Elio Gaspari > Encrencas militares estão na história de Augusto Heleno Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Heleno tem muito que acertar com a justiça, inclusive o massacre no Haiti que poucos comentam. Ter alzheimer nesta altura da vida soa como prêmio. Esquecer as maldades que fez e sempre saiu impune.
É, punição mesmo seria o Parkinson, deteriorar, lúcido, já pensou!
A imprensa continua a julgar os militares de hoje com base em 1964. Talvez por ressentimento por ter apoiado a tomada de poder naquele ano. Esse posicionamento é um erro grosseiro que, além de justificar excessos e promover injustiças, por algo que não cometeram, justifica a história fantasiosa do golpe Tabajara do STF - que também faz a mesmÃssima coisa. Se assim fosse, Dilma, Dirceu, GenoÃno e outros deveriam sofrer os mesmos preconceitos e ações por terem de fato feito o que fizeram.
... por isso mesmo, Daniel, é sempre lembrar dos mal feitos seja lá quais foram e os respectivos responsáveis.
De fato houve muita luta inclusive armada para se obter o poder no Brasil e no mundo. Nossa ex presidente Dilma também partiu para a luta armada em determinado momento querendo derrubar quem estava no poder. As vezes um poderoso/grupo que se estabelece no trono e faz uso indevido de seu cargo precisa cair. O poder deve mudar com frequência para se inovar e trazer novas esperancas num novo sistema .
Era uma sexta-feira chuvosa em BrasÃlia. O Palácio do Planalto ainda amanhecia sob o peso da distensão lenta, gradual e segura, uma transição polÃtica que, à sua maneira, abria frestas no regime militar. O general Frota, chefe da chamada linha-dura, não aceitava as frestas. Via nela o prenúncio da ruÃna do regime de 1964 e sonhava ser o guardião de sua pureza ideológica. O capitão Heleno, sempre fiel, acompanhava-o como quem serve um Ãdolo em um altar de quartel.
Gal. Heleno andou aprontando no Haiti.
Augusto Heleno é a imagem de um pais desmemoriado.
Agora comdenados, todos estão procurando doenças para sairem ilesos.
Retificando : condenados. Sorry.
Augusto Heleno é a imagem cuspida e escarrada das FAs no Brasil, infelizmente não bastará as condenações, as forças precisam de um Reboot.
Se ele tinha condições de assumir ministério com Alzheimer, tem condições de assumir cadeia .
Começamos a semana com advogados dizendo que se equivocaram e que o diagnostico foi feito em dois mil e vinte e cinco. É normal confundir dezoito com vinte e cinco. Já pode rir? Ou já pode mandar este general de . Para todos os lugares possÃveis. Golpista desde que nasceu!
Elio vc é um maledicente!
TarcÃsio de Freitas foi ajudante de ordens de Augusto Heleno na Amazônia e no Haiti.
Isso não corresponde aos fatos. Ambos serviram na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), mas em perÃodos e funções diferentes.
É sério isso, Carlos?
E daÃ?
Que a FSP quer na presidência. Ditadura avant!
Realmente, em pleno século XXI vendo gente supostamente de bem defendendo milico tort#rad@r, me faz perder a fé na humanidade.
Santo são o Xandão e o Lula!
Perto de JMB e AH, sim, são santos.
Ai dos vencidos!
Elio, se no Araguaia o Exército matou não só os guerrilheiros, mas os combatentes que se entregaram, segundo sua afirmação, como explicar que o sumido ex-deputado José GenoÃno não tenha sofrido um arranhão? Você que sabe tudo da "revolução", pode explicar essa exceção?
Revolução não, Ditadura!
Esse Augusto Heleno é só um sintoma do que é a instituição militar no Brasil, como age e pensa larga parcela dos fardados. Herança maldita do golpe que deram no Imperador (um sujeito brillhate sob muitos aspectos). O Brasil nunca vai ser uma grande nação se essa casta não for colocada no seu devido lugar. O crime comendo solto nesse patrimônio gigante e incrÃvel que é a Amazônia e os milicos entoando hinos e pintando o meio-fio. Custam caro e são de uma completa inutilidade.
A coluna de Gaspari não é o começo de um romance histórico, embora pareça. É apenas a ficha corrida de uma famÃlia comprimida em poucas linhas. Numa ponta, o velho conselheiro de farda engomada, sentado diante de marinheiros negros que ousaram apontar canhões para a capital. Na outra, o neto de quatro estrelas, sentado diante dos ministros de toga preta, condenado por tramar contra o Estado democrático que jurou defender. A biografia completa caberia num livro; o essencial está nesse espelho.
Obrigada por seu incontornável texto, sr Pereira!
Todos sempre viveram as custas do estado!
Ainda há "Helenos" nas Forças Armadas? O DNA golpista parece se manter através de reproduções promÃscuas e clandestinas ainda hoje?
Falar que a história de Augusto Heleno possuà "encrencas militares" é, no mÃnimo, um eufemismo grosseiro para um indivÃduo adepto ao frotismo, e que liderou, com ordens criminosas, o exército brasileiro no Haiti.
Dirce, não enche!
E o Lula? E o Xandão? o que são?
E o Lula? E o Xandão? o que são? Similar ou não, publique!
É um um exército indigno,no Araguaia foram executados, assassinados guerrilheiros presos que haviam se entregado ao exército confiando em prisão e julgamento justo, como o gaúcho Cillon Cunha Blum,que foi assassinado depois de 30 dias preso
Então o Alzheimer não atrapalhou na hora de engendrar o golpe mas na cadeia arapalha?
Heleno, o tigrão do Haiti e do golpe virou tchuchuca. Covarde!
A frase é surrada, mas ainda assim tem sua sabedoria: os patifes também envelhecem! Isto é para aqueles que acham que Augusto Heleno deveria cumprir a pena em casa, por razões humanitária!
É! Precisamos conhecer a nossa história para separar as ervas ruins entranhada na teia social. Vamos rever um vÃdeo que vazou para que entendamos as tramoias do desgoverno passado.
Não foi o Augusto Heleno que cantarolou na convenção do PSL que indicou o Bozo como candidato a presidente, em 2018, a música "se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão" ao se referir aos polÃticos do Centrão? E que depois, no governo do "despreparado", quando precisava do apoio polÃtico dos "ladrões", chamou de “brincadeira” as declarações de 2018 e afirmou que o Centrão não existia? Culpa do Alzheimer....
Esqueceu da defenestração do Haiti.
Feminicidio
A data foi 12 de outubro, não 21.
O ex presidente do Peru, Ramon Castillo foi condenado recentemente por sua tentativa de golpe. É ilustrativo comparar o que aconteceu lá (uma tentativa fracassada) com o que aconteceu aqui (um acerto de contas do STF com as pessoas da gestão anterior que o desrespeitaram).
E a tentativa?
Pelo menos agora está pagando por arquitetar contra o Estado Democrático de Direito. Que esse golpista fique um bom tempo atrás das grades.
É possÃvel explicar se Alzheimer aderiu à tentativa de golpe ou a a tentativa de golpe aderiu ao Alzheimer?
Augusto Heleno é um rato. Os cana lhas. também envelhecem.
Cadê o valentão que falaba em murro na mesa? O caráter e a covardia dessa estirpe que se ligou ao Bozo é de dar no jo! A história da Guerrilha do Araguaia precisa ser contada na Ãntegra. Sobretudo, o que esses valentes de uniforme fizeram com meninas e mulheres!
O lema real das Forças Armadas parece ser: “Se o pirão é pouco, o meu primeiro”, e não “Ordem e Progresso”, como deveria. Isso ajuda a explicar por que, ao longo da história, elas tantas vezes agiram contra o poder constituÃdo no Brasil. Sem uma mudança profunda nessa mentalidade, é provável que, em algum momento, tentem novamente atentar contra o Estado Democrático de Direito.
Sempre achei que esse fosse o verdadeiro texto da bandeira nacional. Só que infelizmente, não apenas os militares o seguem!
General Heleno é de uma geração que acha ter as Forças Armadas o direito de tutelar o poder civil. Isso é passado.
Um adendo. Quando Heleno comentou do golpe antes das eleições, o ex capitão arguiu para que para ele ficasse calado, porque ali não era hora para se falar disso.
De fato, nunca chegou a capitão e foi condenado junto, mas a lei ajuda os amigos do rei e aÃÂ…Â….
Nunca chegou a capitão.
Militares assim só desonram o Exército Brasileiro.
Sêo Elio, a formação militar deveria se esmerar por cuidar de desfazer os equÃvocos que, historicamente, difundem-se em famÃlias de militares. Em não o fazendo, dá em Helenos e Paulos Figueiredo...
Hoje foi dia feliz para os antigos leitores de Elio que o abandonaram, como eu. Recordar é viver. É ótimo ver o velho (como eu) Gaspari revendo a História com habilidade, mostrando aos desavisados o péssimo caráter da milicada pintora de meio fio. Pena que essas crises de clarividência têm durado pouco para o claudicante Elio! Infelizmente em breve ele estará aqui para bater no governo e apoiar as viúvas do Condenado.
Heleno talvez tenha se esquecido, mas nós não, da sua cantoria sobre o centrão. Não foi o alzheimer, foi falta de caráter mesmo.
Marcão - Quero crer que o que você considera falta de caráter não foi a cantoria em si, e, sim, a adesão e submissão ao Centrão, na maior cara de pau, pouquÃssimo tempo depois.
Dá para notar que algumas famÃlias dominam as Forças Armadas, coisa de pai para filho.
Encrenca, Elio?
Não foi ele que comandou aquela missão no Haiti? Um desastre que nunca foi devidamente apurado, como não foram os crimes da ditadura militar. Lá estava ele, o Heleno, o pequeno, num governo que cultiva a necropolÃtica.
Bozo tentou dar golpe desde a posse em 2018. E com o apoio de seus generais. E também pouco antes, durante e depois das eleições 2022. Conclusão: cadeia , cadeia e cadeia para todos!
Os militares são hábeis na arte da dúvida: dão golpes sem querer, assumem cargos mesmo doentes, estamos desses episódios. Cadeia no velho!!
Agora tudo condenado tem problemas psicológicos.
Cogitar golpe não é crime no Brasil e somente os atos executórios - que não chegaram a ocorrer - poderiam ter sido punidos. Como disse Fux, em seu voto, "não se pode punir alguém por cogitar golpe". Sugiro a todos os linchadores de Bolsonaro e dos demais réus que leiam os artigos do Código Penal para tentativa de golpe e aboliçao violenta do estado. Ambos os crimes requerem emprego de violência ou grave ameaça. Quem consegue citar alguma violência ou grave ameaça na "trama golpista"?
E eu lhe sugiro a ler a reportagem sobre a tentativa de assalto do Banco Central, em SP, frustrada pela polÃcia civil. Todos foram presos e condenados pela "tentativa" de crime, embora não consumado.
A ameaça de golpe não houve na sua interpretação da 'trama golpista? Ou deixou de ser grave?
Perdeu, mane!
Invadir, ocupar e ilnstalar-se, acomodando-se defronte guarnições militares pedindo dias e noites intervenção com Bolsonaro no poder, prá mim e para justos juÃzes, é ato executório de tentativa de golpe, com assinatura e firma reconhecida. Se Jairzinho soldador não pretendia desmontar a democracia bastava pedir ao rebanho desmontar o aparato hostil.
A simples tentativa é crime. Sorte deste caquético é que agora, não se pune com pena capital. Que apodreça na cadeia.
Não leia o código penal às avessas. A sua interpretação não tem guarida nos fatos e provas. Falar no voto do Fux é tratar de um drama na personalidade do ministro. Um dia o povo brasileiro saberá as razões desse voto esdrúxulo, eu espero.
Antes ou depois o que importa é que fez parte de um movimento reconhecidamente golpista e foi condenado por isso.
Historia sem pé nem cabeça, acreditar que um capitão tem alguma força é não conhecer nada de forças armadas, capitão . no máximo, influi no seu batalhão.
Ele sabe.... mas faz q não sabe, como todo bom Ãdolo do m IN t hh o
Não sei se vc sabe, mas o capitão era Presidente da República, a quem as tres forças estarão sempre subordinadas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Encrencas militares estão na história de Augusto Heleno Voltar
Comente este texto