Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose neto

    Fachin está sempre atrasado. Demorou reconhecer a incompetência da Lava Jato de Curitiba para julgar Lula. E quando o fez, foi para tentar salvar o pescoço de Moro. O Intercept Brasil tornou evidente aos olhos do judiciário (não aos seus) a parcialidade do juiz. Agora, depois de muito tempo quer manter o STF longe da política. Um pouco tarde. Deveria tê-lo feito na 13ª Vara de Curitiba, no TRF-4 e a si próprio. "Aha, uhu, o Fachin é nosso" mostrou à época o engajamento político do ministro.

    Responda
  2. neli faria

    O Senado é órgão subalterno do Executivo, seja quem for o presidente. Aprova todas as Indicações. Se o Presidente mandar um calouro, os Senadores farão o teatro e pronto, aprovado. O Ministro do STF deveria ter em mente que tem Vitaliciedade, portanto não tem que ser grato a quem o Nomeou, indicar? Nada! Nomeação mesmo. Juiz grato a alguém, por mais correta que seja a decisão, ela é maculada e isso menoscaba o Judiciário.

    Responda
  3. neli faria

    O STF deveria aplicar a Constituição Nacional. De uns tempos para cá os ministros se divorciaram da Constituição e aplicam o princípio: o Brasil existe para sustentar políticos e poderosos. Data vênia!

    Responda
  4. Zelis Pereira Furlan

    Bessias é entregador de bilhetes.

    Responda
  5. Fernando Alves

    Aproveitem as promoções de fim da ano e troquem a assinatura da Folha por um veículo sério. O Estadão, por exemplo, que sempre foi considerado mais à direita, tem um comportamento de imprensa. Já a Folha nem esconde o puxadinho do PL que virou. Só lacração no topo da página.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Quem acha que qualquer jornal é imparcial tem problemas para enxergar a realidade. Dito isso, não interessa o que o jornal era há trinta anos. O que importa é hoje. O Estadão tem o seu viés, mas tem cara de jornal, preocupado com informação, matérias jornalísticas, e um pouco de opinião. Já a Folha virou blog do dono de fintech Frias, que parece um Youtuber que fala o que acha, só dá opinião e se acha dono da verdade.

    2. neli faria

      A Folha é imparcial. Soui assinante há quase trinta e cinco anos.Foi criticada pelo FHC em suas Memórias. Leia, um bom livro! Criticada pelo Gado do bolsonaro, criticada pelo gado do lula. Folha é imparcial.O Estadão? Fui assinante quase vinte anos, ótimo jornal.

  6. Antônio João da da Silva

    "Isca de raiva" é um termo que descreve táticas manipuladoras usadas para estimular o engajamento online. Segundo a Oxford University Press, o uso da expressão triplicou nos últimos 12 meses. Parece-me que, já há algum tempo, a FSP adotou essa tática com seus leitores, mas é preciso avisar para a Folha, que também há conseguências.

    Responda
  7. Luciano Prado

    Alcolumbre está tentando criar uma crise entre Senado e Executivo - barganha - para "lucrar" com indicações... Truque velho, manjado e subalterno. A prerrogativa da indicação ao STF é da Presidência da República. Alcolumbre está forçando uma barra desnecessariamente Os argumentos dele são notavelmente ofensivas e descabidas. Lamentável essa pendência de baixo nível!

    Responda
  8. Joaquim Rosa

    Ele funcionava muito bem como pombo correio da "presidenta".

    Responda
  9. Paulo Mediano Dias

    Se fosse o Rodrigo Pacheco, como o Presidente do Congresso queria, está indesejável proximidade com a política seria maior ainda…

    Responda
  10. Dionisio DeBarros

    Folha joga contra o Brasil. Além de sempre ter protegido os interesses da faria lima, agora se tornou portavoz do centrão, como se isso fosse benéfico para o país. Quer o STF protegendo os interesses da oligarquia da qual o dono do jornal faz parte. O restante do país que se dane.

    Responda
  11. Francisco Jose Longo

    Manchete capciosa como sempre. Quando o Bolsonaro indicou Mendonça (aquele que chamou Bolsonaro de profeta ??!!) e Kássio com K, nenhuma manchete e nem reclamação de Fachin.

    Responda
  12. FABIO FIORAVANTI

    Você pode ser o próximo ministro do STF. Sorteio na sede da Folha, com transmissão ao vivo pelo Tik Tok.

    Responda
  13. FABIO FIORAVANTI

    Eu para o STF. Aí a Folha acalma ?

    Responda
  14. FABIO FIORAVANTI

    Miopia da Folha. Sempre que houver um congresso omisso ou um governo caótico, obrigatoriamente haverá um STF mais atuante. Já li aqui que o poder não aceita vácuo. Então.

    Responda
  15. Eduardo Freitas

    O Brasil precisa do Bessias no $TF do PT, para fortalecer a democracia e a soberania nacional.

    Responda
  16. VITO NETO

    Porque, afinal de contas, a justiça nas mãos dos poderosos não passa de um instrumento de governo, como qualquer outro. Por que chamá-la justiça George Bernanos

    Responda
  17. FABIO FIORAVANTI

    Tá, e se o indicado fosse o Pacheco, a indicação não seria política ? Ah, vá...

    Responda
  18. FABIO FIORAVANTI

    O mimimi da Folha.

    Responda
  19. josé SOARES

    A fo lha , para variar, criando "crises" e cizânias simplesmente para atacar do gover no atual. Beirando a imprensa marrom e panfletária.

    Responda
  20. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Folha está criando "assunto" onde não deveria. Cria polêmica onde não existe e opina o que não devia.

    Responda
  21. Pedro Medeiros

    O garoto de recados do descondenado que está quebrando e da ilustre presidentA que quebrou o país !? Faz-me rir não Folha …

    Responda
  22. Daniel Nunes

    Fachin quer recolocar o Supremo longe da política. Kkkkkkkkkkk.... Faz-me rir! Se quisesse mesmo, teria que expulsar Zanin, Dino, Alexandre, Carminha, Gilmar, Tofolli e ele mesmo, todos apoiadores inveterados do atual governo e do lulismo, além de anular todas as falas e decisões de compadrio e militante que tomaram nesse sentido.

    Responda
    1. JOSE CARLOS BARROSO

      Eles não são apoiadores do Lulismo. Análise errada. Alguns deles votaram para permitir o impeachment da Dilma e a prisão do Lula. Esse raciocínio é muito raso, limitado.

  23. JOSE CARLOS BARROSO

    A Folha de S. Paulo entrou definitivamente no lobby para barrar a indicação de Messias. Nem disfarça. Essa matéria é muito tendenciosa. O indicado do presidente tem todos os requisitos necessários, e de sobra, para o cargo. Indicação política seria a do nome de Alcolumbre. Aí, sim, seria incontestavelmente, política. A Folha tenta inverter esse fato para simplesmente apostar contra o indicado do presidente. Gente, vamos fazer jornalismo. Contribuirão muito mais para o Brasil.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      E, no caso, o articulista esqueceu-se de mencionar que a escuta do Moro no telefonema mencionado foi ilegal.

  24. Antônio João da da Silva

    " Desde que o petista tomou a decisão, a politização em torno do tema só escalou." Não, Folha de São Paulo, a escolha de ministro do stf não cabe a ministros do stf, nem a deputados, nem a senadores, o art 101 da Constituição é claro, a indicação é do Presidente da República, então polarização é termo, da Folha, para emponderar os senadores, em afronta não só à realidade dos fatos como para manipular o leitor.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Se eu fosse o Lula, bateria de frente contra Motta e contra Alcolumbre e seus apoiadores. Os brasileiros tomamos birra dos congressistas, os mais caros do planeta, da locupletação com bilhões de reais do orçamento secreto. Nas pesquisas de opinião a reprovação dos congressistas é unânime pela população. Se Lula bater de frente vai crescer em popularidade e eleger uma bancada muito maior que a atual.

  25. Valter Luiz Peluque

    Mais do mesmo! A pendenga da nomeação do Messias já rendeu até demais. Que cada um faça sua parte nos termos da Constituição e ponto final.

    Responda
  26. Luiz Segantini

    O senado e o congresso fazem uma politica mais suja que pppaaau de galinheiro e agora preocupado com a escolha de um ministro ? ah vao...

    Responda
  27. Joaquim Rosa

    Essa escolha me parece bem problemática. Como de resto seria a do Pachecao e a do outro que apareceu como pretendente. Antes que alguém pergunte quem deveria ser, digo, não cabe a mim escolher ninguém. Este governo como os outros tem instrumento para identificar uma solução honesta para o caso.

    Responda
  28. WILLIANS CESAR TURCO

    O cara que descondenou o Lula vem falar em autocontenção e distância de política ??? O cara que impediu ações policiais nas favelas vem falar de autocontenção ??? Pais da piada pronta e do caradurismo crônico

    Responda
  29. robert nascimento

    O cargo é privativo do Presidente. Ele bem sabe disto. Indicou o Joaquim Barbosa. Deu no que deu. O Congreso, a lá centrão, não quer saber da pauta do povo. Estão preocupados em releição, indicação de cargos. Além do que parece um congresso que lida com uma hrande Fazenda Brasil. Os parlamentares do agronegocio quase domina; seja do segmento do plantio a colheita: seja do beneficiamento a venda do produto. Tudo fechado com lobis graúdos. Da venda de insumos aos mercados financeiros.

    Responda
  30. robert nascimento

    O cargo é privativo do Presidente. Ele bem sabe disto.. Indicou o Joaquim Barbosa. Deubnoque deu. O Congreso, a lá centrão, não quer saber da pauta do povo. Estã preocupados em releição, indicação de cargos. além do que parece um congresso que lida com uma Fazenda. Os parlamentares doagronegocio quase domina, seja no segmento do plantio a colheita, seja no beneficiamento e venda do produto. Tudo fechado com lobis.

    Responda
  31. José Renato Altoé

    Por outro lado, será que a indicação de Pacheco seria parte de um projeto político mais ambicioso do Centrão? Hum.

    Responda
  32. José Renato Altoé

    O comportamento de Alcolumbre quanto a indicação de Messias é apenas mais um episódio de ext0rsão do legislativo com o executivo dos últimos tempos. Precisamos dar uma guinada porque senão o Congresso vai viver eternamente desse toma lá da cá. O senador amapaense criando a dificuldade para vender a solução, ou seja, obtenção de mais cargos e poder.

    Responda
  33. Marcelo Pires Santana

    Pergunta inocente: por que a folha está se juntando ao Alcolumbre nessa campanha contra essa indicação?

    Responda
  34. ROBERTO JOSE BITTENCOURT

    Como diz o vulgo, e a Folha sempre procurando chifre em cabeça de cavalo.

    Responda
  35. Paulo Raimundo

    Tá sempre ruim FSP, sempre do contra, não há o quê fazer, bom mesmo era o antigo...

    Responda
  36. Teri Batelli

    O visível destempero da Folha, com editoriais e matérias de capa estrondosas, e as crises de nervos dos donos do balcão de negócios do congresso mostram só uma coisa: Lula acertou no alvo a indicação. A cada manchete da folha dizendo que Messias é político e a cada crise de Alcolumbre, é um ponto a mais para Lula. Indicação mais que acertada

    Responda
  37. André Silva de Oliveira

    Fora, Messias!

    Responda
    1. Francisco Jose Longo

      Calma, o falso Messias já está preso.

    2. Antonio Carlos Orselli

      O Bolsonaro? Esse Messias está fora da política até dois mil e sessenta e dentro das grades por muito mais tempo ainda pois outros processos o acompanharão ad aeternum.

  38. delane José de souza

    Terá sido esse texto obra de Mãe Dináh, psicografado?

    Responda
  39. mauricio silva

    Lula não pode cometer o mesmo erro com Joaquim Barbosa, tofolli e fux... que eleitos de voltaram contra quem os indicou! Quem quer indicar que se candidate a presidência!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nem se trata de ver o indicado se voltar contra o presidente. O risco de confiar em referências alheias é indicar incompetentes deslumbrados como Joaquim Barbosa e Luiz Fux.

  40. Alberto Melis Bianconi

    Haja especialistas, né Folha, para explicar a reação destemperada, disruptiva mesmo, do presidente do Senado. Joga suspeitas não só sobre Alcolumbre, mas também sobre Rodrigo Pacheco, seu indicado. Por que precisa ser ele? Teria a ver com o banco Master? Não são vocês que são tão preocupados com a criminalidade? Creio que não se trata da specialidade de Tarcísio e Derrite, né mesmo?

    Responda
  41. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Quer dizer que se o indicado fosse o senador Pacheco, os planos do ministro Fachin não enfrentariam difidiculdades. Ora, ora! A FSP não se conforma com a indicação do presidente e ponto. Seria mais honesto escrever isso e não esse festival inútil de elucubrações vazias.

    Responda
    1. Lorena Almeida Pardelhas

      Perfeito, Gustavo.

  42. Fernando Alves

    É prerrogativa do Fachin escolher quem ele quer para ser ministro do STF. Por acaso ele veio do futuro e já sabe como o Messias se portou como ministro? A Folha é patética. Basta lembrar que foi a mesma rasgação de calcinha em público quando o Lula indicou o Galípolo para o BC, e agora ele está se saindo tão cachorrinho da Faria Lima quanto o Campos Neto.

    Responda
  43. roberto foz filho

    A folha de mãos dadas com alcolumbre. Patético

    Responda
  44. ALEXANDRE BARRETO

    Depois de tantas oportunidades perdidas de afastar o supremo da política; depois do curto período que foi legal fugir das regras( segundo a ministra); que os monstros cresceram; não tem como voltar atrás.

    Responda
  45. Humberto Giovine

    A escolha de um novo ministro para a suprema corte, com viés semelhante ao presidente da república, não é exclusividade do Brasil. Trump fez o mesmo nos EUA, e isto alterou bastante as decisões daquela corte.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Quem possui representantes na corte, uns 20% do pleno, é Jair Bolsonaro.

  46. Gilberto Rosa

    Alcolumbre, Motta e a velhaca golpista Folha, do bilionário banqueiro parasita de juros fazem parte do mesmo esgoto.

    Responda
  47. Absalão Bezerra Neto

    Indicar companheiro ao stf não é democrático, essa foi mais um hipocrisia do lule

    Responda
    1. Lorena Almeida Pardelhas

      Então o Alcolumbre indicar o parceiro Pacheco , político profissional , para sentar em cima dos processos dos deputados e senadores , é o quê?

    2. José Antonio Sales

      Nesse caso muda-se a Constituição. Está lá que a indicação dos Ministros de Justiça é escolha do Presidente da República.

  48. Luciano Napoleão de Souza

    A FSP vai na direção de outros veículos da belga imprensa e assume que o STF extrapolou suas funções na perseguição à direita. É prova cabal que a velha imprensa teve papel fundamental na guarida aos abusos inconstitucionais do supremo.

    Responda
  49. Luiz Henrique Frosini

    Autocontenção, FSP? Então, o STF deve se conter e ficar impassível diante de todas estas ameaças golpistas? Vocês estão com o mesmo discurso daquele ministro terrivelmente evangélico que atacou de forma covarde seus pares no STF durante um evento há alguns dias atrás. Que vergonha para o Brasil ter um jornalismo tão ruim e comprometido com a extrema-direita fascista como o da FSP.

    Responda
    1. CARLOS CHIAVONE

      Ahhhh, José!! Foi cirúrgico nessa kkkkk

    2. José Antonio Sales

      Absalão: foi aquele personagem bíblico que tentou dar um golpe contra o Rei, que simplesmente era seu pai. Explicado a defesa de golpista.

    3. Absalão Bezerra Neto

      O verdadeiro golpe está sendo aplicado nessa gestão.

  50. Raymundo Itareru

    Fachin que cuide da vida dele, cada um cuida da sua, e assim a vida continua como é determinado por Deus

    Responda