-
fernando ribeiro de morais
Vai de acordo com a teoria do neoliberalismo, na qual deve prevalecer intervenção mínima do Estado. Livre economia, menores gastos públicos, mesmo que leve a mais desigualdades sociais e falta de investimento público (saúde, educação, transporte, saneamento básico e segurança). Interessante notar que em caso de crises econômicas, o mercado corre para pedir socorro ao Estado.
-
Anete Araujo Guedes
Enriquecimento à custa do Estado, onde uma grande maioria vive sem as mínimas e básicas condições, em um país que carece de bem-estar social, educação, moradia e segurança pública, sem recursos para um desenvolvimento sustentável, favorece o seu eterno subdesenvolvimento, devido à essa mentalidade rasteira, atrasada, egocêntrica e coronelista. Além do mais, é extremamente vergonhoso, aviltante, pornográfico e sádico.
-
Daniel Choma
Está ótima matéria merece ser publicada e republicada diariamente até o país acordar para o absurdo que é gastar 20 bilhões de reais por ano com 59 mil funcionários ganhando acima do teto. Estes funcionários deveriam indenizar a nação por agirem fora da lei, mas quando a gente lembra que a maioria são juízes...
-
MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS
Meu caro Daniel. Existe um lema que diz: *O Magistrado de primeira instância, acha que possui os poderes de Deus; O Magistrado de segunda instância (TJ, TRF), se acha Deus; O Magistrado de terceira instância (STJ) tem certeza que é Deus; Já o magistrado da quarta instância (STF), acha que é superior a Deus.* E assim caminha a humanidade. É o custo da democracia, a nossa é claro.
-
-
PATRICIA FERREIRA
E quando isso não fica bem claro, quem se beneficia é o 1%.
-
Emilio Marques Santos Miranda
Importante comentar que o super salário se consegue por meio de indenizações em razão do trabalho. Hoje, o teto atinge bem o subsídio e o que se enquadra como contraprestação pelo serviço, mas não atinge as indenizações. Nem imposto de renda as atinge. No Ministério Público e no Judiciário os Membros (Juízes, Desembargadores, Promotores, Procuradores) consegue aumentar as indenizações criando-as com aval do CNJ e CNMP. Além de poder vender 40 dias dos 60 dias de férias.
-
MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS
Meu caro Emilio: quem compõe o CNJ e o CNMP, são respectivamente MAGISTRADOS e PROCURADORES. O que você esperaria em termos de decisões desses órgãos a favor de nós contribuintes.? E o espírito corporativo.
-
-
Ricardo Geraldo Vieira
Só para, colocar mais fogo na fogueira: nos correios, empresa que está em péssima situação financeira, a área administrativa é que tem os salários inflado. Pasmem; tem gente que recebe salários astronômicos e a empresa quer cortar gastos. olhem ,o gasto que a empresa quer cortar é o salário dos carteiros, justamente os que menos ganham. Mexer nos supersalários do setor administrativo eles não querem. vale a teoria da janela quebrada para os correios.
-
Ricardo Geraldo Vieira
Só para, colocar mais fogo na fogueira: nos correios, empresa que está em péssima situação financeira, a área administrativa é que tem os salários inflado. Pasmem; tem gente que recebe salários astronômicos e a empresa quer cortar gastos. olhem ,o gasto que a empresa quer cortar é o salário dos carteiros, justamente os que menos ganham. Mexer nos supersalários do setor administrativo eles não querem. vale a teoria da anela quebrada para os correios.
-
Luciana Vieira
Essa matéria tem tantos exageros em termos de números que eu não sei nem por onde começar. Até parece que os supersalários de 1% dos funcionários públicos vão quebrar o país. Pode ser uma questão moral mas não econômica como sugere a matéria.
-
Daniel Choma
20 bilhões de reais por ano é muito dinheiro pra ser jogado no bolso de 1% dos funcionários públicos. Além de ilegal o super salário é imoral.
-
-
Maria Cecília Cominato
Para complementar essa matéria "zero novidade" (e a vergonha nacional, idem) sugiro uma análise completa, incluindo a divulgação estatística dos salários vergonhosamente baixos (ou desumana mente baixos talvez) e, principalmente, aqueles abaixo dos respectivos pisos profissionais, definidos por leis que o próprio "governo" descumpre. Por favor!
-
fabiana santos
E os servidores do parlamento? Principalmente aqueles que recebem 50k e 150k de verba de gabinete sem trabalhar, curtindo o salário no exterior. Isso q é um tremendo privilégio.
-
Lauro Vasconcelos
Uma afronta, uma vergonha, especialmente para a área jurídica (AGU), Ministério público, Judiciário e Legislativo.
-
marcos fernando dauner
Cara Fabiana - acorde ! v. sabe quanto os times de futebol devem em contribuições ´previdenciárias ? e os times patrocinados por bancos estatais ?
-
fabiana santos
Dauner, até onde sei empresas de futebol são privadas, não utilizam dinheiro público oriundo de impostos....
-
marcos fernando dauner
v. já viu o valor da folha salarial dos jogadores do teu time de coração ? e veja o nível de preparo intelectual da turma .
-
-
Alisson Coriolano
Um servidor público que entende que deve receber acima de 48 mil reais falhou como ser humano. Não há justificativa social para ter um pagamento de 600 mil reais no país onde muitos vivem em condições precárias.
-
Alexandre Roldan
O que precisa acabar no funcionalismo público são os altos salários que estão no topo da Pirâmide, o problema não está na base do funcionalismo, o problema são os cargos comissionados, as indicações políticas, os adnuntus, isso que precisa acabar, que deveria dirigir as empresas públicas são os funcionários de carreira através de concursos e por competência.
-
anatoli silva
descobri agora que mantenedora da autora da pesquisa é a fundação lehman ; sim isso mesmo o dono das lojas americanas aquela sob investigação de gestão fraudulenta agora tá explicado pq o alvo é são somente os juízes e promotores
-
Carlos Silva
Agora coloquem essa matéria na capa...igual fizeram com outra matéria mal feita...anterior a essa...parabéns a este colunista.
-
Vital Romaneli Penha
Só que esse 1% é mais poderoso que os 99%,o projeto de reforma administrativa está parada na Câmara.
-
Amaral Neto
Em resumo: as carreiras jurídicas são o câncer do funcionalismo público brasileiro. Juízes, promotores, procuradores, defensores, advogados públicos e o escambau tomam o orçamento de assalto e passam mais tempo se dedicando a formas de receber mais penduricalhos do que ao trabalho propriamente dito. Alguns gozam 60 dias de férias ao ano, sendo que nos entregam morosidade e trabalhos mal feitos.
-
Amaral Neto
Olha Fabiana os parlamentares são péssimos, mas são eleitos pelo povo. Algo de bom que poderiam fazer seria uma reforma administrativa moralizante, mas não conseguirão porque o lobby das castas não vai deixar, e as castas são as carreiras jurídicas.
-
fabiana santos
Não se esqueça dos parlamentares. Juizes e advogados por vezes trabalham em prol da população e não em prol de lobbys.
-
-
AILTON SOUZA
Queima não, você acha que o povo não sabe que os faz me rir exorbitantes estão nas mãos de juízes, promotores, superintendentes, diretores, deputados, senadores, assim por diante, até porque a maioria esmagadora dos servidores são pobres miseráveis que ganham pra sobreviver.
-
fabiana santos
E ainda pagavam imposto de renda como os 'privilegiados' pois tinham uma segunda fonte pagadora para complementar o parco orçamento.
-
-
marcos fernando dauner
muitas vezes os incomPTntes que aqui destilam seu ódio são aqueles que não conseguem ser aprovados num desses vestibulares de fakuldades particulares tipo ppp. Imagine ser aprovado num concurso público de cinquenta candidatos ou mais por vaga .
-
marcos fernando dauner
Amaral Neto morreu há trinta anos, em outubro de noventa e cinco . vi no google .
-
marcos fernando dauner
amaral neto - v. poderia ser honesto e usar teu nome civil correto completo .
-
marcos fernando dauner
amaral neto, o repórter morreu faz tempo
-
Amaral Neto
Que conversa fiada. Quer dizer então que a dificuldade de passar no concurso é o critério para pagar mais? Ora, a concorrência do concurso é exatamente porque se pagam salários imorais, fora os penduricalhos, feriados a torto e a direito. Trabalham pouco e ganham muito, é claro que o concurso é concorrido. O mérito não é esse, o mérito é se é republicano ou não. O comparativo com outros países nos indica que não, não é republicano. As carreiras jurídicas assaltam o orçamento público.
-
-
Francisco lima ribeiro
Quem teria coragem pra cortar esses privilégios? Os parlamentares com 25 até 50 cargos de comissão? Muito difícil.
-
Cleisson Moraes Bastos
Os príncipes do Estado! Os países onde desigualdade econômico são baixas, automaticamente os índices de segurança pública são bem melhores. Dado a isso,o judiciário não consomem boa parte do orçamento do contribuinte. Para que esse ambiente seja uma realidade: se investe em educação escolar, saúde e seguridade social - para que somente a elite,os príncipesdo, compreende-se agentes Estado/judiciário não sejam os únicos detentores do Campos Elíseos.
-
Amanda Marina
Ótimo que mostrem essas distorções, e a Folha sempre faz isso. Mas o que a Folha nunca faz, e é tão grave quanto, seria mostrar a distorção - internacional inclusive - na ponta oposta, o sal. mín. brasileiro é o mais baixo entre os países analisados, um dos mais baixos da Am. Latina, vergonhoso em PIB/PPP. Mas o periódico elogio supermercadista megabilionário que paga esse SM para seus milhares de funcionários (em jornada 6x1!)
-
Eduardo Freitas
Não é somente os super salários, mas, plano de saúde de alto padrão, férias 03 vezes ao ano, licenças prêmio, auxílios diversos, penduricalhos, gratificações, etc. Detalhe, esses sujeitos são os que menos fazem atendimento ao público.
-
marcos fernando dauner
de onde v. tirou isso ? por favor, me informe . plano de saúde básico da Unimed me custa dois mil e quinhentos reais ao mês para duas pessoas (apenas o casal) , licença prémio nunca tive, auxílio diversos ? quais ?penduricalho ? qual ? Ficar escrevendo besteira sem provar, é sacanagem .
-
-
Gilberto Silva
Não há solução para o Brasil sem a reforma do judiciário. A começar pelo órgão do topo. Hoje, chegar ao supremo não é mais o resultado de uma carreira dedicada ao Direito, é um projeto de poder e interesse pessoal lastrado em network político. Não é mais necessário notório saber jurídico. O resultado está aí escancarado. O Brasil colhendo os piores índices em tudo que é ruim para os cidadãos, que miseravelmente idolatram e elegem corruptos.
-
ERMELINDA SANTANA MATOS
Excelente artigo
-
Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco
Tudo isso com uma mãozinha do STF em favor do governo e em detrimento dos aposentados de um salário mínimo,valor este recebido por 70% deles. País sem um minimo de moralidade, ética.
-
ronaldo santos cardeal
Se duvida Sr. Luiz, procure na internet "aprovação PLP 2829/2025" e veja na notícia os discursos da base governista defendendo vigorosamente a injeção de mais dinheiro nos bolsos de servidores da elite estatal. Na teoria, o discurso contra desigualdades é um. Já na prática, dentro de sua própria casa, o governo segue ampliando o fosso salarial entre carreiras do topo e carreiras de base.
-
ronaldo santos cardeal
Luiz, isto é verdade. Porém, veja que o atual governo não faz nada para mudar este arranjo. Ontem mesmo foi aprovado um projeto de lei criando super remunerações a servidores do TCU e os principais defensores eram justamente a base do governo. Para quem não sabe, servidores do Legislativo já são, das carreiras não jurídicas, aquelas com os maiores salários do funcionalismo. Já quando se trata de dar reajuste para a base, como educação e saúde, o governo inventa mil e uma desculpas orçamentárias.
-
Luiz Candido Borges
Não, Francisco, tudo isso é muito anterior ao atual governo, foi construído ao longo de décadas. Você vai ter que ter algum trabalho para falar mal deste governo.
-
-
noel neves
Inadmissível! O que assistimos é a matilha tomando conta dos Cordeiros! Não é de hoje que vejo o judiciário aumentando seus salários sem ninguém fiscalizando e sem critérios justos! Ou seja vão aumentando de acordo com os seus critérios. Quanto mais no meu bolso melhor.
-
marcos fernando dauner
qual é a graça em ter desconto de previdência, após quarenta e quatro anos e meio de contribuição ? comecei a trabalhar em maio de um mil novecentos e oitenta e um e continuam me descontando Previdência . Depois de morto, vão continuar descontando da minha viúva ?
-
Luiz Candido Borges
Você não era do MPF? Sei que há uma separação entre este e o Judiciário, ao qual parece que só os juízes pertencem, mas na divisão da grana da viúva, estão no mesmo saco, esta separação formal não é relevante para o que discutimos aqui.
-
marcos fernando dauner
Luiz , eu nunca fui servidor da Judiciário na vida .
-
marcos fernando dauner
Luis ! Honestamente, v. faz todo esse drama e paga a fortuna que nós pagamos pela assinatura da FSP ? são mais de três mil e cem reais ao ano .
-
marcos fernando dauner
Luiz , Com todo respeito, v. faz todo esse drama e paga a fortuna que nós pagamos pela assinatura da FSP ? Tenha dó . A assinatura da FSP é caríssima . são mais de três mil e cem reais por ano .
-
Amaral Neto
Considerando que você só passou a contribuir para aposentadoria em 1993, já que antes disso a contribuição era apenas para pensões, você está é no lucro. Você é da geração sortuda, que contribuiu pouco e se aposenta com muito. De 2003 para cá é o salve-se quem puder. Se o servidor não faz seu pé de meia, não vai manter a renda quando (e se) se aposentar. Enquanto isso, nós que estamos na ativa temos que sustentar as aposentadorias da geração sortuda. Está reclamando de barriga cheia.
-
Luiz Candido Borges
É, Dauner, você ficou mordido mesmo!... Passou todo esse tempo criando uma blindagem de auto-justificativa para não se sentir mal em ser tão bem aquinhoado, como todos do alto do judiciário, e agora vem um artiguinho contestando suas verdades. Saiba que eu trabalhei por 48anos e me aposentei pelo INSS ganhando o que você deve pagar de IR e desconto esse imposto até hoje. E pago quase tanto por um plano muito pior do que a seu - só para mim! Tenha dó de nós: pare de chorar de barriga cheia!
-
-
Luiz Candido Borges
É muito comum que os membros da elite do Judiciário argumentei com a dificuldade do concurso público para justificar os super-salários, que para eles não são "super", de fato, nunca são suficientes. Gostaria de lembrar que o concurso não foi para "rico" ou "muito rico", mas para o serviço público e que toda a carreira deve ser de comprovação do merecimento, o que abrange características como discrição, modéstia e compatibilidade com o restante dos servidores.
-
Luiz Candido Borges
Ué, você não passou no tal super-concurso para o MPF? Não me diga que não foi para ser promotor, mas para um cargo administrativo: é da raia miúda e defende com unhas e dentes seus superiores que ganham dezenas de vezes mais? Desculpe, mas você é muito mané mesmo! Na ativa, numa empresa pública na qual entrei num duríssimo concurso, eu ganhava muito mais do que esses 14paus! E eu pago 49enoventa numa assinatura eletrônica da FSP!
-
marcos fernando dauner
se estás com tanta inveja,. por que não prestas concurso público e vens trabalhar conosco ? é bem fácil - basta estudar . (o que não é tão complicado).
-
marcos fernando dauner
catorze mil reais é super salário para quem trabalhou trinta e oito anos, dois cursos superiores e pós graduação ? Meu jardineiro ganha mais que isso . Cobra cem reais a hora . Para um eletricista que trocou uma dessa luminárias de embutir, de led - quinze minutos de serviço, também paguei cem reais .
-
-
marcos fernando dauner
Ser aprovado nos Vestibulares de engenharia na UFPR ou UFSC - dez/vaga ; ser aprovado em medicina na UFSC ou UFPR - algo entre vinte e trinta por vaga . E Eram cem vagas em disputada para cada curso. Entrei no MPF há vinte e nove anos - Uma vaga, quarenta e sete candidatos disputando a única vaga . .
-
marcos fernando dauner
exato, Pedro- meu jardineiro, alfabetizado, ganha mais que isso no mês.
-
-
Andrea Rebouças Barbosa
Finalmente vejo alguém falando a verdade sobre supersalários no Funcionalismo! Parabéns! Espero que a turma daquele grande jornal do Rio de Janeiro leia este artigo. Pq são os maiores críticos dos servidores, sempre esquecendo, convenientemente, da diferença brutal entre os valores.
-
marcos fernando dauner
quando eu ´prestei o concurso para o MPF há vinte e nove anos, era uma vaga para Analista Administrativo e quarenta e sete candidatos disputando aquela vaga. Tenho a planilha ainda guardada comigo . Bem simples. Bastou estudar e ser aprovado Estudar - coisa que hoje em dia a galera não quer mais fazer . .
-
marcos fernando dauner
que milagre é esse ? a FSP imprimindo algo que não seja direcionado ?
-
ROG RIO Campos de Oliveira
Como sempre tentam demonizar os servidores públicos de carreira de estado, com dedicação exclusiva, que ao contrário do autor, não são incompetentes, concursados em concursos dificílimos que se estivessem na iniciativa privada ganhariam muito mais. Esquecem dos subsídios e desonerações fiscais à empresas que não geram renda além dos ganhos estratosféricos dos bancos privados que não geram riqueza nem pagam impostos. O texto tenta desviar a atenção dos verdadeiros sugadores das verbas públicas.
-
ROBERTO LERCHE
Resposta cínica e tortuosa, comprando banana com saco de cimento! A remuneração do judiciários brasileiro é absurdamente alta , fora da curva e principalmente injusta , uma vergonha (inter) nacional, perpetrada justamente daqueles que tem a "função de estado" de praticar a justiça! Casta de intocáveis e insensíveis, que arbitram e decidem os próprios rendimentos, reajustes e benefícios variados, sempre baseado em "direitos". A expressão " imoral mas legal ....soa familiar?
-
Thales Gameleira
Então, para você, o que é pago além do teto constitucional para intocáveis/elite do funcionalismo público é algo de somenos importância?
-
Thiago Limeira
Ora, é só sair do funcionalismo e "ganhar muito mais" na iniciativa privada. É muita coragem defender a sem vergonhice do judiciário brasileiro.
-
-
Cláudio Dias de Almeida
Ufa! Finalmente alguém resolveu não apelar para clichês em bolhas, levantar o bumbum da cadeira e verificar o que realmente acontece! Parabéns!
-
PAULA FARIA
Imprimam esse texto, emoldurem e pendurem na redação da FSP. Quem sabe assim param de implicar com o servidor público.
-
mizael dias
Falou, falou, falou. Que textão.
-
Marcelo Magalhães
Ironicamente, os supersalários estão concentrados no Judiciário, no Ministério Público e em carreiras advocatícias do Executivo. Assim, a reforma administrativa deveria ser exclusivamente sobre esse setor. A questão é que o projeto do deputado Pedro Paulo, uma encomenda da Faria Lima, destrói o serviço público e abre o setor para a privatização. Será idêntica à reforma da previdência, que prejudicou os trabalhadores que recebem de um a três salários mínimos e sequer tangenciou os juizes etc
-
Anete Araujo Guedes
Excelente! Esse é o caminho propagado constantemente pelos meios de comunicação, desmantelar para privatizar a preço de banana. A reforma trabalhista e a destruição dos sindicatos entram nessa conta. Não podemos esquecer das forças armadas e congresso. São instituições quase que familiares, devido aos recursos financeiros, passam de pai para filhos.
-
-
Rafael Gallina Delatorre
Não concordo com usar essa questão para impulsionar a ref adm atualmente em tramitação. Ele é horrível, mal discutida, prejudica serviço público, sendo empurrada a forceps, e não interfere nesse ponto. É preciso discutir uma proposta que efetivamente venha de um GT serio, com discussões mais sérias, sem interres obscuros.
-
Rafael Gallina Delatorre
Interesses incluindo o Movimento Pessoas a Frente, que sabemos ajudou a construir essa proposta.
-
-
ALEXANDRE BARRETO
E os outros escândalos?
-
roberto foz filho
Exatamente isso. O maior problema é que a magistocracia é irmã gêmea do parlamento.
-
Luiz Candido Borges
...ou pelo menos o outro lado da moeda.
-
-
Thiago Lima
Parabéns por essa publicação, que separa o joio do trigo...
-
anatoli silva
nenhuma linha sobre os supersalários dos deputados , todos preservados na tal reforma administrativa do pedro paulo : subsidios,verbas , representação parlamentar ,auxílio moradia , apartamento funcional, passaporte dill ou místico passagens aéreas , plano de saúde vitalício para si e família , cargos sem concurso mediante indicação política , regime de home office no estrangeiro ; enfim pesquisa encomendada se colar colou né
-
Luiz Candido Borges
O assunto foi os super-salários no Judiciário. É claro que é necessário complementá-lo com outro artigo sobre igual absurdo no Legislativo, mas esta ausência não invalida o texto.
-
Guilherme CEZAR COELHO
Verdade, temos que falar destes privilegios indevidos tambem que nao justificam todos os outros mencionados acima. O Brasil é ponto fora da curva em comparacao aos outros paises.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.