Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Solicito que a nobre doutora liste os erros e abusos cometidos pelo STF no julgamento dos golpistas. Porque dizer que houve e não apontar os indícios, é má fé.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Nossa: enche um caminhão! A começar khram na Constituição...

  2. Gilberto Rosa

    Parabéns Moraes pela hombridade e coragem de defender o Brasil, não só dos golpistas que chegaram ao poder, com apoio de nossa elite do atraso, mas também de defender o Brasil do velho e decadente império americano, em ambos os casos trazendo sérios problemas a você Moraes, com ataques internos, como da coluna, e externos, que corajosamente enfrenta pelo bem da coletividade. Venceremos Trumps, Musks, Visas e jagunços de terceira.

    Responda
  3. José Anselmo

    O sonho dela é ser acessora de imprensa em uma futura ditadura comandada pelo PCC da Farinha Lima

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    Essa mulher representa o passado, o Brasil velho. Com a ajuda e coragem de Moraes prendeu-se militares e o genocida, já a calunista é continuamente massacrada pelos comentários, o brasileiro não quer mais este esgoto.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Paulo, mostre um argumento do artigo que não seja a velha mentira criada pelo Bolsonaro sobre o processo que o levou à prisão. Se você achar um conjunto de exemplos bem fundamentado, a gente debate a coluna. Vai procurando aí.

    2. Gilberto Rosa

      Coragem, responda Paulo, ainda apoias o genocídio em Gaza, como Lygia? Os argumentos vais ter nos diversos comentários na coluna, basta ler.

    3. Paulo César de Oliveira

      Apresente argumentos, Gilberto. O que eh que Gaza tem a ver com as arbitrariedades do STF?

    4. Gilberto Rosa

      Paulo, você ainda apoia o genocídio em Gaza e eliminação de vinte mil crianças, mil bebes? Você e Lygia, tudo a ver, pessoas doentes.

    5. Paulo César de Oliveira

      Como de hábito, eh muito criticada. Mas a coisa mais rara eh alguém apresentar algum argumento. Para se contrapor a alguém você precisa dizer onde a pessoa errou e qual eh o certo ou, então, apontar alguma inconsistência lógica em seu raciocínio. Aqueles que criticam a colunista raramente conseguem fazer isso, seja por preguiça ou por limitações cognitivas(estupidez).

  5. Oscar Vigna

    “ o Supremo Tribunal Federal avançou limites processuais” afirma a colunista. Seria imprescindível que ela justificasse com exemplos. Sem isso, torna-se o artigo mera retórica de quem se empenha em criticar instituições.

    Responda
  6. MATILVANI MOREIRA

    Dedo na ferida!

    Responda
  7. anna lutaif

    Texto raso, mal escrito e extremamente tendencioso. No penúltimo parágrafo ela enunera vários atos sem nenhum aprofundamento, discussão ou análise! Folha de São Paulo ladeira abaixo!

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    Os poderes ditatoriais de que desfruta Moraes "temporariamente" para sempre, são absurdos.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Exatamente. O STF normalizou a exceção inconstitucional e se transformou numa espécie de Comitê de Salvação Nacional, acima da lei. Ainda não temos a guilhotina mas já existem centenas de presos políticos com penas de catorze a vinte e sete anos.

  9. Mario Ramiro

    A saudosista da Lava Jato ocupa o mesmíssimo espaço de outra lavajatista que saiu do jornal para disputar uma eleição e nunca mais ouvimos falar dela. Estamos aguardando a sua candidatura.

    Responda
  10. Paulo Inácio

    Graças a esse supremo "hipertrofiado" não tem cercadinho proibindo jornalistas de aproximarem, vocês não são mais maltratados em entrevistas. aprofunde sobre a lavajato, você acharia justo um julgamento em que o juiz combina com o promotor quem deve ser escolhido para testemunhar? lendo você entendo como golpes como o de 64 foram possíveis.

    Responda
  11. José Emanuel Santos

    A cada semana, a Lygia se supera. Nos comentários, nota-se que muitas pessoas consideram um absurdo que ela continue escrevendo seus artigos semanalmente. Talvez a razão de sua manutenção no jornal seja exatamente esta. A enorme quantidade de comentários e, consequentemente, isto mostra que ela atrai, gostando ou não do que ela escreve, muitos leitores. Algo parecido com o tal algoritmo. Sei que pareço incoerente porque, ao tecer este comentário, também contribuo mas precisava fazê-lo.

    Responda
  12. José Antônio Spadao Marcatto

    Catarina golpista.

    Responda
  13. Raymundo Itareru

    Catarina golpista está enfurecida, fica assim não não moça, pode continuar escrevendo suas fake news você não está no inquérito das milícias digitais, ainda! defensora de bandi dos da extrema direita

    Responda
  14. Raymundo Itareru

    Catarina golpista está enfurecida, fica assim não não moça, pode continuar escrevendo suas fake news você não está no inquérito das milícias digitais, ainda! defensora de bandidos da extrema direita

    Responda
  15. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    O conceito de exceção precisa ser regulamentado. Porque a exceção é imprevisível e por definição, foge à regra. E acaba por impor soluções excepcionais legitimadas por maioria no plenário do STF. Um exemplo inconteste foi a pandemia, quando um confronto entre a ciência e a ideologia acabou por expor toda uma nação a uma irracionalidade brutal que sacrificou 700 mil vidas. Foi necessário resistir. O mesmo aconteceu com o 8 de janeiro. Se alguém pode errar por último, que seja o STF.

    Responda
    1. mario de jesus sumioni

      De acordo com estudos globais a pandemia vitimou direta e indiretamente por falta de locais para tratamento e medicamentos adequados, entre 18 a 35 milhões de pessoas!

  16. Felipe Araújo Braga

    É uma vergonha que a Folha dê espaço para uma pessoa de extrema direita, como a Lygia: ela já defendeu aqui que Israel está apenas se defendendo quando mata centenas de milhares de civis, que mulheres trans são homens, que pretos e pardos pobres não precisam de cotas pois deveriam se contentar com o ensino técnico e não ir para a universidade e agora está defendendo o Bolsonarismo contra segundo ela os abusos do STF. Mais fascista que essa mulher, impossível!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Depõe contra mim como? Tudo o que eu disse aqui está documentado.

    2. Paulo César de Oliveira

      Felipe, pelo menos seja fiel aos fatos. Esse tipo de fala depoe contra você.

  17. Amarildo Caetano

    Quando é para punir a esquerda não é excesso ,agora que pune a destra direita a qual planejou matar autoridades é abuso .Cegos de um olho .

    Responda
  18. Pablo Oliveira

    Sou advogado militante! Texto brilhante, parabéns por expor os excessos da nossa Suprema Corte!

    Responda
  19. Marcos Benassi

    [Xiiiiii, dia desses Alexandre de Moraes soltou um texto informando-nos que a magnífica sençurofrenia folhotrônica seria "atualizada" para fazer seu trabalho com um pouco de Burrrice Artificial. De fato, percebe-se: piorou.]

    Responda
  20. Marcos Benassi

    [Sençura , cê tá pior do que o seu Sossoco, que Embaló na Guiné e foi deposto] o golpismo que justificava "excrescências" jurídicas já não está mais presente. Sei não, mas um desconfiado como eu, acaba por achar que lá vem campanha para anistiar golpista velhinho. Ô, 'tadinhos! Guilhotina de vez e cessa o sofrer!

    Responda
  21. Elias Dimas da Silva

    Leia o Código de Processo Penal antes de escrever um artigo ridículo com este.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Tem que expor no mural, no metrô, nos prédios, pra ler até em braile...

  22. ALDO DE ALCANTARA MACHADO

    Jornalista que não tem formação em direito, criticar as acoes dos ministros do supremo,os quais tem muito conhecimento de causa. Esse papo serve pra um botequim.. Deveria escrever mais sobre semiótica, que deve ter conhecimento. E deixar juristas escreverem sobre essas questões.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Exatamente . O legítimo papo de botequim, pitaco, vozes da minha kb ça . Essa foi a contribuição deste artigo

  23. Valdir Teixeira da Silva

    O STF abusa ao não permitir que as Bigtechs manipule, de forma criminosa, a população brasileira; abusa ao prender notórios golpistas e fazer cumprir os preceitos constitucionais. Na cabecinha da colunista, o STF deveria se acovardar frente à vontade dos poderosos que não querem cumprir a lei. Liberdade de expressão para a colunista é lei aplicada só para os 3 Ps. É impressionante alguém escrever um artigo desses sem ter vergonha!!!

    Responda
    1. GLAUCO NASCIMENTO

      Perdoe-me, meu caro! Mas, pessoas com essa mesma postura, cerca de 90 anos atrás, permitiram que perseguição sistemática de um grupo e a imposição de uma "nação forte" que "valorizasse as questões democráticas" na Alemanha!

  24. Thiago Pacheco Carneiro

    Concordo em parte com a autora. Embora o processo das fake news esteja fora do desenho histórico das democracias contemporâneas, ele tem um objetivo claramente democrático. O melhor é que ele seja encerrado o mais rapidamente possível uma vez que se identifique que a ameaça institucional foi eliminada, pois como ferramenta excepcional que foi carece de controle. No entanto, não há como solucionar a causa última do mesmo apenas com o fim da infame famiglia. É preciso restaurar o legislativo.

    Responda
    1. GLAUCO NASCIMENTO

      O problema, meu caro, é que depois que se abre a "caixa de Pandora" é difícil colocar os "demônios" dentro da caixa de novo! Trocando em miúdos: quando se abriu o precedente para perseguir o "famíglia", deu-se muito poder a um agente público. E como disse Lord Acton: o poder corrompe; o poder absoluto, corrompe absolutamente!

    2. Thiago Pacheco Carneiro

      Não fosse o apoio irrestrito da elite do atraso brasileira a um notório criminoso em vendetta que arrasou o país, talvez não tivéssemos chegado ao atual ponto de deterioração das instituições governamentais. O inquérito das fake news é um sintoma, apenas. Para restaurar a democracia minimamente funcional que tivemos por um par de décadas, só um milagre. E muito voto consciente.

    3. Thiago Pacheco Carneiro

      Não é possível analisar a situação de excepcionalidade que criou o inquérito das fake news sem olhar para os atores que foram essenciais para a instauração do golpismo: a famiglia bolsonarista, aparentemente neutralizada por enquanto, e seus aliados políticos diretos - que continuam mandando no legislativo. Isso vem desde a época em que outra situação sui generis foi tratada com muito menos crítica por parte de alguns que hoje reclamam: o impeachment sem crime de uma presidenta.

  25. Anete Araujo Guedes

    Nem para os seus, há jus ti fica tivas

    Responda
  26. José Bueno

    Que estupidez achar que pode tirar da nossa memória os horrores da ditadura que os golpistas do Bolsonaro estavam prometendo descaradamente reimplantar. Em tempo o STF está nos livrando do mal maior.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Exato . Ao elogiar Us thra e fazer defesa da tortura em pleno congresso nacional …. O indivíduo deveria estar respondendo a um inquérito no STF . Quem da imprensa se manifestou ou exigiu essa ação do STF ??

    2. GLAUCO NASCIMENTO

      Impressionante como a falta de conhecimento histórico faz com que as pessoas repitam as mesmas coisas, mas com o sinal trocado! O que o senhor usa como argumento foi a mesma coisa que os militares em 1964 falaram. Para eles, implantar um regime militar seria melhor que uma di.ta.du.ra comunista. Temos que tomar cuidado para não nos tornarmos o monstro que perseguimos.

  27. Gilmar Maghenzani

    Mais uma colunista tendenciosa da folha fazendo com que o povo seja contra o STF

    Responda
  28. Rubens Vinicius Rocha

    Lygia, grande parte deste “ativismo” judicial foi ocasionado pela indicação do sr. Augusto Aras à PGR. Os mecanismos de defesa da sociedade e das instituições foram ignorados pelo ocupante do cargo, que se dedicou exclusivamente a brindar o presidente , evitando seu impeachment. Isto, custou muito caro ao Brasil, haja visto a mortandade de quase 700 mil pessoas, por falta de vacinas.

    Responda
  29. João Luís Pescantini

    Por que transgressores não gostam do Judiciário.

    Responda
  30. Marcus Bauer

    Boa noite. Se não fosse o STF estaríamos numa ditadura agora. Há alguns excessos? Acredito que sim, mas isto é o de menos quando o Congresso deixa de cumprir o seu papel.

    Responda
  31. Felipe Quirino

    Então, mais um jornalista está admitindo os abusos do STF? Que curioso: demorou, mas a ficha cai. No fim, a história vai registrar o surrealismo disso tudo — um país punido por um “golpe” que nunca aconteceu, enquanto os verdadeiros abusos eram aplaudidos.

    Responda
    1. José Bueno

      Essa conversa não vai tirar da nossa memória os horrores da ditadura que os golpistas e Bolsonaro estavam prometendo descaradamente reimplantar. É uma norma moral você se preocupar com o mal maior.

    2. Gilmar Maghenzani

      Como assim quem comete o abuso é que teria de admitir não um terceiro, a jornalista não tem 1 porcento só conhecimento dos ministros

  32. Adriana Flores

    Além dos abusos citados por Lygia como não acrescentar que ainda é a Corte mais cara do mundo, onde foram normalizados julgar casos de parentes e convescotes com empresários com casos na corte e por aí vai. STF em total decadência moral.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc comparou a Lygia com os ministros?, sim pq ela não entende o suficiente para criticar, e que faz isso é golopista

  33. orlando gomes de freitas

    O STF foi além se seu papel em razão da falta de providências de outros poderes, que se omitiram na defesa da Democracia.Esse "alem" exercido no âmbito da Lei, sem nunca ultrapassar os limites Constitucionais. Não fosse essa atuação estaríamos na lamentação contra uma nova ditadura!

    Responda
  34. Manoel Raimundo Alves

    Abusos são esses comentários abusados, fascistoide, disfarçado em crítica jornalística. Esse mesmo, não passa de um pafleto raso, de ideologia de extrema direita.

    Responda
  35. Iraia Galindo

    Há de ser por dindim essa sua constância em atacar, sistematicamente, o Supremo . A moralidade e a verdade agradeceriam se você tivesse o mesmo afã em mostrar os absurdos cometidos pelo Congresso por Bolsonaro, aquele a quem você tanto admira.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Sim garantiu o salário

    2. Ednéia Fernandes

      Excelente comentário!

    3. Ednéia Fernandes

      Perfeito!

  36. Alcides alcantara

    Lygia, pela maioria dos comentários despejados aqui, mais por ignorância e partidarismo, vê-se que estamos bem longe de superar esse momento nada edificante.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc tbm pelo seu comentário está longe de ser inteligente

  37. Alcides alcantara

    Esse deplorável momento do tribunal deve-se a apatia e irresponsabilidade do Senado: fosse atuante, se desse ao respeito, os ministros não teriam avançado tanto. Fazem o que querem, até campanha para indicados ao tribunal, uma falta de decoro, compostura, sem precedentes. Não há quem os detenha.

    Responda
    1. Thiago Pacheco Carneiro

      Gilmar, acredito que o comentário inicial se referia à inércia do Senado (e da Câmara também) perante o golpismo bolsonarista, bem como à corrente atuação do presidente do Senado para determinar o próximo ministro do STF.

    2. Alcides alcantara

      Fora do regulamento? Vai estudar e depois volta aqui.

    3. Gilmar Maghenzani

      Isso é pensamento de golpista pq para o senado agir tem de haver um crime ou um erro muito grande, ou o ministro sair fora do regulamento

  38. ANIBAL CARRION

    Lygia o seu líder é o pior cri-mi-noso do Brasil e foi condenado, nas urnas, pela justiça divina e pela justiça dos homens e não teve conchavos com o MP e juiz. Não adianta fakear. Gratidão Lula. A democracia é viva. Ano que vem é treze de ponta a ponta.

    Responda
  39. Renato Letizia Garcia

    Mas a colunista sempre arranja justificativa (e muitas) para os abusos do clã Bolsonaro, as artimanhas de políticos que se omitem diante dos inúmeros crimes da fah m li li cia e seu apoiadores …

    Responda
  40. Laudgilson Fernandes

    Lívia quer likes ou deslikes para se manter em evidência. Que coisa mais sem graça. Escrever rebuscando palavras para simplesmente defender o indefensável. Extrema direita é um câncer.

    Responda
  41. Giulliano Roman

    Esperando o dia em que a senhora colunista irá escrever a respeito dos abusos cometidos pelo Legislativo. Até o presente momento, só se vê a digníssima apontar o dedo para Executivo e Judiciário.

    Responda
  42. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Que tal agora a jornalista escrever um texto sobre excessos de autoridades públicas nas periferias do nosso país. Creio que não faltará material.

    Responda
  43. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    A sistemática "liberação" dos economica e/ou politicamente PODEROSOS pelo STF é eterno fundamento de sua desmoralização. Lá fora a desolada estátua da Justiça Cega. Lá dentro, olhos esbugalhados para as vantagens do poder, seja qual for. Por exemplo, no momento, já começou a contar o tempo da liberação total e radiante do tal Daniel Vorcaro, o golpista bilionário. Algo totalmente previsível?

    Responda
  44. Robson Oliveira oliveira

    Nao ha justificativa o fato desta redatora de notinhas da jovem pan vir falar sobre o stf quando os congressista da direita e da republica de santa catarina vem chantagear o povo Brasileiro, com corrupcao e cargos do governo. O este jornal ja nao esta servindo nem para levar para o banheiro. inacreditavel.

    Responda
  45. ILSON ALVES RAMOS

    A Lygia de Santa Catarina está construindo um currículo perfeito para assumir cargos importantes na Folha Pagbank. Suas coluna são perfeitas para alimentar o rebanho.

    Responda
  46. Filipo Studzinski Perotto

    Eu não gosto nem de Bolsonaro, nem de corrupto, muito menos de fascistas e milicianos. Também não gosto da colunista em questão. Entretanto, nesse caso, tenho que concordar com ela que a vontade de frear o bolsonarismo não pode autorizar arbítrios da justiça. Por isso lutamos tanto para desmascarar Moro, lembremo-nos sempre disso. Agora, Lygia, diga você ? Também foi direta em condenar abusos na época da lava-jato, ou naquele contexto ficaste quietinha ?

    Responda
  47. orlando gomes de freitas

    O STF cumpriu seu papel a risca!parabéns ao Tribunal!

    Responda
  48. Adalto Fonseca Júnior

    Vou propor uma nova categoria de Concurso de Miss. Miss Extrema-Direita Dogmática. É claro que existe um problema com este concurso. Qual é o problema? Já temos uma vencedora imbatível. Não existem competidoras capazes de fazer frente ao delírio dela. Pensei em Michelle Bolsonaro como uma possível candidata que faria a disputa pelo título acontecer. Faltam, no entanto, os títulos universitários à MIchelle o que torna a colunista realmente imbatível. Ela é a vencedora eterna do certame.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Tenho dúvida. Lembre-se da Catarina Rochamonte, do Ceará.

  49. Adão Vieira de Faria

    Sra Lygia com esta sua semiótica de ET onde vamos parar, estapafúrdia sua colocação, pois se houve excesso e está eleito que houve foi do seu amigo de sempre Bolsonaro

    Responda
  50. Luiz Gustavo Amorim

    Semana vai, semana vem, Lygia subestima a inteligência dos que se dispõem a lê-la. Omite as circunstâncias de determinadas decisões, limita contextos e, mesmo com essa horda de doídos defendendo as maiores loucuras como uma intervenção militar americana, lá vem ela, a santa padroeira da liberdade dos democratas Allan dos Santos et caterva. Se há alguma hipertrofia, suspeito, é a da sua autoestima.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Brilhante, amorim.