-
HELOISA GOMES
O Airbnb veio para ficar em todas as localidades turísticas do mundo. O que ele traz de turistas, dinheiro e empregos para as cidades é uma loucura ( apesar de uma alta dos aluguéis residenciais em alguns bairros). Os hotéis tradicionais nos melhores lugares são todos caríssimos e atendem apenas a uma minoria de visitantes abastados. Mas é claro que tem que haver regras como a possibilidade de um condomínio vetar a prática, por exemplo.
-
IVAN MATHIAS FILHO
Efeitos colaterais: aluguéis exorbitantes para a população local. Isso é um grande incentivo à favelização, uma vez que nosso péssimo sistema de transporte inviabiliza morar longe do local de trabalho. Por isso, as principais cidades europeias estão banindo o Airbnb.
-
-
João Castro
O Airbnb é o representante máximo do turismo predatório: grupos de seis a dez pessoas se amontoam em prédios residenciais, onde podem levar t4avestis e p4ostitutas, dar festas, realizar bacanais, enporcalhar as areas comuns, atormentar os vizinhos - o que seria impossível em um hotel. Paris, NY e Barcelona já proibiram essa praga. O STJ já decidiu que a Lei do Inquilinato não se aplica e a reforma do Código Civil tornará a proibição em prédios residenciais presumida.
-
José Cardoso
Aluguel por temporada no Rio já existe há muito tempo. E essa modalidade já estava regulamentada na lei do inquilinato antes até de haver internet. Eu por exemplo, há uns 20 anos atrás, anunciava meu ap no jornal.
-
Geraldo R Rocha
Está muito claro que isso é um lobby hoteleiro para resguardar fatia do mercado. Quando a rede hoteleira, na pessoa do Sr Alfredo Lopes diz: Não queremos proibir, queremos apenas alguma regulamentação isso é de uma mentira tamanha. Aí faz um discurso que no Brasil mercado precisa ser livre, ampla concorrência, mas adora usar a máquina burocrática do estado para coibir novas práticas de mercado.
-
HELOISA GOMES
É isso mesmo. Cada um defendendo o seu.
-
-
marcos fernando dauner
querer transformar um prédio residencial em motel é sacanagem . onde fica a segurança ?
-
marcos fernando dauner
Geraldo- onde v. leu que os prédios tem portaria e porteiro ? é apenas porta com tag e não há ninguém controlando quem entra e sai .
-
Geraldo R Rocha
Simples, basta adotar protocolos de segurança na portaria, entra apenas quem está no cadastro. Tente entrar em um condomínio aqui na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro pra ver, só mediante cadastro.
-
-
marcos fernando dauner
no prédio onde tenho apartamento em Piçarras Beach, os proprietários/moradores fixos e os proprietários/moradores de final de semana não querem saber desse absurdo e não permitem isso. Está claro na convenção do condomínio que isso é proibido .
-
marcos fernando dauner
exato- nossos apartamentos são residência unifamiliar. não são motel .
-
Geraldo R Rocha
Se está na convenção a proibição, tudo certo, não se pode fazer aluguel de temporada, como já deixou claro o STJ. Mas precisa está expressa a proibição, caso contrário, não há nenhum impedimento para a prática do aluguel de temporada. O próprio condomínio pode legislar sobre isso, não precisa de uma lei burocrática para isdo.
-
-
marcos fernando dauner
ai assaltantes alugam um apartamento num prédio de luxo por uma noite , limpam a vizinhança durante a madrugada e saem tranquilamente ás cinco da manhã . Maravilha .
-
Geraldo R Rocha
Por isso a importância dos protocolos de segurança na portaria, ficha do inquilino com antecedência, inquilinos com cadastros na plataforma. O pequenos problemas pontuais que aconteceram no Rio de Janeiro, foram em prédios sem uma portaria que aborda quem entra e quem sai. Eu mesmo vendo cortinas, sempre que vou em um condomínio em Copacabana, a maioria dos porteiros deixa subir sem nem pegar informações, documento etc
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.