-
Dilson Marques
Aos baba-ovos do Ocidente e de seu imperialismo decadente, mais uma lição: continuem seguindo os delírios bonapartista e hitlerista. Vão continuar perdendo toda vez que queiram derrotar a Rússia e seu povo resiliente... Ou queimam no fogo do chumbo ou queimam no gelo cortante do inverno...
-
Lorenzo Frigerio
Aos Libelus desbotados baba-ovos de Putin e seu país, saibam que essa notícia não saiu nem no Globo, nem no Estadão, nem no Telegraph, nem no The Guardian, nem no New York Times, nem no Washington Post. Só na Folha. É apenas mais uma peça de propaganda russa, e o Gielow caiu como um patinho. A Rússia NÃO está ganhando a guerra, os fatos são esses.
-
Juliana M M
Se a Ucrânia está vencendo a guerra, pq o Zelensky está desesperado pedindo cessar fogo e dizendo que a guerra tem que acabar o quanto antes? Não tem mais homem pra guerra na Ucrânia, o cara acabou com a população masculina do pais lutando numa guerra que era impossível ganhar! Parabéns para ele.
-
Luiz Carlos D Oliveira
Será que assim vc consegue ver como vc é "controlado" pela "imprensa que lê/segue ??
-
Paulo César de Oliveira
Mas atente, Lorenzo, que a Folha não noticiou a queda de Prokovsk e sim o anúncio de Putin.
-
Rogerio Almeida
Estou em Paris nesse momento. Botei o nome da cidade no Google, e vieram dezenas de notícias em francês sobre o assunto. Acho que você devia ser menos passional e mais cuidadoso ao fazer críticas ao profissional da imprensa.
-
-
MILTON CESAR BITTENCOURT
Pensar ou falar em guerra em pleno SÉCULO 21, realmente é absurdo e frustrante. Hoje os armamentos bélicos conseguem destruir este planeta num piscar de olhos, e com o planeta vai toda a humanidade, é isso aí, a GUERRA FINAL está muito próxima, e parece que o ser humano não entende, e a ânsia de aumentar o poder não para, cada um dos poderosos ampliando seus domínios, então não há de demorar muito para o FINAL.
-
Marcelo Molinari
Trump é realmente um idiota, e joga no lixo meio século efetivo de lutas com a vitória americana na Guerra Fria. Rússia quente novamente, CCCP avante etc. O que me parece mais impressionante é a covardia europeia. Ora, sempre há avanço dos que forçam os limites se ninguém lhes faz parada. Tropas europeias na Ucrânia e mísseis intercontinentais atingindo grandes cidades russas limitariam o fecho de um audacioso Putin (não tem apoio interno p/um grande conflito) e pararia um idiota como Trump.
-
Luiz Carlos D Oliveira
Não Marcelete, não limitam nada, o uso dessas armas só desencadeia na outra parte o uso também e até de outras mais potentes
-
-
Bruno Sebastião Neto
A guerra por procuração promovida pelo EUA utilizando a Ucrânia como bucha de canhão ,deu tudo errado ,bem feito .
-
roberto silva
O Biden tem as mãos sujas de muito sangue ucraniano. Junto com alguns líderes europeus que estimularam cutucar a Rússia. Sei que a Rússia também perdeu muitos jovens.
-
-
edson vieira nunes
Viva a Rússia, dando um cala boca a OTAN e ao Zéruelenski.
-
Ebano Machado Piacentini
Com a Rússia, não se brinca. O Exército Vermelho, com suas táticas geladas, derrotou e humilhou Napoleão Bonaparte e determinou o curso da Segundas Guerra Mundial, derrotando e humilhando Adolfo Hitler e a Alemanha Nazista.
-
Ebano Machado Piacentini
Lorenzo meu caro, doenças e frio a partir da tática dos russos de terra arrasada. Ter um casto território para poder recuar, criar e encampar a estratégia, destruir as próprias cidades e alimentos para gerar as doenças, fome e frio no inimigo, nada disso foi uma "tempestade ao acaso da natureza". Foram as táticas, o povo, exército e território Russos.
-
Lorenzo Frigerio
Você está por fora, quem derrotou o exército de Napoleão foram doenças e o frio. E o Exército Vermelho não teria conseguido derrotar os nazistas sem ajuda dos americanos.
-
Mauricio Rodrigues
Perigosaaaa
-
-
Leonardo Trindade
Guerra ridícula entre sujeitos ridículos com um supervisor mais ridículo ainda. Quem paga é sempre o povo, sejam os ucranianos ou os soldados russos.
-
Luiz Carlos Silva da Cunha
Putin poderia ter derrotado a Ucrânia em 24 horas. Como? Fazendo o que os EUA fizeram em 06 e 09 de agosto de 1945. Teria poupado milhares de vidas de seus soldados. Não que eu defenda essa solução, para mim imoral, mas ao evitar usar armas nucleares, Putin revelou ter mais ética que os seus críticos.
-
Fernando Alves
Isso que está acontecendo é inevitável com a continuidade da guerra. O problema sempre foi um monte de bobões torcendo como se torce em um jogo de futebol e fizeram um presidente tresloucado se achar um grande líder do século xxi. Para falar de guerra, tem que se entender de história. Por exemplo, se alguém quiser falar sobre segunda guerra e não souber por que o Japão atacou Pearl Harbor, eu nem começo a conversa.
-
Fernando Alves
Marcelo, pelo seu comentário em resposta ao artigo, dá para ver que não sabe o porquê do Japão atacar Pearl Harbor, por isso pergunta. Podia pelo menos fazer como o Paulo, que deu uma resposta que não explica nada, mas tentou.
-
Paulo César de Oliveira
Marcelo, o Japão atacou Pearl Harbor porque os Estados Unidos, juntamente com Holanda e Império Britânico, suspenderam a venda de petróleo para o país com o propósito de obriga-lo a se retirar da China. Sendo impossível prosseguir a guerra sem petróleo, o Japão teve de escolher entre uma retirada humilhante ou a conquista de territórios produtores de matérias-primas essenciais, incluindo as Índias Orientais Holandesas(atual Indonésia) e seus campos de petróleo.
-
Marcelo Molinari
Por que o "Japão" atacou Pearl Harbor?, considerando que os relatos desse evento sejam corretamente relatados.
-
-
Valter Luiz Peluque
A situação só piora. Enquanto Mácron recebe Zelensky aos abraços, EUA cozinham o galo e Putin vai ocupando. Essa guerra começou no erro, avançou no erro e vai continuar errando até o insuportável. A Europa, ao afastar-se de Moscou acabou comprando o maior enrosco.
-
Lorenzo Frigerio
Se Reagan, Churchill e Thatcher fossem vivos, diriam que a única maneira de a Ucrânia consolidar as suas fronteiras para sempre seria por força das armas, botando os russos para fora e deixando-os com o nariz sangrando. Para isso, o Ocidente tem de fornecer as armas necessárias. Como disse Churchill, "dêem-nos as ferramentas e terminaremos o trabalho!". Esse é o momento. O uso de armas certas põe fogo no urso de papel e acaba com Putin. Nem a força aérea da Rússia funciona mais, onde está ela?
-
Wilson Soares
Amigo, as ferramentas existem; o que está faltando são justamente Reagan, Churchill e Thatcher. A Força Aérea da Rússia funciona muito bem, obrigado; só não precisam mais voar o tempo todo porque o espaço está sendo (muito bem) ocupado por drones. E por falar deles, é bom lembrar que o Exército Russo teve 3 anos inteiros para usar, testar, aprimorar, adaptar, aperfeiçoar e treinar o uso destas máquinas. Os europeus estão no ano zero. Um abraço e um ótimo Dezembro.
-
IVAN MATHIAS FILHO
O ocidente não tem armas para entregar, e as que tem são obsoletas para a nova realidade da guerra. A Europa está falida. A Ucrânia está perdida e a culpa é da OTAN. Em dois mil e vinte e dois poderiam ter selado a paz na Turquia, mas Boris Johnson disse que a OTAN forneceria as "ferramentas" para Zelensky ganhar a guerra. Entraram pelo cano.
-
Fernando Alves
Como é engraçado uma pessoa que não sabe nada de guerras dar sua opinião com tanta convicção, no melhor estilo efeito Dunning-Kruger.
-
Valter Luiz Peluque
Churchil não conhecia o potencial das bombas atômicas! Dêem as armas para a Ucrânia e metam o mundo numa guerra nuclear. Idiotia tem limite!
-
-
Murilo Belezia
Na primeira proposta de pacificação de uncle Donald, o ítem 07 citava a OTAN como a causa da guerra, num chute de bico na canela dos democratas. Acabar a guerra é o menor problema. A dívida externa da Ucrânia já é de duas vezes o PIB anual, que não poderá onerar as próximas gerações. Torcer para não virar a paz de Ih!Rael, que não sai do papel.
-
JOSE CAMPOS
A Europa quis derrubar Putin para baratear o gás e o petróleo. Deu no que deu.
-
Luiz Carlos de Almeida Garrocho
Celebração da Morte!
-
Ernesto Pichler
Gielow é um porta-voz do State Department.
-
Arthur Danton
E a Europa, coitada, tá perdidinha. Não sabe o que quer, não sabe do que precisa. Quer distância da China, mas sabe que não pode contar com o tio Sam. E que medo, irracional ou não, da Rússia!
-
Marcus Guedes
O braço direito do comediante, operador, investigado por Corrupção, em plena guerra. É quase inacreditável. Guerra por procuração. E foi derrotado, podendo ter evitado tanta dor. Grande pilantra
-
Hermes Halley
Avante, Rússia! É necessário desnazificar a Europa, começando pela Ucrânia. A OTAN é uma ameaça existencial e deve ter uma resposta à altura de sua soberba.
-
Fernando Alves
As perguntas do Lorenzo mostram que ele entende de história e de guerra como uma pessoa que está sentada no sofá no fim de semana, passando canais e encontra um esporte que nunca assistiu antes. Aí ele começa a assistir uns 10 minutos e escolhe um time para torcer.
-
Lorenzo Frigerio
Quem fornece mercenários para a Ucrânia, von Rho? Isso é crime? O que a Segunda Guerra tem a ver com isso.
-
Von Rho
Lorenzo, estude sobre a segunda guerra mundial e verá que esses países que vc mencionou forneciam os mais brutais SS para a Alemanha. Hoje não mudou, pois fornecem mercenários para Kiev, junto com a Colômbia (esta última por que será? viram como o palhaço de Kiev coça o nariz quando dá entrevista?)
-
Lorenzo Frigerio
Putin é um ditador há 25 anos no poder e uma ameaça aos países vizinhos, como Polônia, Letônia, Estônia, Lituânia, Finlândia. É ele que precisa ser "desnazificado".
-
Von Rho
Até Berlim!
-
Ernesto Pichler
Plenamente de acordo! Avante Rússia! Fora com esse governo fascista da Ucrânia,
-
-
Ernesto Pichler
É preciso acabar com essa guerra, com a destituição desse Quisling colocado pelos "americanos" no golpe que deram na Ucrânia em 2014, quando a Ucrânia perdeu sua soberania. Golpe dado para colocar bases "americanas" nas fronteiras da Rússia e tomar a base de Sebastopol na Crimeia. Os russos foram mais rápidos, impedindo esse avanço que causaria outra guerra mundial, agora nuclear. E protegem os povos russos do Donbass, que vinham sendo massacrados pelos banderistas.
-
Lorenzo Frigerio
Entre a guerra e a desonra, a Europa escolheu a desonra, e terá a guerra. Se deixarem a Rússia tomar a Ucrânia, eles serão os próximos, porque estão demonstrando tremenda tibieza ante um urso de papel. Putin não consegue tomar a Ucrânia, imagine enfrentar a Europa, mesmo sem os Estados Unidos.
-
Lorenzo Frigerio
Vamos deixar claro, vou desenhar: a Ucrânia é um pais soberano e derrubou um semiditador envolvido em corrupção pesada. A Rússia não tinha direito algum de invadi-la, mesmo porque se comprometeu no Acordo de Budapeste de 94 a respeitar suas fronteiras, em troca das armas nucleares que estavam guardadas lá.
-
Von Rho
Não consegue tomar de vez porque: 1) russos e ucranianos são povos irmãos, eslavos e cristãos ortodoxos, então não pode pesar muito a mão se quiser ter como aliado amanhã - foi o que fizeram na Checênia, hoje aliada fiel de Moscou. 2) A Ucrânia tinha mais de um milhão de efetivos, excluídos os reservistas e a Rússia não pode deslocar mais que 300 mil para não desguarnecer outros lugares. 3) A guerra não é contra Ucrânia, mas contra o Ocidente.
-
Ernesto Pichler
A Rússia não quer "tomar a Ucrânia". Quer proteger os povos russos do Donbass que vinham sendo mas sacrados pelos banderistas e impedir novas bases "americanas" em suas fronteiras, o que causaria uma terceira guerra mundial, agora nuclear. É um urso de papel com dentes atômicos.
-
Jose Roberto X de Oliveira
Alguém precisa estudar mais. A Cia e os Europeus armaram a trama para se livrar de um Presidente não alinhado aos interesses ocidentais. Vivem fazendo essa sabotagem. Agora tem as redes sociais para difundir narrativas falsas. Aqui a extrema-direita faz isso Na Argentina idem El Salvador. O México há pouco já sofreu os males dessa estratégia. Aqui o povo está bem suscetível a aceitar fantasias falsas
-
Jose Roberto X de Oliveira
Onde vc viu essa análise? A Rússia foi a Guerra pq a Otan foi avançando em países na sua fronteira. Riscou o solo. Ucrânia não na Otan. Eua e Europa fomentaram a Guerra. A Rússia não tinha motivos para entrar numa Guerra com a Europa. Hoje isso levaria a uma Guerra nuclear. Não há vida depois disso. A Rússia pode colocar uma base em Cuba ou no México com mísseis apontados para os Eua? Pois é! Foi isso que os EUA e a Otan queriam fazer com a Ucrânia.
-
ROGERIO ANTONIO CARDAMONE
Caro Lorenzo, como vc mesmo afirma, se é vero que a Russia não é capaz de tomar a Ucrania, por que razão a Europa e os USA iriam arriscar uma escalada para o uso de armas nucleares ondo em seu socorro ?
-
-
Luciano Prado
O nome disso e LEGÍTIMA DEFESA. A OTAN nao deveria mais existir. Mas os fabricantes da Guerra não param. Querem o Joaquinho do WAR. Tiveram e estão perdendo.
-
Andre Rypl
E há pouco tempo, o próprio Igor dizia que um drone inspirado em brinquedo chinês ajudou a Rússia a VIRAR a guerra a seu favor .
-
Rai Giovanni
A Ucrânia perdeu tudo, Biden tem essa culpa, estimulou o golpe de estado que colocou o comediante no poder, agora a Ucrânia é um país destroçado e o comediante perdeu a graça. Vai sai dessa sem Otan, com o pais ocupado por uma força militar, não vai ter exercito regular mais e vai ter de entregar vinte e cinco por cento do território.
-
Von Rho
Lorenzo, leia os jornais. Corrupção? O braço forte da junta de Kiev, Yermak, deu uma de Ramagem e fugiu porque meteu a mão na grana que o Ocidente enviou. Claro que Zelensky "não sabia".
-
Ernesto Pichler
Lorenzo, a Ucrânia perdeu sua soberania para os EUA com o golpe que estes deram em 2014, depondo um presidente eleito, favorável à Rússia, para entronizar um Quisling comediante fasxista. Golpe que custou mais de quatro Bilhões de dólares para criar o mito de estarem depondo um corrupto. Acusar de corrupção ou de narcotráfico é uma jogada do imperialismo para derrubar governos legítimos.
-
Lorenzo Frigerio
Foi a Rússia que invadiu a Ucrânia, um país soberano. Yanukovich foi deposto por corrupção. É óbvio que Biden tinha que ajudar. É graças a ele que a Ucrânia não sucumbiu naquele momento e continua lutando. E pode esperar a retaliação, com um armamento mais pesado que deve estar guardado.
-
Marcelo Almeida
E a Europa insistindo para que a Ucrânia resita, imagine...
-
-
Mauro Tadeu Almeida Moraes
O primeiro ministro do Reino Unido vai aprovar ou rasgar o suposto novo acordo como fez antes?
-
Jorge Carlos Reiners
Como pôde ocorrer isso estar vencendo usando Chips de geladeira? Inskander M, Zircon, bombas FAB, Kinzal, Drones Lancet, Trump não vai apoiar perdedor, se fosse o contrário iria apoiar, nunca subestimei o poderio bélico da Rússia, embora acho guerra uma coisa bestial.
-
Von Rho
Lorenzo, quem critica o governo na Ucrânia é queimado vivo com gasolina.
-
Ernesto Pichler
Lorenzo, ditadura é os EUA, uma plutocracia com uma classe hegemônica de 1%. Urso de papel com dentes atômicos.
-
Ernesto Pichler
Lorenzo, a Ucrânia perdeu sua soberania para os EUA com o golpe que estes deram em 2014, depondo um presidente eleito, favorável à Rússia, para entronizar um Quisling comediante fachista. Golpe que custou mais de quatro Bilhões de dólares para criar o mito de estarem depondo um corrupto. Acusar de corrupção ou de narcotráfico é uma jogada do imperialismo para derrubar governos legítimos.
-
Lorenzo Frigerio
A Rússia é um urso de papel. Eles podem perder milhões de soldados nessa guerra, como o Vietnã do Norte; lá não existe opinião pública, é uma ditadura. A Europa está com medo de perder um único soldado, porque são democracias, mas se continuarem em cima do muro, vão perder a soberania.
-
-
João Batista de Junior
Cadê as garantias dadas a Ucrania no passado.
-
Lorenzo Frigerio
A Ucrânia é um país soberano e nunca deu "garantias" de que não se uniria à Nato. Ela deu muito mais que isso, as suas armas nucleares. Lembrando que quando esse acordo foi assinado, o presidente era Ieltsin e se cogitava no Ocidente convidar a Rússia para a Otan, uma boa maneira de se controlá-la.
-
Ernesto Pichler
As garantias dadas pela Ucrânia, de que não expandiria a nato, foram rompidas. Daí a reposta russa.
-
Rodrigo Tosta
Pois é! Ditadores não tem palavra, ética, honra. Nada disso importa, a não ser conquistar seus objetivos, a qualquer custo, inclusive de centenas de milhares de vidas se for preciso. Mas a própria vida jamais colocariam risco. São covardes que se escondem por detrás do autoritarismo e da violência. Mas da morte ninguém escapa. O dia de Putin chegará, assim como chegou mais cedo para todos os que ele enviou à essa guerra estúpida.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.