Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Michael Teschner

    Lula tem todo razão nos dois assuntos, taxa no mínimo em 10% os super ricos e atualizar a jornada de trabalho como foi feito quase no mundo inteiro. Mas tem que redução de impostos para as empresas para compensar o aumento de 10% de custo de M.O. Caso haja redução de 4 horas sem redução de salário. Isso seria possível se o estado reduzisse seus gastos: começando com super salários, orçamento secreto, desperdício, renúncia fiscal, aposentadoria dos militares etc

    Responda
  2. Valdir Costa

    Chamar outro comentário de pançudo é baixo e antiético

    Responda
  3. Paulo Augusto

    Governando para o povo....

    Responda
  4. Joao Braga

    Diminuicao da carga de trabalho sem aumento da produtividade, é dividir menos para a população, com aumenta a pobreza, obviamente a conta nao fecha.

    Responda
    1. Joao Braga

      Então Augusto, até concordo, mas o governo nao pode atrapalhar....

    2. Paulo Augusto

      Quem tem correr atrás de aumento de produtividade é o empresário e não o governo.

  5. Joao Braga

    Não se cria riquezas com decretos. Acabaria a pobreza no mundo. O peronismo acabou com uma Argentina rica criando bolsas, subsídios, facilidades..... O melhor programa social é um bom emprego, e com boa produtividade vem a riqueza, modelos óbvios da Alemanha, Japão, Coreia. Educacao, empreendedorismo, livre iniciativa sao fundamentais. Esse atalho lulista populista assistencialista leva a longo prazo a insolvência do pais com dívidas e juros impagáveis. Estamos a caminho....

    Responda
  6. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Pelos comentários dos grandes empresários da direita , jornada tem que ser doze horas diária , povim burrim é bolsominion pobre de direita

    Responda
  7. Gisele Araujo

    Somos 200 milhões de pessoas e temos apenas 140 mil super-ricos. 20 anos no poder e o Lula não enriqueceu a população, empobreceu-a, fez mais de 90 milhões de beneficiários de programas sociais. Deveria cobrar impostos é dos chineses que são os que mais ganham dinheiro por aqui.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Super-ricos sabem se safar dos tributos abusivos, trabalham com bancos internacionais, transferem dinheiro, fazem aplicações fora do país e até transferem as empresas p/ outros países, têm equipes de advogados e contadores com estratégias para os defender disso, nós da classe média somos as grandes vítimas dessas medidas, com o desemprego e o aumento dos custos dos produtos, além do potencial que elas têm de alcançar os nossos minguados rendimentos já combalidos por outros tributos e despesas.

    2. Michael Teschner

      Porque estas ideias de cobra que é justo dos ricos (10% que é isidorio) foi sempre barrado dos lobistas dos ricos. A classe média que só vive da renda de trabalho e não de juros e ganhos de capital, paga até 27,5%. Como pode ser que os ricos pagam e não só no Brasil, em média 2,5%? E o desvio da arrecadação é feito por todos políticos do Brasil em especial pelo centrão

    3. Michael Teschner

      Porque estas ideias de cobra que é justo dos ricos (10% que é isidorio) foi sempre barrado dos lobistas dos ricos. A classe média que só vive da renda de trabalho e não de juros e ganhos de capital, paga até 27,5%. Como pode ser que os ricos pagam e não só no Brasil, em média 2,5%? E o desvio da arrecadação é feito por todos políticos do Brasil em especial pelo centrão

    4. Valdir Costa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Paulo Augusto

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Marcelo Negros

    Enquanto isso, o plano da Farinha Lima PCC é inventar um Milei Bukele Brasileiro para destruir Salários, Previdência, Saúde,, Educação e CLT. E o Dono de Divida de SUV acha bonito!

    Responda
  9. José Luiz Magalhães de Freitas

    Sobre o fim da jornada 6x1, como bem disse o Lula, é uma tendência mundial, consequência do avanço tecnológico. Vários paises já adotam, como os nórdicos, bem como a Alemanha, entre outros. No Brasil, nosso congresso pratica a jornda 3x4 há bastante tempo, com tendência a usar cada vez mais a modalida home office. Sem dúvida a adoção da jornada 6x1 seria melhor para a saude e o bem-estar de todos.

    Responda
  10. Joao Braga

    O que o presidente fez foi atualizar o teto mínimo de isenção do IR , parado a alguns anos, nada mais. Infelizmente fez isso em uma situação de desequilíbrio fiscal aumentando a dívida pública. Abaixar despesas nem pensar. Para a esquerda vale o que parece ser e não a realidade.

    Responda
    1. Joao Braga

      Ferreira, "nunca antes nesse país " terás um presidente que nao será acusado de ter feito uma cleptocracia....rsrs.

    2. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Queremos Braguinha presidente do Brasil , eita minino inteligenti

    3. Joao Braga

      Junior nao sei a quem vc ae refere, mas o "mais honesto " logo tratou se se "encostar" em um sindicato. Falando em sindicato é possível o vice-presidente de um sindicato que levou milhões dos aposentados do INSS nao ter conhecimento do que estava acontecendo? Só estou perguntando.

    4. Felipe Macedo

      E as pautas bombas do senado?

    5. Ary Dantas oliveira Junior

      Exato. Para quem praticamente trabalhou pouco tempo ate" a aposentadoria precoce, e" fscil criticar.....

  11. Antonio Melo

    ESSA É APENAS UMA DAS BALAS NA AGULHA Q LULA TEM P/ A ELEIÇÃO DE 2026. Sendo q a questão central p/ se pautar na eleição de 2026 (e Lula sabe disso), é o processo de extinção das isenções fiscais aos ricos (sistema financeiro, empresariado, agronegócio, imprensa, igrejas, alta classe média, etc), pq essa é a causa estrutural da má distribuição de renda no Brasil, q, por sua vez, empobrece o mercado interno e trava o crescimento econômico com justiça social. Haddad eleito e reeleito continuará

    Responda
    1. Valdir Costa

      Tem que fazer o pobre trabalhar pelo seu sustento porque o sangue de quem trabalha está ficando insuficiente para tanto vampiro ocioso e fabricantes de filhos com vários pais.

  12. Wellington Pereira

    E o aumento do limite de faturamento do MEI? Desde 2018 estagnado em R$ 81 mil anual, ou R$ 6.750,00 mensal. Quem trabalha com comércio tem lucro em torno de 30% ou seja, algo em torno de 2 mil reais mensais. Vergonha!

    Responda
  13. ADRIANO RODRIGUES RAINHO

    Mais um golaço do presidente! Ninguém segura! Lula 2026 de novo, reeleito no primeiro turno!

    Responda
  14. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Vamos buscar empresários petistas e perguntar o que acham de 40 h por semana reduzindo para 36 h sem alterar os salários. O custo adicional será transferido para o consumidor, onde 4 horas extras vão aumentar os ganhos. Tolo quem pensa que dinheiro nasce em árvores.

    Responda
    1. Valdir Costa

      Coloca umas 10 pra gente saber Paulo Favela ?

    2. Paulo Augusto

      Os gadominons piram, várias empresas trabalham com escala de 5x2 e estão aí firme e fortres..

    3. Gisele Araujo

      Além do custo repassado aos consumidores, muitas empresas fecharào as portas, mas é tudo que a esquerda quer, significa mais pobres para os benefícios sociais e em contrapartida mais votos para reeleger o Lula. A prevalecer essa situação, milhões de trabalhadores vão poder ficar todos os dias em casa porque não haverá emprego para eles.

    4. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Caro Rodrigo, projetou seus paradigmas em cima dos outros. Sou a favor de ganhar muito bem, a questão que ninguém comenta é a produtividade. Na Europa alguns trabalham 6 meses e passam o resto do ano passeando com o dinheiro.

    5. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Boa, Antônio! A economia não quebra pois se repassam os novos custos aos preços. Quem paga mais caro pela inflação?

    6. Rodrigo Flexa

      Por você, continuava valendo a escravidão.

    7. Antonio Melo

      Disseram o mesmo quando foi pra ser criado o descanso semanal remunerado (as empresas iam quebrar), e quando criaram as férias (30 dias ganhando sem trabalho), e quando criaram o 13º (salário sendo q o ano tem 12 meses, as empresas iam quebrar), disseram o mesmo qdo criaram o 1/3 de férias, o adicional noturno, etc, etc, Essa é a história da criação dos direito trabalhistas. E pq ñ quebra a economia? Pq a circulação da renda através da criação dos direitos gera riquezas. Sei q vc não percebe....

  15. Maria Alves

    Lula vai acertar mais uma vez... A redução deve diminuir as emissões de carbono em algum grau e o atraso no ritmo de corrosão planetária depende de adaptação no mundo do trabalho. É tendência, e se não for agora, vai ser mais adiante. A questão não é se vamos reduzir a jornada de trabalho, mas sim quando isso ocorrerá ;)

    Responda
  16. Antonio Rosatti

    Lula, faço algo para dar mais alegria e saúde a vida do trabalhador! Redução da jornada de trabalho já, sem redução de salário! O trabalhador merece ter tempo para descansar, pensar na vida, ter lazer, ter um hobby, ler um livro, ir ao médico, estar mais com os filhos, cozinhar melhor... Estamos no sec 21, com jornada de trabalho do fim do século XIX

    Responda
  17. Taniara Aguiar de Souza

    Governo Lula do lado do povo brasileiro!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Hahahahaha!! Boa, muito boa!!

  18. Alexandre Pereira

    Jornada de brasília! 03x04!!! Com 60 dias de ferias et caterva!! Se suas majestades podem, nós merecemos!! Economia? Quem liga para isso?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Antonio, tudo pode ser proposto, mas tem de ser analisado quanto à impactos, especialmente sobre os pequenos negócios, e formas de transição estabelecidas, o que políticos não consideram. Pensar que o mundo vive de grandes empresas é algo extremamente limitado. O grande vai repassar os custos e o mercado irá se ajustar conforme a competitividade interna. O pequeno? Nunca foi uma preocupação, né? Quanto a injeção na economia, com salários menores dispor de tempo se torna algo bastante relativo.

    2. Antonio Melo

      Disseram o mesmo quando foi pra ser criado o descanso semanal remunerado (as empresas iam quebrar), e quando criaram as férias (30 dias ganhando sem trabalho), e quando criaram o 13º (salário sendo q o ano tem 12 meses, as empresas iam quebrar), disseram o mesmo qdo criaram o 1/3 de férias, o adicional noturno, etc, etc, Essa é a história da criação dos direitos trabalhistas. E pq ñ quebra a economia? Pq a circulação da renda através da criação dos direitos gera riquezas. Sei q vc não percebe..

  19. JOSE CAMPOS

    Jornada 6 X 1 e 44 horas semanais são ranços escravocratas.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Não, é da era industrial. Escravos nem isso tinham.

  20. Davi Gandolphi de Souza

    Este é o meu presidente, do lado do povo!

    Responda
  21. Ernesto Pichler

    A jornada de trabalho deve ser de 4 x 3, com 32 horas por semana, com quatro dias de trabalho, um de capacitação e dois de descanso.

    Responda
  22. Nelson Junior

    Davi Alcolumbre e Hugo Motta por egos feridos pautarem pautas bombas que fazem aumentar os gastos do Governo é de uma tamanha irresponsabilidade, perderam a chance de mostrarem para o povo brasileiro que estão comprometido com o País, cabe ao Ministério da Fazenda ir para o STF contra essas aberrações da Câmara e do Senado , 2026 precisamos se unir e fazer a famosa limpa no Congresso Nacional chega desses mesmos de sempre.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Qualquer proposta despesa tem que ter a fonte de orçamento identificada, ou é proposta ilegal, vai ser bloqueada no STF.

  23. José Nilson Gregolis

    Como a frase de um jornalista brasileiro. Isso é uma vergonha .

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Aquele jornalista racista e preconceituoso, que porcaria de referência.

    2. Antonio Melo

      vergonha será mais uma surra eleitoral de Lula nos adversários... isso desde 2002... política não é para amadores...

  24. Felipe Macedo

    Vai ser lindo ver a direita que se diz "antissistema" defendendo mais uma vez o "sistema" ao ser contra o fim da escala 6x1

    Responda
    1. Felipe Macedo

      eles têm esse papinho de serem antissistema e contra o "establishment" apenas como método e retórica para angariar apoio do sujeito desiludido e com ódio à atividade política. Aí o sujeito paga de "subversivo" e antissistema sendo que na prática está apoiando quem faz de tudo pra não apenas manter o status quo, mas se possível aprofundar as desigualdades. As big techs ajudam muito a extrema direita nisso.

    2. Wander Panfili

      Boa Lula, temos que acabar com a escravidão! 6x1 é cruel!

    3. Sam Duart

      O único sistema que eles são contra é o da evolução. Se dependesse dessa turma a escravidão era uma lei trabalhista.

  25. Carlos Augusto Quinta

    Mas tem boatos nas redes sociais que com esse aumento do salário mínimo acima da inflação e sem preocupar com impacto nas aposentadorias e pensão (INSS) e para desvincular o salário mínimo das aposentadorias e pensão aí eles vão com muito pouco , se for verdade tá lascado .

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Robô espalhando mentiras.

    2. H LIO CAZELLI

      Nossa....entendi bulufas....

    3. Ernesto Pichler

      Só bozoloides acreditam em redes sociais. De resto, ininteligível.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Entendi picas!

  26. Luiz Carlos Alves Alves

    Se isentar a PLR - Participação de Lucros e Resultados, como vai teibutar a distribuição de lucros e dividendos? Os banqueiros e os sócios das demais empresas vão gostar.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Robozinho ressentido.

    2. Alexandre Pereira

      Volte para a escola, Ernesto!! Tá feia a coisa!!

    3. Ernesto Pichler

      Rai é um completo ignorante ou de má fé. Rentistas têm que pagar imposto, sim.

    4. Rai Giovanni

      O cara que chama de rentista quem empresta dinheiro para empresas investirem, na forma de compra de ações e em troca recebe parte do lucro se a empresa der lucro ou amarga prejuízo se a empresa quebrar, rata-se de um completo ignorante, um retrato da educação petista onde pessoas que não entendem nada do mercado financeiro opinam como se entendessem, repetem igual papagaio o que ouvem dos influencers petistas sem nem pesquisar sobre do que se trata..

    5. Marco Medeiros

      Acontece que hoje a PLR que o trabalhador recebe é tributada, mas os lucros e dividendos do capitalista NÃO. A proposta do presidente, e que seria de qualquer governo decente, é inverter esta lógica. Justiça tributária é que pode paga mais, quem não pode não paga.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      PLR é para trabalhadores, não para rentistas. Como se trata de distribuição de lucros, seria um tratamento diferenciado sim. A questão é que enquanto não fizermos uma ampla reforma da tributação da renda vamos ficar com esses remendos. O problema é que a direita não deixa tributarmos os ricos igualmente, ou seja, aplicarmos uma única tabela verdadeiramente progressiva para todas as rendas e sem deduções ilimitadas, como as despesas com saúde. Simples, direto e justo.

  27. Valdir Costa

    Logo ele estará 7/7 comendo grama pela raiz. Ou ele acha que chega nos 90 com o corpo curtido no etanol ?

    Responda
    1. Valdir Costa

      Meu caro engole Flexão. Praga de Urubu velho e remunerado não pega .

    2. Rodrigo Flexa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Antonio Melo

      Ele se reeelegerá e, ainda, elegerá e reelegerá Fernando Haddad (como fez com Dilma)... quem não acredita nisso não acreditava em Lula livre (achava q Lula preso estava acabado), Lula elegível e Lula eleito... a questão é que .... política não é para amadores...

    4. JOSE CAMPOS

      O histórico de atleta está apodrecendo vivo.

    5. Valdir Costa

      Luiz você deve estar enxergando mal da sauna com seu marido. Eu era office boy quando a ratazana foi candidato a primeira vez.

    6. Luiz Almeida

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. Luiz Almeida

      Cobre a pança, as crianças estão saindo do colégio.

    8. Luiz Almeida

      E o papai com soluço, chega até o fim de ano?

    9. Luiz Almeida

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    10. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  28. Rai Giovanni

    Para os concursados uma maravilha, para a iniciativa privada um desastre, pata a população mais custo ou alguém acredita que o empresário não vai repassar o custo da mão de obra extra para o consumidor?

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Como aqui na FSP noventa ou mais por cento são funcionários públicos, a maioria com assinatura paga pelo partidão ou sindicato explica muito a defesa das ideias do painho deles.

    2. Rodrigo Flexa

      Pobre puxando o saco de rico, tenha vergonha.

    3. Rodrigo Flexa

      Escravocrata, o senhor tem me liante de estimação, o condenado que meteu o ferro quente na bagaça.

    4. Alexandre Pereira

      Ernesto!! Olha a escola!!

    5. Ernesto Pichler

      O consumidor não compra o que tiver o custo majorado. O volume de compra depende do poder aquisitivo: ficou mais caro, não compra.

    6. Luciana Vieira

      Que tal o empresário se reorganizar para aumentar produtividade em vez de simplesmente repassar o custo extra para o consumidor. Os empresários reclamam da mão de obra mas também são muito acomodados.

    7. FERNANDO JUNIOR

      Sua limitação de análise é impressionante, é sempre assim mesmo? Sempre com uma certa deficiência.

    8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Estranho, né? Como fazem França com jornada de 35 horas semanais e inúmeros outros países com jornadas mais curtas? Já ouviu falar em mercado concorrencial? Pois é, ele, em tese, não permite aumentos arbitrários de preços, se alguém o fizer e seu concorrente não, perde mercado. Melhorias na produtividade podem resolver o problema e há estudos demonstrando que isso ocorre quando o trabalhador tem melhores condições de vida e trabalho.

    9. Wander Panfili

      Se couber repassar ótimo, se não absorve e segue o jogo. 6X1 é escravidão!

    10. Felipe Macedo

      Sempre as mesmas ladainhas pra defender o sistema desigual no qual vivemos. Vocês devem ser pagos pra fazerem isso. Não é possível

  29. WILLIANS CESAR TURCO

    Um país rumo ao fracasso, mais, quer parar de trabalhar duro antes de ficar rico como fizeram todos os outros que trabalharam duramente para isto Com esta esquerda, em que todos os políticos sem exceção são funcionários públicos, que não sabem o que é trabalhar em atividade produtiva temos que ouvir o desocupado mor falando que é bandeira parar de trabalhar !!! É impressionante a falta de noção ! E da-lhe empresas indo pro Paraguai, Uruguai ....

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Pobre fracassado e ressentido com inveja de quem trabalha.

    2. Antonio Melo

      Vc ñ tem noção da história dos direitos trabalhistas... estude... O aumento dos direitos desconcentra a renda, q, por sua vez, gera mais demanda, que gera mais produção, q gera mais emprego, q gera mais renda, q gera mais demanda, q gera mais produção, q gera mais empregos, e assim, sucessivamente... (keynesianismo econômico). Era um absurdo criar o dsr', as férias remuneradas, o 1/3 de férias, o 13º salários, o adicional de horas extras, o adicional noturno etc, Leia o art. 7º da Constituição

    3. Antonio Melo

      Disseram o mesmo quando foi pra ser criado o descanso semanal remunerado (as empresas iam quebrar), e quando criaram as férias (30 dias ganhando sem trabalho), e quando criaram o 13º ( 13 salário p/ 12 meses, as empresas iam quebrar), disseram o mesmo qdo criaram o 1/3 de férias, o adicional noturno, etc, Essa é a história da criação dos direito trabalhistas. E pq ñ quebra a economia? Pq a circulação da renda através da criação dos direitos gera riquezas. Sei q vc não entende..

    4. Alexandre Pereira

      Três trilhões de reais depois…

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Estranho, né, falando justamente de um ex-operário. Esqueceu? Quem não poderia nunca tratar do assunto, segundo o seu raciocínio, ou falta dele, seria o seu Bozo e a familicia, que comprovadamente nunca trabalharam, ao menos não legalmente. As empresas iriam embora para países sem mão de obra, com jornadas menores e tributação maior e sem benefícios fiscais? Uruguai não tem de população nem 1/3 da capital paulista, q dirá trabalhadores! Paraguai, idem!

    6. Luiz Almeida

      Robo novo, ignorância velha.