Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Angelo Santos Alvarenga

    Me surpreende que essa taxa ainda não existia. É óbvio que se os Correios é responsável pela universalização, que ele precisa de suporte financeiro para prestar esse serviço que não é lucrativo.

    Responda
  2. Matheus Teodoro Silva Filho

    Que imposto o governo do petê criará para cobrir mais esse rombo?

    Responda
  3. Vinicius Branco

    Da gestão federal não, do nosso bolso, isso sim!

    Responda
  4. Benedito Claudio Pacifico

    Se o plano de recuperação passa por ufanismo , então de cara isto não vai dar certo , vamos falar sério taxar universal de correio e abastecer um poço sem fundo

    Responda
  5. Lindberg Garcia

    Uma estatal falida que o governo quer manter no CTI, será que vem por aí mais taxa, como as das bluzinhas?

    Responda
  6. João José De Aguiar

    Em algum momento teve seu mérito mas perdeu o sentido. Virou estatal cabide de emprego, dirigentes nomeados politicamente para distribuir favores, sem governança, sem plano de negócios, sem meritocracia, funcionários desmotivados esperando a aposentadoria. Criatividade apenas para justificar a situação e se apropriar do nosso dinheiro (impostos).

    Responda
  7. Vladimir Tzonev

    E quando vai mandar cobrar o banco americano que lhe vendeu os titulos podres da divida da Venezuela e Argentina? Que causaram a inadimplência atual da empresa dos Correios?

    Responda
  8. Vital Romaneli Penha

    Como sempre já foi escolhida a narrativa pelos 6 bilhões de prejuízos dos Correios,o serviço universal postal,creio que em muitas cidades do Brasil o serviço dê prejuízo,mas daí a justificar 6 bilhões de prejuízo estão achando que somos imbecis .

    Responda
  9. Pedro Medeiros

    IncomPeTência, aparelhamento da pelegada, privilégios, corrupção. O descondenado e a esquerda fazem isto. Esqueceram Dilminhos(as) !?

    Responda
  10. ALEXANDRE TORRES

    Governar é criar taxas! Elas escondem todos os erros de gestão, ineficiência e lassidão que caracteriza o que chamamos de "serviço público". Um monopólio não pode dar prejuízo. É impossível! Entrar numa agencia dos Correios é uma volta ao passado. Só um maluco de carteirinha mandaria um computador pelos Correios, como exemplo. Ele paga mais caro pela DHL mas tem certeza que vai ser entregue à tempo e inteiro.

    Responda
    1. ribamar bonfim

      Kkkk sabe de nada a DHL vai cobrar o dobro e postar no correio e vc nem vai saber...

  11. Thiago Campos

    Problema complexo abordado de forma oportunista por grande parte do mercado. Fato que a empresa precisa ser mais eficiente, mas dificilmente ela vai ser superavitária, da mesma forma que ocorrem com os "Correios" dos Estados Unidos (United States Postal Service - USPS) que há anos são deficitários.

    Responda
  12. Elcio Simielli

    Os Correios são uma empresa de logistica, com o dever de atender a toda população brasileira, não importa a localidade. Deve ter prejuízos em locais distantes com pequena concentração populacional. Até ai temos um fato. Porém, a grande concentração de serviços estão localizados nos grandes centros, onde perdem competitividade para os grandes operadores logísticos modernos e mais eficientes. Nenhum operador logístico tem 65% da receita bruta, para pagar pessoal.

    Responda
  13. MARCIO Gionco

    Tudo errado. É correto a sociedade pagar por uma estrutura desnecessária, só porque o PT não manda ninguém embora, mesmo que não precise ? Não ajustam nada, não cortam privilégio indevido de ninguém, metem taxa em todo mundo. Mas quando é para agradar JBS BTG Junior e os amigos, é na hora.

    Responda
    1. Paulo Lopes

      Pois é, a maior parte dessa dívida de 6 BI é com pagar de precatórios, em razão de demissões irregulares feitas nos dois governos anteriores.

    2. Oswald Saliosky

      Tem Banco do Brasil e Caixa Económica que podem atender! Também podem fazer a moda antiga, o furgão dos correios passam uma vez por semana para entregar e recolher.

    3. Thiago Campos

      Estrutura desnecessária? Diga isso para quem mora em pequenas cidades que apenas Correio atende. Até Estados Unidos tem um "Correio" público que também é deficitário, mas isso o pessoal do mercado não mostra.

  14. Evandro Loes

    Privatização, já!

    Responda
  15. Marcelo Bondioli

    A questão é: Ninguém mais usa os Correios. Carta ou telegrama são coisas do passado. O valor do PAC ou Sedex é muitas vezes até 5x maior do que muitas empresas de logistica cobram para fazer uma entrega. Qualquer um que faz compra na Shopee, Mercado Livre, Amazon ou correlatas sabe que em praticamente 99% das entregas são empresas privadas que o fazem: os serviços dos Correios é caro, logo todos procuram alternativa. Assim, como não esperar que eles operem no vermelho?

    Responda
    1. Thiago Campos

      Problema é que estas grandes empresas privadas atuam nos grandes centros e quando precisam realizar entregas em pequenas cidades terceirizam para os Correios realizar a parte cara da logística. Estados Unidos também tem uma empresa pública para realizar estas entregas no interior e ela também é deficitária.

  16. Antonio Renato de Andrade

    Muitos comentários com viés político e sem conhecimento do modelo de negócio dos Correios. Por ser um serviço estatal, não pode ser comparado a uma logística privada. Tem sua função social pela capilaridade nacional que possui.

    Responda
    1. flávio paes

      Eh impossível uma discussão lógica, nos comentários que prestam fica claro isto , o bom eh o mau dos Correios , como resolver ? Ai entra a charanga com PT e sem PT. Será que os caras só pensam nisto o dia todo. Que pobreza!

    2. Marcelo Bondioli

      E mais: as empresas de e-commerce não utilizam mais os Correios. Suas taxas de entrega (PAC ou Sedex) são muito maiores do que as de empresas privadas. Carta é coisa do passado. Sem ter muito serviço, como não esperar que operem no vermelho?

  17. Sylvino Gomes

    Um entregador da shopee e do mercado livre usa o próprio veículo para fazer as entregas, ganha por produção, sem nenhum direito trabalhista. Os Correios são muito "pesados" para competir nessa conjuntura.

    Responda
  18. Marcelo Batista

    Padrão pt: lota a estatal de partidários já que cada um paga trinta por cento para o partido. Eles surrupiam cada centavo possível, a estatal quebra e eles inventam uma taxa, imposto ou contribuição para cobrir os rombos. Padrão se repete e os cidadãos pagam a conta. Os vermelhos aplaudem, e a sociedade se dana.

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Qual foi a última vez que um carteiro lhe trouxe uma encomenda? E um entregador de uma empresa privada? As taxas dos Correios são um absurdo, perto do que as empresas de logistica cobram para fazer uma entrega.

    2. Marcos valerio André da silva

      Marcelo, esquece o PT, olha os números acima e verá que existem custos elevados para distribuição em regiões distantes e precisam ser contemplados. Onde criaram o que vc fala no caso dos correios?

  19. Enos Mendes

    Começou mal taxando as "brusinhas": um tiro de canhão no pé, quando o correio ia muito bem, obrigado; depois, vendo que o pessoal recusava a pagar a taxa, descobriram América, que a conta não batia e que deveria mandar dez mil empregados embora! Viu como foi bom fazer o L?...

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Bom dia Enos, vamos fazer uma análise fria das coisas. A taxa das blusinhas é uma realidade, e uma escolha ou a criávamos ou teríamos problemas para as empresas e o comércio, pois as empresas e o comércio aqui pagavam mais impostos, ela foi necessária para equilibrar as coisas. Analisando os números acima, se queremos a universalização dos corrreios isto deve ser uma política de estado, pois existem muitas agencias deficitárias.

  20. ALOISIO PINTO

    Cheio de comentário alienado... Correios presta serviço público e não visa lucro, logo não é prejuízo é déficit. Abriram a concorrências pra mercado livre e outras, tudo bem, elas ficam com o filé e os Correios com o osso sendo 'obrigado' a manter infra em regiõe longíncuas. Aí alguém fala : Vende ou Fecha. Seria a mesma coisa... e brasileiros que moram em localidades economicamente inviáveis ou pagariam 100 pra receber um produto de 20 ou não teriam esse serviço.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Bom dia Aloísio, concordo com seu comentário, o serviço dos Correios, deve ser visto de uma forma mais abrangente, e talvez separadamente. Pelo texto ele não deve ser deficitário nos grandes centros, mas deve ter sérios problemas de resultado para as distâncias médias e longas. Portanto não adianta pensar em fechar ou terceirizar sem equacionar estes pontos.

    2. ALOISIO PINTO

      Sem falar que sim, os empregos de quem faz a entrega dos produtos na última milha é precarizado, só recebem pelo que estregam, sem qualquer direito trabalhista. Enfim, Correios é um serviço necessário - que tem déficit como o Serviço Postal Americano, por exemplo - Que muito provavelmente previsa de ajustes, cortes, etc, etc... Mas fechar ??? Muita falta de esclarecimento da média dos comentários por aqui.

  21. Jair Pereira

    Haddad na iniciativa privada não teria condições sequer de ser Gerente de uma loja de Conveniência. É muito fraco, perdido, não tem coragem , não tem postura, e pede a Lula até para ir ao banheiro. Praticamente um Secretário de Luxo.

    Responda
    1. Jair Pereira

      Caro Marcos, pelo contrário, gostaria de ver os Correios aquela referência como já vi nos anos 80, como sempre foi, a única Empresa no Mundo que nunca teve concorrência até a pandemia, é triste ver os escárnio, a falta de responsabilidade de um Governo. Sou do tempo que escrevia cartas e enviava no envelope verde-amarelo "via aérea para avion." Mas nunca antes na história , como diz Lula, vimos tanto descaso com as Estatais.

    2. Marcos valerio André da silva

      Jair , fica tranquilo, o PT vai perder as eleições aí teremos um gestor eficiente lá. Eu só espero que vc more nos grandes centros e não precise dos Correios, ou eles fecham ou serão terceirizados e os custos subirão bastante.

  22. Jair Pereira

    Que governo sem vergonha, sem noção, é muita incompetência, falta de responsabilidade com dinheiro público, , falta tudo. Até o Jornal Nacional , parceiro de Lula, e defensor de sua má Gestão de empresas, começou a detonar, o prejuízo acumulado das estatais beira o recorde histórico. Venda este gigante branco a uma Marktplace e em um ano estará no positivo.

    Responda
  23. Vinicius Branco

    Que ideia genial e criativa! Em vez de cortar custos e despesas. aumenta-se o imposto. Acho que ja vi esse filme.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Não foi a empresa que aumentou imposto, e sim o congresso a pedido dos empresários que pagavam mais impostos que o produto importado. Ou se baixa o imposto das empresas nacionais ou se eleva o imposto dos importados, não há milagre

    2. Marcelo Batista

      Modus operandi pt há quarenta anos

  24. NACIB HETTI

    Resumindo: mais uma vez o povão vai pagar a corrupção estatal.

    Responda
  25. MARCO ANTONIO POLISELI

    Serviço bostal brasileiro

    Responda
  26. AMILCAR MARQUES

    fecha já - busca interessado em buscar o serviço universal (claro que precisa ter) - mas que não tenha os trilhões de desperdício que a ECT fez e continua fazendo.

    Responda
  27. André Silva de Oliveira

    Criar taxas e tributos é a vocação idissiocrática do PT. O cidadão, que paga sempre pelas gestões temerárias, é o "defensor" das estatais que tem "valor estratégico" na persepcetiva dos companheiros. Tem inocente útil que cai nessa lorota.

    Responda
  28. Alípio Dias dos Santos Correia

    Um fato que ninguém comenta é o trabalho semi escravo que as empresas concorrentes dos Correios praticam.

    Responda
    1. Jorge Luiz Silva

      No meu condomínio eles entregam até no domingo a noite em um carro velho! Os correios somente em horário comercial. Podem chamar isso de modernidade, mas para mim é somente exploração de mão de obra barata e sem direitos trabalhistas.

    2. Paulo Sérgio

      Deixa de trabalhar e recebe benefício, próximo comentário...

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      What???

  29. Décio Ceballos

    Importante o ajuste na gestão. Mas os serviços continuam os melhores ou até pode-se dizer insubstituiveis.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Que vários outros concorrentes também praticam com mesma excelência.

  30. Alexandre Bau

    Espelho da gestão púbica

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Do pt né!?

  31. Flávio Taylor

    Vende essa Bomba logo. Fora Lula

    Responda
    1. Jorge Luiz Silva

      A obrigação de universalização, que é o motivo do prejuízo, vai junto ou isso fica com o governo e só privatiza o que dá lucro?

    2. André Silva de Oliveira

      Fora!

  32. Newton Rafael Zuppo

    A história da gestão Lula nas estatais apenas se repete, ou seja, todas quebradas novamente em apenas 4 anos. O Paulo Guedes tinha tirado as estatais do vermelho em apenas 4 anos, mas, em apenas 2 anos, a gestão Lula as quebrou novamente. É muita incompetência e/ou, talvez, muita gente sugando os recursos dos Correios. Coitado do povo brasileiro.

    Responda
    1. Paulo Lopes

      A maior dessa dívida dos Correios é com pagamento de precatórios de demissões irregulares feitas na época do Temer e Bolsonaro.

  33. Adriana Flores

    Contratação de carros de luxo com motoristas para a diretoria. Cancelaram só porque foram descobertos. Trinta e oito milhões gastos em patrocínios em cultura desde show do Gilberto Gil à festa literária na Colômbia. Enquanto gastavam com isso deixavam de pagar o plano de saúde dos funcionários. Mas querem fazer você acreditar que a culpa é da taxa da blusinha (sancionada por Lula) e os governos anteriores.

    Responda
  34. Paulo R Justo

    No Brasil agora só falta taxar o pensamento. O ministro da economia ganhou um apelido bem ajustado.

    Responda
  35. flávio paes

    Eh crítica a informação do custo da universalização e muito pouco divulgada, ao mesmo tempo que tem muito desvio nos correios. Seria o caso de detalhar localidades beneficiadas e serviços disponibilizados. Se não me engano nos States o correio é estatal tb, justamente pelo mesmo problema, universalização

    Responda
  36. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Já o povo brasileiro quer compensação por prejuízo postal universal, e a extinção sumária desse vertedouro de dinheiro público. Falta apurar quem está ficando com esse dinheiro que some mês a mês.

    Responda
  37. Flávio Fernandes Marinho

    Só tem uma solução privatizar e rápido, a empresa parou no tempo, veja o exemplo de gestao da empresa Mercado Livre.

    Responda
    1. Jorge Luiz Silva

      Vai privatizar a obrigação da universalização também?

    2. Fernanda Santos

      Entrega universal, todo cidadão brasileiro, morador do Oiapoque ao Chuí tem direito de receber e enviar encomendas. Mercado livre fica no eixo que dá lucro. Se você morasse onde não chega Mercado Livre, gostaria de ter o correio né?

    3. Paulo Lopes

      O Mercado Livre não faz entrega universal. Em lugares remotos, terceiriza para os Correios essas entregas.

  38. Flávio Fernandes Marinho

    Só tem uma solução privatizar e rápido, a empresa parou no tempo, veja o exemolar exemplo de festao da empresa Mercado Livre.

    Responda
    1. Charles De Lucca Gasperin

      Poderia diminuir as agências

  39. Juliano Camargo

    Façam uma licitação. A empresa que garantir o serviço universal leva os privilégios dos correios, como processamento de encomendas internacionais

    Responda
  40. Fernanda Santos

    Faz todo sentido essa taxa. Tem que ter correio em locais afastados, não pode abandonar a população. Mas tem que ter auxílio pra esses custos.

    Responda
    1. Newton Rafael Zuppo

      Creio que taxar não resolveria nada, pois o grande problema é a desastrosa gestão Lula nas estatais. A história apenas se repete.

  41. Paulo Augusto de Andrade Lima

    Mais uma taxa.(d). O quanto compensa manter o serviço universal nessa época atual , com a comunicação digital universal ? Será que não é hora de uma PEC para acabar com isso?

    Responda
    1. Paulo Lopes

      E encomendas chegariam como? Por e-mail, Whats??

  42. leonti gaida

    Podem colocar a culpa em tudo mas que é má gestão é outros ganham o Correio perde porque PT.

    Responda