Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Victor Henriques

    Ele deve estar criando dificuldades para vender facilidades. O preço deve ser algum abafamento do caso Master, que tem o potencial de levar muita gente ali pra cadeia. Não nos esqueçamos que o último candidato que ele apoiou para o STF foi ninguém menos que Augusto Aras, o fautor de golpistas.

    Responda
  2. antonio brito

    Matéria plantada. Quem são esses "senadores" Certo que é prerrogativa do presidente a indicação. Porém um presidente responsável e patriota indicaria um jurista, gente com notório saber, não um estafeta. Por outro lado é prerrogativa dos senadores arguirem , coisa que não fazem, pois do contrário não aprovaria um advogado particular, outro que pagou para fazerem um TCC e por aí vai. Não tem como dar certo um país governado por comprades, coisa da corte imperial.

    Responda
  3. Manoel Marcilio Sanches

    Alcolumbre cobrando o seu preço. O preço dele é alto. Quem paga é o contribuinte.

    Responda
  4. Valter Luiz Peluque

    Foi a chance de Alcolumbre dar sua cartada por mais "benefícios" próprios em véspera de ano eleitoral. O Congresso é um ninho de víboras. Concedem aqui e ali algum respiro ao governo, mas cobram preço alto.

    Responda
  5. Márcia Meireles

    Não gostei da indicação de Messias mas a prerrogativa de indicar é do Presidente e não de Alcolumbre, que como parlamentar, tem obrigação de conhecer o que diz a Constituição.

    Responda
  6. marco machaod

    A CF/88 é clara quanto a prerrogativa do Senado em escrutinar e aprovar os indicados do Executivo para cargos no Judiciário. Não se trata de mera chancela, embora no Brasil isso tenha virado uma tradição. Nos demais países, EUA sobretudo, rejeições são normais. Inclusive os próprios indicados recusam ser indicados quando sabem que não têm viabilidade política e profissional para a função. Talvez precisemos dessa recusa agora para acabarmos de vez com essa péssima tradição nossa.

    Responda
  7. Djalma Filho Costa e Silva

    Resumindo: o patriotismo ou nacionalismo de Alcolumbre não resiste a um cargo. Olha o nível dos congressistas que nós temos… Pior que isto só duas ou três vezes isto. A classe política cada vez menos me representa, ou tbem não representa o povo brasileiro. Parece um universo à parte, de homens e mulheres que desejam o poder a qualquer custo, e tudo fazem para manter a hegemonia dos feudos que conquistaram. Ʌ estamos lascados …

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Concordo, mas observo que sempre foi assim. Parlamentares realmente interessados pela nação são poucos. A maioria é puro fisiologismo e só representa interesses próprios e dos donos do dindin.

  8. FLAVIO CALICHMAN

    Sequer uma palavra sobre notório saber jurídico e reputação ilibada, que é o que deveria contar e bastar para o Senado aprovar ou nao a nomeação do presidente. Também, depois que aprovou alguém tão dolorosamente desqualificado como Kassio Conká, o pior emais fraco ministro ao menos desde a redemocratização, o Senado mostrou que seu sarrafo está é ao rés do chão.

    Responda
  9. alex carvalho

    Tem que fazer o que o alcolumbre tá mandando! Pois ele é quem é o presidente do país!

    Responda
  10. Iraia Galindo

    Qual o preço? Pior Congresso do Brasil.

    Responda
  11. ANDRE BARRETO

    Alcolumbre é uma vergonha nacional!

    Responda
  12. JOSE CAMPOS

    Se o Alcoolumbre quer indicar ministro do STF que se candidate a Presidente e vença.

    Responda
  13. José Moreira

    É um direito do Presidente Lula indicar e uma prerrogativa do Senado rejeitar.

    Responda
    1. alex carvalho

      Por motivos que constam na constituição!

  14. Eduardo Freitas

    O STF do PT está precisando de reforços

    Responda
  15. Valdir Teixeira da Silva

    O executivo deveria jogar mais pesado com o legislativo. O congresso brasileiro, de forma geral, não tem a menor credibilidade, são anônimos para a grande maioria das população. O executivo não deveria ser achacado por esses gatunos do congresso.

    Responda
  16. fernando garcia de souza

    Segura as verbas do governo federal ao Amapa que rapidamente o Messias e aprovado.

    Responda
  17. Markus Ferranty Ferranty

    Se eu fosse o bessias não me atreveria a enfrentar a " predadora " sabatina , silenciosa e terrível sucumbidora de almas mal explicadas ! Terás muito a responder ! Será que conseguirás !

    Responda
  18. Marcelo Magalhães

    Alcolumbre surrounded. Não faz o menor sentido o espetáculo de falta de respeito, com o descarado propósito de benefício pessoal. Esse senador é um mafioso, que desrespeita seus eleitores, ao demonstrar ser um mau caráter.

    Responda
  19. neli faria

    Tudo Teatro. O Senado, ao longo da História , recusou cinco nomes. E se fosse hoje, seriam aprovados.Tudo teatro. Se o Executivo Nomear, sim, porque o Senado sempre aprova, algum primeiranista de Direito, faz o teatro e aprova. Cumprimento Temer pela indicação de Moraes, FHC, Gilmar e a dupla Dilma e lula pelas nomeações de Carmen,Fux, Fachin; saudosos Teori, Direito; aposentados: Aires,Barbosa,Barroso , César Peluso,Grau e Weber!

    Responda
    1. neli faria

      Paulo Brossard? Um grande orador! Como também foram grandes, no Senado, FHC, Antonio Carlos Margalhães, Tancredo Neves,Montoro, Covas ,Tuma e outros.

    2. antonio brito

      Desconfortável concordar com você, pero... lembra-se do Paulo Brossard? O país parava para ouvi-lo. Hoje dormimos. Não mais passam na TV e a pior coisa foi dividir o supremo em duas câmeras, perdeu se a transparência

  20. Un Caballero Andaluz

    A prerrogativa de indicar é do presidente e a de rejeitar é do senado.

    Responda
    1. Carlos Alberto Komora Vieira

      Mas com critério

  21. Luciano Napoleão de Souza

    A Foice gosta de censurar alguns comentários meus. Acho que ela receia de eu abrir os olhos de alienados de esquerda.

    Responda
    1. CRISTINA BORTOLETTO

      Não seria alienados de direita? Bem mais provável...

  22. Eduardo Boghossian

    Se é prerrogativa da Presidência fazer a escolha do nome, o que o alcolumbre está querendo.

    Responda
  23. marcos fernando dauner

    se o prejuízo enorme for a não reeleição dos senadores bolsomitos, eu apoio totalmente . o Brasil precisa se livrar dessa turma .

    Responda
  24. Zelis Pereira Furlan

    Cuidado Lula para os senadores não pedir impechement

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      o mandato de dois terços dessas senadores acaba no ano que vem . Deus queira que o povo não reeleja nenhum deles . Seria um alívio enorme ao país . Eu vou fazer meu papel e não reeleger o careca. A outra que sai, a viúva, nem será candidata .

  25. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    O diálogo e a boa conversa, abrirá, as portas.

    Responda
  26. Ladislau Leite

    O presidente do senado ignora que é uma prerrogativa do presidente da república e não dele.

    Responda
  27. Jesser Pacheco

    O Senado não existe pra carimbar decisões do Executivo. Eventual rejeição ao nome de Messias estará perfeitamente dentro da institucionalidade.

    Responda
    1. marco machaod

      Exato. Por péssima tradição nossa, o Senado nunca escrutinou como deveria os candidatos. Talvez agora com essa rejeição passe a ter um papel realmente ativo na escolha e os nomes indicados sejam mais criteriosos. E não! O Senado não precisa explicar, pois se trata de juízo político e secreto, cujas razões são insindicáveis, como ocorre com a indicação pelo Presidente.

    2. juan molina

      Sim, desde que a rejeição seja perfeitamente provada do porque. O Senado não pode rejeitar por capricho.

  28. Darci de Oliveira

    Alcolumbre negociando na maior cara de pau essa indicação do Messias para o STF. Lula vai ter que abrir a guaiaca ( bolsa ou carteira aqui no Sul ) e mandar um caminhão de dinheiro pro Amapá. Daí o Alcolumbre fica feliz e dá sinal verde pro AGU ...

    Responda
    1. CRISTINA BORTOLETTO

      Talvez seja melhor usar a mesma tática que o legis lativo tem usado. Ao invés de manda r dinheiro, suspender os envios.

  29. Ricardo Lobo

    O pior Congresso da história do Brasil agora quer ter prerrogativas de presidente da república, perderam totalmente a compostura cívico, política e moral. A única coisa que a sociedade brasileira vê saindo dessa casa são imensos absurdos e tentativas de espoliação do dinheiro público. O espaço foi tomado por uma quadra ilha de malfeitores sob a batuta da extrema direita.

    Responda
  30. Cristiano Kock Vitta

    Jornalismo "isento". Joga o Manual da Folha no lixo. Não serve pra nada.

    Responda
  31. Edemar Afonso Gonçalves

    Se acertar o que Folha?

    Responda
  32. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Do melhor congresso de TDS os tempos da República,esperar o que além de um imenso balcão de negócios,quem dá mais?

    Responda
  33. victor Lagrotta

    O Lula já perdeu essa , e o governo acabou. Não comente porque não lerei , guarde o ódio do bem para você e coma seu sanduíche de mortadela

    Responda
    1. ANDRE BARRETO

      A tolice das pessoas está chegando a níveis inacreditáveis! Realmente, o golpista abriu a caixa de Pandora.

    2. luciano guimaraes

      “Ódio do bem” me lembrou Michelle desejando coisas boas a Alexandre de Moraes: alguém que literalmente dormia com o capeta rezando por quem a família culpa pela condenação.

    3. Edemar Afonso Gonçalves

      Coxinha ilustre.

    4. André Andrade

      Acho que nem ler você sabe... e deve ter pedido para uma criança de 10 anos escrever para você.

    5. Francisco Neto

      Tô nem aí se você vai ler ou não, larga de ser Mané.

  34. Antônio João da da Silva

    Se Lula aceitar as imposições de Alcolumbre é definitivamente o fim do Executivo, o legislativo brasileiro virou um monstrengo, com superpoderes e gastanças desenfreada, é o mais perdulário e o caro legislativo entre as 195 nações do mundo.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Se eu fosse o Lula enfrentaria o Alcolumbre, o Senado e a Câmara, pois eles perderam toda a credibilidade junto a sociedade, veja as pesquisas de opinião. O Lula pode até perder todos os projetos que não passarão no legislativo mas será eleito no primeiro turno ainda fará uma bancada muito maior que a base atual.

  35. Raymundo Itareru

    a história os aguarda, será mais um capítulo do pior CN de todos os tempos

    Responda
  36. Anete Araujo Guedes

    A rejeição é por tabela. O que os senadores rejeitam mesmo são as investigações em curso da PF com auxílio da RF.

    Responda
  37. Fabio de Sousa Santos

    Assunto: Apoio à inclusão do Veto nº 4, de 2025, que reconhece o Diabetes Tipo 1 como deficiência, na sessão do Congresso Nacional urgente. Solicito que seja colocado na ordem do dia e votado urgente o veto 4/2025 do PL 2687/22 pois é necessário derrubar esse veto para que mais de 20 milhões de diabéticos sejam beneficiados com os mesmos direitos de portador de deficiência.

    Responda
    1. CRISTINA BORTOLETTO

      Tem certeza de que postou no lugar certo???

  38. Alberto Melis Bianconi

    Negociações em geral não são transparentes. Ou Alcolumbre escolheu mal o momento de tensionar politicamente com o governo ou tem alguma coisa particularmente importante a diferenciar os nomes de Messias e Pacheco. Teria algo a ver com as atuais investigações contra o crime organizado? Com ampla rede de conexões políticas do banco Master e Daniel Vorcaro?

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Pacheco quando era presidente da casa sacaneou até com o governo Lula, agora quer afagos, Vai catar coquinho, Lula tá certíssimo

    2. Alberto Melis Bianconi

      Não vamos esquecer que Alcolumbre é membro do Arenão. A federação entre o União Brasil e o Progressistas.

  39. Vladimir Tzonev

    O Messias será aprovado tranquilamente. O Alcolumbre apenas está cobrando o pedágio dele.

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Traduzindo o texto para o português: Senado aumenta o preço da escolha do Lula. Ganha o senado reacionário, ganha o Bessias, ganha o Lula. Alguém tem de perder. Se você não sabe quem, provavelmente é você.

  40. Zelis Pereira Furlan

    Nem os senadores do PT estão animados.

    Responda
    1. juan molina

      Como vc sabe, jantou com eles?

  41. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Que venha a rejeição pelo Senado! Essa mancomunação entre os três poderes é que mantém essa situação de descaso para a corrupção, para os super-salários, para se acabar com a reeleição! Os pagadores de impostos é que estão perdendo a guerra contra a analfabetocracia!

    Responda
    1. Iraia Galindo

      R$ ???

    2. André Andrade

      A ameaça de rejeição é apenas estratégia para obter algum ganho, provavelmente ministério, cargos ou verbas. Não é uma rejeição "republicana", em razão da inexistência dos requisitos do indicado, ou de dúvida sobre seus posicionamentos políticos. É apenas uma imposição de negociação. Quanto mais cedo entendermos que política (infelizmente) se faz dessa forma, mais cedo vamos parar de acreditar em salvadores da pátria e nessa visão acaciana de que alguém vai conseguir mudar isso tão cedo.

  42. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Está faltando diálogo e compensação política, porque é assim que funciona. Lula precisa de Messias e Alcolumbre tem que entender isso e também negociar. Com defeitos ou não, ainda são dois que têm a cabeça no lugar.

    Responda
  43. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Está faltando diálogo e compensação política, porque é assim que funciona. Lula precisa de Messias e Alcolumbre tem que entender isso e também negociar. Com defeitos ou não, ainda são dois que têm a cabeça no lugar.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      As veis tem coisa que não dá para compensar, e tampouco ser trazida a público.

  44. paulo cesar cruz

    Este Congresso ainda vai exigir participar da dança dos famosos.

    Responda
  45. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Senadores tem que justificar a rejeição, ou aprovar…

    Responda