!!

    4. neli faria

      Não é só o Esquerdismo não José. Sou bloqueada pela Lygia no X. E modéstia à parte sem fundamentar objetivamente respeitando o meu interlocutor.

    5. Marta Araujo Tavares Ferreira

      E essência do bolsonarismo é o negacionismo e a exclusão

    6. elcio matos

      Claro, inclusive Retlih (escrito ao contrário pra enganar a censtura da FSP), Mussolini, Franco, Salazar, Pinochet, Stroessner etc foram todos históricos ditadores de esquerda.

  14. Aderval Rossetto

    Converse com estu/prador. Dialogue com Hit/ler. Convença Poncio Pilatos.

    Responda
  15. Junot Maia

    Vá falar sobre polarização afetiva para quem morre em Gaza.

    Responda
  16. Junot Maia

    Vá falar sobre polarização afetiva para quem morre em Gaza. Me poupe!

    Responda
  17. Jose Olinda Braga

    Não há diálogo possível com fasc£stas e extrema direita. Só resta o combate.

    Responda
  18. Fernando Alves

    A direita vive fazendo censura real, proibindo a participação de pessoas que não de extrema direita, censurando livros. A Lygia não vê nada disso. Só vê quando pessoas fazem um protesto contra um palestrante cínico que defende a matança de um povo. Dá para ver que a Lygia só aparece para defender genocídio, nazismo, etc. Por que será que esses temas são defendidos tão apaixonadamente por ela?

    Responda
  19. Jesus Silvestre

    Estas bolhas foram criadas por trump e copiadas no Brasil pelo bolsonazismo.

    Responda
  20. Marco A Moreira

    Excelente texto. De fato não tem sentindo querer cancelar um debate à força ou não permitir uma visão diferente da maioria. Infelizmente vivemos a sociedade do cancelamento e da dualidade de opiniões- se sou A o outro só pode ser B, não existem outras opções.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Nào existe debate quando o outro ladao e calado a bala e bomba. Se liga ai o abajur... ou vc é um Bot amestrado ou um facistoide bolsonarista adorador de pneu.

    2. Gilberto Rosa

      Que vergonha Lygia, recebendo elogio justo de Moreira! Este certamente iria a uma palestra de Adolf, sairia um admirador, vivesse na Alemanha na época. Tadinho, tá triste com a prisão do nosso genocida, aquele que eliminou meio milhão a mais do que a média mundial de covid permitiria. Bolsonaro tivesse sido preso na época do quartel, ou quando falava atrocidades, não teria virado presidente. Quantos ainda estariam vivos se tivessem nos poupado destes trastes?

    3. Felipe Vasconcelos

      Perfeito. Grito não é argumento. Ofensa não é argumento. Deboche não é argumento. Likes não são argumentos. Que bom que o espectro de colunistas da Folha é amplo, indo além daquilo que eu quero ler, havendo sempre desconforto e divergência.

  21. elcio matos

    Ué, Lygia, mas não é você mesma a defensora incansável da livre manifestação, da liberdade nas redes sociais? O que esses jovens estudantes fizeram nada mais foi o que você sempre defende aqui: liberdade de expressão e liberdades nas redes sociais pra que bolhas ideológicas sobrevivam sem barreiras. Ou será que pra você, como boa direitista, essas liberdades não são válidas nas correntes de esquerda?

    Responda
  22. JEFFERSON CHIORO VIEIRA

    Esse sionista defende o genocídio em Gaza. Isso já basta para que não se dê ouvidos a ele e sua organização lobista.

    Responda
  23. Rafael Moraes

    Diante do ocorrido em gaza, ainda não reconhecido pelo ocidente como genocidio, não da pra calar o protesto e muito menos qualquer defesa pois não há.

    Responda
  24. Luiz Sergio

    Que textinho...

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Como sempre, ela mantém o baixo nível intelectual, até bolsonarista já percebe.

  25. JOSE CAMPOS

    Defender a existência de quem não defende a existência do mais fraco é difícil.

    Responda
  26. Cristiano Kock Vitta

    Garota pseudodiplomática. Precisa reforçar a dose de sertralina.

    Responda
  27. MARCELO Cunha de Souza

    Com sionista fas/cis/ta não tem conversa, cara calunista… hehehe…

    Responda
  28. José Miguel Bendrao Saldanha

    Não é uma questão de álgebra nem de "debate de ideias", a esta altura dos acontecimentos. É de um cinismo atroz defender o "estado democrático de direito" e ao mesmo tempo apoiar o que Israel faz em Gaza. A eliminação sistemática de jornalistas, tachados de "terroristas", por exemplo, incomoda-a menos do que os gritos dos estudantes, prezada articulista?

    Responda
  29. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Va derreter tornozeleira D Ligia

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Raymundo Itareru

    você não vai escrever sobre a torcedora do Avaí? achei que iria dizer que alguma coisa, tipo 'nós' do Sul somos assim racistas e xenófobos, para não dizer fasss ccistt as (gritos são argumentos)

    Responda
    1. neli faria

      O meu amado Guga Kuerten é torcedor do Avaí! Gosto muito de sua mãe dona Alice, assim como gostava de sua avó dona Olga que morava em Balneário Camboriú ! Aquela senhora ? Ela, a colunista, nem precisa comentar. Deve responder a processo penal !

    2. Pedro Vasco

      Não desvia o assunto. Diz se os estudantes agiram certo ou errado.