Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Armando MOURA

    Alguém a lembre de que país jogou duas bombas nucleares e derreteu centenas de milhares de civis instantaneamente, depois perguntem a ela que país tentou colonizar a China e se a China fez o mesmo com o Japão?

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A história da razão à China, o agressor emé o Japão não a China, que tem se mantido incrivelmente pacifista mesmo diante de um claro e agressivo comportamento belicista, inclusive dos EUA. O Japão só tem a perder com isso, inclusive sua imagem no mundo pós segunda guerra. Mais um suposto conservador direitista a ameaçar o planeta.

    Responda
  3. Francisco Jen Ou

    A história não pode ser esquecida: centenas de milhares de civis chineses mortos pelo exército japonês no Massacre de Nanqing, e dezenas milhões de chineses mortos na II Guerra durante a invasão japonesa. É uma pena que o convívio razoavelmente pacífico entre China e Japão foi jogado pela janela. A China de hoje não é mais o país fraco de outrora.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Foram milhões de mortos, mais do que na Alemanha. E a China não se escuda no fato como faz as vítimas dos germânicos. Além disso Taiwan faz parte da China.

  4. Jorge Severo

    Diversas vezes os japoneses superaram os nazistas em atrocidades. E ninguém fala nisso.O japonês é o alemão da Ásia, ninguém gosta dele.

    Responda
  5. Severo Pacelli

    Japão e israel, colônias dos EUA. O povo é desses países ainda não acordaram e vivem manipulados por "imperadores".

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Discordo de você. Acho que is a heel que traz os eua na coleira.

    2. Luiz Candido Borges

      Lá vem o argumento da "democracia"... Se um país é considerado uma democracia- e quem define quem é e quem não é são os EUA, pode tudo, inclusive bloquear, invadir, destruir outros países - os "não democráticos", é claro... É o caso de Yzrraeu, a "única democracia do Oriente Médio". Aliás, o Severo está errado quanto a este país: os EUA é que são colônia deste!

    3. LUIS FERNANDES

      Enquanto isso o Brasil e manipulado pela China q compra terras, minas estratégicas. Não nos preocupemos, pois a China e um pais altamente democrático, nao e mesmo?

  6. Severo Pacelli

    Israel

    Responda
  7. Severo Pacelli

    O Japão cometeu crimes de guerra e graças a proteção dos EUA, nunca foram julgados e nunca reconheceram tal erro. Assim como Isr.ael, vivem sob sombra dos EUA. Falsas democracias.

    Responda
    1. Joaquim FARES

      Tida "democracia " é falsa. Não têm representatividade e nem legitimidade. O que tem é poder econômico, só isso. Essa ministra do Japão faz o jogo sujo dos EUA. Taiwan não tem nada a ver com Japão, pertence a China e ponto final. Se eu fosse o Xi Jinping já teria anexado direto e ponto final. Essa ministra esqueceu as bombas atômicas americanas e ainda se coloca nessa posição de vassalagem dos EUA.

  8. Joao Pinheiro

    A China nunca esqueceu o que o Japão fez contra sua população. Nem perdoou. O Japão, por sua vez, nunca pediu desculpas formais ou sequer expressou publicamente qualquer forma de arrependimento. Estou convencido de que essa conta chegará ao Japão mais cedo ou mais tarde.

    Responda
  9. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A crise do capitalismo ressuscita o zumbi que vivia na sobra, fascismo é guerra, o Japão se alinha com a política dos EUA para a Ásia, sem conseguir derrotar seu concorrente pela via das regras do "mercado", o trunfo é o poder militar que preserva intacto, armar os lacaios dá lucro, vide Europa e agora Japão!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Caro Luis, como todo oligofrênico, você acredita que todos ignoram a realidade! É claro que a China está se armando, e está corretíssima!

    2. LUIS FERNANDES

      A China gasta recursos enormes para fins bélicos. Acorda batráquio.

  10. Ketline Machado

    O artigo foi muito bonzinho e poderia ter esclarecido que, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, é o partido dessa senhora sinistra que governa o Japão. Poderia também ter dito que esse mesmo partido foi fundado e dirigido pelos facistas japoneses que foram protegidos pelos EUA. O facismo japonês nunca foi devidamente julgado e punido e hoje vemos sua ascensão sem fazer nada

    Responda
  11. JOAO CARLOS DA SILVA

    Taiwan é uma ilha da China, o Japão não tem nada que se intrometer nesse assunto.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Taiwan nao pertence a China. O povo de la decide o seu futuro. Não pagam taxas e nem recebem benefícios da China.