-
Murilo Belezia
Agora a colunista tem um pitbull nos Comentários que morde quem dela se aproximar. Ela se julga conhecedora de muitos assntos complexos, mas seus artiguetes têm a profundidade de uma piscininha infantil...seca. Pura perda de tempo.
-
Murilo Belezia
Agora a colunista tem um pitbull nos Comentários que morde quem dela se aproximar. Ela se julga conhecedora de muitos assntos complexos, mas seus artiguetes têm a profundidade de uma piscininha infantil...seca. Pura perda de tempo.
-
Marcelo pires
Colunista da extrema direita com a finalidade de conseguir muitos comentários, Na verdade nenhum de seus argumentos se sustenta baseado no que estava no celular do Mauro Cid, nos depoimentos dos comandantes das forças armadas, na própria oitiva do bozo onde confessa seus próprios crimes, STF nos livrou de uma seita, os que seguem são lunáticos com patrocínios de empresários do esgoto, com objetivos espúrios e escusos
-
PAULO ROBERTO HASSE
Até que enfim algum jornalista para pelo menos falar sobre o óbvio, que são os excessos do STF. Imagino que muitos desses processos serão anulados, em futuro breve .
-
José Cardoso
O STF cumpriu o desejo do Romero Jucá. Estancou a sangria da lava-jato. Sem pressão das ruas a tranquilidade voltou à classe política. Nem precisam mais de Oderbrecht ou Petrobras, pois dispõe de emendas impositivas abundantes. (E o executivo cria um programa assistencial de compra de votos atrás de outro, fabricando dinheiro). Vivemos o que Marx observava em sua Crítica ao Programa de Gotha: "Em seu sentido gramatical, um Estado livre é aquele Estado que é livre em relação a seus cidadãos..."
-
Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira
Não confio no Supremo Tribunal Federal desde que ele decidiu que" só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado"
-
Evando de Abreu
Charles Brown, de quais? INSS? mensalão, petrolão, em plena crise do RS ainda tentou o arrozão ou os 84 milhões que ele tirou das estatais e deu para Janja brincar de Janjapaloosa?
-
Evando de Abreu
Fábio, fake e com relação às joias o que dizer dos onze containers que Lula levou e a Odebrecht pagou o frete e armazenagem. Com relação a cartões corporativos agora estão sob sigilo de 100 anos. Atente-se aos fatos amigo.
-
bagdassar minassian
... e quais as alternativas visto o 'estado no qual estão os demais poderes' ou as tais forças ocultas? Sem a celeridade do STF não se daria conta da gravidade dos acontecidos. Hoje, com força, ainda clamorosamente golpista, da oposição, demonstra bem às necessárias ações da Suprema Corte. Quais os obstáculos e as competências para limita-las?
-
Marcelo Almeida
Interessante que artigos como esse tem aparecido com frequência nos principais sites e jornais do país. Mas somente após a condenação e prisão de Bozo. Infelizmente agora não adianta mais reclamar, é caminho sem volta, principalmente após a inundação de ministros amigos de Lula, pior ainda se conseguir se reeleger. Bozo tinha que ser julgado na primeira instância, para que uma condenação no futuro tivesse o peso de um julgamento longo e complexo. Preferiram correr o risco de assar a pizza...
-
Sergio Vieira Junior
Desde 2019?!?! É mesmo?? E quando o Gilmar Mendes proibiu a posse do Lula como Ministro da Casa Civil a partir de um grampo ilegal? Nem uma palavra?
-
André Silveira
É Lygia na Folha e Fernando Chulé no Estadão falando sempre as mesmas asneiras de golpismo pretensamente light. Não há justificativa para defender golpistas e traidores da Pátria. Por sorte, há juízes em Berlim, o que anda faltando é juízo na imprensa mesmo.
-
sergio tamer
A verdade dói porque os fatos arrolados depõem contra o nosso sistema de Justiça. O texto é irretocável...
-
Marcos Barbosa
Como sempre digo aqui, já faz tempo, a colunista será candidata a um cargo político e apoiando um bolsonarista, agora espero a Lygia ir na conta do X me ofender, como já fez.
-
Enio Bezerra Soares
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
FERNANDO JUNIOR
Gente, que texto horrível este! Não estou nem discutindo o tema.
-
Pedro Cardoso da Costa
Outra coisa incompreensível é a exigência de dois votos para permitir ser apresentado o recurso de embargos infringentes. Vejam o que diz literalmente o artigo do CPP: "Quando não for unânime a decisão de segunda instância, desfavorável ao réu, admitem-se embargos infringentes e de nulidade, que poderão ser opostos dentro de 10 (dez) dias, a contar da publicação de acórdão, na forma do art. 613. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto de divergência."
-
Adington Melo
Péssima impressão dessa Sra sobre a realidade e o tanto de provas cabíveis e incontestáveis, a quem realmente interessa a defesa indefensável desse bando de pseudo políticos que se arvoraram em cometer tantos absurdos e quase golpe de estado seria perpetrado nos conduzindo para um passado negro de nossa história! Será que essa Sra torcia para o STF não proteger a democracia? Sera ?
-
TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA
Caríssimos, não "toquem tambor para maluco dançar".
-
Paulo Araujo
A articulista deve ter cheirado alguma coisa. Concordo apenas em um item: o desmonte da lava jato para possibilitar a candidatura de Lula, em 22.
-
SERGIO saraceni
Vergonha esse artigo. Francamente.
-
BRUNO JOSE FORTES
Respeito a opinião da articulista, mas os argumentos apresentados são rasos como um pires.
-
FERNANDO JUNIOR
O pires ainda é mais profundo.
-
-
Antonio Hirschle
Texto exemplar , conciso , coerente,com narrativa clara , um verdadeiro alerta que a sociedade precisa se preocupar e se posicionar. Reflexão: Onde se encontra a OAB e suas preocupações constitucionais .... ???!!!!
-
Roberto Cardoso Junior
Excessos do STF no inquérito das fake news (modus operandi da extrema-direita) e na tentativa de golpe bolsonarista é, como diz o ditado, pimenta nos olhos dos outros: refresco. A Folha vai de mal a pior com estes articulistas mestres em Jornalismo e doutores em Comunicação e Semiótica. Enquanto isso, Jamil Chade é demitido... tsk, tsk, tsk.
-
Rodrigo Flexa
Uma coluna a favor do golpe de estado e do ho locausto pa lestino, vergonha total.
-
Gisele Araujo
Vergonha deveria ter esse comentarista, totalmente fora de foco. Parece que nem leu a matéria.
-
-
Giovanni Giocondo
Dinheiro rasgado pra ler tanta abobrinha!
-
francisco humberto cunha
A esquerda vendo agora que dentro de anos a jurisprudência do Vale Tudo no STF se voltará contra eles que apoiaram essa aberração do Estado de Direito usada para tentar destroçar a Direita, estão querendo que o psicopata & cia voltem pra dentro da sua casinha, mas isto só acontecerá na marra.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Essas escolhas poderão mitigar por um tempo razoável o assalto à democracia e ao estado de direito que a extrema direita faria se fizesse essas nomeações. Basta olhar para a Hungria e até mesmo os EUA, que correm um risco histórico de se tornar uma ditadura e com um déspota nada esclarecido no poder.
-
-
Fernando José Salvador
Texto perfeito..... Excelente Lygia!
-
Orasil coelho pina
Lygia, lá na Venezuela a justiça deve ter ficado obedecendo estas picuinhas que você se refere, enquanto o Maduro se refestelava tomando o poder por completo. Todo ditador é igual. Talvez sua tese ficasse mais aceitável, se estivesse a propor o fim das nomeações políticas para STF e demais órgãos da justiça e controle de contas! OrasilIvinhema!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Ué, acha que a constituição ao atribuir a indicação dos ministros ao presidente da república e ao referendo do Senado estava excluindo a política disso? Eu teria ainda muitas preocupações se a escolha tivesse que se fixar exclusivamente em membros do judiciário, dado os pendores de muitos dos seus membros, o que, inclusive não despolitizaria as escolhas e poderia até politizar ainda mais o judiciário.
-
Eric Dias
Fim de nomeações políticas? Perfeito, muito bom.
-
-
Nerisvaldo José Santos
STF perfeito. Texto irrelevante.
-
Ladislau Leite
O texto desta colunista está sem pé, nem cabeça.
-
Ana Maria Costa
Você precisa de um curso de interpretação de texto.
-
-
Armando Simoes
O que chama de excesso está tudo previsto na legislação e no regimento interno do STF. A novidade é termos figuras historicamente ligadas ao golpismo no Brasil sendo julgadas e condenadas. Alguns ainda conseguirão benécias. Excessos houve na lava-jato, para sermos contidos aqui. Todo o resto, como dizia um dos condenados, é mi-mi-mi.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Ives Gandra jurista reconhecido? Só se for pela Jovem Pan!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
O Éric não se indignou quando FHC indicou o seu AGU, Gilmar Mendes, que passou a atuar descaradamente em favor do governo no STF, e nem o seu ministro da justiça, Nelson Jobim, outro que só julgava a favor do governo. As indicações do Bozo são muito mais vexatórias, incluindo um desembargador obscuro de discutível saber jurídico escolhido a dedo. Mas o Éric achou tudo normal.
-
josé SOARES
O comentarista não cita concretamente nenhum dos excessos que alega estarem sendo praticados pelo STF. Fala de opiniões de juristas, mas só cita o Ives Gandra, mentor jurídico da Escola Superior de Guerra e notório parecerista em favor de intervenções de militares na política, ou seja, de golpes.
-
Eric Dias
Armando, é fato que o STF vem extrapolando suas prerrogativas há tempos, essa é uma crítica que parte de juristas reconhecidos com Ives Gandra. Sobre a lava-jato, o STF teve todas as oportunidades durante o processo para corrigir os supostos excessos, pq não fez? Te respondo, medo da repercussão popular. A composição atual do STF é uma vergonha pq faz política e não Direito. P.S.: com sua licença, somente a quem couber, bolsonarista é você e golpe é Lula presidente.
-
-
Gilberto Rosa
Usando a nova espressão, a Lygia é isca de raiva da Folha.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
O único poder que não vem extrapolando as suas atribuições é o executivo, e isso após a posse do Lula porque antes nem é preciso falar. O Congresso apropriou-se do orçamento, o que é flagrantemente inconstitucional, afronta a constituição e a ordem democrática ao manter em seus cargos condenados foragidos e um deles preso no exterior, além de um traidor da pátria refugiado nos EUA. Malversa recursos públicos por meio das famigeradas emendas e tenta se blindar dessas falcatruas aprovando uma PEC.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Também não se indignava quando Gilmar Mendes, um juíz que iria julgar os casos, chamava o PT de quadrilha, excluindo todos os demais participes, e quando o STF rasgou a constituição ao aceitar a tese da prisão antes do trânsito em julgado para impedir Lula de concorrer à eleição. Mas quando se trata de punir golpistas a conversa muda.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Mas a bozoloide se choca mesmo é com o tratamento dado a golpistas. Ela só volta no tempo para lembrar do inquérito das fake news, fazendo questão de esquecer que não se indignou nenhum pouco quando o mesmo STF chancelou o tribunal de exceção que foi a lava jato e deu aval para a exclusão do Lula da eleição presidencial que nos teria evitado o trauma do Bozo e do genocidio.
-
-
Monique Rodrigues
Gente, esse texto ta meio sem pé nem cabeça! Parece todo feito por IA, horrível, leva o nada alugar nenhum. E eu tava com expectativa ao lê-lo.
-
Fernando José Salvador
E por falar em IA, o nada vai alugar o que mesmo??
-
-
Francisco Jose Longo
Segunda-feira é dose. Aguentar Pondé e Lygia no mesmo dai é um grande sacrifício.
-
Carlos Celestino
Nossa...como se pode reunir tanta superficialidade tendenciosa num texto só...julgar o judiciiário com tanta parcialidade pode, né?
-
Ney Fernando
Se tivesse conhecimento jurídico suficiente para criticar tribunais, a coluna ficaria mais convincente ou bem diferente dessa.
-
Ary Dantas oliveira Junior
..reuniões a portas fechadas com executivo, juiz que e' acusado investigando e julgando, decisões monocraticas há tempos sendo realizadas, juiz do STF em palanque de universidade fazendo discurso político, e a escriba que esta exagerando ????
-
Ary Dantas oliveira Junior
Gilmar, diz aí quando foi que o Toffoli decidiu sozinho pela anulacao de todas as provas contra a Oderbrecht. ?? Comente tambem sobre quem e" responsável pela defesa dos sindicatos envolvidos no esquemao do INSS...
-
Gilmar Maghenzani
Ary coloca aí quando isso ocorreu pq decisões monocráticas já não tem a dois anos, cara sai do zap e cem para grande mídia que vc passa de ano
-
Ney Fernando
Sim, foi isso mesmo.
-
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Lygia Maria, agora Inês é morta e te resta apenas visitar seu mito Bolsonaro pedindo, antes, autorização a Alexandre de Moraes do STF. Por óbvio que você sabe disso, ainda assim escreveu mais um artigo para incitar ódio, obter cliques e bater a meta, razão pela qual foi contratada pelo sr Frias.
-
Sueli das Graças V G Souza
Este Evandro deve ser robô ou contratado pela familicida, pra falar tantas besteiras!
-
Gilmar Maghenzani
Não é robô eu fiz o teste fiquei argumentando em todas as falas dele para ver e por último refugou, falou assim fica com a última palavra vai ou seja se fosse um não diria isso
-
Ney Fernando
Deve ser o Evando. Ele fica ainda retrucando os comentários sobre seus comentários dele, como se os autores das réplicas fossem (não são) avisados de que houve tréplica.
-
-
Renato Scherer
Nada contra debater os eventuais abusos do STF, é necessário! Mas talvez fosse recomendável, ao abordar esse tema, deixar claro o contexto: total omissão da PGR entre 2019 e 2022 e Legislativo cooptado (orçamento na mão desde que não atrapalhe). Prudente tbm evitar chavões e lugares comum que só repetem as ilações dessa extrema direita. Curiosos que os séculos de abuso do judiciário contra vulneráveis parece não ter valido colunas igualmente alarmantes nesse espaço.
-
Gilmar Maghenzani
vc tem razão quanto ao PGR mas eventual abuso do STF nunca existiu pra mim, agora se alguém tem que me digam
-
-
alexandre borja
A comentarista com sua "sólida formação jurídica e notório saber jurídico", sente-se a vontade em emitir achismo sobre a atuação da Suprema Corte. O pior de tudo é a Folha publicar , o redator não verifica mais o que é publicado, ou tbm partiu para a politica do engajamento?
-
Eric Dias
Alexandre Borja, sólida formação e notável saber jurídico você não encontra nem no STF.
-
Ary Dantas oliveira Junior
Quando se ve o poder judiciário (stf) em reuniões ' a portas fechadas com o executivo, perde se todas a credibilidade nesse stf. A escriba esta tão e somente relatando fatos.
-
Ary Dantas oliveira Junior
Quando se ve o poder judiciário (stf) em reuniões ' a portas fechadas com o executivo, perde se todas a credibilidade nesse stf. A escriba esta tão e somente relatando fatos.
-
-
Paulo R Justo
Curta, especifica e objetiva. Brilhante! Esse estado letárgico das instituições como a OAB nacional, por exemplo, terá consequências no futuro. A vaja jato é uma prova de que os regimes ditatoriais judiciais sempre acabam mal.
-
Paulo Mediano Dias
Permita-me discordar
-
Rodolfo Rapchan Secchiero
A maior prova da ampla liberdade de expressão nesse país é a publicação de uma baboseira como essa num dos maiores jornais do país
-
Gilmar Maghenzani
pois é e a reclamação é de que não se pode falar nada, diga-se lacração
-
-
FABIO FIORAVANTI
Vc acha que foi muito. Eu acho pouco. O STF ainda nos deve um julgamento dos assassinatos na pandemia, julgamento do caso das joias da ditadura árabe sanguinária que persegue cristãos e cujo funcionário da Receita que as liberou, foi condenado e afastado de suas funções ainda hoje pela CGU, tá na Folha a reportagem. O STF também nos deve um julgamento do caso do cartão corporativo usado para pagar motociatas e contas pessoais da familia presidencial, conforme delação do Brilhante C. Cid.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
E das rachadinhas, Val do Açaí, multa de 10 mil anulada pelo Ibama depois que assumiu, todo o comportamento na pandemia
-
-
Hamilton Octavio de Souza
A cultura autoritária no Brasil persiste apesar dos momentos em que a sociedade tende a seguir o caminho democrático. A luta contra a Ditadura (1964-1985) e a Constituição de 1988 foram passos positivos. Mas, apesar da existência do calendário eleitoral, as torcidas disputam a primazia da violência do Estado, tanto à esquerda como à direita. O STF de Moraes fortalece arbitraridades com aplausos dos grupos de linchamento. Os direitos fundamentais não são negociáveis na perspectiva da democracia.
-
Sergio Makrakis
A comentarista tem razão nas suas palavras, desde que vivêssemos na terra de Alice. Não sou um especialista nos trâmites jurídicos, mas imagino que esses vícios devem se alastrar por todo o judiciário brasileiro. A prioridade das prioridades seria estancar o frequente golpismo histórico desse país. Resta agora a comentarista defender esses julgamentos em prol da sustentabilidade da nossa democracia!
-
Gilmar Maghenzani
xiiiiiii Serjão vc pede demais para ela
-
-
FABIO FIORAVANTI
Vc também pode ser a próxima ministra do STF. Sorteio na sede da Folha com transmissão ao vivo pelo Tik Tok.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.