Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lena Kasler

    Quem diz q quem votou no Bozo ñ deveria usar essa vacina será q vai usar a mesma coerência com produtos e serviços criados por Israel/judeus qdo defendem e apoiam o Hamas, q quer a destruição de Israel/judeus? Duvido. Duvido q boicotem aplicativos, remédios, hospitais, tecnologias, softwares, hardwares, vacinas, tratamentos, exames de sangue e imagem, profissionais, teorias, engenharia, artes, etc. A vida será muito difícil, mas permaneçam fortes, guerreiros!

    Responda
  2. Lya Bueno

    Parabéns aos cientistas do Butantã!!!

    Responda
  3. José Bueno

    É oportuno lembrar que é isto que assusta as grandes potências e concorrentes: é só dar condições que somos capazes de desenvolver ciência e tecnologia de [onta, qualquer que seja a área de conhecimento. Querem acabar com nossos centros de pesquisa, principalmente as universidades públicas, onde a maioria dos avanços tecnológicos são dedenvolvidos por brasileiros.

    Responda
  4. João Batista de Junior

    Será que a vacina é eficiente para acima de 59 anos.

    Responda
  5. Daniel Mercer

    Meus parabéns ao Governador Tarcísio, ao Butantan, aos cientistas do Instituto e a todos que trabalharam e ajudaram nos 15 anos de pesquisa e desenvolvimento da vacina. Milhares de vidas serão salvas. Agora é só o governo federal tirar o escorpião do bolso, comprar as vacinas e tratar da vacinação em massa da população mais atingida pela dengue.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Se depender do Tarcínico, ele vende o Butantan...

  6. Otavio Soares

    Muito feliz com a notícia e parabéns aos cientistas que trabalharam no desenvolvimento da vacina. A reportagem deveria citar o nome de cada um aqui. Quando é laboratório gringo, além de fazer citação aos cientistas na reportagem, costumam fazer entrevista com o chefe da equipe. Lamentável a falta de valorização daquilo que é nosso. Essa estigma de vira-lata não nos larga de jeito nenhum.

    Responda
  7. wilson paulo schmeiske

    Parabéns aos heróis anônimos do Butantã, onde nunca deveria faltar verbas e na Embrapa também

    Responda
  8. William De Aquino

    E por que apenas para pessoas entre 12 e 59 anos, quando é sabido que o sistema imunológico dos idosos é muito menos potente do que o das pessoas citadas nas categorias mencionadas anteriormente?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Sabe nada de vacina

  9. William De Aquino

    E por q

    Responda
  10. ROSANGELA SILVESTRIN

    Isto é investimento em ciência. Isto é soberania. Isto é independência. Isto é redução de custos a longo prazo. Assim quem sabe virá a vacina para Zika. Brasileira, boa e barata. .

    Responda
  11. Paulo da Silva batista

    Bolsoloides nao precisa tomar eles nao acredita,ai já sobra pra quem acredita!!!

    Responda
  12. ARI JOSE ANTONIA

    ...esse desgoverno é tão incompetente que, mesmo tendo uma vacina japonesa testada e aprovada para utilizar e vacinar a população, preferiu esperar essa vacina do butantã...enquanto isso milhares morreram de por dengue. Se fosso o capitão que tivesse feito isso seria chamado carinhosamente de ge no ci da...

    Responda
    1. Sérgio Silva

      A vacina japonesa já está disponível, ig no ran te. A vacina do Butantan é mais prática (uma dose), o que ajuda bastante em campanhas de massa — cobertura tende a ser maior, já que não depende de retorno para segunda dose. mas gente como vc nem liga pra vacina… entao para de de querer aparecer.

    2. Artur Neto

      Acho esse governo incompetente mesmo, 3 anos de governo e ainda não vacinou esse povo contra a febre aftosa.

    3. Luís Santiago Málaga

      sabe de nada

  13. Monica de Freitas

    Prontissima! Viva o SUS!!

    Responda
  14. Rodrigo Negrão

    Será que o Lula vai comprar e disponibilizar para a população ou chamar os brasileiros de mariccas, dizer que não é covveiro e que deixem de mimimi?

    Responda
  15. FERNANDO JUNIOR

    Parece que vai sobrar muita vacina, pois os negacionistas bolsonaristas não vão se imunizar contra a dengue porque a fábrica fica na China. Ótimo para aqueles que acreditam 100% na ciência.

    Responda
  16. Valter Luiz Peluque

    E a Folha nem dá destaque a uma notícia dessas! Está mais preocupada com as intrigas do Congresso para melar o governo!

    Responda
  17. jose prado

    São coisas assim que me emocionam! Parabéns a todos que contribuíram para esse resultado! É um tapa na cara dos negacionistas\ trogloditas!

    Responda
  18. Alexander Barbierato

    Que maravilha. E pensar que o milico cloroquina combatia a ciência a todo custo. Combateu o Instituto Butantan, combateu as pesquisas.. Fez troça, ironizou, lamentável. Ainda bem que aqui neste País há pessoas que não se renderam a estas loucuras

    Responda
  19. alexandra cristina bobbio

    Tvz a única boa notícia deste pobre país desgovernado. E não tem nenhum mérito deste governo, somente do Instituto Butantã. Parabéns

    Responda
    1. Paulo Augusto

      PIB crescendo continuamente, superávit na conta, inflação controlada, povo assistido, desemprego no mínimo histórico, aeroportos com recorde, aumento do poder de compra da população e investimentos chegando a rodo. Saia do fantástico mundo de bozo no zap e veja a realidade.

    2. Artur Neto

      Bom mesmo é o Tarcisio, Vide a mudança na carreira de pesquisadores.

    3. Artur Neto

      Quem financiou?

    4. FERNANDO JUNIOR

      Será que você teve a capacidade cognitiva de ler a matéria e interpretar?

  20. Renato Vieira

    Só notícias boas. Tomei todas as vacinas do covid. Por último tomei a da hepatite e do tétano. Essa quando está estiver disponível no SUS, estaremos lá.

    Responda
  21. Antonio Ferreira de Castilho

    Fosse Bolsonaro presidente, teríamos outra vacina contestada! Aos anti engulam esta!

    Responda
  22. Aparecida Alves

    Bravo Brasil! Até hoje, vacinar contra dengue era mais complicado: vacinas exigiam múltiplas doses ou tinham restrições maiores. Ter uma vacina nacional, eficaz e de dose única significa mais acesso, menor custo logístico e maior cobertura, estou muito feliz duas notícias boas bozo e seus migos n cadeia e a vacina contra dengue grande sucesso!

    Responda
  23. ARI JOSE ANTONIA

    ...liberada após mais de 15 anos de estudos e testes dos efeitos colaterais a curto e longo prazo...! Bem diferente das vacinas da covid...liberadas a toque de caixa sem conhecimento dos efeitos colaterais a longo prazo...

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Excesso de cloroquina via nasal dá nisso...

    2. FERNANDO JUNIOR

      Acredito que um pouco de pesquisa e aprofundamento no assunto não deixaria você passar essa vergonha. As vacinas contra COVID se utilizaram de uma tecnologia que já é usada há décadas; além disso, quando você compara a vacina da dengue, que não tinha a emergência mundial como a da COVID, que teve uma ajuda mútua de milhares de cientistas espalhados pelo mundo e com a injeção de milhões de dólares para as pesquisas, talvez consiga entender a diferença.

    3. Artur Neto

      Vc. Já tomou vacina da febre aftosa?

    4. flávio paes

      o caso do Ari é excesso de cloroquina. deixa zoadão, zoadão

    5. flávio paes

      Vc está comparando a mortalidade do covid em 2020 e o caos decorrente, com a mortalidade da dengue anualmente? Sério? tomando muitacloroquina?

    6. Marcelo Silva Ferreira

      Acho tolerávell que um leigo tenha uma percepção de que a vacina tenha sido liberada a toque de caixa. Afinal, não podemos esperar das pessoas aquilo que elas não podem dar. Mas a sua percepção é apenas subjetiva, não passa de opinião. A realidade é que milhões de vidas foram salvas e que as vacinas são seguras, independente do tempo que se leva para desenvolver. O método científico é o fundamento sobre o qual trabalhamos.

    7. Marcelo Silva Ferreira

      Antonia, é lamentável que você não entenda as diferenças entre uma emergência pandêmica e a diferença de conhecimento entre o momento em que se iniciou a desenvolvimento da vacina da dengue e da Covid. Evitaria que você emitisse esse comentário que compara dois cenários completamente diferentes.

    8. Tiago Trindade

      Qual é seu ponto?! O número de mortes por dengue em 12 meses era praticamente o número de mortes DIÁRIAS por Covid. Esperar anos de testes não era nada razoável (o óbvio precisa ser dito, parece)

  24. Breno Zen

    Um brinde à ciência brasileira!

    Responda
  25. José Roberto Pereira

    Que diferença de 4 anos atrás, onde a Anvisa era ameaçada e o Butantan atacado diariamente. Agora falta a difícil tarefa de reverter o estrago que o Chefe de Organização Criminosa criou na mente dos antivacinas.

    Responda
  26. José Antonio Sales

    E no tempo dos negacionistas, tinha um grupo que eram contra as vacinas desenvolvidas pelo Butantã

    Responda
    1. ARI JOSE ANTONIA

      ...essa foi liberada após 15 anos de estudo e não em 4 meses...

  27. gilles qerq jeal colas

    Grande notícia! Viva a ciência, parabéns ao Butantan!

    Responda